sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

4x09 - The Shape Of Things To Come - Comentários

Flash Forward: Ben

O jeito como as coisas são! Esse episódio deixa claro vários erros cometidos ao longo do caminho. Erro de Jack em confiar e acreditar em um resgate, erro de Sawyer de se aliar a um louco (Locke), erro de Sayid em confiar em um manipulador (Ben), erro de Alex em acreditar no amor de um mentiroso (Ben), erro de Widmore em acreditar que seus atos não têm conseqüências, erro de Ben em priorizar o dever (ilha) e preterir o amor (Alex).

Começamos com o erro de Ben. Óbvio que ele tem suas distorções de caráter e que é a pessoa menos confiável em se tratando de qualquer coisa, mas uma coisa sempre ficou clara: sua lealdade à ilha e seu amor à Alex. Ben é uma pessoa insana, daquelas que realmente acreditam que estão no controle de tudo, que tudo sairá como ela espera, que o mundo gira em torno do seu umbigo, pessoas tão acostumadas a deter o poder, que acreditam fielmente que o Sol nasce e se põe por elas e que quando seu desejo não é atendido, o choque da realidade é tão grande que essas pessoas parecem não acreditar que elas são apenas peças do jogo da vida. (Estou cansada de conviver com pessoas assim).

Ben fica chocado com a morte de Alex porque ele realmente acreditou que um mercenário, obviamente muito bem pago, iria cair em sua conversa mole e arriscou o que tinha de mais precioso, na minha opinião, aquilo que ainda o mantinha humano. Widmore está certo. Quem matou Alex foi Ben e não cola agora ele posar de vítima.

Entra em cena o Ben manipulador que vê na dor de Sayid uma oportunidade de atender aos seus propósitos. Será que foram mesmo os homens de Widmore que mataram Nádia? Não duvido que tenha sido o próprio Ben, pois isso foi muito cômodo para ele, afinal, ganhou um poderoso, ágil e experiente soldado e não nos esqueçamos da melhor qualidade de um soldado: a obediência.

Se for mesmo Widmore quem matou Nádia, a esposa de Sayid, o que o motivou? Seria mais fácil eliminar o próprio Sayid. Ou se o interesse era de alguma forma manter Sayid sob seu domínio para que ele passasse as coordenadas da ilha, seria mais prático pegar a Nádia de refém e usá-la como isca. Não faz muito sentido o assassinato dela pelas mãos de Widmore. Ou assim, ele também tem motivos para ir atrás do restante dos Oceanic Six.

Alex foi ingênua em acreditar que Ben seria capaz de colocá-la acima da ilha. Agora fico me perguntando, o que leva uma pessoa a colocar em risco a única pessoa que verdadeiramente ama? É óbvio que Ben acredita verdadeiramente “na causa”.

O erro de Widmore é semelhante ao de Ben. Acostumado a ter tudo do seu jeito, não pensou que alguém pudesse lhe ameaçar e realmente o atingir em seu ponto fraco: Pen..

O erro de Jack foi de acreditar demais em um sonho. Ele queria tanto sair da ilha e tirar todos de lá. Que apostou todas as suas fichas no mesmo número. Repito que diante dos fatos como eles se apresentavam, ele não tinha muita opção. Acreditar no sonho ou no louco? Achei muito inteligente da parte dele, perceber que Bernard sabia interpretar código Morse e o chamar num canto para instruí-lo a prestar atenção em Faraday.

Quem acreditou no louco foi Sawyer e se viu sendo marionete de um jogo que ele nem sabe as regras e muito menos o nome das peças.

Por falar em Sawyer. Tenho que reconhecer que ele foi muito bem nesse episódio e foi impossível não torcer para que nenhuma bala o acertasse, apesar de terem exagerado no momento “seis, truco, ladrão”. Gostei do fato dele mostrar que é capaz de sentimentos nobres. Defender Hurley, o gordinho que o encheu de porrada, mas se tornou seu melhor amigo, foi um dos motivos por ter conquistado minha simpatia. Pelo menos nesse episódio. E sobre Claire, era realmente ela ou o Inimigo de Jaocb já se manifestando?

