sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Comentários 5x01 "Because You Left" e 5x02 "The Lie"

Flashback: Juliet, Charlotte, Miles, Daniel e Sawyer (e todos os losties que ficaram na ilha)

Depois de oito longos meses, Lost está de volta. Devo dizer que muita coisa mudou em nossas vidas nesse período. Muita gente apareceu, muita gente sumiu, muita gente se apaixonou, muita gente chorou, gargalhou, gritou, enfim, muita gente viveu. Tivemos viagens incríveis, tivemos Twilight, um Reveillon espetacular e a confirmação de que: o que Jate uniu, nada separa. Friends forever.

E se o início do primeiro episódio não foi tão espetacular quanto os das temporadas passadas, ao longo do episódio isso foi compensado com uma virada incrível na mitologia da série.

Não. Definitivamente eles não estão mortos (citei isso, por que me lembrei de um associado da empresa que trabalho que viu o papel de parede do meu computador e começou a discutir Lost comigo e a primeira pergunta foi: O que é aquela ilha? Para mim, estão todos mortos. É amigos, ainda existem pessoas que persistem nessa teoria tosca. Amadores.)


A ilha não viaja no tempo, quem viaja são os sobreviventes. E incrível que podem ir tanto para o passado, quanto para o futuro. Mas não podem alterar nada. Então por que Daniel (do futuro) volta no tempo para encontrar a roda que provocou tudo isso? Acho que para descobrir mais de como aquilo funciona para tentar salvar a ilha, e também para salvar Charlotte. De certa forma, tudo se resumiu a um homem que usa sua inteligência para salvar a mulher que ama. Ou a uma pessoa que prefere nem conhecer outra, para evitar ama-la e perde-la. E depois ainda torcem o nariz quando se fala em amor e Lost na mesma frase!


Em 70 horas, segundo Sra. Hawking, que é coleguinha de Ben Linus, os Oceanic Six e Locke precisam retornar a ilha, ou será um Deus nos acuda. Mas o que isso quer dizer? A ilha vai ter uma sobrecarga e explodir devido aos constantes deslocamentos? A ilha vai sumir do mapa? Ou se eles não voltassem, o incidente não aconteceria e o rumo da história teria mudado? Ainda não entendi esta parte, Eloise tocou o terror em Ben e depois nada "aconteceu" na ilha que justificasse sua pressão para levar TODOS de volta. Por isso ela fazia tantos mapas? E principalmente: o que a Sra. Hawking tem a ver com isso tudo, uma vez que ela insistiu para que Desmond seguisse com seu destino e fosse para a ilha? Ela tem a ver muito mais do que poderíamos imaginar a principio, sendo uma egressa da ilha, ex-mulher de Widmore e mãe de Faraday. E se ela sabia como voltar a ilha, porque não ajudou Widmore a regressar? Ele teria que estar incluído, como Ben, na recriação de algum evento que levou pessoas a ilha? Ou ela o abandonou assim que saiu da ilha, criando seu filho sozinha? Somente a traição de Widmore (que teve uma filha com outra mulher, enquanto saía e entrava na ilha) é suficiente para este ódio? Ele fez algo mais, ou o conhecimento de que mataria seu filho por causa da expedição de Widmore foi suficiente? E se ela sabia que mataria seu filho, porque insistiu com ele que estudasse física? Será que foram os estudos de Daniel que proporcionaram a Dharma a primeira chance de chegar a ilha? Mas se Eloise era dos Hostis, não deveria ter evitado a chegada da Dharma? Há meu Deus, é isso que viagens no tempo em Lost fazem comigo!


Desmond é uma pessoa especial segundo Daniel, pelo que entendi, uma pessoa que não sofre com as variações da ilha, talvez por que tenha em Penny uma constante "forte". Será que é só por isso? Ou a exposição a uma carga maciça de magnetismo, quando da explosão da escotilha, fez com que Desmond ficasse especial? Isso de constante ficou meio no ar, com Charlote passando mal, que somente os que tem uma, estarão "aparentemente" a salvo, e essa constante tem que ser alguém importante para a pessoa nos dois tempos. Antes e depois da visita à ilha.

Desmond tem Penny. Daniel tem Desmond, que praticamente foi quem o apresentou à ilha. Juiliet provavelmente tem sua irmã. Sawyer tem Clementine. (sarcasmo mode on) - Sorry amebinhas, mas a Kate como constante do Sawyer teria até sentido pela força dos sentimentos dele por ela, mas... eles se conheceram na ilha e isso foge à explicação dada até aqui sobre constante - (sarcasmo mode off). Charlote não consegue lembrar de sua mãe, muito provavelmente ela deve ter morrido e ela não tem ninguém importante no mundo "real". Então acredito que Charlote, tal qual aquele tripulante do cargueiro que controlava a comunicação, vai sofrer muito com as "variações" da ilha. Como Daniel, ela começa a ter lapsos de memória, o que um dia a levaria ao estado vegetativo da primeira namorada de Faraday.

