sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

4x06 - "The Other Woman" - Comentários

[Essa sim, a cena mais romântica do episódio!]
Flashback: Juliet

Primeiro, gostaria de justificar a demora em publicar o comentário do episodio 06. Eu estava doente, uma gripe feia, sem ânimo até pra levantar da cama, então... sorry!

O que dizer do episódio 06 além de que foi decepcionante? Sério. E nem é por Jacket, sobre isso, comento mais abaixo. Mas do episódio mesmo. Teria alguma diferença para a continuidade e entendimento da história se ele não existisse? Respondo que não. Mas alguns detalhes fazem a diferença: sabemos que o gás da estação foi usado por Ben na "purificação", e o que Harper comenta sobre Ben, e fala sobre Juliet ser "idêntica a ela"? Idêntica a quem? E o quadro de uma mulher loira na casa de Ben? E a lista? E porque as crianças estariam nela? E a aparição de Harper, seguida dos sussurros? Uma encarnação do Inimigo de Jacob, talvez?! E a pergunta de Ben sobre se o coelho tinha um número nas costas?

Saber que a Juliet do passado era uma pamonha deslumbrada, que foi escolhida para ser “partner” do Ben e que acabou se envolvendo numa relação adúltera com Goodwin, não acrescenta nada para a história do seriado.

E como conciliar essa Juliet pamonha com a Juliet “fodona”, que atira a sangue frio, que entra sozinha na mata, que encara dois desconhecidos mascarados, que joga uma Kate mais “fodona” ainda no chão e faz de tapete? Em que ponto da estória houve essa mudança? Por que segundo o Lostpédia, o avião caiu há exatos 97 dias. Ana-Lucia matou Goodwin no 27º. No jantar com Ben, Juliet pede que ele traga Goodwin de volta, pois já perderam Ethan, que morreu no dia 29. Ou seja, até o episódio 30, Juliet ainda era uma pamonha. Quando ela descobre o cadáver de Goodwin, apesar de não ter menção no Lostpédia, mas deve ter sido entre o dia 29 e o dia 31, visto o estado de conservação do defunto. Nesse dia Juliet, apesar de ainda ser uma pamonha, já está desconfiada de Ben. No dia 68, ou seja, 37 dias depois, Juliet monitora Jack dentro do aquário, e é uma outra mulher. O ponto que quero chegar é que não tem como uma pessoa passar de completa abobada a uma mulher decidida em 37 dias.

Viagem dos roteiristas à parte, a única coisa realmente interessante e significativa foi ver que o pai de Penny, o Sr. Widmore é o homem por trás da organização que caça Ben. Provavelmente é também o alvo de Sayid no futuro. Agora o que ele quer com a ilha? Quando Ben faz menção à aparição da imagem de Nossa Senhora em um pedaço de vidro, que atraiu multidões e faz uma alusão ao que aconteceria se descobrissem o que aconteceu com Locke, um paraplégico que voltou a andar, temos a impressão que o Sr. Widmore quer fazer da ilha um pólo turístico ou um centro de pesquisas ultra divulgado, o que vai contra os princípios de Ben e aparentemente do Jack do futuro também, ou é tudo balela de Ben, que na verdade não quer ser preterido no comando da ilha, nem por Locke, nem por Widmore. Ele acha que é especial, ele quer ser especial, assim como Locke, mas nunca sentiu, de verdade, uma conexão com a ilha, por isso usa todos os recursos para permanecer no comando. Começo a achar que Widmore não tem nada a ver com a saída dos Oceanic Six da Ilha. Indiretamente, ele tem!

Momento “loser total”: Locke acreditando em Ben e dando espaço para a cobra o morder. Tem gente que não aprende, como diria uma canção que amo do grupo mineiro Tianastácia: “Se o cara nasce Mané, cresce Mané, morre Mané”.

Momento “Fashion Police”: Alguém chama um personal stylist para a Juliet, por favor! O que são aquelas saias rodadas? Aquele cabelo a lá Julia Roberts em “Tudo por Amor”? E aquela maquiagem a lá “Procura-se Susan desesperadamente”? Acho que ela está bem melhor suja e maltrapilha, pelo menos tem a desculpa da falta de chuveiro, de escova e etc. O que é bem melhor do que ter mal gosto assumido e descarado.

