sábado, 16 de janeiro de 2010

There's No Place Like Home - Parte I - Comentários

Flash Forward: Sun, Jack, Kate, Aaron, Sayid e Hurley (Os Seis da Oceanic)

Já virou lugar comum falar que Lost é o melhor que se tem na TV hoje em dia, a melhor das séries. Mas nunca me canso de dizer isso, por que é verdade. Lost nunca deixa de me emocionar.

A primeira parte do episódio There's No Place Like Home (Não existe lugar como o lar) mostra que devemos nos preparar para uma grande final de temporada. E principalmente nos preparar para uma grande 5ª temporada.

A cena inicial dos Oceanic Six dentro de um avião, abatidos, apáticos, longe de demonstrar o entusiasmo que seria previsto para um retorno à realidade, não me deixa imaginando o que poderia ter acontecido para que resolvessem contar uma história tão louca quanto aquela, mas com quem eles tiveram que fazer um acordo desses para garantir que sairiam da ilha? Mais do que o acordo para salvarem Ben, o trauma da explosão do navio e do sumiço da ilha explicam o estado de espírito deles.

Acho que a questão em si nem é o “sair da ilha” e sim onde está a ilha. Onde ela está no espaço e no tempo! Ben disse que é possível mover a ilha e como os biscoitos que Hurley come da caixa na Orchid têm quinze anos, supõe-se que há quinze anos atrás esse “mover” a ilha se fez necessário. Se Widmore sabe sobre a ilha, sabe sobre a Orchid, é por que ele já esteve lá, e com certeza, esse “mover” a ilha se deu por conta dele. Provavelmente depois de Widmore ter sido expulso, Ben moveu a ilha para que ele não a encontrasse...mas como os suprimentos da Dharma continuam chegando? Será que a ilha realmente foi movida há 15 anos? Uma vez que a ilha se moveu, as coordenadas fornecidas por Faraday não servem de mais nada. Não adiantaria muito para Jack e Cia. dizer que existem sobreviventes, se não existe ilha. Seriam no mínimo chamados de loucos.

Um outro ponto que chama a atenção nessa primeira cena é que Jack continua os liderando. Mas nenhum deles o seguiria se não concordassem com ele. Aliás, parece que não concordam, mas também não têm peito para dizer a verdade. E como sempre os haters de Jack de plantão já começam a crucificar o doutor sem nem mesmo saber o que os levou à aquele momento. Por isso trago um trecho do comentário do Carlos Alexandre do Lost in Lost que diz bem como devemos receber essa mentira contada pelos Oceanic’ Six: “Mas o doutor Shephard, por mais que queira ter (e de fato sinta) o peso das responsabilidades apenas em seus ombros, carregando em sua vertiginosa decadência o sangue e a cicatriz dos Oceanic Six, esta carga deve - ou deveria - ser compartilhada por todos ali. É certo que Hurley também pelo menos sente isso; e, tempos depois, soaria lúcido e sincero sobre a cama de um manicômio ao afirmar: 'Nós todos estamos mortos'".
Foi lindo a cena de reencontro deles com as famílias. O medo no rosto de cada um. A alegria dos pais de Hurley. O deslocamento de Sayid por não ter com quem comemorar (vem aqui Sayid que eu te dou um abraço). Hurley incluindo Sayid no grupo. A solidão de Kate. Jack abraçando sua mãe, a mesma que praticamente o colocou nessa situação (lembram que ela que o obrigou a ir até a Austrália buscar o pai?), detalhe que a atriz tirou uma casquinha de Matthew Fox nessa cena, quem a condena?

Lindo também foi o reencontro entre Nádia e Sayid. Apesar de sabermos que eles não terão um final feliz, foi bom ver Sayid com um sorriso verdadeiro no rosto pela primeira vez.
Sun virando uma mulher de negócios dura e vingativa. Será que agora vou começar a gostar do personagem? Duvido. Principalmente quando a fala dela ao dizer que culpa duas pessoas pela morte de Jin. Uma já sabemos que é seu pai e a outra aposto que é Jack. Será que ela culpava Jack e depois transferiu esta culpa para Ben? Ou desde o começo ela culpou Ben, tanto que se aliou a Widmore para matá-lo? Então muito provavelmente vou continuar detestando a desenxabida.

Hurley começa a pirar no seu aniversário. Sinistro a reaparição dos bad numbers. E que sensível é a sua mãe hein? Fazer justamente uma festa “havaiana”? E seu pai também é sem noção. Ri demais dos dois. Os Oceanic Six, com exceção de Sun, parecem ser vizinhos e compartilham a amizade.

Aliás, detalhe Jater interessante, Kate se desculpa com Hurley pela ausência de Jack e diz que ele vai se atrasar. Mas como assim ela sabe? Porque ela se sente no “dever” de se desculpar por Jack? Afinal, pela idade de Aaron, o aniversário de Hurley foi alguns meses depois do resgate, quando ela deveria estar curtindo sua viuvez espetacular por Sawyer. Mas parece que Mrs. Austen estava era esquentando a cama do Dr. Shephard.