Locke não tem constante? Seria Alpert sua constante? Ou seria Locke, assim como Desmond, especial? Ou Locke não foi tão afetado porque foi menos exposto ao magnetismo? Afinal Locke conheceu ele quando garoto e ele se tornou importante para que Locke realizasse seu sonho e fosse importante na vida, se tornando o líder dos Outros. É tão emocionante é rever esta cena sabendo que o Fake Locke manipulou Richard e Locke, para tomar o corpo do careca e poder matar Jacob!


As pessoas na ilha podem ver os viajantes, na verdade só os losties viajam, uma maneira interessante dos produtores de mostrarem a mitologia da ilha, como eles mesmos admitem nos comentários do DVD. Poderíamos esperar um encontro deles com eles mesmos? Uma vez que nada pode ser mudado, os viajantes terão que agir como meros espectadores. E se algum deles tivesse se rebelado contra esta idéia de Daniel, o que aconteceu, aconteceu, antes, teria mudado alguma coisa?


E as visões de Hurley ? É a ilha tentando ajudá-lo? Ou só seu subconsciente trabalhando para que ele aja corretamente? Acredito na segunda. Afinal Hurley quis contar da ilha para o mundo e pelo que entendi até aqui, a ilha não quer ser descoberta. Mas que foi surreal ver Ana Lucia mandando lembranças em nome de Libby, foi. Mais uma manifestação do Inimigo de Jacob?

Li por aí que alguns acham que a mãe do Hurley pode ser alguém inserido nesse jogo da ilha, alguém que sabe de tudo. Não acredito. A cena em que ela diz que acredita nas loucuras que o filho contou, foi uma coisa extremamente de uma mãe que vê seu filho à beira do precipício e precisa que alguém confie nele.


Por falar em mãe. Kate corre o risco de perder Aaron. Alguém sabe que o garoto não é seu filho. Ben estaria por trás disso? Muito provavelmente, e ele está nisso por que quer voltar para a ilha, Carole só acabou ganhando o neto de bandeja. Acho que ele deu um jeito para que a mãe de Claire desconfiasse que o menino é neto dela. Seria uma forma de pressionar Kate a voltar para ilha. (sarcasmo mode on) - Já que o amor por Sawyer não foi capaz de demovê-la da ideia de levar uma vida normal, quem sabe o amor de mãe é mais forte? - (sarcasmo mode off)

Sun culpa Kate pela morte de Jin. Ficou bem claro na conversa dela com Kate. Revendo a cena, discordo. Sun mesmo fala que todos estariam mortos se o helicóptero não decolasse na aquela hora, e agora como uma mulher confiante, ela sabe que algumas coisas são dificeis de decidir. Aquelas alfinetadas foram certeiras. Talvez culpe Jack também. Mas Kate que se cuide. E sua conexão com Widmore? Não tenho dúvidas de ser ele a mente por trás de ela estar de volta a Los Angeles.

Porque Sayid não confia mais em Ben? O que ele viu das tramóias de Ben que o fez desacreditar nas "boas" intenções do líder dos Outros.

E Jack? Quando Ben diz à ele que é para colocar tudo que quer dessa vida na mala por que ele não vai mais voltar. Foi em sentido figurado? Tipo, sua vida nunca será a mesma, você terá que se disfarçar? Ou ele nunca mais poderá sair da ilha? Se sim, seria só ele ou todos os Oceanic's Six? Ou ainda, ninguém pode sair da ilha?

[liga pro Jack, Kate!]

Se Jack não pode mais sair da ilha, vejo cada vez mais a teoria de Adão e Eva criando forças. Todos podendo sair, somente Jack tendo que ficar e Kate optando por ficar na ilha com ele. Lógico que aqui há muito do meu lado shipper falando, mas não podemos negar que é uma possibilidade. Afinal, Kate nunca foi de deixar Jack para trás.

Locke finalmente acha seus companheiros, logo após o ataque dos Hostis. E temos um rápido vislumbre do jovem, impulsivo e autoritário Widmore. Ele nasceu na ilha, ou foi "recrutado" pelos Hostis em algum momento? Qual sua verdadeira ligação com a ilha, para dizer "ela é minha"?

E temos o começo da mentira contada pelos Oceanic Six, como forma de se protegerem de Widmore, que segundo sua própria filha, nunca desiste. Somente Sayid e Hurley relutam em contá-la, mas Sayid reconhece que é melhor. E vemos que Hurley quebra sua promessa de nunca ajudar Sayid.