Momento “E o Emmy vai para...”: Se Michael Emerson conseguia convencer como o líder manipulador e sem escrúpulos, ele de “amante psicótico” é insuperável. Fiquei com pena da Juliet. Será que essa obsessão de Ben por Juliet tem a ver com as viagens no tempo que vimos na 5ª temporada, e a temporada de Juliet com a Dharma em 1970, e o fato de ela ter cuidado de Ben quando criança?

Momentos Shipper!

Kkkkkkkkkkkkk, sorry! Estou lembrando do spoiler sobre certo beijo EXTREMAMENTE apaixonado! Afff! Esse povo não sabe o que é amor!

Aliás, esse episódio ficou totalmente perdido no que diz respeito a sentimento. Como disse, Goodwim foi morto no 27º dia, Juliet ficou sabendo no 31º e já no 49º em Exposé, vemos uma Juliet toda serelepe dizendo à Ben que Jack é bonitinho. Quando que uma mulher que perdeu o grande amor da sua vida, por que pelo FB fica claro e evidente que o amor entre eles era real, quando que uma mulher apaixonada daquele jeito estaria fazendo gracinhas sobre outro homem 22 dias depois? Só em Lost, onde parece que não é só o tempo que corre diferente, mas os sentimentos também.

Fora o sensacionalismo que foi feito em cima do reencontro Jate. Jack largou Kate ferida, sangrando e foi correndo atrás de Juliet. Aff! Gente! Inventem coisa melhor! Jack está cuidando dos ferimentos de Kate, é evidente sua preocupação nos incontáveis “tudo bem?” e “calma” que ele repete enquanto a encosta no colo e cuida do seu ferimento. Somente quando Kate menciona as máscaras de gás é que ele se lembra que Juliet está ali e se levanta, olhando ao redor e chamando por Juliet. Ah! E ele a estava chamando, não por estar preocupado com ela e sim por que se deu conta que todos eles, inclusive Juliet, estavam em perigo. Quando corta para a próxima cena, ele e Kate estão caminhando juntos, indo procurar Juliet. Então me expliquem onde ele abandonou a Kate?

E o tão apaixonado beijo? Um beijo onde uma das partes está ferida e assustada, e acabou de dizer que tem sentimentos pela outra parte e que se preocupa com sua segurança? Sabemos que Jack tem síndrome de herói. O relacionamento dele com a Sarah começou dessa maneira, com Jack a salvando não só da deficiência física, mas também do abandono pelo noivo poucos meses antes do casamento. E vimos aonde isso acabou. Com Juliet é a mesma coisa. Jack realmente ficou tocado com ela, por que viu que ela precisa ser salva, que ela não é tão forte assim, que ela gosta dele e que principalmente Ben (o vilão malvado) está querendo literalmente “jantá-la”. Aliás, nessa eu tiro o chapéu para a Juliet. Tem mulheres que dão o golpe da barriga, tem mulheres que dão o golpe do baú. Essa daí esta tentando o golpe da “Chapeuzinho Vermelho”. Que herói não salva a moça indefesa diante do Lobo Mau?

E Jack nessa estória toda? Ele não está indiferente à Kate. Notaram o sorrisinho besta quando ela disse que ficou por que precisava descobrir algo? E a direta-indireta sobre ela fingir que isso não era importante? Sério, essa cena foi muito mais romântica que o beijo Jacket. Mas também não está indiferente à Juliet. Mas é a Juliet por um acaso do destino, podia ser a Gabriela, a Maria, a Teresa ou qualquer mulher bonita, inteligente e interessante que demonstrasse apreço por ele quando ele está no fundo do poço sentimental.

Se nós somos assim, por que esperar algo diferente de um personagem que ao longo da série tem se mostrado o mais humano dos humanos? Qualquer um no lugar do Jack ia querer dar à volta por cima. Ia querer superar uma dor de cotovelo. Ia querer seguir em frente. E por que não a Juliet? Sim. Resta saber se ele vai conseguir. Eu duvido. Para mim, ele vai tentar, talvez até rolasse algo mais profundo se Kate continuasse na vila. Mas Kate está de volta. Sozinha. Deixou o tão aclamado “amor de sua vida” e a vidinha de casado que ele propôs pra trás. E ainda temos o FUTURO. Adoro essa palavra. No futuro, como disse meu amado amigo Flávio, Jack ainda ama Kate. Então Jacket foi menos profundo que uma poça d’água em dia de garoa.

