quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

4x01 "The Beginning of the End" - Comentários

Flash Forward: Hurley


O Começo do fim!

Será mesmo? Depois de assistir esse episódio, fiquei com a impressão que o fim está bem longe de começar, previsão certíssima!

Surgiram mais perguntas que provavelmente vão se arrastar por muito tempo e manter os fãs com os olhos vidrados na frente da tv/pc. Quem estava na cabana de Jacob, na verdade era o Inimigo de Jacob, disfarçado de Christian Shepard. Mas aquele olho no vidro, que assustou Hurley, quem era?

Gostei do episódio, apesar da falha maior que foi a “não abertura de olho de algum personagem” marca registrada de todo começo de temporada. Fiquei com a impressão que era Through The Looking Glass parte dois.

Hurley atormentado pelo Charlie. Será mesmo? Ou seria Hurley atormentado por sua consciência? Seria Charlie uma manifestação da ilha ou mais uma alucinação do Hurley? Podemos afirmar com quase 100% de certeza que é uma manifestação do Inimigo de Jacob, assim como o pai de Jack, como veremos no episódio 10 desta temporada.

Opto pela segunda opção. Sabemos que quando Hurley é atormentado ele projeta isso na figura de uma pessoa. Vide o amigo imaginário Dave. Mas a questão nem é se Hurley viu ou não Charlie, a questão é o que aconteceu na ilha a ponto de deixar o Hurley tão perturbado e com um sentimento de culpa tão grande assim? Serve a grande explosão do cargueiro+o sumiço da ilha+as mentiras que eles contaram depois?

Fica claro que não é por ter saído da ilha (é sim), por que ele pede desculpas à Jack e diz que deveria ter ficado do lado dele. Ou seja, Jack estava certo mais uma vez (errado!). Mas independente dele estar certo em querer sair da ilha, em se posicionar contra o Locke, algo muito sinistro aconteceu (tipo uma ilha inteira sumir?). Começo a acreditar que não tem nada a ver com sair ou não da ilha e sim ser impedido de sair. Talvez Locke tenha surtado (mais) e tenha feito todos os outros losties prisioneiros, ou introduziu todo mundo numa seita satânica de culto à ilha. Sei lá.

Agora bando de ingratos aquele povo. O Jack e a Kate fazem de tudo para tirá-los de lá, se arriscam e basta uma palavra do maluco do Locke que explode tudo para aquele bando de camisa vermelha ir atrás dele? Se o Locke se explicasse melhor, teria evitado muita coisa. Mas se ele se explicasse, não seria Lost, certo?! Não só os camisas vermelhas, mas alguns Losties também.

Entendo os motivos de Claire (faria a mesma coisa que ela) de Hurley e de Desmond em acreditar no recado de Charlie, mas e o Sawyer? Que motivo ele tinha para ficar do lado do Locke e contra a mulher que ele ama? No mínimo ele tinha que puxar a Kate de lado e discutir o assunto com ela, ver o que ela achava, explicar o que ele achava. Será que o discursinho do Locke fez ele borrar as calças de medo? Porque só o medo para explicar uma atitude de moleque para com a pessoa que ele “supostamente” ama. A Kate fica de cara com a atitude dele, “como assim você vai embora sem falar comigo?” a cara dela foi de decepção. Sou jater, mas não sou cega, não nego que Kate se importa com Sawyer, e a atitude dele deu um baque nela. Ótimo! Quem sabe assim ela acorda para o traste que ele é.

E tive a impressão de estar de volta à primeira temporada, onde Jack e Kate estavam sempre juntos resolvendo tudo, um complementando o outro. O primeiro episódio estourou a audiência dando mostras do que o público realmente quer. É só os roteiristas enxergarem isso. Kate e Jack funcionam muito mais como parceiros de aventura do que Kate e Sawyer funcionam como par romântico.

Sobre o abraço jate! OMG! O que dizer além de lindo? Tá! Foi só um abraço com o motivo de pegar o telefone. Mas me respondam: Precisa fechar o olho pra pegar um telefone? Precisa dizer no pé da orelha pra ele se cuidar? Se o motivo fosse só o telefone, ela abraçava e soltava, falava tudo isso sem precisar de contato físico. Até algumas Skaters comentaram o clima entre o casal jate. Na cena final outro momento de interação entre os dois. Relembrar a aventura que viveram com Charlie naquele mesmo lugar. Fica claro que os dois tem uma ligação muito grande. Difícil de ser abalada.

Sobre o Jack, me assustou o fato dele atirar no Locke. Não tinha bala, mas ele não sabia. Ou seja, ele queria matar o Locke. O que mostra um outro lado do Jack, um personagem que está deixando o politicamente correto de lado e se tornando mais humano, com qualidades e defeitos. Prova disso também é quando ele descobre que Kate pegou o telefone. Eu esperava uma explosão, mas ele dá um sorriso de alivio e por que não de orgulho pela Kate ser tão capaz de enxergar ele. Ela sabia que não adiantava discutir, só iam perder tempo, fez o que tinha que fazer, como muitas mulheres fazem com seus maridos e namorados.

Lost recomeçou trazendo de volta o clima da primeira temporada, que a marcou como a série inovadora e ousada e a encheu de prêmios.

O caminho está iluminado, resta saber se seguirão na trilha correta.

Beijinhos e ótima semana!

2 comentários:

Anônimo disse...

Como sempre os comentários estão perfeitos. Concordo em gênero, número e grau.

Parabéns Lilica!!!

Carlinha disse...

Adorei sua review, Lilica! Muito bom seu comentário.
Assino embaixo da afirmação de que Jack e Kate funcionam muito melhor como parceiros de aventura do que o engodo romântico formado por Kate e Sawyer. Flui muito melhor com a narrativa de L O S T - que apesar de dramático, é pura AVENTURA! Jack, Kate e L O S T funciona de forma orgânica.
Também senti falta de uma season premiere propriamente dita. Cadê os olhos se abrindo? Parecia continuação da S3, sem dúvida! Through The Looking Glass - Parte 3, na verdade ;D
E o feeling da S1 foi recuperado! Enfim! Não completamente, claro... mas, mostra que os produtores sabem para onde estão nos levando. Acertaram o passo com esse epi.
O "roubo do telefone" no ship JATE, fica na mesma linha de "Whatever the Case May Be" e "The Hunting Party"... *pure jate-angst*!

Bjos, Lilicaaaa!