segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Rita Hayworth come Cheetos e toma Coca-Cola #4 - excepcionalmente na segunda!

Sorry pelo atraso. Apesar da coluna estar pronta para postagem no sábado, tive um imprevisto que me impediu de publicá-la na data correta.

***
A próxima top model do Brasil.


Brazil’s Next Top Model é uma produção do Canal Sony, inspirado no programa estadunidense que busca descobrir o próximo grande talento da moda: America’s Next Top Model, apresentado pela modelo e aspirante-a-Oprah, Tyra Banks.

O programa original se destaca pela singularidade no gênero dos realities, pela megalomania da apresentadora e por jurados peculiarmente autênticos. Um exemplo da irreverente originalidade do programa é a “professora de passarela” das concorrentes: um negão de 2m de altura que anda de salto, maquiagem, tem o cabelo mais bem arrumado do que a apresentadora e atende pelo nome de “Miss J”. HI-LÁ-RIO!

A competição entre as meninas norte-americanas é interessante e certamente leva o telespectador a torcer por alguma(s) dela(s). ANTM peca em alguns aspectos como o excesso de autoritarismo de Tyra que, querendo aparecer mais que a atração em si, nos dá a sensação – em determinados momentos – de que as regras não valem nada e que não há um parâmetro de julgamento para a avaliação das meninas. De qualquer forma, ANTM pode ser considerada uma ótima produção e é definitivamente um dos meus realities favoritos.

ANTM é bastante conhecido entre os espectadores do Canal Sony, então é normal que esse público tivesse inúmeras expectativas com relação à versão brasileira do programa, quando esta foi anunciada. Eu, particularmente, não esperava algo no nível do programa apresentado por Tyra, até mesmo pela falta de experiência do Canal em produções do gênero, mas colocando na balança os prós e os contras, após vários episódios transmitidos, posso afirmar que Brazil’s Next Top Model fica com o saldo positivo.

Um dos aspectos que contam a favor de BrNTM é que visivelmente a produção vem tentando acertar os ponteiros, semana após semana. Há falhas grotescas em um episódio que são remediadas no programa seguinte. Isso demonstra um comprometimento em fazer um bom programa, ainda que aparentemente dispensável.

O grande trunfo de BrNTM continua sendo o mesmo de ANTM: ele surpreende e vicia. Quando vi a propaganda de um reality show que tinha por objetivo selecionar a próxima grande top model dos USA, falei “Pronto! Era tudo o que NÃO faltava na TV”, menosprezando completamente a premissa do show, e considerando ridículo que produzissem algo assim. Acabei assistindo o primeiro episódio de ANTM exibido pelo Sony, por acaso, um desses dias que a gente não encontra nada de bom passando na TV – mesmo com dezenas de canais à disposição. Assisti e ADOREI! Mal podia esperar a próxima semana para assistir a continuação da competição. BrNTM segue a mesma linha. Tornou-se meu guilty pleasure favorito, ficando na frente de “Falcon Beach” (sim, Falcon Beach, não é erro de digitação, *emoticon envergonhado*)!!!

Agora, cá entre nós, chega de elogios, né? Porque BrNTM tem problemas. E não são poucos. A apresentadora, Fernanda Motta, é simpática, tem firmeza, agüenta o tranco, mas precisa melhorar urgentemente a dicção e assistir a si mesma no vídeo para encontrar uma uniformidade em seu jeito de apresentar. Nos momentos em que ela é natural, considero-a ótima! Mas, no momento da eliminação, aquele discurso pronto e descaradamente copiado da Tyra, não cola e me faz pensar “Tirem essa muié daí!!!!”. Pronto, externei a coisa.

Os jurados! Ai, Jee-suzzz! Os ju-ra-dos. Érika Palomino se salva. Por pouco, tá certo, mas se salva. O resto... podem ter nome, podem ser brilhantes no que fazem, podem ser os bam-bam-bans da moda, mas simplesmente não servem pra júri. Os comentários são... acho que decepcionantes é a palavra. E aí tem as fotos. Eu não sei o que acontece, mas quando assistimos a produção dos photoshoots a impressão que temos é que as meninas foram razoavelmente bem. Mas, quando mostram, na sala de eliminação as “melhores fotos” das concorrentes... oh, novamente: decepcionante! Sem contar que mal dá tempo da gente ver a foto direito.

O fato é que com estes problemas ou não, eu simplesmente não perco o episódio da semana de BrNTM. Já tenho meu palpite de quem vai ganhar, apesar de não necessariamente essa menina ter conquistado minha torcida, por uma breve falta de carisma: Érycka.

E alguém aí sabe me dizer quando que o porre da Lívia vai pra casa?

***
Brazil's Next Top Model - Sony - Quartas / 21h.

2 comentários:

Flávio M#1! disse...

Carlinha! Não assisto esse programa, mas já vi uns episódios do original. Confesso que acho as gringas mais bonitas, poderiam ter feito uma seleção melhor aí, hein! Fiquei curioso pra assistir...Mais uma ótima coluna sua! Beijos!

Mestra Veri disse...

VEJO Q MUDOU O ASSUNTO DA COLUNA DE NOVO... *hoho* HAHAHAHA

BEM, EU NÃO ASSISTO BrNTP... MAS JÁ ASSISTI ANTP!! ACHO Q NÃO ME INTERESSEI PELA VERSÃO BRASILEIRA, NÃO SENTI MUITA FIRMEZA... E AFINAL, TYRA É TYRA!! \o/

COMO SEMPRE... GREAT POST, VMDUI!!!