domingo, 10 de janeiro de 2010

Comentários 3x13 - The Man From Tallahassee

Flashback: Locke

É neste episódio que temos a resposta para um dos maiores mistérios da série: como Locke foi parar numa cadeira de rodas (eu não tinha idéia!)? O flashback começa com Locke sendo avaliado por uma assistente social. Ele não vai mais a terapia e ela conclui que ele está melhor, e suspende o pagamento de seu benefício. Locke, entretanto, está pior do que nunca. Ele recebe a visita de um rapaz, (enquanto assiste um episódio de Exposé, o seriado onde Nikki trabalhava), Peter Talbot, que diz estar investigando um homem que quer casar com sua mãe. Ele desconfiou das intenções do homem, mas descobriu que ele recebeu um rim doado por Locke, e quer saber se o noivo da mãe é confiável. Na foto que ele mostra a Locke está Anthony Cooper, mas Locke diz que não o conhece.
Locke vai atrás do pai, conta do rapaz e insiste que Cooper termine tudo e vá embora. Cooper concorda. Alguns dias depois, Locke recebe a visita da policia e descobre que Peter está morto. Novamente, ele confronta o pai, que diz não ter nada a ver com a morte do rapaz, e que a noiva terminou tudo com ele. Ele manda que Locke ligue para a mulher e confirme, e quando Locke vai pegar o telefone, Cooper o empurra pela janela. Locke cai do 8º andar (e agora nós sabemos quem estava lá embaixo esperando por ele) e quebra a espinha. Ele acorda no hospital, o pai desapareceu e Locke está paralítico. Ele chora ao ser colocado na cadeira de rodas.

Kate, Sayid e Locke observam Jack conversar com Juliet e Ben. Kate diz que aquele não é Jack. Locke propõe que eles esperem anoitecer, conversem com Jack e o ajudem, se ele quiser ser ajudado. Rousseau some. À noite, eles observam Jack entrar numa das casas. Locke vigia os fundos da casa, Sayid à frente da casa e Kate entra pela lateral. Ela acha Jack tocando piano e diz que veio buscá-lo. Jack fica irritado, diz que está sendo vigiado e manda Kate ir embora. Ela não vai e a casa é invadida. Os Outros a prendem e trazem Sayid. Eles perguntam se há mais alguém com eles, e Kate mente, dizendo que estão sozinhos.

Enquanto isso, Locke está no quarto de Ben, quando Alex aparece. Ele aponta uma arma para ela e a puxa para dentro do quarto, mas Tom chega para falar com Ben. Locke se esconde no armário com Alex e escuta Tom contar a Ben que Kate e Sayid foram capturados. Ben manda separá-los, e depois que Tom sai, ele chama Richard e pede que ele traga o “homem de Tallahassee”. Locke sai do armário e manda Ben ordenar que Alex busque a mochila que está com Sayid. Ela vai, e Ben quer saber o que há na mochila. Locke quer saber do submarino, e Ben diz que não é fácil pilotá-lo. Depois da resposta de Locke, ele conclui que Locke vai destruir o submarino. Locke diz que Ben não o conhece, ao que ele retruca com a história da vida de Locke.

Alex pega a mochila de Sayid, que está preso a um balanço no playground, e ele diz que ela se parece com a mãe. Quando ela responde que a mãe está morta, ele retruca que foi isso que contaram a ela, e leva um soco. Ben está interessado na recuperação de Locke, e este fica lisonjeado pela atenção e tripudia do fato de Ben estar numa cadeira de rodas e ele não, mesmo estando há pouco tempo na ilha. Ben pede que Locke não exploda o submarino para que as pessoas não fiquem nervosas, mas Locke não se importa. Ele obriga Alex a levá-lo ao submarino e ela avisa que Ben é manipulador, faz as pessoas fazerem o que ele quer, achando que a idéia é delas.

Jack e Juliet estão prontos para embarcar, e Jack pede a Ben que ele solte Kate e Sayid. Ben diz que tudo bem, assim que Jack sair da ilha ele vai soltar os dois. Juliet agradece Ben e eles vão ao cais onde está o submarino. Quando encontram Locke, ele pede desculpas a Jack. O submarino explode.

Locke está preso, e Richard e Ben vão conversar com ele. Ben agradece,porque não queria deixar Jack ir embora, mas não poderia quebrar sua promessa diante de seu povo, nem retirá-la, porque isto o enfraqueceria, mas Locke apareceu e fez o serviço por ele. Ele diz que vai mostrar a Locke o que apareceu na caixa mágica da qual ele tinha falado mais cedo. Quando Locke abre a porta de um cubículo, encontra Anthony Cooper preso lá dentro.

E para encerrar, CENA DA SALA DE JOGOS! Uma das cenas mais amadas pelas Jaters (com certeza está no meu Top 5 de cenas preferidas!), ela começa com Kate tentando se livrar das algemas, quando Tom abre a porta e deixa Jack entrar. Ele se senta numa cadeira, e pergunta se eles a machucaram. Ela pergunta a mesma coisa. Eles discutem, porque Jack tinha deixado bem claro que não queria que ela voltasse. Kate não entende a posição de Jack, e ele diz que teve que confiar nos Outros porque Kate pediu. Ela desconfia de que Jack sabe dela e Sawyer, mas eles são interrompidos por Juliet. Kate, que tinha se aproximado, se afasta. E quando suspiramos, achando que Jack foi embora sem dizer adeus, ele sussurra ao ouvido dela que voltaria por ela. Cena digna do reencontro Jater!

Nenhum comentário: