sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

4x08 - Meet Kevin Johnson – Comentários

Flashback: Michael


O pior momento do episódio é saber que Lost só volta daqui a um mês. O que faremos até lá? Odeio essas interrupções!

Finalmente descobrimos o que aconteceu com Michael depois que ele saiu da ilha, e a pergunta que fica é: vale tudo por amor?

Aparentemente não, por que Michael paga um preço alto demais pelo amor imenso que sente pelo seu filho. Amor esse que a meu ver é carregado de culpa por não ter sido forte o suficiente para ter lutado por ele quanto era um bebê. Acho que Michael deixou a mãe de Walt ir embora com ele por que no fundo sentia que criar um filho era um fardo e nada melhor do que se ver livre desse fardo sem ter que arcar com a culpa. Mas tudo na vida cobra seu preço e Michael foi obrigado a assumir o filho que nunca se esforçou pra ter, e um filho que sabia que tinha sido rejeitado. Então como “remediar” essa situação? Michael teve a sua chance de provar seu amor por Walt e não pensou duas vezes. Aliás ele não pensou, como disse Ben, ninguém pediu para que ele matasse Libby e Ana-Lucia, ele matou por que quis. Foi uma decisão dele e ele não consegue conviver com o que fez. Ele não consegue conviver com ele mesmo, tanto que tenta se matar diversas vezes. E aí mais um mistério: parece que a Ilha, ou o Inimigo de Jacob, exerce uma influência em seus antigos moradores e tem o poder de decidir quando a vida deles acaba.

Sobre esse mistério, surgem várias possibilidades: seria porque Michael, tal como Jack, ainda não cumpriu sua missão? Seria porque uma vez tendo estado na Ilha, a pessoa só morre na Ilha? Uma espécie de fonte de vida eterna? Michael enfatiza à Sayid que está de volta para morrer. E o plano que expõe mostra isso.

Trabalhar para Ben e os Outros sob a ameaça de ver morrer os amigos que traiu no passado e sabotar os planos de um homem mega poderoso como Widmore, são dois lados perigosos da mesma moeda.

Por que se de um lado Ben parece ser um sujeito que cumpre suas promessas, afinal deixou Michael sair e Jack também, ele sempre dá um jeito de fazer com que sua vontade seja soberana, chantageia Michael para que ele volte, explode, mesmo que indiretamente o submarino de Jack e por aí vai. Alguém é capaz de acreditar em Ben incondicionalmente? Eu não. Se o que Tom disse é verdade e Widmore é realmente quem está por trás de tudo, o que esse homem não seria capaz de fazer com Michael e sua família ao saber que ele é o responsável pelo atraso em sua missão?
Eu realmente não sei em quem acreditar. Mas acredito naquela máxima de que ninguém é totalmente mal, assim como não é totalmente bom e dificilmente Ben ou Widmore fazem alguma coisa para alguém sem querer nada em troca.

E nesse episódio tivemos uma mostra do quanto Ben pode ser obsessivo. O olhar que ele dá em direção a mão de Karl que está na cintura de Alex, dá mostras do quanto ele pode chegar longe demais para resguardar o que é seu. Fica a incógnita se foi realmente amor paternal que o motivou a mandar Alex, Karl e Rousseau para uma emboscada. Quem atirou? Os seguidores de Ben ou os perseguidores de Ben?

E como assim a Rousseau morreu? Sem explicar como os tripulantes do seu navio morreram? Sem explicar como foram os 16 anos que ela viveu sozinha? Sem explicar sua verdadeira ligação com o Ben? Duvido que ela morra. A história de Rousseau se confunde com a história da Ilha. Rousseau ainda tem muito que acrescentar à Lost. E quem imaginaria como uma parte da história de Rousseau seria contada na quinta temporada?

Sobre esse amor obsessivo de Ben por Alex, devo acrescentar que tenho uma teoria para o relacionamento dos dois. Alguém já se perguntou por que um solteirão roubaria um bebê e o criaria como filha? Várias coisas se encaixam na vida de Ben, mas certamente um bebê não é uma delas. Acredito que Ben tenha tido uma esposa, talvez Anne, e o rapto de Alex seja uma tentativa de realizar o sonho de maternidade de Anne sem que isso colocasse sua vida em risco. Mas aparentemente algo deu errado e Anne tenha morrido ou simplesmente deixado Ben.

Momento Revelação: Tom é o Gay da série. Se alguém tinha alguma dúvida quando ele disse à Kate que ela não fazia o seu tipo, com a presença de Arturo e a sua “satisfação”, essa dúvida é sanada.

Momento Fútil: Que gato é o ator que faz o capitão do Navio! Nossa! Minhas próximas pesquisas serão sobre ele e claro torcer para que ele seja um dos “good guys”.

Frases para refletir:

“Linus vai achar um jeito de conseguir. Ele quer sobreviver e considerando que há uma semana apontava uma arma na cabeça dele e hoje a noite ele está comendo bolo. Diria que o cara consegue o que quer.” - Miles sobre Ben Linus.

“Essas pessoas que estão vindo. Sabem quem eu sou, Alex. Estão vindo me capturar. Matarão qualquer um que cruzar seu caminho. Se soubessem quem você era, que era a minha filha, a usariam para me pegar” - Ben sobre os “invasores” da Ilha.

“Esse homem não é quem você pensa. Ele era passageiro do vôo 815 da Oceanic. Passei dois meses com ele na ilha... antes dele nos trair... É Michael Dawson e ele é um traidor.” - Sayid sobre Michael.

Agora é esperar que esse mês passe rapidinho e que chovam spoilers interessantes nesse meio tempo.

Beijos e boa Páscoa para todos.

Nenhum comentário: