sábado, 3 de novembro de 2007

Rita Hayworth come Cheetos e toma Coca-Cola #3

Katey Sagal: a eterna Peggy Bundy.


Katey Sagal nasceu em 19 de janeiro de 1954 e é mundialmente conhecida por diversos papéis na televisão norte-americana, muito embora a sua carreira nos mostre que ela não se limitou à arte da interpretação. Katey é cantora e escritora, além de atriz.

Katey começou sua carreira em 1971, fazendo diversos filmes para a televisão e a partir de 73 ingressou na música, atuando como backing vocals de vários artistas, como: Bob Dylan, Gene Simmons (da banda Kiss), Tanya Tucker, Bette Midler e Olivia Newton-John. Katey ainda teve sua própria banda nos 70, “The Group With No Name”, para o qual ela escreveu várias canções. Em 94, ela lançou seu primeiro álbum solo e em 2004, o segundo.

Na década de 80, Katey retornou à televisão e em 1987 estreou como Peg Bundy no seriado de TV “Married With Children”, pelo qual foi indicada aos Golden Globes 4 vezes. Todo o visual de Peg foi criado por Katey, um visual retrô/anos 60 que ela incorporou no seu teste para o papel, com uma peruca ruiva enorme, tamancos, leggins e um cinto com uma fivela bem escandalosa na cintura. “Married With Children” foi um dos seriados cômicos de maior sucesso da sua época e até hoje funciona como referência para sitcoms familiares. A imagem criada por Katey para Peg foi eternizada no hall das donas-de-casa da TV, sendo que jamais houve registros de outra que tentasse se igualar a ela, tamanha é sua incomparabilidade.

Em 1991, Katey descobriu que estava grávida e os produtores de “Married...” incorporaram sua gravidez ao enredo, porém no sétimo mês de gestação, ela entrou em trabalho de parto e infelizmente a criança nasceu morta. No seriado, a conclusão desta linha narrativa foi que a gravidez era apenas um sonho.

“Married With Children”, após 10 anos de duração, terminou sua última temporada em 1997, deixando incontáveis fãs desolados. Nos anos 2000, Sagal participou de séries como “That 70’s Show”, “Ghost Whisperer” e “Tucker”, além de um papel regular no cartoon de sci-fi, “Futurama” e no seriado “8 Simple Rulls For Dating My Teenage Daughter” (que durou 3 temporadas). Em “8 Simple Rulls...”, Katey teve novamente que lidar com uma tragédia, quando o ator protagonista, John Ritter, que interpretava seu marido na série, faleceu, no início da segunda temporada.

Com todo seu talento e bagagem profissional, Katey Sagal pode ser considerada um verdadeiro adereço de luxo à lista de atores convidados para participações especiais em LOST. Ela trouxe a graça e a fibra femininas em flashbacks de John Locke, interpretando sua namorada Helen.

Helen é uma mulher comum, sensível, bem-humorada, inteligente e sofrida. Katey lhe confere um carisma aliado à força da palavra, do bom-senso feminino, fazendo-a tornar-se um personagem especial dentre os inúmeros flashbacks de LOST, ainda que com uma participação de apenas dois episódios.

Penso que ainda veremos Helen nesta temporada que está por vir, em prováveis flashforwards, mesmo que num suposto velório de John. Embora tenha tentado fazer com que John encarasse genuinamente suas questões familiares mal-resolvidas e com as quais ele não lidava nada bem – o que fez com que ela se afastasse dele, inclusive – sinto que ela deve estar presente no futuro de Locke, saindo da ilha vivo ou não. Terry O’Quinn, com toda sua maestria e magia na pele do caçador Locke fica incrivelmente mais humano ao lado de Katey/Helen. Os dois juntos formam um casal interessante e demonstram que ali há uma complexidade de emoções, evidenciam a existência de uma estória densa.

Eu não sei se existe ship para Locke&Helen, porém deveria haver. Eu certamente seria shipper dos dois.





Helen estará ao lado de Locke no futuro? Fora da Ilha? Helen estará no funeral de John, caso se confirme que o velório visitado por Jack no finale da season 3 era dele? Perguntas momentaneamente sem respostas. É certo que estarei torcendo para rever Helen, com John ou sem John; ela é uma brisa de ar fresco perto das atarracadas Kate, Sun e Juliet.

Um comentário:

Mestra Veri disse...

NOSSA, EU ASSISTI TANTO "MARRIED WITH CHILDREN"!

KATE SAGAL É BRILHANTE MESMO! NEM SABIA DE TUDO ISSO SOBRE ELA... VMDUI, TU MANDASTES SUPERBEM NESSE POST... PUDEMOS TER UMA PEQUENA NOÇÃO DA BAGAGEM Q KATE POSSUI, E COMO LOST AINDA PODE SE DAR BEM A APROVEITANDO!

BJSSSSSSSSSSSSSS.