segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Comentários 5.10 "He's Our You"

Ele é o nosso você!

Traduzido literalmente, o título não mostra muito do que foi o episódio, uma vez que o tal "Sayid's Dharma" não é assim uma brastemp. Mas... valeu pela cena em que ele dispara todas as verdades, deixando Sawyer literalmente com "alguma coisa" na mão. A cara deles quando Sayid diz que é do futuro foi impagável.

Lost volta novamente a abordar as relações entre pais e filhos. Todos os pais dos losties são uns "lazarentos". Fato! Muito cruel o pai do Sayid obrigar os filhos a matar, mesmo que seja um animal para a subsistência. Sayid abraçou a crueldade para fazer o pai ter orgulho dele, assim como Jack sempre se colocou em posição de liderança para desafiar Christian, que disse que ele não era capaz. Sawyer também foi marcado pela tragédia ocorrida com o pai, que se deixou levar pela fraqueza em não admitir que havia sido preterido por sua amada - alguém vê alguma semelhança com o triângulo? Só espero que isso não se repita. - E principalmente, Ben Linus, um garoto gentil, inteligente, que teria tudo para ser uma pessoa boa, foi constantemente maltratado pelo pai e ainda levou um tiro de alguém por quem ele arriscou seu lar e sua vida.

Ben é o peste que é por causa de Sayid. Então a presença dos losties nos anos 70 sempre existiu e eles foram responsáveis por tudo que aconteceu no futuro. Salvaram Ethan quando ele provavelmente não existiria, causaram a "pestice" de Ben, muito provavelmente vão salvar Ben - já vejo Jack tendo a vida de Ben novamente nas mãos - e muito provavelmente serão eles que causarão o incidente.(Jack se recusa a salvar Ben e Kate o leva para Richard Alpert, que avisa que ele nunca mais será o mesmo.)

Nesse ponto se abre a teoria de que Ben já espera os losties e a queda do vôo 815 da Oceanic. Ben já sabia que existia uma tensão entre Kate, Sawyer e Jack e sabia ser esse o ponto a ser explorado para manipular Jack na 3ª temporada. Ben já sabia da queda do vôo da Ajiira e por isso mandou construir a pista de pouso na ilha paralela. E principalmente a vingança de Ben por Sayid ter atirado nele, fazendo do iraquiano seu assassino particular é que no fundo causou o mal todo. É totalmente confuso, mas no fim das contas, Ben é ruim porque Sayid foi ruim e Sayid é ruim por que Ben foi ruim e por ai vai. (Ainda acredito que Ben "esperava" pelos Losties quando eles cairam em 2004).

Mas que deu pena do Littie Ben, isso deu.

Sawyer! O que dizer dele no papel de líder? Um líder é alguém que faz o que é certo para o bem estar da maioria. Sawyer faz o que é certo para o seu bem estar. Está bem claro que ele não colocará sua posição em risco pela pele de ninguém.

Essa é a diferença entre Sawyer e Jack e ai começo a concordar que Jack é realmente bobo. Por que o Jack ferraria com a vida dele, mas jamais deixaria Sayid ser torturado, ser preso e ser assassinado.

Aliás Jack poderia estar muito bem e confortável em Los Angeles, sendo um ótimo médico, casado com Kate, cuidando do Aaron se ele tivesse optado pelo conforto. Como ele optou por fazer a coisa certa: Voltar para a ilha para ajudar seus amigos, ele se ferrou total.

É bom ver também Sawyer colocando os pés pelas mãos como líder. Liderar nunca foi fácil e principalmente não é para qualquer um. Como disse a Cibele, nossa leitora: Lost está afundando! E Sawyer é o capitão! Retornem o leme para Locke e Jack urgente!

E eu acredito que Jack tenha um plano. Não tenho ideia de qual seja e não estou baseada em nenhum spoiler, mas acredito que ele está passivo demais com essa história do Sawyer por que ele sabe exatamente o que vai fazer. (Ele estava realmente passivo por que tomou chá do Santo Daime e ficou acreditando no destino).

Sobre o triângulo, quadrângulo... Devo estar cega ou de saco cheio disso tudo, por que procurei pela tão falada tensão entre Sawyer e Kate e não vi nada. Procurei pela cara de triste da Kate quando fica sabendo de Suliet e não vi nada. Quando muito rolou um constrangimento por saber que ele seguiu em frente enquanto ela ferrou com sua relação com o Jack.

E não venham me dizer que a Kate ia contar para o Sawyer que voltou por causa dele. Isso é denial demais até para a mais ameba das amebas. Depois de 3 anos ouvindo que Sawyer estava vivo e que mesmo assim ela não deu a mínima por voltar. Engulir essa historinha de melodrama mexicano não vai dar.

