sábado, 16 de janeiro de 2010

4x13 - 14 - There's No Place Like Home - Comentários

Flash Forward: Sun, Sayid, Kate, Aaron, Hurley e Jack (Oceanic Six)
Confesso que tive uma relação de amor e ódio com esse episódio. Ódio, por que acompanhando pelo Lost Forum as opiniões dos canadenses, quase surtei com o negativismo sobre o episódio e principalmente sobre Jate. E amor, porque ao assistir esse episódio, vi o quanto essa série é incrível e colocou todos os pingos nos is” e abriu caminho para uma quinta temporada espetacular.

Mesmo tendo lido os resumos e spoilers, acho que os produtores foram inteligentes, pois nos levaram a esperar por uma coisa e nos apresentaram outra completamente diferente. Principalmente na questão shipper. Por mais que os skaters nunca confessem, até eles sabem que Jate foi definido como casal da série. Aquele que é envolvido com a mitologia, aquele que é realmente importante e já abriram caminho para outro shipper que até então eu juro que achava alucinação.

Como não quero deixar de comentar nada, vou usar a técnica de Jack – não o nosso, mas o outro, O Estripador – vou por partes!


Angst Jate!

O episódio começa justamente com a cena final da terceira temporada, a cena Jate que mais nos angustiou e mais levantou questões sobre o destino de Jate.

Como assim eles saíram da ilha? Como assim eles estão separados? Quem é o "he"? Por que Jack está doidão? O que aconteceu entre Jate? Tivemos as respostas para todas essas questões.

Vimos como eles saíram da ilha. Que Jack está “pirado” por que anda tendo alucinações com seu pai e por isso se tornou um drogado. Que o “he” é Aaron, que é criado como filho por Kate e que Jate esteve junto e feliz, mas que a decisão de Jack de voltar à ilha os separou.

Ao ouvir Jack dizer que eles precisam voltar, uma Kate "puta" volta e despeja toda a sua frustração em cima de Jack. O mesmo Jack que disse que não sairia da ilha sem ela, o mesmo Jack que disse que a amava, o mesmo Jack que lhe salvou no julgamento, o mesmo Jack que lhe mostrou como ser feliz, o mesmo Jack que arrancou tudo isso dela quando não confiou no seu amor e foi embora.

O tapa na cara de Jack foi a explosão de tudo isso. Kate está frustrada por que Jack colocou outras prioridades acima deles. Quando ela diz que precisa explicar para o Aaron por que Jack não está lhe contando histórias todas as noites, seus olhos dizem que ela também não entende e não consegue explicar para si mesma, por que Jack não está com ela toda noite.

Se Kate pouco se importasse com Jack, se ela já tivesse o superado, ela não teria motivos para se encontrar com ele. Ela simplesmente desligaria o telefone e levaria sua vida em frente. Mas como isso não é verdade, Kate parece ainda não ter desistido de Jack. Ela só espera que ele lhe mostre o caminho por onde ela pode começar a resgatá-lo.

Reencontro do triângulo na ilha!

Essa cena serviu pra mostrar a diferença do relacionamento de Kate com Jack e Sawyer.

Sawyer chega cheio de “amor pra dar”, Kate reage com emoção até ver Jack. Sawyer ainda tenta chamar sua atenção com “brincadeiras”, mas ela corre em direção à Jack cheia de preocupação, vai colocando a mão na sua barriga com intimidade, abaixando para olhar seu ferimento, perguntando se ele está bem. É muito fofo quando ele responde que AGORA ele está bem. A cara dela é de quem sabe que ele disse aquilo por ela, que ele sempre está bem quando está com ela.

Até Sawyer percebe o momento dos dois e sabe que a batalha está perdida. Juro que fiquei com pena da carinha que ele faz. Do tipo, "Não adianta eu me esforçar, ela realmente escolheu ficar com ele".

Ben Bastard!

