quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Comentário - 6x01-02 - LA X

Jack olha pela janela do avião, ele de repente parece não saber onde está. Ele deveria estar ali, mas tudo parece estranho.

Essa é a mensagem que Jack passa.

Ele observa Rose e Bernard felizes. E a sensação é que ele está feliz também. Mas por que ficar feliz com a felicidade de estranhos?


Quando vai ao banheiro e se olha no espelho, Jack parece olhar para um estranho, parece não reconhecer o próprio rosto, as próprias marcas de expressão. De onde vem o ferimento que ele não se lembra? Ele parece uma pessoa que sabe que precisa se lembrar de algo importante, mas não consegue.

De onde ele conhece o estranho ao seu lado? Desmond parece não ter a mesma sensação. (O que ele fazia na Austrália? Jack se lembra dele do estádio? Acho que não, afinal se a ilha não existe, Widmore não é obsecado para encontrá-la e muito provavelmente é um pai melhor e Desmond não precisa treinar para ir numa corrida de barco para se mostrar importante para Pen.)

Então começamos uma viagem pelo fundo do mar e reconhecemos aquele lugar, a vila Dharma, o balanço de Alex, o pé de quatro dedos. A bomba realmente explodiu e a ilha foi afundada no oceano e não existe mais.

O vôo 815 da Oceanic Airlines está justamente sobrevoando o lugar onde em outra realidade, outra vida, outro tempo, deveria cair. Mas ele segue seu curso.

Jack esbarra com Kate no banheiro. Momento Jater intenso. Ele literalmente fica abobado com ela. E novamente a sensação de que ele conhece aquela estranha.

Kate vive a realidade que teria se o avião não tivesse caído. É uma fugitiva que acaba de ser "presa" por um caçador de recompensas implacável. E não podia deixar de dizer o quanto Kate é fodástica. Abre a algema com uma caneta, derruba um super agente e ainda sai sem um fio de cabelo fora do lugar. Minha "ídala".

Sawyer presta atenção na conversa de Hurley. E muito provavelmente já pensa em um golpe. É legal ouvir do Dude que ele é o cara mais sortudo do mundo, que nada de ruim nunca aconteceu com ele. Afinal se a ilha não existe, o amigo louco dele não ouviu os bad numbers e eles nunca fizeram parte da vida de Hurley.

Sun invejando a felicidade de Rose. Jin sendo um marido oriental novamente.

Boone e Locke conversando. Tendo uma empatia e falando exatamente sobre como seria "foi" a queda do avião. Locke fantasiando sobre a "trilha", dizendo que dormiu na selva, caçou a própria comida e Boone dizendo que se o avião caísse, iria colar nele. Foi exatamente assim que aconteceu. Shannon não quis deixar o namorado abusivo e ficou na Austrália.

Jack salva Charlie. Estaria ele predestinado a fazer isso? Sayid com a mesma natureza prestativa.

E lindo eles pousando em L.A. em segurança. Eu adoro cada um deles, então adoraria ver Hurley tendo sorte, Jin e Sun se acertando (eles se amam, então fatalmente irão se acertar), Boone vivendo, Charlie voltando para a sua banda, Sayid encontrando Nádia e sendo feliz, Kate com certeza encontrará um jeito de se safar, Sawyer continuará seu caminho e quem sabe encontre Juliet por ai, Jack seguindo seu caminho sem a carga de culpa que carregava e Locke paralítico, mas uma pessoa inteira e ainda com a possibilidade de ser ajudado pelo melhor neurocirurgião da cidade.

Eu quero muito isso. Mas... Parece que ao explodir a bomba, Juliet ajudou a criar uma realidade paralela. Temos dois caminhos, um a realidade onde o avião pousou em Los Angeles e todos seguiram suas vidas e outra onde a explosão os levou de volta ao presente. Essa realidade é mais dura. Nela Juliet morreu mesmo e eles perderam a esperança.

Aquele olho abrindo como na primeira temporada. (Quando saiu o primeiro promo com aquele olho eu disse que era a Kate e era mesmo).

