segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Comentários - 5.11 "Whatever Happened, Happened"

O que aconteceu, aconteceu!

Ben é mal por que Sayid atirou nele? Por que Juliet não foi capaz de salvá-lo? Por que Jack não quis salvá-lo? Por que Kate e Sawyer o levaram para Richard? Os losties estão diretamente ligados ao fato de Ben ser o que é ou é o destino corrigindo algumas falhas?

Por que Desmond só se lembrou do que Faraday falou somente depois que estava fora da ilha e não quando encontrou o físico na ilha?

Posso estar muito enganada, mas os últimos acontecimentos me levam a crer que por mais que a presença dos losties nos anos 70 tenha bagunçado os acontecimentos, eles não são responsáveis por nada do que aconteceu.

Assim como Desmond tentou impedir a morte de Charlie e não conseguiu por que o destino sempre dava um jeito de colocá-lo na “linha de tiro”. Não interessava como, mas Charlie ia morrer e foi o que aconteceu. Não interessava como, mas Ben ia levar um tiro e ter sua vida salva por Richard, isso ia moldar sua personalidade.

O exemplo de Ethan. Ele sempre existiu na época da queda do vôo 815. Talvez o seu nascimento não tenha sido da maneira como aconteceu, com a presença dos losties. Talvez a mãe dele tenha sido poupada pelos hostis e tenha voltado para casa, se casado com Horace e tido Ethan. Assim como talvez Ben tenha levado um tiro de uma outra pessoa, tenha ficado gravemente ferido e tenha sido levado até Richard. E não importa se Jack não quis operá-lo, não importa se Sawyer o levou até os hostis, não importa nem mesmo que Sayid tenha sido o autor do disparo. Os losties foram só agentes do destino para consertar as coisas e fazer com que os resultados fossem os mesmos se eles nunca tivessem vivido nos anos 70. Confuso, mas com alguma lógica.

E Jack? Esta se transformando em um homem de fé? Entrou em um momento Zen e decidiu participar do clube do Locke e adorar o Deus supremo: A Ilha? – Jack tinha voltado com a convicção de que precisava salvar os que ficaram. Como Juliet observou em um tom amargo de quem está puta por que atrapalharam sua vida cor de rosa, Jack parece ter voltado por ele. Por que Jack voltou? Pela ilha? Para cumprir seu destino?

Pontos interessantes!

Na terceira temporada Ben diz a Jack que ele precisa querer salvá-lo. Difícil não comparar as duas situações. Jack não quis salvar Ben criança. Seria uma forma de “justiça poética”? Ou seria Ben tentando se salvar? Talvez o fato de Jack querer salvar Ben, pelos motivos torpes, mas ainda sim querendo, fosse uma forma de vingança pessoal ou uma correção e a partir dali Ben recuperasse sua inocência?

Jack aceitando a ilha como um ser supremo e entrando pro clube do Locke. Quero ver os Jack haters criticarem a postura do doutor.

Parte Shipper!


Flashback da Kate onde fica claro que ela era apaixonada pelo Sawyer e ele partiu seu coração ao pular do helicóptero supostamente para ser um herói e ela “adotou” Aaron para substituir esse amor, consertar seu coração quebrado.

Linda a história se não tivessem outros personagens no meio disso tudo e se não conhecêssemos um pouco de cada um deles e se a história que nos foi apresentada antes dessa não fosse um pouco diferente.

Seguindo a linha do que o episódio nos leva a crer: Kate sempre amou Sawyer .

Kate é bipolar. Única explicação plausível para as suas atitudes desde a divisão dos grupos entre Locke e Jack.

* Ela escolheu ficar no grupo do Jack por que sempre confiou nele. – Primeira falha por que se ela amasse Sawyer iria com ele mesmo sabendo que ele estava errado. Tentaria demovê-lo de ficar ao lado do Locke , mas sei lá, não deixaria seu amor com um lunático.

* Sawyer pula do helicóptero e vira herói, Kate acha lindo e segue para fora da ilha com Jack. Segunda falha por que se ela estivesse apaixonada ela pularia do helicóptero junto. Gostei da explicação da Cassidy para essa cena. Covardia e não heroísmo.

* Kate diz a Jack que sempre esteve ao lado dele. Nem preciso comentar muito não é. Se você ama alguém você vai ficar ao lado desse alguém, não ao lado de outro alguém que claramente tem interesse por você.

* Kate leva uma vida feliz pouco tempo depois de sair da ilha. Namora Jack e vai para as festas feliz e saltitante. Como assim não rola nem um período de luto pelo golpista?

* Kate reconstrói sua vida com Jack, vira mãe feliz do Aaron e age como se isso fosse o que ela sempre desejou. Aquele sim em resposta ao pedido de casamento não era de alguém que perdeu seu grande amor.

