sábado, 16 de janeiro de 2010

4x11- "Cabin Fever" - Comentários

[Papito salvou o episódio da chatice do Locke]

Juro que um dia ainda vou entender porque o Locke é um dos personagens mais adorados de Lost. Sério! Até hoje não vi onde isso está baseado. Se ele ainda tivesse mantido aquela postura da primeira temporada. Aquela coisa misteriosa de quem olha pro céu e sabe realmente onde está. E onde está Locke? Está mais perdido que cego em tiroteio. Então não posso dizer que o episódio foi ruim, as revelações via cargueiro e Inimigo de Jacob “transvestido” de Christian Shepard salvaram a pátria.

Pelo jeito a "ilha" ou quem a controla sempre esteve de olho no Locke, como escolhido. Mas na verdade ela sempre esteve de olho em alguém, não necessariamente nele. Sendo que os que controlam a ilha, estão vivendo de acordo com uma espécie de profecia. Algo como "uma criança especial que se tornará um grande homem e governará a ilha". Quando descobriram que uma criança nasceu prematura e mesmo contra todas as possibilidades, essa criança sobrevive, eles pensaram: “Essa criança é especial. Nasceu o nosso líder!”. De certa forma, uma profecia que o próprio Locke criou, quando visitou Richard nos anos 50 e disse a ele o que fazer.

Então enviaram o aprendiz de Mun–ha (Alpert) testar o pequeno Locke, mas ele falhou. Tivesse ele escolhido outro objeto que não a faca, provavelmente teria sido levado e criado segundo os preceitos dos Hostis. Acho que a escolha da faca por Locke refletia um tipo de "violência" da parte dele, que não combinava com o jeito pacifico dos Hostis, até então. Talvez indicasse que sua liderança se daria por meios violentos, o que não interessava a Jacob e aos Hostis. E ainda não sabemos que raios aconteceu para que Richard não envelheça! Então partiram para Ben, um homem que nasceu em condições especiais e sobreviveu, foi criado por um pai relapso, e assim como Locke, se tornou uma pessoa amarga. Em determinado momento Ben falha também. E a direção da ilha percebe que precisam de um novo gerente. Mas quem poderia ocupar esse cargo? E se a "escolha" de Ben por Richard já foi uma artimanha do Inimigo de Jacob? Porque Jacob não falaria com Ben se ele era seu escolhido? Toda a trama que leva ao desfecho da 5ª temporada pode ter começado muito antes, com o Inimigo de Jacob já manipulando os Hostis através de Richard.

Então Locke sobrevive a uma queda do 8º andar de um prédio, apesar de ficar todo “estropiado” como o Negão, Abbadon (de quem eu nunca lembro o nome) disse, não deixa de ser um milagre. Por falta de candidato melhor, resolvem dar uma nova chance ao careca. As duas primeiras tentativas de recrutar Locke não deram certo, mas foram feitas por Richard, o porta voz de Jacob. Mas Abbadon é um agente de Widmore. Será que Abbadon também era da ilha, e quando saiu acabou recrutado por Widmore? Ou ele sempre trabalhou para Widmore, sem nunca ter conhecido a ilha? E é quando Abbadon planta a idéia do walkabout em Locke que ele consegue chegar a ilha, ele só chega a seu destino com a ajuda "indireta" de Widmore, não porque Jacob quis.

Se tínhamos dúvida que o vôo 815 da Oceanic foi “montado”, essa dúvida agora é certeza. E temos ainda os "tocados por Jacob". Acredito que algumas pessoas estavam nele por acaso, outras não. Como é o caso de Claire, uma grávida que se tivesse o bebê na ilha, esse nasceria em condições especiais, sobrevivendo às adversidades impostas pela ilha às grávidas. Então Aaron seria uma espécie de segunda opção da ilha. O que se mostra inteligente, por que Locke em algum ponto falha e Aaron se torna necessário.

Christian diz que o bebê esta ONDE deveria estar. Mas onde é este ONDE? Porque ele no presente está na ilha, mas no futuro está em LA. Minha teoria é que existem duas facções "brigando" pelo "poder" da ilha. Uma quer que a "profecia" se realize, que Aaron nasça, cresça e seja criado por sua mãe e quando for um homem, que se torne o "rei" da ilha. Outra quer que ele seja criado longe de sua mãe (por um casal em LA) e fique totalmente distante da ilha, assim a profecia nunca se realizaria. É uma coisa meio viagem, mas a pergunta, independente de viagem ou não é ONDE AARON DEVE SER CRIADO? Se o Inimigo de Jacob não quer "humanos" na ilha, e se é ele que diz que Aaron está onde deveria estar, então o lugar certo de Aaron é em Los Angeles. E Claire, no sonho de Kate, frisa que Aaron não deve voltar. E se Aaron tem um papel especial na e para a ilha, e isso provavelmente atrapalha os planos do Inimigo de Jacob, mais uma vez seu lugar é em Los Angeles, bem longe da ilha.

