quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Comentários - 6x04 - The Substitute

Esse episódio foi excelente pelas respostas sugeridas e principalmente pelo que foi mostrado na realidade alternativa.

Locke ficou paraplégico não por culpa de seu pai, por que segundo o que diz Helen (Ela participa de Suns of the Anarch?) sobre o casamento, eles têm uma boa relação.

Então isso implica que ser paraplégico estava no destino de John Locke e a meu ver ele foi para Austrália tentar se encontrar naquela tal aventura por que não aceita sua condição. Quando cai na ilha, ele têm essa condição revertida e ai sim passa a acreditar em fé, destino e etc. Na vida "normal" ele seria uma pessoa frustrada, mas que de alguma maneira encontraria sua felicidade, assim como Rose encontrou. Ele aprenderia a ser feliz com o que tinha.

Começo a pensar se Jacob é realmente tão bom assim, se o MIB é mesmo o verdadeiro vilão.

Jacob em algum momento da vida dos Losties interferiu e até mesmo por poderes "divinos" induziu suas escolhas e essa realidade alternativa é o que teria acontecido sem essa interferência.

Se Locke combina com o pai, isso leva a crer que não foi o pai dele que matou os pais de Sawyer. Talvez eles nem tenham morrido e o golpista deve ser uma pessoa boa. Por que Jacob nunca lhe entregou uma caneta para escrever uma carta que seria sua obsessão.

Kate diz para Claire que é inocente e ela foi bem convincente. Muito provavelmente, quando roubou a lancheira, o dono da loja chamou seus pais e ela teve que lidar com seu erro.

Talvez ao comer aquele chocolate oferecido por Jacob, Jack teve a raiva e frustração por seu pai aumentada e sem esse episódio, Jack tenha perdoado o pai e ele não precisava ficar provando para um fantasma que era capaz.

Hurley sem os números é um cara feliz. Claire sem ir para a ilha está com seu bebê. Ben não foi para a ilha e é um professor de história e aparentemente uma "boa" pessoa.

E por que Jacob queria todos na ilha? Segundo o MIB por um capricho. Ele escolhe pessoas a ermo, escreve seus nomes no teto de uma gruta de pedra (seu escritório) e simplesmente as testa. Sem levar em consideração suas vontades e se elas podem morrer no caminho.

Jacob brinca de Deus. Mas seria ele Deus ou o Diabo?

Enquanto na realidade alternativa vemos o que podia ter sido, a aventura acontece na ilha.

O Locke Fake se locomove como monstro de fumaça, deve ser mais rápido.

Quem é Richard? Ele está na ilha desde sempre, é um fiel escudeiro de Jacob, acredita nas suas verdades ou é um prisioneiro ameaçado de alguma maneira?

Ele conhece o Locke Fake e fico viajando se eles não teriam em algum momento compartilhado essa condição de "prisioneiro" de Jacob.

Por que o Locke Fake pode muito bem ter se rebelado contra as tiranias de Jacob e por isso foi preso e condenado a ser um monstro de fumaça. Lógico que não justifica ele matar o pobre Locke e nem todas as pessoas no caminho. Mas quem garante que não era essa vontade de Jacob desde o inicio?

Quem é o garoto que o MIB parece temer? Seria Aaron do futuro? Ou uma entidade mais poderosa que ele e Jacob?

Sawyer não tem medo do Fake Locke porque ele está ferido demais para ter medo de morrer ou o Fake Locke não é essa cobra toda?

E os números? Se somente 4- Locke, 8-Reyes, 15- Ford, 16- Jarrah, 23- Shephard e 42- Know eram importantes para seu plano, serem seu substituto, por que Jacob precisou "sacrificar" tanta gente pelo caminho? Que importância tem Desmond? Claire? Aaron e tantos outros que morreram pela ilha?

Porque Kate foi visitada por Jacob, estava na lista dele, mas seu nome não consta no teto da gruta? Seria por que seu destino é ser uma Ford ou Shephard? Mas e ai qual a função de Sawyer e Jack nesse jogo se estariam ali só para ser o "par" de Kate?

E novamente uma pedra branca e preta é apresentada, agora num contexto mais direto, equilibradas numa balança. Uma conotação que o bem e o mal precisam ser equilibrados para o bem do universo? Que ninguém é tão bom e nem tão mal? Nem mesmo Jacob e MIB?

Eu terminei o episódio com mil perguntas além das que tinha. Mas vejo Jacob com outros olhos. Esse lance de interferir no livre arbítrio das pessoas não é legal. Jacob se apresenta como um Deus na ilha, mas ele difere muito do conceito que Deus teria ou deveria ter, que é deixar as pessoas tomarem suas próprias decisões e arcar com as consequências delas, se forem boas ou más, mas são delas. Jacob está mais para os Deuses gregos, Zeus e etc, que costumavam agir movidos pela vaidade e usavam os mortais em seus jogos "mortais".

Ps: Mais tarde acrescento fotos, ainda não consegui nenhuma descente!

Bjos

Um comentário:

KA disse...

Oi querida!
Acehi super interessante sua visão de como a possível não interferência de Jacob tenha sido boa para os losties. Talvez, a realidade paralela tenha sido criada pela morte de Jacob. Será?
Posso estar bem enganada, claro. Mas Jacob nunca me cheirou bem, hehehe. Digo isto principalmente por seus seguidores, que são o que temos de concreto sobre sua ação. Os Outros sempre foram violentos, matam se pestanejar, sequestram, usam discurso duvidoso. Parece coisa de seita de fanático. Uma fé cega em um cara que reduz seu universo a Ilha do terror...
Não acho que o Locke Vader seja santo não. Acho que o maniqueísmo não vai prevalecer. Mas por enquanto ele ta representando a liberdade de escolha mesmo que para fazer bobagens. Enfi, vamos ver onde isto vai parar...
Só sei que cada episódio ta dando mais ansiedade pelo próximo. Você acredita que Lost vai acabar? Ah, que falta vai fazer...
Bjocas e bom fim de semana!