O apático Jack segue ordens de Ben. Tão estranho ver o Doc seguindo o homem que ele mais odeia. Segundo comentários do DVD, foi bom Jack ter um descanso da liderança nesta temporada, considerando o que o espera na próxima *medo*. Só uma coisa Ben fez de bom: jogou fora as pílulas de Jack. Que era monitorado, já que a moça do açougue sabe do vicio de Jack. Ben conta com uma bela rede de espiões, matadores e afins fora da ilha.

Feliz 2009 para todos nós.

Beijinhos!

Fotos: Dude, We Are Lost!



P.S.: Não podia deixar de comentar. Josh Holloway curtiu bem as férias dele. Muito chopp, bacon e cachorro quente. Alguém avisa para ele que quem está grávida é a mulher dele e que a barriga do pai não precisa ter a mesma circunferência da barriga da mãe? Acho que talvez ele até saiba, isso justificaria seu desespero por conseguir uma camisa e esconder assim sua "ótima" forma. Vendo os comentários de Dalrton sobre este episódio, eles dizem que se o público não entendesse as viagens no tempo, pelo menos teriam visto Sawyer sem camisa o episódio inteiro.

6 comentários:

Anônimo disse...

AHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHHAHAHHAHHA

1° Excelente comentário, tb acredito que o fato do Des ter uma contante faça ele ser "especial"...

2° Tb concordo que o Ben manipulou algo ali pra mãe da Claire desconfiar do bebê, com certeza isso faria Kate começar a fugir eternamente de novo, ou voltar de uma vez pra ilha.

3° AMO SARCASMO MODE ON! ADORO! AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA RILITRUZ!

Go goooooooooooooooooo Lilica! Que só ta comentando!

Ps: Não sei pq gostaria de saber quem se apaixonou ai nesse intervalo de 8 meses.... lalala =P

cibele disse...

Quem se apaixonou não fui eu, infelizmente :(

Comentários muito bons e pertinentes. Temos que frisar que a senhorinha de cara perversa é mãe do Daniel, segundo a Kristin.

Gostei também de alguns comic reliefs do episódio, como o Hurley jogando o hot pocket no Ben haha
Mas fora isso, o Hurley me irritou com essa história de "temos que falar a verdade". Quem disse? A vida é feita de sacrificios e não acho que eles estejam sendo punidos pela mentira...

Alias, será que ele vai fazer o Jack sair das drogas? Aeee \o/

O comic relief numero 2 é a forma avantajada do Sawyer, mas não só isso, o cara tá envelhecendo rápido. Se a gente olha a primeira temporada, dá pra ver que a ilha tá aumentando as rugas do rapaz. Deve ser a falta de protetor solar (crianças, usem protetos solar).

cibele disse...

Ele = Ben


E outra, a Sun está manobrando a Kate. Ela tem muito ódio no olhar, não parece sincera em nenhum momento. Falsa e burra, porque não tem sentido algum sentir raiva de quem quer que seja.

Fabi Lameirinha disse...

E se quem mandou os advogados na casa da Kate foi a própria Sun? ela sabe que a Kate não é mãe do Aaron, ela tem grana pra armar um esquema que não chegue a ela e tem ódio suficiente da Kate (ainda) pra ferrar com a vida da pobre...um grande esquema para atrair Ben e matá-lo?!?!
Meu, que raiva do Sóia o epi inteiro sem camisa...já tava dando nos nervos, aquela tensão toda, viagens no tempo e ele todo pimpão, como se estivesse numa tarde de chopp com os amigos na beira da piscina.

ana paula disse...

Muito bom Lilica, sabe que foi exatamente isso que pensei qdo vi o Sawyer sem camisa pela primeira vez nesse começo de temporada?! É, enquanto uns vão se recuperando, tirando a barba, ficando mais lindos do que nunca, outros vão se descuidando ... bem, deixa pra lá!

Sobre os episódios, devo dizer que adorei mas nem tanto qto os do ano passado. É que para mim, o que mais me prende em Lost são os personagens e os romances (principalmente JATE, claro) e nesse início teve mto pouco disso. Por outro lado, tivemos o começo da interação Jack/Ben que vai dar mto o que falar! Adoro esses dois trabalhando juntos! E está cada vez mais claro que 1 esconde coisas do outro. Só quero ver no que isso vai dar daqui pra frente!

Então, muito bom começo de temporada mas acredito que o melhor ainda está por vir, para quem gosta de mitologia e para quem gosta dos romances!

Gente, Lost is baaaacccckkkkkkk!!!!

YAY YAY YAY YAY

*Sa* disse...

Amei seu coment Lilica!!!!

Adorei o sarcasmo mode on!!!!!!! Perfeito!!!!

Aí... concordo com a fabi, as vezes foi a Sun que fez com que houvesse a desconfiança da mãe da Claire a respeito do Aaron!

Alias, cada vez ela me irrita mais!