E a ilha se move? Como assim? Acho que no fim das contas a ilha nem mesmo é uma ilha, e sim uma "ilha" artificial, controlada "mecanicamente" e que pode ser removida. Talvez a ilha seja a própria “máquina do tempo”.

E como assim o doutor que estava morto na praia, ainda não tinha morrido no cargueiro? No mínimo a ilha está a um dia no futuro, contrariando o que Darlton disse sobre as viagens no tempo serem possíveis somente em “mente” e não em “corpo”. A morte do médico do cargueiro mostra que existe jeito de estar em dois lugares/tempo ao mesmo tempo. Pois quando Faraday liga para o cargueiro e perguntam sobre o que ele está falando e que o doutor estava bem, eles realmente estavam falando a verdade. Então o doutor estava vivo no cargueiro e morto na praia.
Fiquei furiosa quando o Keamy matou o capitão gatinho. Além de colírio, ele era do bem.

Michael indo para a casa dos motores. Será que ele será responsável por salvar ou matar os sobreviventes da ilha?

Em que tempo, já que no cargueiro é um e na ilha é outro, Sayid chegará a Jack e cia.?

E a Claire? Está doidona ou entendeu o que é a ilha e está rindo da cara de todo mundo? Ou já está possuída pelo Inimigo de Jacob?

Sei lá, mas uma coisa é certa. Locke é o grande bobo da corte de Lost. Um grande personagem da primeira temporada que foi se perdendo. Que era pra ser um forte, se mostrou um grande perdedor, foi manipulado e rejeitado a vida inteira. Passou de o grande caçador à fantoche e "baba-ovo" do Ben e agora está sendo manipulado por um cara que ele nem sabe que rosto tem (Inimigo de Jacob).

É muita insegurança e vontade de ser especial pra fazer com que algo dê certo. No fundo ele deveria ter ouvido o seu professor e não tentar ser o que ele não pode ser: ESPECIAL.

Locke e seu estranho sonho com Horace! Sonho e looping temporal ao mesmo tempo, já que a árvore sempre volta ao lugar. Me parece que o sonho foi mandado por pelo Inimigo de Jacob, já que é ele que usa a cabana no momento, e é ele que quer ser encontrado por Locke. E quem diria que iríamos conhecer Horace, sua mulher e seu filhinho, Ethan, nos anos 70!

Momento Jater! Troca de olhares e sorrisos entre Jack e Kate quando eles dividem o que parece ser o momento mais importante de suas vidas. Se essa cumplicidade não significa amor, eu não sei mais o que é amor.

Beijinhos!

3 comentários:

Anônimo disse...

Lilica,

no início de sua postagem concordei com você em genêro, número e grau!

Concordo com você que Lock não pode ser o escolhido (está muito fácil ser ele)!
Ainda acho que os caras que estão escrevendo essa serie, continuam escrevendo pra "Kate"!?
Porque o Hurley foi transmissor da mensagem do "além" de que Jack não poderia criá-lo?
Porque Cristhian disse que Aaron estava, onde deveria estar?
Porque Sawyer entregou Aaron pra Kate?
Sempre disse, e continuo a dizer, Kate é a escolhida!!

Claudia
Fpolis/SC

ana paula disse...

Concordo em tudo Lilica,se não fosse a família Shephard (com a Kate junto como nora do dady Christian) eu acharia o pior episódio de todos!

Não gosto do careca! Só gostei dele na 1ª temporada, depois só foi decaindo na minha lista!

Mas o Ben e o Hurley tb ajudaram. Adorei a parte do chocolate apollo e o Hurley sempre generoso como só ele, com aquele jeitinho de meninão! Fofo demais! Realmente ele é o único personagem masculino que nunca segurou uma arma na série e acho que só em caso de extremíssima necessidade para ele fazer isso!

Episódio muito aquém do da semana passada a meu ver!

Anônimo disse...

Eu tb não consigo entender pq gostam tanto do Locke, mas acho q é só p/ ficar contra o Jack! O povo adora odiá-lo só pq ele é o protagonista, acho isso uma besteira...mas tb eu sou suspeita pq eu AMOOOO o Jack hehehe
Primeira vez q comento aki mas estou sempre de olho pq tb AMOOOOOO Jate!!!!