Entendo a raiva que Ben tem de Keamy, mas ele não podia arriscar a vida das pessoas que estavam no cargueiro por causa da sua vingança.

Até Locke que é um lesado, foi contra ele. E o pior foi ele dizer que não dava a mínima para o fato de pessoas morrerem por sua causa.

Esse é o grande Ben. Entendo a grandeza do personagem e tudo, mas para mim ele é um bastardo.

Locke - o novo líder dos Outros!

Locke quase entra em êxtase quando Ben diz que o povo dele (Ben) vai seguir tudo que ele (Locke) disser.

É o sonho de uma vida sendo realizado. Ele finalmente vai ser importante para alguém e vai poder fazer algo de grandioso.

Mas fazer o quê? O velho Locke não sabe o que fazer. Tanto que pergunta para Ben o que deve fazer. Logo ele que tornou o jargão “Não me diga o que eu não posso fazer” na expressão mais falada de Lost.

E pelo que mostra o final da série ele realmente não sabia o que fazia.

Sawyer herói!

Dou a mão à palmatória, Sawyer foi herói sim.

Achei fofo a atitude dele de pular para preservar o Hurley. Engana-se quem acredita que foi um momento skater. Foi um momento em que o cara mais egoísta da série se sacrifica pelo amigo que conquistou e que sabe que realmente gosta dele de verdade.

Quando o Lapidus fala para jogarem o excesso de peso fora, Hurley se encolhe e Sawyer percebe isso. Para poupar o amigo, ele pula. Até por que, quem mais poderia pular? Se Hurley pulasse, com certeza, pelo seu porte físico, ele não agüentaria nadar até à praia. Jack estava ferido, o próprio Sawyer pede para ele parar, quando estão na selva, com medo dele desmaiar. Nenhum deles deixaria Kate pular e Sayid não tinha motivos para querer se sacrificar. Sawyer sabia da intenção do grupo de usar o helicóptero para levar as pessoas até o cargueiro. Então se ele nadasse até a praia, tinha chances de ir numa segunda viagem.

Mas então por que ele fez um pedido e se despediu de Kate? Lógico que uma precaução, afinal, algo poderia dar errado. Poderia encontrar um tubarão Dharma, poderia quebrar o pescoço. Antes prevenir do que remediar.

Spectacular kiss? Fiquei com dó das skaters. Sério! Elevaram as expectativas delas ao máximo. Elas esperavam um beijo de parar o tempo e o que tiveram foi um beijo de despedida. Acho que fizeram esse marketing todo em cima do beijo, por que eles (os produtores) sabem da loucura que é essa questão shipper em Lost. E se anunciassem que o beijo verdadeiramente espetacular era o beijo Dope, não teria rendido tantos comentários.

Mas eu gostei da cena. Foi bonita sim. Sawyer sabia que podia dar algo errado e queria ter uma lembrança boa para se agarrar. Mas quanta diferença é ver Kate diante de um Sawyer em perigo e de ver Kate diante de um Jack em perigo. Até as lágrimas são escassas. Mas volto a falar sobre esse assunto em outro post.

E confirmando a entrevista de Evangeline Lilly, a promessa não tem nada de romântica. Já caiu na internet a tradução do que Sawyer cochicha no ouvido dela:

I have a daughter in Alabama. You need to find her.Tell her I’m sorry.

"Eu tenho uma filha no Alabama. Você precisa encontrá-la. Diga a ela que sinto muito."

Sayid X Keamy!

A luta do século. Muitos golpes, bíceps, músculos.

Nossa! Duvido que tenha alguma garota que não delirou com a cena! E como comentaram na comunidade Lost: "Deve ter sido a primeira vez que o público nos Estados Unidos torceu por um soldado Iraquiano contra um soldado Americano."
Walt gigante!

Como disse a Karla: Walt nasceu em Itu!

