quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

4x03 "The Economist" - Comentários

Flash Forward: Sayid

Ben: Preciso lembrá-lo do que eles fizeram da ultima vez que você pensou com o seu coração ao invés da sua arma?

Sayid: Você usou isso para me recrutar como seu matador.

Ben: Você quer proteger os seus amigos ou não, Sayid?


Passamos o episódio inteiro inconformados com a mudança ocorrida com Sayid. O que aconteceu com um dos mais íntegros dos Losties?

Integro sim, Sayid era um soldado, matava porque tinha que matar, é uma daquelas raras pessoas, que quando escolhem um lado, fazem o que tem que fazer, sem hipocrisia. Um dos que mais batalhou pela integridade do grupo, oferecendo sua vida na terceira temporada, para garantir que os Losties sairiam da ilha.

Quando vimos, ao final do episódio, a figura sinistra de Ben, a primeira conclusão é que Sayid trabalha para ele. Sayid é o traidor anunciado nos spoilers. E pelo que li na internet afora, é essa a conclusão da maioria.

Mas como diria o imortal Nelson Rodrigues: Toda unanimidade é burra! Será que o pessoal não sabe nada de interpretação? Fica claro na conversa dos dois, que este grupo que Sayid persegue, mantêm controle sob seus amigos. Agora que amigos? Os amigos que ficaram na ilha. Fica evidente no sofrimento e na angustia de Sayid que ele voltou a fazer algo que ele abomina e jurou nunca mais fazer por um bem maior, pelo bem dos seus amigos. Ainda não entendi onde Ben se encaixa nessa história toda. Se é realmente um aliado de Sayid para resgatar o restante ou se é apenas um aproveitador que viu a chance de eliminar quem tomou o controle da ilha. Na verdade a ilha está "sem controle", literalmente. Ben saiu da ilha e Widmore não conseguiu voltar. E Sayid está matando pessoas que têm ligação com Widmore, tornando cada vez mais difícil que este volte a ilha, para alegria de Ben, que também não podia voltar.

Como todo mundo, cai na historinha da Elsa. Tadinho do Sayid não tem sorte no amor. Acho que vou mandar o telefone de certa fã ardorosa coloboradora desse Café pra ele. O que acham?

Mais intrigante que a traição de Elsa é a pulseira de Elsa. Pulseira idêntica a de Naomi. Seria essa pulseira uma espécie de identificação de um grupo? Todas as vítimas de Sayid terão essa pulseira? E o que significam as iniciais R.G. da pulseira de Naomi?

Atenção especial para a boa forma do ator. Nooooooooosa! Adorei tudo, até a escova progressiva!

Na ilha Locke se mostra cada dia mais louco. Sorry! Mas cada dia que passa sinto mais raiva da figura. Alguém acredita que ele realmente está preocupado com a segurança dos sobreviventes? Ele somente quer encontrar a glória de ser alguém especial. Por isso essa obsessão por Jacob. E que líder autoritário não? Depois o Jack é que era o prepotente, né?! O pior é ver como o confiante Locke já está descontrolado, e como Ben só vai comendo pelas beiradas para se aproveitar da situação.

Odiei Hurley fazendo parte do joguinho e enganando dois amigos. Isso não combina com a personalidade do gordinho. Hurley é uma pessoa fofa, literalmente.

Notaram a diferença de tempo na ilha? O relógio do maluquinho beleza (fofo ele) marcava 02h45min e o do foguete marcava 03h16min. Medo! Será ele a chave para sabermos o que é a ilha? Ou pelo menos parte do que acontece lá ele sabe!

Os momentos shippers! Ah! Os momentos shippers! Melhor que eles, só a repercussão que estão causando. Hehe!

Como tinha adiantado no comentário da Sneak Peek, tivemos uma Kate toda faceira, jogando charme para Jack. Temos um Jack tímido que diz para ela ir na missão de resgate. Tivemos uma Kate decepcionada com a menção do nome de Sawyer e uma Kate desanimada em reencontrar seu amor épico.

Reconheço que Jack foi meio pamonha. Viu a Kate dando mole. Ficariam praticamente sozinhos. Ficou evidente que essa era a intenção dela. Ele quis jogar e perdeu a aposta.

Não o condeno. Um relacionamento precisa de ação dos dois lados. Ele fez a parte dele. Kate ainda está correndo. Poderia ter dito que não iria, que queria ficar, mas ai meus amigos shippers, veríamos um grande The End estampado na tela.

O reencontro épico entre o dito casal OTP. Nossa! Como foi épico! Kate e Sawyer têm uma cumplicidade não é? Uma confiança! E vimos Kate demonstrando tudo isso ao gritar bem alto por Sayid mesmo quando seu amado lhe pede silêncio. Já sei! Ela o confundiu com o abominável homem das neves e ficou tão apavorada!!!!

A conversa skate demonstrou o quanto esses dois estão fora de sintonia. Kate quer sair e reconstruir sua vida. Sawyer não tem uma vida que valha a pena reconstruir. Será que ela aceitará brincar de casinha com ele? Agora sabemos com quem ela brincou de casinha hehe... Ou dona Kate tem mais uma carta na manga? Pra mim Kate sabe o que faz e quando faz. Mas isso é assunto para os comentários do próximo episódio.

Jack tinha esperança que Kate voltasse, ficou evidente em sua cara de decepção. Aquela expressão de quem apostou todas as cartas e viu a banca virando o jogo. Mal sabe ele que essa não é a ultima rodada.

Beijinhos e bom fim de semana!

2 comentários:

ana paula disse...

Ai Lilica, como sempre teus posts me emocionando! Palavras certas muito bem colocadas! Realmente, foi bem isso que eu achei do episódio, da parte shipper e da não shipper!

Só um comentário: como eu ri qdo a Kate olha p o Sawyer fazendo sinal p silêncio e ela grita Saaaayyyyyid! Nossa, ali se eu pudesse, entrava na tela e dava um abraço na Kate!
E qdo ela fala: até qdo vamos brincar de casinha? Mais um ponto p dona Kate!
Amei esse episódio e até a parte do Jack recebendo aquela diretona do Sayid q Kate preferiu ficar na vila. A carinha dele deu uma vontade de oferecer colinho!!!!! Tadinho! hehehehe mas ele não ficará assim por mto tempo! Nós sabemos disso, pelas diretas q a Kate demonstrou, esse triângulo ainda não acabou, mas está totalmente pendendo p JATE!!!!!

Carlinha disse...

AAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHH
MANDA O TELEFONE DESSA FÃ!!! MANDA JÁ!