sábado, 16 de janeiro de 2010

4x10 Something Nice Back Home - Comentários

Flash Forward: Jack e Kate

Impossível não estar feliz com o último episódio. Impossível não manter um sorriso bobo na cara. Afinal foram quatro anos de espera, de perseverança, de confiar, de achar que por mais que tentassem nos fazer engolir que a mocinha, nada certinha, merecia o cafajeste, de ouvir que Matt e Evie não tinham química, de que o amor jate era um amor fraternal, nossa hora finalmente chegou.

Esse episódio coloca todas as teorias amebísticas no lixo e mostra quem é realmente o casal OTP.

O episódio começa com Jack doente sendo acordado por Juliet para que possa intervir na confusão entre os losties e os novos personagens. Vemos Jack cair, sucumbindo a uma dor insuportável. Uma dor proveniente de uma doença que não deveria estar ali, pois como disse Rose, ali na ilha, as pessoas não ficam doentes, as pessoas se curam. Seria um alerta da ilha? Uma forma de manter Jack onde estava? Um aviso do Inimigo de Jacob ou do próprio Jacob? Claro que todos sabíamos que Jack não morreria, porque já o tínhamos visto nos flash forwards, mas como Bernard disse, Jack irritou os deuses com sua obsessão por sair da ilha, no sentido literal da frase.

No FF nos deparamos com um Jack nu, dormindo em sua cama, atendendo o telefone da sua casa, apanhando uma calcinha da sua mulher, recolhendo os brinquedos da sua sala, colocando a louça suja na pia da sua cozinha, fazendo café na sua cafeteira. Vemos Jack entrando no seu banheiro e sorrindo, pois está indo se encontrar com a sua mulher que está no chuveiro. Essa conversa é totalmente íntima. Seja nas palavras trocadas como o fato da mulher ter comprado um barbeador para ele, seja no fato de Jack pegar a toalha e enrolar a sua mulher nela. Sua mulher que lhe recebe com um sorriso de satisfação e felicidade. Sua mulher é Kate.

Só essa cena já seria suficiente para levar os Jater ao delírio (depois conto como foi a recepção dessas notícias no mundo Jater), mas ainda tínhamos mais. Tínhamos Jack sendo um bom pai. Tínhamos Kate feliz em ver seu homem se dar bem com o seu filho. Vemos Kate dizer à Jack o quanto está feliz por ele estar ali, sabemos que Jack até apresentou Kate a seu avô. Vemos eles se beijarem apaixonadamente e Jack a pegar no colo e numa cena que demonstra o quanto eles são íntimos, ele corre com a sua mulher, extremamente feliz, em direção ao seu quarto.

[reparem no quadro sinistro, não lembra a cena do pai de Jack na água?]

Vemos uma Kate que nunca acreditou em relacionamentos, que sempre fugiu, aceitar embevecida o pedido de casamento de Jack com um sonoro: Of course I will, YES. Seu sorriso era de uma mulher que sempre esperou por isso e que parecia não acreditar que finalmente o homem que ela amava estava ali, na sua frente, na sua cama, colocando um anel de brilhante no seu dedo.

Mas estamos falando de Jack e Kate. Estamos falando do casal OTP de uma das séries mais sensacionais que já foi criada. Pessoas que têm problemas em confiar e em dizer a verdade. Lógico que algo iria atrapalhar isso. E lógico que Kate seria um dos motivos para que Jack se tornasse um desesperado no fim da terceira temporada.

Não acredito que Kate esteja traindo Jack. Ela deixa bem claro que a promessa que fez a Sawyer não tem nada a ver com eles. Nada a ver com o relacionamento deles. Afinal ela aceitou brincar de casinha com Jack. Acho que a promessa tem a ver com Cassidy e a filha que o golpista teve com ela, e ela poderia ter contado a ele, mas se ela contasse, não seria Lost, certo?! E vamos lembrar que em nenhum momento ela o manda embora, ela só diz que ele não pode ficar perto de Aaron se ele ele está com problemas, e ele se afasta.

Jack começa a ver seu pai em todos os lugares. Recebe um recado de Charlie, via Hurley, que está totalmente doido, confirmando uma das coisas que sente - que não deve criar Aaron, sendo Charlie e Christian manifestações do Inimigo de Jacob?! E é neste episódio que conhecemos a origem daquele Jack doidão que vimos na terceira temporada. Acho que a questão está ai, por que Jack sente que não pode criar Aaron? Seria por que ele finalmente descobriu que Claire é sua irmã? Seria por que, por algum motivo, tirar Kate da ilha significava deixar Claire na ilha? De qualquer forma, não deve ser fácil ver seu pai que já morreu, andando por aí, nem as palavras de um louco fazendo eco aos seus pensamentos. Eu ainda não cheguei a uma teoria sobre isso. Acho que estou feliz demais para pensar em algo além do episódio que segundo o blog de Lost Não-Shipper mais respeitado do país “o episódio trouxe as cenas shippers mais intensas de toda a série”.