Sabemos que se passaram quatro anos, mas ele cresceu demais. Parecia ter uns 18 anos e não 14. Ficou sinistro.

E tadinho, ele não sabe que o Michael morreu. Deviam contar para ele que o pai morreu como herói, tentando se redimir das “burradas” que fez.
Michael herói!

Michael finalmente teve permissão da ilha para morrer. Cumpriu sua missão, teve sua redenção.

Eu achei lindo ele dizer ao Jin que ele agora seria pai e que o lugar dele era junto da esposa. Seria piegas se não fosse dito por um cara que matou pessoas inocentes, traiu seus amigos, tudo por seu filho, tudo para ser um pai para ele. E a aparição de Christian para ele no minuto final foi sinistra. Mais uma do Inimigo de Jacob, que já tinha aparecido para Michael como Libby no hospital (pelo menos eu acho que era).

Descanse em Paz Michael.

P.S.: Eu senti um climinha entre ele e Sun. Ainda acho que eles tiveram um “trelelê”
Charlotte uma Outra?!

Segundo Miles, Charlotte fez de tudo para VOLTAR para a ilha. Depois ela diz a Faraday que está procurando o lugar onde nasceu.

Seria ela filha de Ben com a tal Anne?

Um grande mistério para a quinta temporada. E que foi desvendado! Os pais de Charlotte eram da Dharma.
Sayid seqüestrando Hurley!

Ben sempre tem um plano. Recrutou Sayid e o está usando direitinho. Aposto que ele levando Hurley tem a ver com a vontade de Ben voltar para a ilha. Indiretamente, teve sim. Sayid estava levando Hurley para protegê-lo de Ben, o que acabou não dando muito certo.

Agora quem era o cara que estava vigiando a clínica? Alguém a mando de Widmore, com certeza.

Acho que nessa história toda tem o dedo da Sun.

P.S.: Sinistro o Hurley jogando xadrez com Mr. Eko. Mais uma aparição do Inimigo de Jacob, Hurley estava levemente pirado com os remédios ou ele realmente pode ver pessoas mortas?

Sun aliada de Widmore!

Sun se tornou uma vingadora. Mas de quem ela deve se vingar?

Ela claramente culpa seu pai e depois descobrimos que ela também culpa Jack pela morte de Jin. No começo, acredito que sim, mas como sabemos que Locke a visitou, ele com certeza contou que Ben matou Keamy e foi a causa da explosão. Então, ela dirigiu sua sede de vingança para a pessoa certa.

Ela se alia à Widmore e diz que eles não foram os únicos que saíram da ilha. Ela estaria entregando Desmond e Penny? Ou ela estaria entregando Ben? Por que naquela altura, ela também já devia ter sido procurada por Jeremy Bentham, que com certeza era aliado de Ben.

Então, vejo Sun trabalhando como espiã para Widmore na quinta temporada. Fingindo concordar em voltar para a ilha para se vingar. Isso também reforça a idéia de que Jin está morto. Porque se a intenção de Ben é levar todos os Oceanic Six de volta à ilha e se Jin estivesse vivo, isso seria uma grande arma para convencer Sun a fazer a viagem de volta. Ben soube como usar a aliança de Jin para fazer justamente o contrário do que Jin pediu: não levar Sun de volta.

Explosão do Cargueiro!

Emocionante!

Não gosto da Sun, mas ela foi realmente convincente em seu desespero.

E mais uma vez, Jack foi julgado precipitadamente pelos promos – e ainda continua por umas amebas que, na ausência de argumentos convincentes, não se importam em passar atestado de burrice ao dizer que Jack é culpado da morte de Jin.

Sun está voltando para pegar Jin quando é impedida por Kate. Kate está indo buscar Jin quando é impedida por Jack. Se ambas não tivessem sido impedidas, elas não só não salvariam Jin como também morreriam junto.