* Locke procura Kate, diz que Sawyer está vivo e vai morrer se ela não voltar para a ilha. E o que ela responde? Que não volta nem morta. Mas ela não ama Sawyer? Um coração partido não fica no caminho do bem estar do ente querido. Amor é altruísmo, não vingancinha.

* Então Kate se decepciona com Jack. Em conversa com uma amiga, descobre que sempre usou o amor do filho para suprir o de Sawyer e resolve devolver ele para a avó e ir para a ilha buscar Claire. Só que antes de ir para os braços do loirudo, ela dá uma passada na casa do Jack, sabe como é, estava chovendo... não tinha nada para fazer para passar o tempo.

Como acreditar que uma mulher que age assim, esteve esses 3 anos com o coração partido? Como acreditar que essa mulher ama Sawyer desde sempre?

Eu não sou o tipo que tapa o sol com a peneira. Se ela ama Sawyer, ok, ela ama. Agora construam uma história consistente que nos façam acreditar nisso sem sombra de duvidas.

Com a ânsia de agradar gregos e troianos (no caso Skaters e Jaters), transformaram a Kate em uma reles mulherzinha de beira de estrada, que não sabe o que quer. Ou melhor que sabe: Quer tudo e todo aos seus pés.

Aliás a Kate sempre foi assim não é? Sempre usou os homens da sua vida em proveito próprio. Usou o namorado bandido no assalto ao banco. Usou o amigo apaixonado para encontrar a mãe. Usou o marido para fugir da polícia. Usou Jack para salvar a vida de Sawyer. Usou Sawyer para fazer ciúme em Jack. Por isso gostei da atitude tanto de Jack quanto de Sawyer nesse episódio. Jack por dizer não a ela e jogar na cara dela que ela não gostava dele verdadeiramente e Sawyer por dizer que só estava fazendo aquilo pela Juliet.

Aliás, Sawyer aproveitou a deixa e deixou claro que não está a disposição da Sardenta. Disse com todas as letras que eles nunca dariam certo e que com Juliet ele amadureceu. Precisa de um “toco” mais forte que esse Kate?

Quem muito quer, nada tem. Kate ficou sem Jack e ficou sem Sawyer. Por que finalmente eles parecem ter resolvido o triângulo e mandado ela pastar. Merecido!

Agradecimentos a todos que visitam o blog! Muito obrigada!

Beijos

13 comentários:

Anônimo disse...

Lilica te ouvir comentar assim é realmente forte porque vc sempre foi realista, e infelizmente, este epi mostrou no que transformaram a Kate, no que fizerqm com Jate, que tinha tudo pra fiocar como OTP, mas eles mudaram isso, nossa estou sem palavras detestei...

Vc comentou brilhantemente!
City

Stone Sam disse...

O episódio foi ótimo, pessoal. E que revolta é essa contra a Kate? Alguém já parou para pensar que Jate é maior do que tudo isso?

É esperar pra ver. Continuo apostando minhas fichas no relacionamento Jate, apesar de tudo. O que aconteceu entre eles, aconteceu. E não é helicóptero nenhum que vai mudar isso.

Stone Sam disse...

Aliás, a atuação de Evie na cena que ela abandona Aaron foi perfeita. Merece Emmy.

Petterson Lima disse...

Chegueeeeeeeeeei!!
Sorry Jaters, mas odeio Kate, fato. Ô personagem chata, flashback chato, drama-queen chato, argh. Kate em si é insuportável, nunca sabe o quê quer, uma hora parece que ama Jack outra hora parece amar Sawyer.
É pior do quê qualquer protagonista de série teen, te contar viu.

Esse episódio foi bacaninha, apesar de quê aparentemente não resolveu muita coisa no andar da carruagem, porém eu não sou um desses fãs de Lost que acham que a série deve mostrar sempre respostas para os mistérios em seus episódios. Esse episódio foi mais para curtir, bacaninha..só isso!

Jack virando homem de fé?! bocoó ok? muuuito mala, mais ainda assim eu tô com o Doc e não abro, salvar o Ben mesmo sabendo o quê ele irá causar no futuro é meio nada a ver né?! O cara tava certo.

E eu também acredito na teoria de quê não importa se os Losties estão nos anos 70 ou não, o quê aconteceu vai acontecer assim como você citou a morte de Charlie que o Des ficou tentando evitar durante muito tempo, boa Lilica!

Já falei demais, vou ficando por aqui, beijo.

Petterson Lima disse...

Ah e uma última coisinha... Emmy para Evie (???!!)

Não né gente, por favor não é para tanto =P

Lili disse...

Lilica!!!! como sempre nada a acrescentar ao seu comentário! tbm axo q a transformaram a Kate numa "coisa" q só serve para agradar os shippers de Lost! Xaaaataaaa!!!
Peter.. naum xama meu Jack de mala!!! rsrsrsrs... se ele faz.. o povo reclama.. se naum faz.. reclama tbm!!! afff... bjus pessoas lindas!!!!

