quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

4x02 "Confirmed Dead" - Comentários

Flashback: Daniel Faraday, Miles Straume, Charlotte Lewis e Frank Lapidus

O Segundo episodio de Lost foi tão empolgante quanto o primeiro.

Descobrir que dois meses depois (mesmo tempo que os sobreviventes estão na ilha) forjaram um outro vôo 815, que foi encontrado com restos mortais e tudo, é no mínimo intrigante, coisas de Widmore! Por que, se descobrimos logo a seguir que George McCowlsky (o mesmo que se dizia da Oceanic e parecia fazer Hurley sentir tanto medo), contrata a mercenária Naomi, para junto com uma equipe “estranha”, ir até à ilha capturar Ben, parece saber que há possibilidades de sobreviventes, mas deixa claro para Naomi que Não há sobreviventes, o que para uma pessoa em uma missão sinistra, seria sim uma ordem para matar.

O episódio deixa no ar o que pode ser a ilha. Tanto pode ser um universo paralelo, cujos indícios são os dois aviões, a dica de Dan sobre como a luz é diferente na ilha. Como pode ser uma fenda no tempo, o que parece sem provável pelo que vimos até agora, além de concentrar um tipo especial de magnetismo. Essa possibilidade me ocorreu quando Charlotte é apresentada. Uma antropóloga descobrindo restos mortais de um urso polar com um símbolo Dharma em pleno deserto. Há quanto tempo aquele urso está ali para ser descoberto em uma escavação arqueológica? Duvido que só tenha se passado 40 anos, como sempre acreditamos que foi o inicio da Iniciativa Dharma. Seria a Dharma algum tipo de sociedade secreta capaz de sobreviver desde sempre? Duvido. Acredito muito mais em uma fenda no tempo, onde usaram o pobre urso como cobaia na viagem e de alguma forma ele não voltou e ficou lá no deserto para ser achado anos, ou milhões de anos depois. E é a porta de saída para quem mexe a "roda de burro congelada", como Ben e Locke.

Outra coisa suspeita em Charlotte é a sua reação ao ler o jornal. Segundo palavras de sua assistente, ela lê aquilo em diversas línguas por que não acredita que o avião foi localizado. Ai que fico viajando, seria por que de alguma maneira ela sabia que o vôo 815 tinha algo a ver com a viagem no tempo? Que ali, onde o avião foi “realmente” encontrado é o portal dimensional? Ou seria a própria Charlotte uma viajante do tempo? Na verdade, uma ex-habitante da ilha, que não sossegou enquanto não voltou para o lugar que sua mãe insistia em dizer que não existia!

Outra incógnita é por que McCowlsky contratou pessoas tão diferentes e aparentemente sem as habilidades necessárias para a missão? Por que se a verdadeira intenção era capturar Ben, eliminar os possíveis sobreviventes e manter a ilha em segredo seria mais lógico contratar mercenários, pessoas com habilidades militares e de sobrevivência na selva, mas existem mercenários no cargueiro! Widmore não foi tão estúpido em só mandar aqueles 4 trapalhões. Mas parece que exceto por Miles, todos os outros parecem ter um interesse pessoal no vôo 815, e só na próxima temporada vamos descobrir que Miles era um dos mais ligados a ilha. Charlotte, com sua incredulidade pelas notícias da descoberta do vôo, Dan com sua tristeza ao ver as imagens, e quem imaginaria que ele seria peça chave da 5ª temporada, e Frank por na verdade ser o piloto que deveria ter morrido. Com motivos pessoais ou não, juntar uma antropóloga, um piloto bêbado, um físico e um caça fantasma parece bem suspeito.

Sobre o caça fantasma Miles Straume, acredito que sua habilidade seja extremamente importante para McCowlsky. Uma pessoa que conversa com espíritos numa ilha onde quem manda aparentemente é um espírito (Jacob) seria de muita utilidade.

