sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

4x05 "The Constant" - Comentários

Flashback e Flash Forward (?): Desmond


Adoro o assunto viagem no tempo. Devoro todos os livros e filmes a respeito. E sempre imagino como seria fascinante poder viver essa experiência. Lógico que gosto da parte romantizada da questão. Não perco meu tempo estudando teorias, gráficos, física, lendo o que o phd no assunto pensa a respeito e tal, até onde se sabe é uma coisa impossível de acontecer. Então se tenho que “sonhar” prefiro sonhar com a parte legal da história.

Em Flashes Before Your Eyes -, eu já tinha pirado o cabeção em ver o assunto ser introduzido na minha série preferida, agora então que ela tem ares de “Efeito Borboleta” misturado com “Em algum lugar do passado”. Nossa! Realmente é para arregalar os olhos e ficar grudado na tela para não perder o fio da meada.

Ao estilo “Efeito Borboleta” Desmond “transporta” sua consciência para o passado. (apesar de ser o Desmond do passado quem vai para o futuro, é por causa do corpo do Desmond do futuro que tudo isso acontece, afinal Daniel Faraday pergunta se Desmond foi exposto a uma quantidade grande de radiação recentemente, alguém se lembrou da explosão da escotilha?), e tenta mudar o seu futuro.

Mas ao contrario do filme, tivemos a velhinha da joalheria (Eloise Hawking!!) dizendo que nada muda o futuro, o próprio Faraday diz isso também, sem falar nos produtores que já afirmaram que nada vai mudar o futuro do FF de Jack e Kate no final da terceira temporada. Ai me vem à mente o filme “Em algum lugar do passado”, onde se tem a viagem não só da mente, mas do corpo também, todavia não é possível mudar o passado. Quando a velhinha vai ao teatro e entrega o relógio para o mocinho, ela não quer que ele mude o passado e sim que o faça acontecer, criando um circulo, onde um depende do outro.

Os produtores já disseram que aquela cena do aeroporto não é o fim de Lost. Acredito que o que esta acontecendo agora vai determinar o que acontecerá depois daquela cena.

Volto a pensar em Jack e Kate encontrando Adão e Eva na caverna. Muitas teorias já surgiram que poderia ser os dois e até mesmo Penny e Desmond. Mas como qualquer um dos dois casais vai se transportar para 40 anos no passado, se a viagem explicada é só de mente? A menos que o papel do Faraday é justamente aperfeiçoar essa viagem. O episódio nós dá dicas que a visita de Desmond vai mudar para sempre a vida de Daniel. A explicação do uso do avental contra radiação a que é exposto diariamente, exceto pela cabeça, e as conseqüências serão desastrosas, para ele e para a namorada também! Sabemos que a radiação é a chave para a viagem no tempo. Depois temos a escrita do diário que diz que Desmond é a constante na vida de Daniel. Uma dica de que depois que Desmond vai “embora”, Daniel segue com seus experimentos e em algum ponto ele mesmo se torna um viajante do tempo.

Jack, desesperado para voltar para a ilha e convencendo Kate disso, devem encontrar Daniel em algum ponto e usarem os seus experimentos, voltando para a ilha, para o passado, mas um erro de cálculo os leva a 40 anos antes da data desejada e eles acabam naquela caverna (foi quase isso, né?! Eles voltaram só 30 anos antes levando Hurley junto.). Por que não Penny e Desmond? Pode ser também. Mas eu não sei de um motivo que faça Desmond e Penny quererem voltar para ilha se estiverem fora dela. E se somente Penny voltasse para reencontrar Des, ela ficaria sozinha na ilha. Então o casal teria que partir do mesmo ponto juntos. E tem ainda a fala da Kate que me assombra: “Eu não quero ser a Eva”. Mas e se ela estiver destinada a ser a Eva?

Não sei! Acho que viajei demais. Mas esse episódio é justamente para se viajar, por
que abre um leque de possibilidades. Tudo parece ser muito sem sentido e ao mesmo tempo tem todo o sentido.

A citação do Black Rock, aquele navio onde Rousseau encontra dinamites, que saiu para uma viagem e se perdeu no oceano. Com certeza foi o primeiro elo do mundo externo com a ilha e o fato do diário do navio ter ido parar no mundo real, indica que o antepassado dos Hanso foi a primeira pessoa a sair da ilha, daí para fundar as organizações Hanso, a Dharma e pesquisar a ilha, é uma conclusão lógica. E agora digo mais: se as especulações estiverem corretas, e Richard Alpert estava no Black Rock, não poderá ele ser o imediato que escreveu o diário de bordo comprado por Widmore? Temos ainda a doença que dizimou a tripulação do navio da Rousseau. Lembra que ela disse que eles ficaram loucos? Provavelmente, foram expostos a algum tipo de radiação e tal como Desmond e o carinha do cargueiro começaram a “viajar”.

Repararam que na ilha era escuro e no navio era claro? E o Sayid questiona isso? E o Daniel também menciona essa diferença de tempo, dizendo que a percepção do tempo que Juliet acha que eles saíram da ilha é diferente do tempo verdadeiro.

E mais uma questão se apresenta: porque Penny estava tentando ligar para o cargueiro e ninguém a atendia? Teria ela contratado as pessoas no cargueiro e seu pai, sem ela saber, incluiu os mercenários e mudou os planos? Ou ele mudou toda a tripulação? Ou ele se aproveitou das pesquisas de Penny e contratou o cargueiro para seus próprios fins, o que indicaria porque Naomi tinha uma foto de Desmond, mesmo o barco não sendo de Penny?