Quem diz que não pode voltar para o cargueiro é Lapidus. Jack fica calado. Ele só se pronuncia ao tentar impedir Sun de se jogar do helicóptero e a traz de volta à realidade dizendo que Jin se foi.

Agora onde ele é culpado? Expliquem-me.

Aliás, essa cena do cargueiro entre Kate e Jack foi bem fofa. Jack se desespera ao ver Kate correndo pra entrar na cabine e vai atrás, segura-a forte pelos braços, olha em seus olhos e diz que não vai sair sem ela – reforçando a informação dos produtores que o principal motivo por Kate ser uma Oceanic Six é o fato de que Jack jamais sairia da ilha sem ela. E o que Kate faz? Ela vai com ele. Kate sempre vai com Jack.

E um detalhe importante que a Fabi Pelegrino nos lembra: “Adorei o Jack dizendo "I'm NOT leaving without you", lembrando do "I can't leave without you" da Kate na season três. É engraçado como suas frases sempre têm esse sentido de espelho, vire e mexe elas retornam pro script.”.

Casal OTP é isso gente!
Suliet!

Sawyer saindo da água ao estilo Bond Girl, um momento assim delicious! Verdade seja dita, o cara é gostoso.

Juliet é a premiada da vez com essa visão. E parece que assim, como eles dividiram uma garrafa de rum, irão dividir “fluidos” por assim dizer. E casa, e cama, e jantar e até "eu te amo"! Quem imaginaria que um flerte em torno de uma garrafa de rum daria em casamento?!

Alguém os culpa? Para não dizerem que é coisa de Jater que vê coisa onde não tem, um comentário não-shipper feito por um membro da comunidade Lost Brasil: "Sawyer se sacrificou, sendo ele mesmo. Aliás, ninguém mais pode chamá-lo de Sawyer. Ele agora é só James, de alma limpa. E já conformado com a derrota para Jack, foi chorar as mágoas com quem? A outra sem sorte, Juliet. A cena chegou a ficar um pouco cômica, apesar do drama que foi a explosão do barco."

A Ilha sumindo!

Por mais que já sabia que isso ia acontecer, por ter lido os spoilers, fiquei de boca “abrida”. Muito louco é a expressão que define essa cena.

Ben e seu casacão de inverno, gira a roda, a ilha some, como que engolida pela mar, e ele aparece no deserto do Saara!

Como na estação Orquídea, o vídeo de orientação Dharma fala sobre o efeito Casimir, fica claro que Ben foi transportado um ano no futuro em The Shape Of Things To Come, depois que moveu a ilha. Repararam no coelho com um número pintado?

Queda do Helicóptero!

Angustiante! Não tem nada além de água e a certeza de que você vai cair. A cara deles de quem pensa: estamos mortos!

Mas foi fofa pelo momento Jate onde Jack veste o colete salva-vidas em Kate, e quando eles caem e Jack está submerso, ouvimos alguém perguntar a Kate onde está Jack. Ela diz para Hurley segurar o bebê. Depois de entregá-lo a Hurley, mesmo vendo Jack a salvo ela pula novamente no mar, chamando por ele.

Essa é a diferença entre Jate e Skate, enquanto Kate é capaz de não voltar por Sawyer, ela sempre está disposta a fazê-lo por Jack.

Aparição de Claire!

Sinistra a cena, tirando o lado cômico da atriz estar visivelmente gorda.

Kate atende um telefonema onde, segundo especulações, escuta que precisa voltar, que eles precisam de ajuda.

Então entra no quarto de Aaron e se depara com Claire que lhe diz para ela não ousar trazê-lo de volta. Se Claire é uma aparição do Inimigo de Jacob, fica bem claro que ele não quer Aaron de volta, na verdade ele só quer o corpo de Locke para seu plano maligno.

Fica explicado também que o fato de Kate não querer voltar para a ilha, não tem nada a ver com achar que Sawyer está morto e sim em proteger seu filho.

Sorry amebas! Nem a isso vocês podem se agarrar!