Beijinhos e boa semana!

P.S.: Agradecimentos à Carlinha por dicas e idéias e à Veri pela revisão.

5 comentários:

Carlinha disse...

Realmente o episódio foi fraco. Não há sequer boas análises a serem feitas, cenas a serem remexidas. Até mesmo o conteúdo que há para ser comentado é fraco e raso, como Jacket! rrsrsrs
que coisa... grande beijo apaixonado! Um perigo essa paixão toda! Nem é bom que eles cheguem perto daquela estação Dharma, cheia de gases poderosos... é tanta paixão que pode implodir o lugar!
Eu continuo convencida de que o Jack está se aproximando da Juliet como forma de desafiar o Ben, e pensando bem... para tentar ganhar a confiança dela até conseguir que ela conte tudo o que sabe sobre aquele lugar. Porque não é possível que o Jack não confronte essa Paquitosa! É muita burrice da parte dele... e o Jack não é burro. Então, ou TPTB está errando a mão com o Doc, ou nesse mato tem cachorro. Sou mais a segunda opção ;D
Lilica, ótimo coment!
Kiss!

Mestra Veri disse...

O EPISÓDIO FOI REGULAR... O COMENTÁRIO DA CARLINHA, PRICELESS! ^^

E OS COMENTÁRIOS DA LILICA... COMO EU AMO!!! JURO Q EU ESPERO TODA SEMANA!

EU NÃO SEI O Q FIZERAM COM A JUJU... MAS EU GOSTO DELA SOMENTE NO "MODE FODONA"! FOI ASSIM Q ELA ME CONQUISTOU... ESSE CLICHÊZINHO DE "MOCINHA INDEFESA" NÃO COMBINA COM ELA...

E AGORA... AQUELE BEIJO JACKET????? BEIJO??? ÓH JESUS, DAI-ME PACIÊNCIA! NÃO VOU FICAR AQUI ESCREVENDO MUITO, PQ VOU SER REPETITIVA, LILICA E CARLINHA JÁ DISSERAM TUDO!

DANIEL É MUITO FOFO... DEFINITIVAMENTE!!!!!!!

EMBORA TENHA SIDO BONITINHA A CENA DO JACK CUIDANDO DO DODÓI DA KATE, A CENA Q EU VICIEI (E OLHA Q FAZIA TEMPO Q EU NÃO VICIAVA NUMA CENA JATE), FOI A DELE PERGUNTANDO PQ ELA FICOU LÁ NA VILA COM O LOCKE... OU ELE QUERIA DIZER... SAWYER? *rolleyes* HEHEHE

ANYWAY... UMA CENA SIMPLES... SEM MUITO NHÊ-NHÊ-NHÊ, MAS CENA DE QUALIDADE - SÓ PODIA SER JATE!! ^^


BJSSSSSSSSSSS.

Fabi disse...

Meu comentário sobre "The Other Woman": zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz...

O que? Teve ep semana passada? Nem reparei... *rolleyes*

Beijos! ;-)

Anônimo disse...

Eu concordo plenamente com a visão da Lilica sobre o epi.!!

Penso exatamente assim, inclusive com relação a essa “mudança e volubilidade” da Juliet!

Achei o epi. fraco, acrescentando pouquíssimo à história. Um epi. intermediário, de ligação, com FB bobo e deslocado, que só serviu para os admiradores da Juliet ficarem meio que decepcionados (me incluo no grupo que gosta da Jules!).

O “semi-kiss” foi morno como todo o epi., o abraço foi bonito. No conjunto da obra, foi uma cena bonita, porque muito bem feita, mas nada além disso!

E eu, sinceramente, não me preocupo nem um pouquinho com essas ocorrências, porque o “futuro a Jate pertence”, hehe... Que o digam “os tribunais”, ou o 4.04 - ahauhuahua!!

Belo post, parabéns!!
Bjs!!

Flávio M#1! disse...

Eita episódio monótono! Lilica, adorei ter sido mencionado no seu post, que honra! ILY! Comentários mais do que perfeitos, como sempre! Faço minhas as palavras de todas vocês: com exceção da cena Jate, tudo foi morno nesse episódio, inclusive aquele SELINHO! KKKKKKKKKKK!