quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Comentários - 5x06 "316"

316 é o número de um novo vôo que se parece muito com o antigo vôo que deu início à toda a história de Lost.

Várias janelas abertas e o vôo da Ajira Airways vai passar justamente pela que leva à ilha. Mas é preciso fazer com que o vôo 316 seja o mais parecido possível com o vôo 815 da Oceanic.

Então vemos Jack levando novamente um corpo dentro de um caixão, com Locke usando não só os sapatos de seu pai Christian, mas representando outra pessoa que morreu por Jack não acreditar nela.

Vemos Sayid escoltado por uma agente federal, um paralelo com Kate, que era uma fugitiva e era escoltada por um agente federal. Achei bem siginificativo o fato de ser uma mulher a levar Saiyd, poderia ter sido um homem. Mas quem levou Kate foi um homem e tinhamos entao um casal, aqui só inverteram os papéis. Agora de que Sayid era fugitivo? Da ideia de voltar à ilha? Se sim quem o estava levando preso? Quem deu um jeito dele estar justamente naquele vôo? Pensou em Ben? Eu também.

Hurley muito provavelmente foi convencido por Charlie, que a essa altura da vida do Dude é a única pessoa junto com Sayid em quem ele acredita. O violão representando a presença de Charlie. - Fazendo uma comparação dos extremos dos personagens, quando Ben é questionado sobre o que acontecerá com os passageiros que nada tem a ver com a ilha, o mesmo responde com um frio "Quem se importa?" - Temos Hurley que se importa, tanto que compra todas as passagens restantes para não infligir em ninguém o castigo de ir parar na ilha. Palmas para ele.

Sun, que no vôo da Oceanic fugia do seu amor, nesse embarca em busca dele. Talvez podemos fazer um paralelo com Rose, que contra todas as evidências acreditava que seu marido ainda estava vivo.

Ben, muito provavelmente matou Pen. É horrivel até de imaginar, mas ficou bem claro isso, quando ele diz que precisa cumprir uma promessa a um velho amigo, depois liga para Jack de uma marina, todos sabemos que Pen vive em um barco com Des e que Ben prometeu a Widmore, seu velho amigo, que iria matar sua filha. Podemos fazer um paralelo com Sawyer, que também embarcou depois de cumprir uma antiga promessa e matar alguém. (Graças a Deus, Ben ainda têm um pouquinho de humanidade. Quando viu o filhinho da Pen, não teve coragem de matá-la, talvez por que ele mesmo tenha crescido sem mãe)

E Kate? Com quem deveria ser esse paralelo? Muitas teorias começam a pipocar que seria com Claire, a grávida do vôo. Será? Possibilidade existe. Lost não dá muita bola pro lado shipper da série, então acho que o fato de Kate ter uma noite de amor com Jack um dia antes do vôo ter um significado maior do que só uma diversão. Mas isso é algo a ser confirmado ou desmentido em um futuro próximo. Mas que ia ser lindo um Jaby, isso seria. (Ainda não foi falado nada sobre isso. Eu começo a achar que não tem nada a ver e ela só foi mesmo curar a carência com Jack).

Voltando a Kate. O que foi feito de Aaron? Quem convenceu Kate a mudar de idéia? Claire dizendo para ela deixar o garoto com a avó verdadeira? Ben que raptou o menino e exigiu a volta de Kate como resgate? Qualquer coisa que seja, duvido muito que esteja incluido no pacote ela ser obrigada a passar a noite toda fazendo sexo com Jack. (Ela volta pelo Aaron. Para resgatar a mãe dele. Ela se sente culpada por ter construido uma relação feliz com o menino, só pensando no que era bom para ela e não para ele próprio. Por isso deixa o garoto com a avó.).

Mas... o que interessa é que ela está voltando. E voltando com o Jack, voltando por todos os motivos, exceto por Sawyer, isso ficou bem claro, então nem precisamos voltar nessa tecla. (Apesar de Cassidy dizer no episódio 11 que era por causa de Sawyer, eu não enxerguei isso em fatos concretos no episódio. Foi culpa pelo Aaron mesmo.)

Kate usou Jack como consolo por ter perdido Aaron? Muito provavelmente. É natural do ser humano procurar consolo quando estamos tristes. O detalhe é sempre procuramos consolo com quem é importante para a gente. E a perda de uma pessoa querida, só é suprida com outra pessoa querida do lado.

Não achei ela fria como alardeado - e comemorado por ai-. Achei ela constrangida. Meio perdida, tal como num primeiro encontro onde não se sabe onde por as mãos ou o que dizer. E de certa forma, aquilo era um primeiro encontro do recomeços dos dois. E quando ela diz que todos estão juntos no avião, mas não significa que estão juntos, não vi conotação shipper ali. No contexto da conversa, Jack está falando de todos, empolgado, acreditando que todos estão voltando pelos mesmos motivos que ele e Kate só o alerta que não é bem assim, todos estão ali, mas com objetivos diferentes, ele por culpa, ela para protejer Aaron, Sun pra resgatar Jin, Saiyd obrigado, Hurley por loucura e Ben por interesse próprio. Juntos, mas separados.

A parte sinistra do episódio fica por conta da mãe do Faraday. Qual interesse dela em ter recrutado Desmond para ir para a ilha quando ela sabia de tudo que rolava lá? Qual o papel ela representa nisso tudo? Ela parece conhecer Ben muito bem, mas não parece ser aliada dele. E não podemos esquecer a ligação dela com o frei do monasterio do Desmond. Estranho. (Ela conhece Ben desde criancinha. E quando ele rouba o lugar de Widmore, seu "marido", não foi revelado o que foi feito dela, mas provavelmente ela guarda alguma magoa de Ben)

Outro fato sinistro é o piloto do vôo 316 ser Frank Lapidus, o piloto original do vôo 815 da Oceanic. Seria isso uma forma do destino corrigir um erro? Ou uma armação de Ben ou da mãe de Faraday? (Acho que foi destino mesmo.)

O final do episódio termina com outro mistério. Onde está o restante da tripulação? Sun, Saiyd e Ben foram parar em outra época? O clarão indica que só Jack, Kate e Hurley chegaram à ilha? Como Jin está trabalhando para a Dharma se os clarões acontecem sem uma previsão de tempo, o que inviabilizaria a infiltração dele na Dharma? (Sun e os outros pararam no presente e Jin e os demais estão infiltrados na Dharma nos anos 70).

Sobre o beijo jate. Deixo aqui o comentário de alguém totalmente não shipper e o comentário de alguém totalmente skater.

"Jack honoring Kate's insistence on mystery about Aaron's whereabouts and being rewarded with maybe the hottest kiss this series has ever seen."

Doc Jensen EW

Holy Hot Kiss! Tonight's promo promises Jack and Kate will share some smoking-hot screen time next week. And let me tell you, I slow-mo'd that sucker over and over again and can tell you that Evangeline Lilly and Matthew Fox really went for it, wide-open mouths and all. Holler! Should be some good TV.

Kristin dos Santos (E! Online)

E já que uma imagem diz mais que mil palavras... com vocês:

O BEIJO MAIS QUENTE DA HISTÓRIA DE LOST




3 comentários:

Petterson Lima disse...

Sabiaaaaaaa!
Esse episódio foi um prato cheio para vocês jater's, lembrei daqui qunado vi a cena, hahahha!!

Anônimo disse...

Esse casal é lindo demaissssssssss!!

ana paula disse...

Esse casal é lindo demaissssssssss!! [258464158856545]

JIF!!!!!!