Antes de morrer, Juliet diz coisas estranhas para Sawyer, que eles deveriam tomar um café juntos qualquer hora dessas. Depois quando Miles ouve o que ela tinha a contar para Sawyer, que funcionou. O que funcionou??? Acho que Juliet, na transição de vida e morte, foi até a realidade alternativa e se viu dizendo aquilo de tomar um café para Sawyer. Por isso ela tinha tanto que dizer que tinha funcionado, por que eles se encontram nesse novo lugar. Chamem-me de romântica viajante, mas é o que, além de gostar que acontecesse, eu entendi que vai acontecer.

Momento Jater. Quando Kate encontra Sawyer e Jack, ela nitidamente vê Sawyer primeiro e vê que ele está ferido, mas quando vê Jack ela olha de um para outro e toma a decisão de quem socorrer primeiro: Jack. Se isso não significar alguma coisa, talvez a cara de preocupada quando Sawyer jura matar Jack ou ainda quando ela defende Jack e Sawyer diz que não vai matá-lo.

Falaram net afora que talvez Darlton tenha encontrado a solução para a escolha de Kate. Fazendo ela ficar com um em uma realidade e com o outro em outra. Não vejo como isso iria acontecer se na realidade alternativa existe a possibilidade de Sawyer encontrar Juliet e na ilha ele está amargurado demais com a perda dela para dar chance para Kate.

E Sawyer está totalmente dark. Na boa, o Jack pode até ter viajado no lance de "resetar" o passado, mas ele não pôs uma arma na cabeça da Juliet e do Sawyer e os obrigou a fazer o que não queriam. Ele foi atrás daquilo que acreditava e Sawyer deveria ter feito o mesmo. Culpar o Jack pelas desgraças dele é coisa de gente fraca.

E Jacob morreu mesmo? Pelo menos ele desencarnou do corpo que o MIB jogou na fogueira. E o que era aquele templo? O mesmo onde Ben foi curado quando criança, então isso significa que Sayid agora será um psicopata? Ou Jacob insistiu para que seus discípulos o salvassem por que ele é realmente importante.

Ele, Jack, Kate, Sawyer, Sun, Jin e Locke e o que estava escrito naquele papel que o Samurai leu era justamente o nome deles. Ou ele, Jacob, precisava de um novo corpo e vai agir através de Sayid?


E Ben? Vendo que fez me*da. Foi hilário ele descobrindo que mais uma vez foi só uma peça no tabuleiro. E o MIB sempre foi o Lostzilla e o jeito de controlá-lo é cercando tudo com cinzas. Ele conhece Richard de um outro tempo, onde o highlander da ilha estava acorrentado (imaginei-o prisioneiro no Black Rock). E onde é a casa dele? O templo? Parece que sim e é de lá que ele pretende controlar tudo.

E Locke? Está morto, isso é fato. Mas será que isso será para sempre e a única oportunidade dele ser feliz é na realidade alternativa? Já pensei tanta coisa. Até que a realidade alternativa é a real e a ilha sim é a alternativa, onde nada daquilo deveria ter acontecido. Sei que torço muito para os losties serem felizes, nem me interessa se os mistérios da ilha serão explicados. Mas eu quero muito todos eles bem.

2 comentários:

KA disse...

Saudades dos teus posts, Lilica! Super especiais, como sempre...
Tive a mesma percepção que vc sobre James e Juliet. Há esperança!
Bom, eu amei estas possibilidades de duas realidades. Foi tão redentora, tão mágica!
Pelo que andei lendo, seriam realidades paralelas. As duas existem sim. Acho.
O fato é que Lost volto com tudo, sensacional como sempre. Pena que é o último ano.
Bjs!

Anônimo disse...

Gente LOST é tudo de BOMMMMMMM...Só lamento que é a última temporada!

Obs. Qdo Juliet deu o recado a Sowyer, ela quiz dizer que o relacionamento deles deu certo, creio eu que seja isso!?


Claudia Maria
Fpolis/SC