domingo, 10 de janeiro de 2010

Comentários 3x11 - Enter 77


Flashback: Sayid

A ação se desenvolve em duas frentes: na praia, uma mesa de ping pong é armada, mas eles não têm bola para jogar. Sawyer pergunta de Kate para Hurley, que não sabe dela. Paulo aparece com uma das revistas de Sawyer e ele fica furioso. Propõe então uma aposta: se ele ganhar, todos vão devolver as coisas dele. Sun diz que se Sawyer perder ele não poderá colocar apelidos em ninguém por uma semana. Os losties escolhem Hurley para jogar com Sawyer, que debocha. Hurley ganha de lavada.

Na outra frente, Sayid, Locke, Kate e Rousseau estão indo em direção ao norte, conforme indicação do bastão de Mr. Eko. Sayid não está muito contente, e quando eles param para descansar, ele sai para buscar frutas. Ele acha e segue uma vaca, e acaba encontrando uma nova estação Dharma, com uma antena parabólica no telhado. Quem está nela o homem do tapa olho. Sayid leva os outros até a estação, decidido a descobrir quem é o tapa olho. Rousseau não concorda e se afasta. Sayid se aproxima sozinho da estação e é atingido por um tiro. Locke e Kate o ajudam e conseguem dominar o tapa olho.

O tapa olho tem nome, é Mikhail Bakunin. Enquanto Locke observa a escotilha, Mikhail socorre Sayid, e conta que é o último sobrevivente da Iniciativa Dharma, que a estação onde estão se chama Flama e que é uma estação de comunicação. Ele conta da purificação, quando os Hostis atacaram as instalações Dharma e mataram todos, menos ele, que estava isolado, depois disso ele foi visitado por dois Hostis, que mandaram ele não sair do vale. Ele diz ter sido recrutado depois de servir o exército soviético, e diz também que a antena não funciona mais. Uma gata aparece raspando o chão, e Mikhail diz que ela se chama Nadia.

Locke, enquanto isso, está numa sala jogando xadrez no computador. Na outra sala, Sayid diz a Kate que sabe que Mikhail está mentindo. Mikhail ataca Kate e Sayid, mas é dominado por este. Sayid tem certeza que há outra pessoa na estação, e junto com Kate, explora o subterrâneo da estação. Eles acham explosivos na parede, e uma sala com várias pastas de documentação. Em cima, Locke acabou de ganhar uma partida de xadrez e uma gravação aparece, pedindo que ele digite um número, ele digita e surge outro pedido de número. Se a estação estiver sendo invadida por Hostis, deve-se digitar 77. Mas Locke não tem tempo, porque Mikhail, que ele devia estar vigiando, o domina com uma faca. No subterrâneo, Kate é atacada por Bea, quando Sayid a domina e a interroga, ela não responde.

Kate e Sayid levam Bea para cima, e descobrem Locke dominado por Mikhail. Mikhail e Bea conversam em russo, e Bea manda Mikhail matá-la. Ele obedece. Sayid e Kate levam algumas coisas da estação e Sayid decide ficar com Mikhail como prisioneiro. Rousseau acha que eles devem matar Mikhail, mas Sayid decide não matá-lo, e mostra o mapa que pegou na Flama, e que indica a posição da Otherville. Locke se reúne aos companheiros e diz que venceu o computador no xadrez, e apertou 77. A estação explode.

No flashback, Sayid trabalha em Paris como cozinheiro, com nome e origem falsos. Ele recebe uma oferta de emprego de um iraquiano, que o convida a visitar seu restaurante. Quando Sayid chega, descobre que é uma armadilha: ele é dominado e preso. O dono do restaurante chama a mulher, que reconhece Sayid como seu torturador. Sayid nega, e é espancado. A mulher conversa com ele, e Sayid admite que a reconhece. Ela o perdoa.

Nenhum comentário: