quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Jack voltaria ou não por Kate?


Mobisódio #3 - Ben e Jack
Diálogo em inglês: http://spoilerslost.blogspot.com/2007/11/details-of-3rd-mobisode-king-of-castle.html

Tradução da conversa entre Ben e Jack

Jack e Ben estão jogando xadrez.
Ben - Então, isto deve ser estranho para você.
Jack - Não, realmente. Há um tempo era sim, mas o meu pai me ensinou a jogar quando eu era uma criança.
Ben - Na verdade eu estava falando de você estar aqui, entre nós.
Jack - Eu comecei o que eu queria.
Ben - Tem sido um longo tempo desde que eu tinha alguém com um pouco de habilidade para ser meu adversário no jogo. Eu suponho que não há nada que eu poderia fazer para convencê-lo. Relaxe Jack. Apenas uma questão ociosa. Temos um acordo. Estou querendo honrar minha palavra.
Jack - Tem a intenção, ou você vai cumprir?
Ben - Não depende só de mim. Se a ilha não quiser que você saia, não vai deixá-lo.
Jack - O que? A ilha está tentando afundar o submarino?
Ben - Não. Não. Eu prometo que não vou fazer nada para impedi-lo de voltar pra casa. Mas se você sair deste lugar, um dia você poderá retornar a ele.
Jack - Nunca.
Ben - Eu aprendi a nunca dizer nunca. E se esse dia chegar, espero que se lembre dessa conversa. (Checkmate pra Ben).
Ben - Foi uma bela tentativa.

(Fonte: Portal Série Lost)

Mobisódio http://www.dailymotion.com/mychannel/blogLostinLost/video/x3j9o5_jack-and-ben-missing-piece_people by Lost in Lost

Difícil não ver esse mobisódio e não ficar arrepiado. Seria a fala de Ben “Mas se você sair deste lugar, um dia você poderá retornar a ele” uma profecia/maldição ou apenas uma tentativa de frustrar a saída de Jack da ilha? Eu, particularmente acho que é só uma frase solta que juntada aos acontecimentos do episodio final da terceira temporada ganha ares profecia. Vemos logo depois, na conversa de Ben e Locke que ele não tinha intenção de ele próprio fazer alguma coisa para impedir o submarino de partir, mas também não iria impedir ninguém de fazer o serviço sujo por ele, e nem deixar de dar uma “mãozinha” para que isso acontecesse.

A resposta de Jack, um enfático “Nunca” também levanta velhas discussões. A principal delas: Jack fez um acordo com os outros por ele e jamais tinha intenção de voltar para resgatar Kate? Ele mentiu para ela? O que me admira é as pessoas continuarem a buscar motivos obscuros nas ações do Jack, um cara que já provou por A+B que faz tudo pelo grupo, mas como dizem existe doido para tudo, e se tentar macular a imagem do herói da série na tentativa de igualá-lo a outro personagem digamos sem as mesmas qualidades faz essas pessoas se sentirem melhor ... Quem sou eu para tirar doce da boca das crianças?

Para mim fica óbvio que essa conversa acontece pouco antes de Kate voltar para resgatar o Jack – aliás, faço um adendo: Já repararam quantas vezes esses dois se salvam? Arriscam a própria vida um pelo outro? – Jack estava magoado e talvez ele não tivesse mesmo intenção de voltar. Não ele fisicamente. Mas o Jack não é o tipo mesquinho que coloca seus sentimentos acima do bem estar do próximo. Ele jamais deixaria de ajudar Sun, Jin, Rose, Hurley e Cia. por que a Kate escolheu o Sawyer. E isso é tão claro quanto água. Se, e ressalto aqui que não acredito nessa hipótese, Jack realmente não tivesse intenção de voltar à ilha para resgatar Kate, ele jamais puniria inocentes para acalmar seu ego ferido. Acreditar nisso, me desculpem, mas é ser imbecil ao extremo. Uma coisa é o odiar o Jack, outra coisa é querer atribuir a ele coisas que ele jamais faria.

Ainda trabalhando com essa hipótese, de que Jack não teria a intenção de voltar fisicamente à ilha. Quem iria culpá-lo? Ele estava magoado com Kate, a única pessoa que justificaria ele arriscar sua pele. Ela seria salva, junto com os outros de qualquer forma. Mas, ao ver Kate se arriscando por ele, mesmo depois de ter visto a cena dela e Sawyer juntos, dá um baque em Jack e ele percebe que antes de ser sua amada, Kate é sua amiga, sua companheira de infortúnio e eles dividiram muitas coisas importantes para ser abalada por um simples “Sawyer”. E então temos a cena linda da sala de jogos, onde ele sussurra - além de dar um toque romântico, serve para impedir que os outros ouçam, obvio – no ouvido de Kate que esperava que ela não voltasse por ele, mas que ele voltaria por ela. Desafio qualquer um a provar que ele não voltaria.

E temos ainda a hipótese de que Jack tivesse um plano o tempo todo. Tivesse a intenção de sair e voltar e o enfático “nunca” dito na conversa com Ben fosse para despistar o líder dos outros de suas verdadeiras intenções. Os episódios que se seguiram provaram que Jack não é o típico herói bonzinho e escrupuloso. É sim um homem tentando sobreviver e manter vivo o grupo que o escolheu para líder, e se para isso ele tiver que mentir para um bastardo escroto como Ben, quem irá condená-lo?


Nenhuma das hipóteses apagam a beleza e verdade da sala de jogos. Jack voltaria sim por Kate, isso é uma certeza obvia mostrada não só na lógica dos fatos, mas também ao longo da série. Afinal quem acha que um homem que carregou dinamite por uma mulher, um homem que arriscou sua vida num plano louco da cirurgia de Ben (alguém acha que se Ben não tivesse sobrevivido Jack ainda estaria vivo?), será que existe uma pessoa imbecil o suficiente para imaginar que um homem desses não voltaria por essa mulher?

Beijinhos e bom fim de semana.

PS: A coluna, que é às sextas-feiras, saiu excepcionalmente hoje, uma quinta-feira, por que amanhã esta jate trabalhadora estará até o pescoço de serviço.

Agradecimentos à Lene pela tradução e à Fabi por trazer a novidade ao conhecimento das jaters na comunidade Jack&Kate.

9 comentários:

Cota disse...

Exatamente isso! É tão claro, tão óbvio, que levantar argumentos contrários a isso é ridículo, até porque nem existem argumentos contrários.

Quem é o imbecil que acha que o Jack iria falar a verdade pro Ben e mentir para a Kate?

Pelamor, né?

Fabi disse...

Só o cenário da cena já prova o contexto do diálogo. É um jogo de xadrez, com direito a blefes e estratégias. Ignorar esse fato e interpretar tudo dito lá ao pé da letra é muita inocência (ou seria burrice mesmo?). ;-)

Carlinha disse...

Hello, girls!
Gostei da coluna, Lilica!
Confesso que essa discussão de "Jack voltaria ou não para a Ilha", para mim, é completamente dispensável. A questão toda do mobisódio não é essa.
A resposta que ele deu ao Ben, qualquer outra pessoa daria (com exceção do Locke). Se o Ben me perguntasse a mesma coisa e eu estivesse no lugar do Jack, agiria da mesma forma. E isso independe completamente de personalidade, de planos escusos ou de conflitos românticos.
Se alguém - com ares óbvios de egocentrismo descontrolado, uma queda por jogos mentais e conhecimento pleno de toda minha vida - me mantivesse presa numa jaula, num tanque de golfinhos, numa escotilha da Dharma e me torturasse psicologicamente ou fisicamente assim como aconteceu com Jack, Kate e Sawyer... e eu tivesse a chance de ir embora, logicamente que diria com todas as letras para o maluco: "NÃO VOLTO NUNCA MAIS! NUNQUINHA!" Mesmo sabendo que não honraria tal afirmação.
Ou vai me dizer que alguém esperava que o Jack dissesse: "Ah, volto sim, Ben. Com o maior prazer!! Tenho que buscar a Kate...e já aproveito para entregá-la para a polícia logo em seguida."
Tenha dó, né?
De qualquer forma, Lilica, acho que vc analisou bem todos os pontos da reação do Jack. Ele agiu da maneira que se esperava, fez o que qualquer pessoa decente, que sabe de seus deveres e da confiança que aquele grupo de pessoas depositou nele, faria.
Kisses!