A cena mais emocionante do episódio foi sem dúvida no memorial a Christian Shephard. Jack finalmente se libertando do pai. Será que se libertou mesmo? Mas o que me deu um aperto no coração foi a cena em que a mãe de Claire finalmente revela o parentesco dos dois a Jack. Aliás, cadê o Emmy e o Golden Globe de Matthew Fox? Só por essa cena ele deveria levar os dois. A gama de sentimentos que transparecem em seu rosto, vão da curiosidade em saber quem é aquela mulher que conhecia seu pai, à decepção pela destruição da imagem de seu ídolo (todo filho idolatra o pai e saber de uma traição detona essa imagem, tenhamos 5, 15 ou 40 anos), à certeza de que algo tenebroso seria revelado e finalmente à incredulidade de saber que de alguma forma não foi capaz de cuidar de sua família, mesmo que ele nem sabia que Claire era sua irmã. E quando ele olha para Aaron pela primeira vez com a consciência de que é seu tio, é impossível não esperar outra reação do que ficar literalmente de “boca aberta”.

Na ilha, Jack sempre disposto a cumprir suas promessas, mesmo que tenha que se arrastar para fazer isso. E todos, sem exceção parecem admirar isso. Todos, inclusive Sawyer. Alias adoro a química Jawyer. Os dois funcionam muito bem juntos. É o que sempre digo, no caminho existia uma pedra, existia uma pedra ops Kate no caminho.

E é indiscutível também a liderança do doutor. Repararam que quando Sawyer conta que “perdeu” Claire, ele não olha Jack nos olhos? Aliás, ele abaixa a cabeça, típico sinal de quem espera uma reprimenda, mas que não suporta olhar nos olhos da pessoa e saber que falhou?

E detalhe também que o reencontro skater deixou muito a desejar em matéria de sentimentos. O que deveria ser uma cena skater, foi uma cena totalmente Jater, com Kate desesperada implorando que Jack não fosse sozinho.

E mais uma vez a admiração de Sawyer pelo Doc ao dizer que ele é teimoso mais não vai conseguir morrer sozinho. Além dessa admiração, vi um outro lado nobre de Sawyer. Ele percebe o quanto Kate está transtornada com a possibilidade de Jack ir sozinho e resolve se juntar à ele.

Faraday sabe o que é a Orchid e como ela funciona. Levando em conta que muito provavelmente ele não sairá da ilha, talvez sua presença lá seja uma forma de talvez os que ficaram, tentarem uma saída.

O reencontro de Michael e talvez seus únicos amigos na ilha: Sun e Jin. Fiquei com pena dele. Está certo ele foi um son of bitch, mas ele tinha motivação para fazer o que fez. E ele parece realmente arrasado por ver a reprovação no rosto de Jin.

Desmond descobrindo que algo está transmitindo do barco e esse algo é uma bomba. Muito provavelmente o detonador está no braço do lazarento do Keamy. E que detonador, que depende de Keamy vivo para não explodir tudo! Já que Widmore não pode voltar para a ilha, ele resolve explodi-la com todos que estão lá. Será que todos que estão no barco vão explodir junto? E como Sun será salva?

Jack e Sawyer encontrando Lapidus. Pausa para a minha crise de risada. Só lembrava da Karla comentando sobre o encontro entre pai e filho. Sawyer e Lapidus: os descabelados. E novamente nada dá certo nessa bendita ilha. Eles podiam levantar vôo, mas Hugo ficou para trás e nem Sawyer e nem Jack o deixariam para trás.

Ben se entregando e principalmente entregando à Locke a missão de salvar a ilha. Espero que aquela anta faça alguma coisa certa dessa vez. Mas Ben sempre tem um plano, que provavelmente foi arquitetado naquela troca de sinais com o espelho. E se Ben não quisesse desesperadamente sair da ilha para vingar a morte de Alex, Locke teria saído, como o Inimigo de Jacob mandou que ele fizesse.

Alpert e os hostis capturando Kate e Sayid. Jack e Sawyer em um extremo da ilha. Hurley na Orchid. Sun e Aaron no barco. Como eles irão se juntar e finalmente se tornarem os Oceanic Six? Teremos que esperar duas semanas para saber as respostas, se é que iremos saber.

Ao mesmo tempo em que torço para que esse tempo passe depressa, torço para que demore bastante. Já imaginou ficar oito meses sem Lost? Tortura digna de Mr. Jarrah.

Fotos: Dude! We Are Lost!

2 comentários:

Anônimo disse...

Lilica lindo demais!!!!!!

ana paula disse...

Muito bom Lilica, eu só acrescentaria outra cena jater, além da skate mais jate do episódio que vc comentou: quando Jack e Kate estão indo até o helicóptero, antes de encontrarem Miles e Sawyer. Eles param pq Jack está cansado e voltou a sangrar. Kate repreende ele e Jack fala que não é sangue, que é o corpo eliminando a infecção.
O quê ela responde? Que sabe que não é isso e que ele está mentindo pq as pessoas não olham nos olhos quando estão mentindo mas que Jack faz justamente o oposto!

GENTE, EU AMEI ESSA FALA E A CENA TODA PORQUE MOSTROU COMO A KATE CONHECE O JACK EM DETALHES! QUE ELE OLHA NOS OLHOS QUANDO ESTÁ MENTINDO!!! ISSO É OU NÃO SINAL DE QUE ELES SÃO O CASAL DE LOST? QUE SE CONHECE A FUNDO?!

Já com o Sawyer, ela apostou que poderia viver com ele em Eggtown e a atitude dele foi bem diferente do que ela imaginava. Tanto que mereceu um belo tabefe!

Cada vez mais eu amo JATE!!!