Falando em Jacob, notaram que quando Hurley cita a cabana onde Jacob mora, Locke fica todo assustado? Seria Hurley tão especial quanto Locke e Ben e também poderia se comunicar com Jacob? Seria também por isso que eles querem tanto o Ben? Ou ele está envolvido numa conspiração, onde ele é algum tipo de traidor? Quando ele confronta Charlotte com informações sobre sua vida, e fala do seu misterioso espião, ela parece estar com muita raiva, mas não parece surpresa em descobrir que ele é o seu alvo. Aquela foto dele no mundo real parece um indicio que ele está envolvido em algo mais do que a sobrevivência da ilha. Pra mim ele deu foi um calote dos grandes nessa organização, e que golpe, já que ele é o responsável pela expulsão de Widmore da ilha. E só agora nos damos conta que os losties foram apenas um tropeço na história da ilha, e mesmo Ben e Widmore não tem tanta importância. São apenas joguetes dos interesses de Jacob e seu inimigo.

Os momentos Shippers.

Ben tirando onda com Sawyer sobre saber o porquê de ele estar desistindo de Kate. Afinal ali na ilha ele é importante, valente, enquanto que no mundo real ele não passa de um trapaceiro safado que jamais poderia competir com um cirurgião de primeira linha. Sawyer parece que já tinha se tocado disso há muito tempo, mas ouvir a verdade dói, então porrada no Ben. Quem sabe ele se console com Charlotte, afinal ela é loira. (Sorry! Não resisti às amebices kkk).

Adorei o momento Sayid/Juliet. Não sei se dali pode sair um casal, mas se saísse, seria um casal muito interessante. De qualquer forma, ele, o mais arredio de todos os losties, parece que começa a confiar nela. Eu ainda não confio.

Momentos Jate – Kate parece não acreditar que Jack aja de outra maneira que não seja por impulso. Quando ele dá a “piscadinha”, ela parece não acreditar que ele tem um plano. Fica claro que ela odiou dividir não só o titulo de heroína da ilha com Juliet, como também não gostou nadinha da atenção dispensada por Jack à loira. Hilário ela emburrada, dando bronca no Jack (alguém acreditou que ela não entendeu o sinal?). Mais hilário ainda é o Jack se explicando, sem entender nada e Juliet e Kate dividindo um sorrisinho cúmplice. As duas pensaram a mesma coisa: Como Jack não percebe o real motivo da bronca? Acorda Jack!

Continuo com a mesma certeza do primeiro episódio: Jack e Kate funcionam muito mais como parceiros de aventura que Kate e Sawyer funcionam como casal romântico. Como já disse: A verdade dói.

Beijinhos e bom fim de semana!

PS: Segundo observações dos nossos leitores, o homem que visita Hurley e contrata Naomi não é McCowlsky (sorry pela minha lerdeza) e sim Abbadon. De qualquer forma, esse Abbadon está comprometido no processo de contratação dos tripulantes do cargueiro, ele é o testa de ferro de Widmore.

4 comentários:

Anônimo disse...

great comment! Acorda Jack! acho q o cara do tel e GEORGE MINKOWSKI

ana paula disse...

Parabéns Lilica, adorei o comentário do episódio! Realmente mais bandeira da Kate impossível! Acorda Jack!!!!

Mas tb, ele está pensando há muito tempo q Kate gosta do Sawyer e está com ele! E como ele não poderia pensar isso tendo visto o q ele viu? Agora é só ele se dar conta que ela gosta dele tb, e muito mais do que gosta do Sawyer!
Acorda Jack!!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Meninas como vocês são observadoras. Não tinha notado o conteúdo jate dessa.


kkkkkkk


Ainda bem que li esse coment .....

Anônimo disse...

Quem contratou a Naomi e visitou o Hurley no sanatório foi o Abbadon. O Minkowski é outra pessoa. As vozes são diferentes.