Acho que ainda é cedo para dizer que acabou. Mas fica claro que no encontro deles no final da terceira temporada, toda aquela angústia, toda aquela vontade de estar junto, toda aquela vontade dos dois, não era mera imaginação nossa, nem o ele era o Sawyer né?! Lembrando alguns comentários da época, foi dito até que Jack era um pai violento, só porque xinga quando tropeça num brinquedo. De onde sai tanta imaginação!

Vimos ainda que a aproximação deles começou na ilha. Quando Jack mostra que só confia em Kate quando ele está vulnerável. Ele queria ela na mesa de cirurgia não por que não confiasse na capacidade de Juliet e sim por que queria estar perto da mulher que ama, talvez aquela seria a última vez. Kate dá mostras de seu sentimento quando o manda calar a boca em resposta ao “Se alguma coisa acontecer comigo...”. E agradece à Juliet bem mais por ela ter salvado a vida de Jack - agradece por ela ter sido nobre o suficiente em dar esperanças para Kate de que Jack, apesar dos pesares, ainda a amava.

Vimos também ConMamma dar mais um importante passo, que praticamente se confirma nos últimos spoilers, que já já estarão por aqui. Sawyer colocando o bem estar de Claire em primeiro lugar. Sawyer preocupado com Claire de diversas maneiras. E a cena final, me parece algo a que teremos que nos acostumar. Um desesperado Sawyer gritando por Claire. Infelizmente, ConMamma ainda detém o posto de ship-não ship mais cultuado de Lost, já que Claire "sumiu". Mas ele não ficou sem uma loira, já que a 5ª temporada foi...Suliet! E outro detalhe: Claire diz que está melhor, que parou de ver coisas, mas é interrompida. O que Claire estava vendo? Pegadinha dos roteiristas ou pista sobre o que aconteceu com ela?

Confirmadas as mortes de Karl e Danielle. Ainda espero por um FB da francesa. E que flashback ela teve.

Juliet se redimiu de grande parte das suas canalhices e se mostrou uma grande mulher ao deixar claro para Kate que ela (Juliet) não seria um empecilho entre ela e Jack e que ele ainda a amava.

Achei o Jin inteligentíssimo ao perceber que Charlotte fala coreano e usando o seu amor por Daniel para garantir a saída de Sun da ilha. E ainda resta a dúvida: teria Jin ensinado Charlotte enquanto viveu na Dharma? Viu, é por esse tipo de coisa que não consigo entender as viagens no tempo de Lost!

Peço desculpas pelos comentários. Sei que não estão à altura desse episódio. Aliás nada que eu escrevesse estaria à altura. Esse é um daqueles episódios que foram feitos para tocar a alma, foram feitos não apenas para serem vistos e sim, para serem sentidos.

3 comentários:

Mestra Veri disse...

Vou até escrever sem Caps Lock de tão lesada e em estado de choque (no bom sentido) em que me encontro desde quinta à noite!hahahahahahahahahaha

E na verdade... eu por enquanto me encontro impossibilitada de comentar esse episódio, juro! Eu não sei o que dizer exatamente, e é o que você mesma disse Lilica, nada do que escrevermos vai estar à altura do tão FORMIDÁVEL "Something Nice Back Home"!!!

Jate é o OTP de Lost, mais do que comprovado! O episódio foi mal escrito? Estão descaracterizando o personagem da Kate? Jacket é casal? Skate lives? Jate começou e terminou num mesmo episódio?

Todas essas perguntas só tem uma resposta: D-E-N-I-A-L!

Não assistir Lost direito, dá nisso... acha tudo errado!!!!!!!!!!

JATE IS SOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO FATE!

Queridos leitores, aguardem o retorno de "Café de Férias" - com "Falando de Amor", "Viajando na Jatenese... "Café com Pão de Queijo"... e muito mais! O hiatus desse ano vai render bastante!!!

*suspira*

Lindos coments amiga, eu amei e emotivei... bjssssssss.

Carlinha disse...

E EU SENTI! GU-RI-AS, COMO EU SENTI! Estou histérica e in surtus psicoticus jaterianus desde quinta-feira à noite quando Lilica, Ju e Fabi me ligaram! kkkkkkkkkk
Isso é tão bom, mas tão boooooom!
Amooooooooooooooooo!
Eu nem sei o que comentar rsrsrsrs
Beijos!

ana paula disse...

Faço coro com as meninas, ainda estou em estado de choque! Posso estar no meio dos amigos, do trabalho ou até dormindo, esse episódio e as cenas maravilhosas não saem da minha cabeça!

Eu sabia que nós íamos ter a nossa resposta de que Jack e Kate se amam mas nunca esperei que fosse ser tão intensa assim!

Ainda não sei o que pensar, só sei que depois dessa, não tem como dizer que eles são irmãos ou que a Kate quer ficar com o Jack pq ele é um porto seguro mas ela não vai aguentar ficar com ele pq são mto diferentes! Depois do 4x10 não tem como negar quem realmente ama quem!

YES! Of course I will! YES! Preciso dizer mais?