Reencontro Dope! Spectacular Kiss!

Nossa! Faltam palavras pra descrever!

É aquelas cenas que só são entendidas se forem vistas.

A incredulidade dos dois de estarem realmente se encontrando. Foi perfeito. Um momento de parar o tempo e os nossos corações.

Fiquei com lágrimas nos olhos. Foi realmente perfeito. Espero que eles sejam realmente felizes e que nunca mais se separem.

Os atores foram perfeitos na cena. Toda a emoção do amor estampada nos olhos.

Resgate!

A construção da mentira se mostra necessária diante das evidências.

Afinal, como lembra Jack, os homens do cargueiro estavam lá para os matarem, alguém pôs o avião no fundo do mar para que todos pensassem que estavam mortos e que provavelmente iriam atrás dos sobreviventes quando eles contassem que era tudo uma farsa.

Ninguém quer mentir, mas a mentira acaba sendo a melhor solução para protegerem suas vidas.

P.S.: A tripulação do barco falando um português tosco foi de doer os ouvidos. Será que não existe um consultor de línguas nos grandes estúdios? Acho que o consultor da ABC é português!

A Oceanic não teve nada a ver com a farsa.

Somente eles, Penny, Desmond e Lapidus sabem a verdade.

Alguns ainda estão relutantes, mas já se conformaram que aquela é a única maneira de proteger seus amigos que não sairam da ilha, quer eles estejam onde estiverem.

O olhar deles é de esperança pelo futuro que se aproxima, de desespero pelos que ficaram para trás, mas a vontade de viver é mais forte.

Interessante como os produtores colocaram Jate e Dope numa espécie de equivalência nessa cena.

Quando Desmond responde a pergunta de Jack de, se tem certeza de ficar para trás e ele responde que enquanto estiver com Penny ele estará bem. A câmera focaliza Penny e Kate ao fundo. E Jack olha pra Kate e concorda com Des, por que contando que ele esteja com Kate, sempre estará bem.

E foi muito bom Jack retornar à Desmond, a frase que ele lhe disse em várias ocasiões: "See you in another life, brotha!" - “Te vejo em outra vida, irmão!”

Jack vende sua alma ao diabo!

Digo isso por que fica claro que Ben convence Jack de que precisam fazer com que os outros concordem em voltar para a ilha. Depois que Ben se vingar de Widmore, ele quer dobrar as regras da ilha e voltar de qualquer jeito. Afinal, com Locke morto, ele poderá retomar sua liderança junto aos Outros. O homem apegado ao poder!

Mas como Ben pode voltar para a ilha se a ilha não permite que quem mova a ilha retorne? E Ben altruísta é difícil de engolir.

Acredito que ele sabe de uma maneira de desfazer tudo o que aconteceu, talvez até “ressuscitando” Alex e sendo aceito novamente como o líder dos outros. Mas para isso ele precisa colocar todas as peças no lugar. Ben, na verdade, mais uma vez manobrou o fraco Locke para saber o que ele sabia e voltar para a ilha. Como Ben já disse outras vezes, "ele sempre tem um plano".

E a fala de Claire passa a ter sentido, por que Claire está com o Inimigo de Jacob, e se ela diz que não é para Kate voltar para a ilha, o Inimigo de Jacob está de acordo com ela.

Então vislumbro uma guerra de poder pelo controle da ilha. Ben com certeza vai tentar derrubar Jacob. E no entanto, o grande manipulador foi o manipulado!

E com Jack ele usou a palavra mágica, pois quando Jack diz que Kate não fala mais com ele e Ben diz que pode o ajudar com isso, Jack realmente acredita, pois é um homem sem esperanças. Foi como se Ben balançasse um pão na frente de um homem faminto.

Morto do Caixão!

Locke!? Eu já sabia, mas fiquei de cara.

Ninguém é realmente intocável na série. Nem Locke e muito menos Sawyer, que também foi cotado para ser o morto.