Seja o que for que estiver acontecendo, finalmente estamos tendo respostas.

Momentos fofos do episódio:

*Sayid visivelmente emocionado com a conversa de Des e Pen! Não sei por que, mas sempre me derreto com os caras “truculentos” que mostram que os brutos também amam. I love Sayid.

*Des e Pen ao telefone! (Quem não ama esses dois?). E ai tem muito de “Em algum lugar do passado”, esperar oito anos para ter uma comunicação com seu amor, ouvir sua voz. Cito ainda um livro que amo da Diana Gabaldon "A Viajante do Tempo", que narra a historia de uma mulher que volta duzentos anos no passado. Na cena inicial do livro, o fantasma de seu amor de duzentos anos no passado, que ela ainda não conheceu, a observa da janela, esperando o momento mágico aonde ela vai se perder e cair na fenda do tempo e finalmente voltar (ir) para os seus braços.

Beijinhos e bom fim de semana.

Ps: Por mais que Pen e Des sejam verdadeiramente “Épicos”, a declaração da colunista mais skate do mundo, logo abaixo, parece ser uma declaração de quem, decepcionada e desiludida com o seu shipp, tentar jogar o foco para outro lado. Se Kristin desistiu, quem mais continuará insistindo? Sorry Kristin! O seu ship sempre foi fajuto, eu ainda acredito que a história de Jack e Kate consegue ser mais épica que Des e Pen, ela só ainda não foi contada como deveria.

“Me desculpem, mas parece 100% óbvio que depois desse episódio a história de amor imbatível e inegável em Lost não é daquele polígono que muitos de vocês (e por "vocês" eu quero dizer "Eu") se tornaram obcecados por tanto tempo, mas sim Desmond e Penny. Denny, Pesmond, ou seja, lá do que você quiserem ser chamados, vocês nos mantém na "constante" e completam essa série.”.
Kristin dos Santos (E! Online).

8 comentários:

Anônimo disse...

Lilica, então é viagem esse negocio de Adao e Eva? É! Mas poderia acontecer? SIM! Em LOST nunca diga nunca.... mas acho que preferiria os dois em LA cuidando do Aaron :)
Não tinha lido ainda essa citação da skristin... ihihihi
Aprende minha filha, como são os amores de verdade!!!!

Beijão!!!
Karla

ana paula disse...

Amor é uma palavrinha pequena que descreve muuuuuuuuita coisa. Amor não é algo que se diga e pronto, é algo que se demonstra! E nesse episódio, não teve maior demonstração de AMOR do que a de Des e Penny! MUITO LINDO!!!!!!

Em outro patamar, temos Jack e Kate que demonstram seu amor de forma diferente da convencional e por isso mesmo, se tornam tão especiais, tão perfeitos! Aquele sentimento de que eles se amam mas lutam contra isso, cada um pelos seus próprios motivos, deixa toda essa história JATE com o tempero ideal para se transformar em uma das maiores e mais lindas histórias de amor de todos o tempos.
Eu sou suspeita p falar pq AMO JATE! E como disse antes, AMOR não é uma simples palavra, é um sentimento que engloba tudo de puro e perfeito que guardamos dentro de nós! Eu sinto isso em JATE e agora, senti em Denny (ou Pesmond)!

*Sa* disse...

COnfesso que eu sinto que essa questão de viagem no tempo, tem algo a ver com o Adão e Eva... mas confesso tbm que não entendi ainda... kkkkkkk

Q Des&Pen é o casal da série todo mundo descobriu... mas Skristin desistindo assim... é minha gente!

Uma coisa: Alguém ainda lembra do tal mapa q tinha na parede da escotilha??? Ali menciona alguns acidentes... q pra mim era qdo a carga de eletromagnetismo era liberada... fazndo com que o Oceanic 815, o navio da Rousseau, do Des e o avião do irmão do eko acabassem presos ali... e alguns saíram com problemas... "loucura" e coisas assim... ahhhhhhhh fiquei confusa! kkkkkk

viajei na estratosfera do imponderável desse ep... kkkk

Anônimo disse...

muito lindo e interessante o ep!
atitude já esperada da dona krikri , ela só quis se salvar , sair antes que o "Ship" dela se afunde mais!
hauhauahuahuahauhu

Carlinha disse...

AFFFFFFFFF
Sayid é um fofo, né?

Já falei que esse epi me abalou emcionalmente??? rsrsrs

Eu não consegui nem pensar sobre as teorias de viagem no tempo...mas, acho muito válida essa possibilidade que vc citou sobre "Adam & Eve". E realmente, a frase da Kate na primeira temporada "I don't wanna be Eve" fica muito mais assombrosa.

Lucas Santtos disse...

Eai cara. eu achei esse episodios fabulosO! Um dos melhores da temporada... varias perguntas foram repondidas e muitas outras deixadas e criadas!

O que foi aquela cena do final, quando Desmond fala com PEnny ao telefone, foi uma das melhores do episódio. muito drama! Totalmente perfeita, melhor que as cenas dramaticas do triangulo amoroso da ilha!

será que o proximo episódio que vai ser centradop em Juliet vai ser tão bom quanto esse, ou até melhor?:

Anônimo disse...

Ai! Você continua piadista!!!!!!!
Fanfarrona, hein!!!!

Ja arrumou um namorado?

Lilica disse...

Claro que tenho um namorado! Quer que eu te mande o convite de casamento???

E vc ainda continua mal comida? Deve ser sina né? Pra gostar de Skate só sendo muito frustrada sexualmente mesmo.

beijinho lindinha!