segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Comentários - 3X08 - Flashes Before Your Eyes


Episódio de Desmond

Na ilha, Locke dá a notícia da morte de Eko para Charlie, Hurley e Desmond, este ultimo começa a correr em direção a praia, todos vão atrás e é Claire que está se afogando.

A pergunta que todos se fazem é: Como Desmond sabia que Claire estava se afogando se estavam longe da praia? Hurley, lembrando da previsão de Des sobre o discurso de Locke, começa a desconfiar que ele (Des) prevê o futuro e junto com Charlie decide embebedá-lo.

Bêbado, Desmond começa a contar o que aconteceu quando ele girou a chave da escotilha.

Sua mente do “presente” é enviada para o seu corpo do “passado”. Ele acorda no apartamento que divide com Penny e começa a ter sensações de déjà vu, primeiro quando cai da escada e depois quando ouve o barulho do microondas, que é idêntico ao do computador da escotilha.

Ele vai a empresa de Charlie Widmore, que fica furioso quando ele fala de Penny. Des, assim como todo homem que “ganha” ou “tem” menor poder aquisitivo que a mulher amada, sofre de uma baixa estima tremenda, acrescida de uma pitada de machismo, por achar que quem paga a conta tem que ser sempre o homem e se ele não pode dar o que o pai dava para amada, então o melhor é arranjar um barco e ir passar 2 anos numa ilha perdida, apertando um botão.

Ele sai transtornado e acaba esbarrando em Charlie, que faz uma apresentação na rua. Desmond começa a falar sobre a ilha, sobre aquele momento e Charlie não se lembra de nada (obvio, isso ainda não aconteceu para ele), então Des diz que vai chover e no mesmo momento a chuva cai.

A falha é que se isso aconteceu, esse encontro de Des e Charlie, antes deles se conhecerem, quando eles se encontram na ilha, Charlie tinha que lembrar dele, assim como Danielle tinha que se lembrar de Jin. Por que certamente, Richard se lembra de Locke. Meio contraditório isso.

Desmond resolve comprar um anel de noivado para Penny e quem o atende é Ms. Hawking, que diz que ele não vai comprar o anel e sim entrar em um barco e ir para uma ilha, onde ficará apertando um botão e salvando o “mundo”.

Hoje dá para entender melhor essa intervenção de Ms. Hawking. Na quinta temporada ela diz que Desmond é especial e as regras não se aplicam a ele. Sabendo disso e que ele poderia ou ate mudou alguma coisa no destino da ilha numa linha alternativa do tempo, ela também volta no tempo (como? Não sei) e diz aquilo tudo para o Desmond para que ele siga o seu “destino” e tudo aconteça como sempre aconteceu. Ela meio que paga por essa intervenção depois, por que essa era uma ótima chance de mudança e com isso talvez Daniel não teria morrido. Mas... levando se em conta a questão de que quando a pessoa viaja no tempo, aquele é o seu presente, não tinha como ela ter a informação que seu filho iria morrer. Mas como ela tinha a informação que Desmond ficaria apertando um botão???? Mistério.

Desmond se convence, chuta o balde, magoa Penny e quando está em um bar, percebe que a sua previsão está certa, recebe uma cacetada na cabeça e acorda na escotilha, se lamentando por não ter sido forte e seguido seu coração.

De volta a ilha, Desmond revela a Charlie que quando girou a chave, algo aconteceu e ele tem visões do futuro e que não importa quantas vezes ele tente salvá-lo, Charlie vai morrer.

Nenhum comentário: