sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Comentários 5x03 "Jughead"

Flashback: Juliet, Sawyer, Miles, Locke, Charlotte, Faraday

Linda a homenagem que Desmond faz ao seu amigo Charlie, o responsável direto pela existência de seu filho. Uma vez que Charlie abriu mão da própria vida para salvar seus amigos e permitir assim que Des voltasse para Pen e tivesse seu bebê: Charlie. As viagens da época chegaram ao ponto de algumas pessoas acreditarem que o filho de Desmond era o Charlie "verdadeiro", meio que viagem-no-tempo-explica-qualquer-teoria-maluca.

Pena que o avô carrasco também é Charlie.

Desmond descobrindo que Widmore está mais ligado à ilha do que ele realmente aparentava. Financiava Faraday em suas experiências, conhece a mãe dele, que muito provavelmente é a soldado Ellie e futura senhora Hawking. Me arrisco a dizer que Faraday pode ser filho do próprio Widmore. Aê Lilica, acertou duas!

Esse episódio simplesmente deu um nó no cérebro, mas pode ter sido o início das explicações para os grandes mistérios da série.

Faraday é a chave de tudo isso, mas, mais importante que a chave, é a mão que a gira e essa pertence a Widmore.

Widmore está na ilha em 1954 e participa do programa para se tornar líder. Mas em algum momento perde essa liderança para Ben e não se conformando com o fato, causa algum problema que provoca sua expulsão. De volta ao mundo "real" ele encontra um físico obsecado com viagens no tempo e tem a idéia de voltar no tempo e arrumar sua vida. Financia Faraday e ele mesmo dá início ao que iria causar sua expulsão. Widmore teve sua liderança roubada por Ben, mas Ben armou para Widmore ser expulso.

Faraday apareceu no primeiro episódio no passado, isso mostra que ele já fez outras viagens no tempo. Já conhecia Ellie e já conhecia o próprio Alpert. Acredito que de outras tentativas de mudar o tempo. Faraday conhecia Ellie porque ela era sua mãe!

Uma dessas viagens é a que ocorre agora. Locke recebe uma bússola de Alpert, entrega a mesma a ele e o pede para visitá-lo quando ele nascer. Richard vai tentar de várias maneiras levar Locke para a ilha, em vão, por ordem do próprio Locke!

Quando Locke diz a Alpert que ele foi enviado por Jacob ele passa a ser o melhor candidato à líder. Alguém enviado pelo divino Jacob. Alpert visita Locke criança e confirma que ele disse a verdade, ele era um viajante do tempo. Quando Locke não reconhece a bússola oferecida a ele por Alpert esse se revolta por constatar que seu candidato a líder não é assim tão predestinado.

Agora o que é essa bússola? Porque se Alpert a deu a Locke, Locke a deu a Alpert, de onde ela surgiu? Seria ela um dos grandes mistériso do universo, tais como quem nasceu primeiro? O ovo ou a galinha? Ou apenas um objeto que eles usam para tentar se lembrar um do outro, sem significado especial algum?

Acredito que acontecerá outro encontro entre Locke e Alpert. Um encontro onde Locke dirá a Alpert que o melhor candidato a líder é um menino raquítico que trabalha na Dharma chamado Ben Linus. Alpert seduzirá Ben e acontecerá a purgação. Widmore se revolta por causa da escolha de Ben (você roubou minha ilha) e causa algum transtorno, sendo expulso da ilha. Anos depois financia Faraday para voltar no tempo e apagar algumas coisas para recuperar sua ilha. Ben realmente foi "seduzido" por Richard, mas a mando de Jacob, pelo visto. E acho que Jacob não previu a tomada da liderança por Ben.

Eu não tinha pensado nisso, mas a Fabi teve essa visão sobre dois fatos passados, as grávidas e a estação Swan e devo concordar com ela. Ainda acredito que o fato das grávidas morrerem tem ligação com a radiação da Jughead, e não com a derrubada da estátua de Taweret, como alguns acham. Ainda mais depois do episódio The Incident, em que vimos o núcleo da bomba ser usado, a resposta para o mistério das grávidas está respondido, na minha opinião.

Muito provavelmente o que estava atrás da parede de concreto da estação Swan é a bomba Jughead e o processo de apertar o botão deveria ser algum mecanismo para evitar que a bomba explodisse. Agora quando a Swan explode, a bomba explode junto? O tempo em que ela ficou enterrada a "enfraqueceu" para que não causasse grandes danos? Ou foi a bomba que explodiu a Swan ainda em construção?