KA disse...

Interessante esta visão de correção de rota dos acontecimentos, Lilica!!!Pode ser sim! Faz sentido!
Sabe o que eu achei da teoria da Cassidy? Papo de mulher com dor de cotovelo. "Ele me largou, então largou vc também.." Ela transferiu o que aconteceu com ela para a Kate.
Sempre achei que a Kate não sabia o que queria, ou que queria ter os dois à disposição. Mas nunca achei que ela fosse apaixonada pelo Sawyer..De jeito nenhum.
De toda forma, Kate se redmiu agora. Fez o que era certo. E a tuação da Evy foi de Emy sim, Petter!!!!! Eu me emocionei. Foi ótima mesmo!
Enfim, gostei do episódio. Achei muito melhor que o da semana passada, apesar do fim chocante.
Ótima análise!!!! Gosto do olhar psicológico sobre os episódios. E você tem ótima percepção para isso !!!!
Bjs, Lilica!

*Sa* disse...

Eu confesso que estou lost com a parada de tempo e mata e não mata... etc e tal... e o resultado disso tudo no futuro.

Jate é lindo. Mas no momento, realmente acho que a Kate merece ficar sozinha. Concordo com a Lilica quem tudo quer, nada tem! Sawyer cresceu e se tornou uma pessoa muito melhor com Juliet. jack está bem consigo mesmo e deu um toco na Kate.

Tudo está indo bem... mas continuo dizendo eu não estou entendendo nada dessa série mais. (No quesito roteiro)

Stone Sam disse...

"Não concordo com Cassidy quando ela insinua que Sawyer teria sido o motivo para que Kate visse Aaron como filho e objeto de seu amor. A carga de Kate era muito mais pesada do que isso - e se a ex-amada de Sawyer naturalmente não sabia disso, nós temos tudo para entender que a carência dela era bem mais complexa. Um vazio preenchido por um sentimento que, mais do que fazer doer a consciência, se impôs como a razão real para querer voltar à ilha em sua forma mais bela. E assim, espantosamente, Kate, que inicialmente não queria voltar, o fez com mais consciência do que Jack, com mais segurança do que Sun. Kate sabe quem salvar."

Lost in Lost - Carlos Alexandre Monteiro

Gabrielle disse...

Eu não vi o mesmo episódio que a maioria.Eu achei como sempre que Kate foi a mulher mais dúbia que eu conheço.A atitude dela de sair da ilha de coração quebrado por causa do sawyer?Quando isso aconteceu que eu não vi se houve por favor me digam o minuto e o segundo que eu preciso rever a cena.Kate se apegou ao Aaron porque ele significava alguém que dependesse dela, significava a família que ela não tinha.Se o Sawyer quebrou o coraçao dela então alguém me explique porque logo depois de deixar o menino ela vai "dar"pro Jack?????Ao meu ver ela foi a única que tinha um motivo pra voltar, um motivo real.Diferente do jack que foi buscar a se mesmo e do Hurley que na sua loucura é o mais inteligente de todos. A atitude do Sawyer chocou Kate chocou porque ao meu ver ela se deu conta que atitude de homem que ela gosta é a atitude do velho Jack e não atitude do a ntigo Sawyer que esta agora personificada no novo Jack!POr isso ela sai batendo a porta porque ela tomou consiencia disso.O episódio chateia?Chateia mas nada muito horrivel a história dos dois já passou por piores momentos.

Ps.Eu adorei a" dr" principalmente na parte da operaçao do Ben nas entrelinhas estava lá eu o operei mesmo depois do que eu vi!!!!Agora você não tem o direito de me cobrar!!!!

No mais um morno episodio de Kate como tantos outros.
Ps2: O maior Skate enrustido que eu conheço Também tem a mesma opniao que eu sobre Kate.Confiram no Lost in lost

Anônimo disse...

É triste ver que conseguiram transformar uma personagem tão complexa e interessante em uma mulherzinha voluvél e promiscua. Era melhor que a Kate ficasse sozinha, só assim ela recuperaria a sua dignidade.

O triângulo amoroso destruiu ela na trama.

Mari disse...

OOiiii!!
Escontrei esse blog em uma comunidade no orkut e adorei de verdade!!!
Vcs são Jaters, eu sou Suliet, acho que nos entenderemos, hahahaha.
Confesso que era skater antes, mas sou Suliet agora, e, por consequência, Jater.
Concordo qdo vcs dizem que Kate ficou sem Jack e sem Sawyer nesse episódio, levou um fora dos dois!!
Fiz um post sobre isso no meu blog pessoal, espero que vcs gostem e comentem!!!
Bjooooo

ana paula disse...

Qual o link pro seu blog Mari?!