Mas o que fica sem sentido nisso tudo é: por que ele saiu da ilha? Grande plano o do Inimigo de Jacob, né?!

Talvez ele tenha falhado como líder e resolveu procurar Ben em busca de conselhos e Ben o manipulou para tentar influenciar os Oceanic Six, e de alguma maneira Widmore o encontrou, como ele não revelou onde a ilha estava, manda matá-lo. Widmore realmente o encontrou e até o ajudou, mas como Locke desiste fácil, entrega de bandeja a maneira de voltar para a ilha na mão de Ben, que o mata sem dó. O Inimigo de Jacob escolheu muito bem sua marionete, na figura de Locke, e depois inflamou Ben com as palavras certas.

De qualquer forma, só daqui à oito meses para sabermos como continuarão essa história. E eu já estou com saudades. Na verdade não sei o que fazer até Julho, que parece ser quando vão surgir os primeiros spoilers.

Beijinhos!

6 comentários:

Unknown disse...

Perfeito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Diz tudo que foi o episódio incrível!!!!!!!! Como sempre perfeito!

ana paula disse...

Muito bom Lilica, como sempre, aliás!

Vc postou muitas coisas que eu não tinha pensado ainda. Como o fato da Claire dizendo p Kate não levar Aaron de volta ter a ver com Jacob querer deixar a ilha escondida de Ben e Windmore! Faz muito sentido mesmo! Essa 5ª temporada vai literalmente "explodir"!

Quanto a parte shipper, eu até nem estou lendo o que estão falando para não me estressar pq acho que ambos tivemos coisas boas e ruins e não estou a fim de ficar ouvindo amebas tentando mostrar que skate é otp e que o reencontro deles será "angst"! Prefiro ficar na minha e tirar minhas próprias conclusões pq esse episódio mostrou claramente quem ficará com quem no final! A intensidade dos sentimentos da Kate pelo Jack e do Jack pela Kate e a importância desses dois personagens na trama de Lost ficou mais do que clara para mim!

Por isso, não vou perder tempo discutindo com as amebas que ainda têm alguma esperança ou que continuam querendo se enganar pq aceitar que JATE IS FATE é impossível para elas.

Mas tem uma outra coisa que me deixou muito feliz nessa final: a afirmação do quanto Jack é essencial na estória toda! Tem muita gente tendo que engolir o que disse antes e isso é maravilhoso para mim hahahahaha! Estou assistindo tudo isso de pertinho e rindo pra caramba hahahaha

Depois comento mais! Agora estou num momento "curtição"! Bjos!

Wandy disse...

Li tudo... nada melhor q comentarios jaters!

Só acrescentaria o comentario da juliana: "Gritam: joga o que tiver de peso inutil; Sawyer grita: eu primeiro" hauahuahahu

Anônimo disse...

agora mas racional! O episódio foi perfeito tanto shipper quanto as outras partes! serio quando eu li a sinopse fiquei pensando isso vai dar certo? mas deu ben dando uma de arquimedes e locke assumindo ser o chefe dos outros mas porque a saida de jack ocasionou algo de ruuim para ilha????????? AH FIQUEI pensando outra coisa se a locke saiu da ilha ele deu a kate noticias de sawyer entao ideia totalmente minha o motivo de ela nao querer voltar é Aaron nao pq Sawyer morreu segundo andam dizendo por ai!!!!no mais episodio incrivel
Ps os beijos achei meio xoxos mas o espetacular com certeza foi o Dope!

Carlinha disse...

Òtimo comentário, Lilica! Não deixou nenhum detalhe importante de fora... uauu, tanta coisa pra falar, eu não sei nem por onde começar! Definitivamente, é o meu season finale favorito! Vou fazer um comentário mais analítico (rsrsrs) quando eu ver o epi com som hj à noite, né? Hehehehe

Beijoooooooooos!