Desmond e seu parceiro de escotilha usavam roupas especiais por que provavelmente houve um vazamento dessa bomba na ilha. A população foi afetada pela radiação, causando o envelhecimento precoce do útero das mulheres, dando origem a toda aquela historinha que já conhecemos sobre as grávidas na ilha.


A relação de Faraday com Charlotte, para mim é de amor, mas não amor carnal e sim fraternal, simplesmente porque Faraday é pai de Charlotte.

Em algumas de suas viagens no tempo, Faraday conheceu a mãe de Charlotte (essa já afirmou que nasceu na ilha e não lembra de sua mãe), lógico que antes do vazamento da radiação. Assim que Charlotte nasceu, Daniel leva a filha para o futuro, para protegê-la dos efeitos da radiação e da purgação. Levando-a para a época em que ele mesmo era uma criança, isso explica a pouca diferença de idade entre eles.

De alguma forma ela descobre que nasceu na ilha e resolve investigar seu passado e se junta à expedição de Widmore. Ficando lado a lado com seu pai, que talvez estivesse lá por que até isso já tivesse acontecido e ele estivesse de volta ao passado para tentar salvar a filha da morte.

Teorias... pode ser isso, como pode passar de viagem, mas até que Lost me prove o contrário, acho que é por ai que a série vai. Há, Lilica, essa passou longe! Daniel amava Charlotte no sentido carnal da coisa, mas você acertou numa coisa: ele está tentando salvá-la!

Widmore diz a Desmond para manter Penny a salvo, porque já recebeu a visita de Ben "Olhos Terríveis" Linus e sabe que ela vai morrer se for descoberta. Widmore também diz para Desmond não se envolver, porque a confusão é antiga. E eu acredito que seja ainda mais antiga do que a perda da liderança de Widmore para Ben: ele se refere a Jacob e a seu Inimigo e a sua briga ancestral. E mais uma vez me pergunto: O Inimigo de Jacob já não estaria controlando os rumos da ilha há muito tempo, em nome de Jacob? Escolhendo Widmore, depois induzindo Ben a entrar na floresta aparecendo como a mãe do menino, depois influenciando as escolhas de Richard, até a chegada dos losties e o começo dos deslocamentos temporais, preparando o terreno para a morte e o retorno de Locke, para que finalmente pudesse usar Ben para matar Jacob?

E os Hostis tem que falar latim para seus "cultos"? Me lembrei do tribunal a que Juliet foi submetida, e as tradições deles parecem bem antigas, sinal de que a ilha é habitada há séculos, para não dizer, milênios. E a cara de Locke quando Alpert não o reconhece? E Juliet dizendo que Ricardus sempre esteve ali, e que é muito velho? Será que Richard chegou morto a ilha e Jacob o tocou, o transformando em "imortal"? Locke teria o mesmo destino, pois foi tocado por Jacob quando caiu (e para mim ele estava morto!), mas aí o Inimigo entrou na história e mais uma vez, alguém ferrou a vida de Locke?

PS: Mais uma vez achei Sawyer repetitivo e vazio. O personagem caiu no clichê e não acrescentou nada ao episódio. Para uma temporada que diziam ser do Sawyer, ele ainda não fez nada que provasse isso, muito pelo contrário.

Beijinhos

Fotos: Dude, We Are Lost!

2 comentários:

*Sa* disse...

Tô confusa... LOST.

Petterson Lima disse...

Tô confuso [2]

Lilica, saudades de você!
Cara.. Lost voltou e com tudo, me arrisco a dizer que esse começo de temporada está sendo bem melhor do quê o começo da temporada anterior, onde muita coisa ficou sem graça!

Esse ano o ritimo tá mais acelerado, e as coisas estão acontecendo bem mais rápidas. Eu acho bom, otimo para a série, esse é O ritimo de Lost, mais vale lembrar que essas coisas de ''viagens no tempo'' são bastante complexas, eles estão querendo dar muita informação para quem assiste e isso acaba de alguma maneira ou de outra não muito bem absorvida por alguns! É complicado, mas eu ainda acredito e MUITO no potencial dos produtores da série, afinal Lost É Lost!