Mestra Veri disse...

PARABÉNS PELA COLUNA DESSA SEMANA, WONDER LILICA!

COMO DIRIA O CHUCK: "EU ACHO Q ESTÁ IMPLÍCITO Q SOU UMA PESSOA DECENTE!" OU SEJA, ALGUÉM DUVIDA DAS VERDADEIRAS INTENÇÕES DE JACK AINDA? BEM... TEM GENTE Q SIM E FAZ QUESTÃO, MAS ESSAS PESSOAS NÃO CONTAM MESMO, ENTÃO, NÃO HÁ O Q SE DISCUTIR.

JACK VOLTARIA NO MATTER WHAT, HOW AND WHY!

JATE IS FATE!!! (EU SEI... TÔ PARECENDO DISCO FURADO COM ISSO ULTIMAMENTE, HEHEHE)

ana paula disse...

Sabem aquela máxima que "ninguém atira pedras em árvore que não dá frutos?"

Aqui a árvore seria o Jack mas ao contrário, dá muuuuuitos frutos. Tanto que se tornou o líder! Foi preciso fuçar e distorcer tudo p tentar denegrir a imagem dele.

Tudo que ele mais queria qdo viu Kate e Sawyer juntos era sair da ilha (quem pode culpá-lo?), mas mesmo assim, ele arriscou a vida p que Kate e S fugissem. Só não foi morto pq era o único a poder cuidar do Ben!

Claro que ele já tinha um plano p voltar e Jack não é daqueles q manda os outros fazerem. Ele põe mãos a obra. Tenho certeza q ele viria junto com o resgate p cuidar dos amigos. Além de amigo, ele é médico e estaria junto com a equipe p qualquer eventualidade ou acidente. Assim como fez qdo estava na ponte: ele ia se suicidar! E mesmo nesse momento mto íntimo, ele não exitou em salvar a mulher e o menino q bateram o carro! Outro teria pulado, afinal, estava querendo morrer mesmo, p quê se importar com os outros?

ana paula disse...

Na sala de jogos, só o fato do Tom ter falado p ele tomar cuidado com o som (be careful in here), já indica que tem algo que será falado e que tem que ficar só entre Jack e Kate e que os outros não podem ouvir, tem q ser sussurrado. Senão, pq iria mostrar Tom ajudando Jack desse jeito?

Kate é a pessoa mais importante p Jack, não tem dúvida. Ela tinha acabado de arriscar a vida por ele. Jack sabe disso e diz em som bem alto, p quem estivesse escutando, q não queria q ela tivesse vindo (c isso, ele assegura q Ben ouviu q ele não queria q nada atrapalhasse sua saída da ilha)! E no ouvido dela, ele fala o que realmente sente: q voltará por ela! E Kate não duvida disso!

Só mesmo Jack haters p duvidar e inventar histórias ridículas.

Ótimo texto Lilica!

Anônimo disse...

Certamente o Jack voltaria pela Kate.

O interessante é que apesar de aparentar estar descontente com a volta da Kate para resgatá-lo, acho que internamente o Jack sentiu-se valorizado e importante.

Ps. Talvez o regresso da Kate tenha sido tão importante para o Jack quanto a saída da ilha teria sido. (nem um pouco EXAGERADA né?)

kkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Pois é... e quem disse que o Jack estava falando a verdade pro Ben? Eles são melhores amigos *tosse*! Hahahah!

Pra mim o Jack poderia estar blefando ou falando sem pensar. Parem de discutir os devaneios sujos das skaters!

ana paula disse...

Aiiiii não me canso de admirar essa foto do beijo!!!!!!

É linda!!!!!

Junto com as que o muso Flávio postou e aquela da promo da 4 temporada do Jack e da Kate, não sei qual escolher como a preferida. Adoro fotos e as deles são maravilhosas!
Obrigada blogueiros jates por nos presentearem com esses presentes de Natal antecipados.

Podem continuar a trazer mais e mais fotos p ilustrar seus criativos e fundamentados posts!

Bjuuuussss