Sawyer e Claire. Não vou me aprofundar para não correr o risco de soltar algum spoiler, mas ConMamma pode não ser tão lunático quanto supúnhamos. Sawyer se arriscando por uma pessoa que realmente precisa dele e um ponto muito interessante – Sawyer ficou no grupo de Locke movido pelo sentimento de inferioridade. Por achar que em comparação a Jack, ele não teria nada para oferecer à Kate. Kate é uma mulher que nunca precisou verdadeiramente de Sawyer. Os dois sempre foram aquela coisa de “parceiros”. Pessoas com o mesmo gosto que vão até o bar e enchem a cara de tequila. São pessoas com experiências de vida semelhantes. Por isso, Kate não precisa das habilidades de Sawyer. Ela sabe se defender sozinha, tem a malícia para golpes por si só. Enquanto que numa eventual relação com Claire, Sawyer têm a chance de ser realmente “importante”. De defender alguém que realmente necessita de defesa. Nada mais doce do que o lobo se apaixonando pelo carneirinho. E pra uma série que já foi acusada de ser “machista”, nada mais “machista?” do que a mocinha ficando com seu herói. (Podem me chamar de brega, mas eu acho isso tão romântico.). Apesar de achar meio improvável que os roteiristas tomem esse rumo, seria interessante arrumarem um novo interesse romântico para Sawyer.

Foi sinistro Ben acordar no meio do nada. Não tinha nem um veículo, cavalo, camelo, pára-quedas que justificasse que ele caiu de um avião. Ele simplesmente surgiu do nada, confuso, pois não sabia que dia era e principalmente que ano era. Os produtores já falaram que a matéria não viaja no tempo. Mas acredito que isso se ateve somente ao caso de Desmond. Ben de alguma maneira sabe como viajar no tempo, literalmente. Agora fico pensando de onde, ou melhor, de quando Ben saiu? Logo após a saída dos Oceanic Six? Encontrar Sayid foi planejado (assassinato de Nádia)? Ou uma bizarra coincidência? Quem poderia imaginar a "roda de burro congelada" aquela altura, ou o porque de Ben aparecer no deserto com um casaco de inverno, hein?!

Se Ben realmente consegue viajar no tempo. Reforça o meu comentário sobre a possibilidade de Jack e Kate serem Adão e Eva. Pois eles podem de alguma maneira descobrir essa técnica de Ben e usar para retornar à ilha, voltando bem antes do previsto e dando inicio assim a toda essa saga de Lost.

Para Pensar:

Hurley: Vamos todos morrer!

Sawyer: Calma lá, frangote. O céu ainda não está caindo.

Hurley: É exatamente o que ele quer. Nos fazer brigar.

Seria esse diálogo uma referência ao que está acontecendo com eles? Correndo o risco de todos serem mortos, se dividindo e brigando entre si. Mas principalmente, fazendo exatamente o que ELE (Ben) quer.

Outro diálogo interessante:

Hurley: A Austrália é a chave do jogo.

Sawyer: É o que você acha.

Atualmente achamos que a Austrália (a estória de Claire e Aaron) é fundamental para todos os mistérios. Seria mesmo, ou a piada de Sawyer reflete um recado dos produtores?

Sobre Jate! Ah! Jate! Devo confessar que me emocionei com a cena inicial do episódio. Achei carregada de significados. Mas passo a bola para a Veri concluir os comentários. Afinal a cena foi tão especial que merece um post exclusivo.

Como o médico está bem no barco, mas seu corpo já está na ilha? Esse descompasso temporal entre a ilha e o "mundo lá fora" será explicado de alguma forma? Até agora, nada do que vimos explica isso. E o Ben entra limpo e sai sujo da entrada secreta, e de alguma forma, controla o monstro. E até ele precisa de ajuda para achar a cabana de Jacob, que no momento está ocupada pelo Inimigo de Jacob. Indícios de que ele sabe muuuuito mais do que conta, mas o Locke simplesmente não consegue ver e muito menos tirar de Ben alguma informação útil. Keamy e sua turma mostraram finalmente a que vieram, quer dizer, dispostos a tudo para ter Ben em suas mãos.

Beijinhos!

Fotos: Dude, we are Lost!

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com os comentários em gênero, número e grau.

Parabéns !!!!! O Blog está super atualizado. Amo quando isso acontece, pois, faz a alegria dos viciados em Lost, ou seja, faz a minha alegria.

kkkkkkkkk


Inté

*Sa* disse...

Ótimo comentário!!!!!!!

Falou tudo o q eu não consegui colocar em palavras ainda... desde q eu assisti o ep... Parabéns!!!

Mas fica a minha pergunta e a q eu fiz na comunidade Jate... Ben e Widmore... constante?