No próximo episódio saberemos o real motivo dessa volta.

Beijinhos!

Ps: Agradecendo aos comentários do episódio passado.

Meu querido Peter, sempre Skater, mas gente boa demais hehe!

Ka, bem vinda ao Café com Cuca, adorei seu blog Defenda a Ilha, só faltou tempo para comentar, mas gostei das suas colocações.

Minhas amigas Jaters: Karla, Ana Paula, Lili e Isa - Saber a opinião de vocês é sempre MARA!

Rose, bem vinda ao Café com Cuca é sempre um pazer encontrar pessoas que têm algo de bom a dizer sobre o personagem mais "foda" da série.

Beijo meus amigos!

8 comentários:

Petterson Lima disse...

Lilica você é terrivel! Sempre defendendo o Jack né? =P
HAHAHA brincadeira.

Eu continuo adorando o Sawyer, acho que a grande diferença é entre Jacke e Sawyer é que Jack é totalmente passional, isso as vezes prejudica muito.

Já Sawyer é mais racional, ele pensa bem mais antes de executar.
Não gostei da posição do Sawyer nesse episódio também não, mas também o quê ele poderia fazer né? Situação complicada aquela...

O mais bacana dessa temporada é que estamos começando a compreender algumas pessoas e coisas que aconteceram no passado, Ben só é daquele jeito no futuro porquê Sayid fez tudo aquilo com ele. Confesso que fiquei chocado com o final do episódio, não esperava tamanhã revelação. Muito bom.

Adorei o post e amei minha citação :D

Beijo Lilica, minha Jate preferida HHAHAHA.

Anônimo disse...

Lilica.. claro q eu ia comentar aki!!! aliás... passo todo dia pra ver a news! por q amo seus comentários.. pois sou uma fiel Jacklina e Jater! concordo com td q vc disse.. sem por nem tirar! bjus à todas e ao Peter.. um Skater taum fofo! rs

KA disse...

Lilica, valeu a menção honrosa ao Defenda!!!Volte quando quiser, hehehehe.

Acho que seu post foi um dos únicos que ressaltou algo que achei o mais profundo do episódio. Quando você fala sobre Ben ser o que ele é devido ao ambiente em que viveu, eu concordo totalmente. E questiono o que teria sido do garoto se Sayid ao inves de ter atirado, tivesse tentando influenciar positivamente a formação do caráter do jovem...
Legal sua sensibilidade de enxergar este aspecto!
No mais, sabe, ando com saudade da interação dos losties. Já cansei dos hippies da Dharma!hehehehe
bjs,

Lu disse...

Lilica, seus posts sempre MARA.
Num sei se é porque eu tô meio por fora das teorias e tal, mas eu não tinha feito essa relação entre os losties e o passado-presente da ilha. Isso tudo faz muito sentido...
A temporada tá ficando boa agora!

Beijos lilazes.

Stone Sam disse...

Mas óia, Luana tá é famosa! Kkkkkkkkk :D

Seus comentários são realmente ótimos, Lilica. Não perco nenhum.

Beijão às Jaters, que são as shippers mais fofas desse planeta!

Stone Sam disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ana paula disse...

Lilica, vc é um amor amiga :hug:

Excelente comentário, como sempre! Aliás, preciso dizer que a sua cabeça pensa exatamente como a minha, sem tirar nem por uma vírgula sequer!!!

"Lost está afundando! E Sawyer é o capitão! Retornem o leme para Locke e Jack urgente!" - Melhor frase da temporada mais 'eka' de todas "clap clap clap"!(acho 'eka' pq sou fã de Lost pelos romances muito mais do que pela mitologia e a S5 deixou muito de lado nossos losties e suas relações)

Sobre Sawyer x Jack, é claro que é o Sawyer quem se importa mais com a presença do Jack ali do que o contrário. Estou adorando a atitude do Jack de deixar tudo nas mãos do 'líder' e estar bem com isso! Agora é só esperar pra ver até quando essa mentira vai funcionar! Talvez, quem sabe, até o Soia não ter mais nenhum livro pra ler antes de 'reagir' hahahaha

Concordo plenamente sobre a reação da Kate. Só em sonho que ela diria pro Sawyer o motivo de ter voltado. Lembram que há pouco tempo ela disse claramente que NÃO CONFIAVA nele? Por que justo agora, depois de 3 anos longe e vendo que ele tinha nova vida e estava emocionalmente ligado com aquelas pessoas estranhas e perigosas, ela ia confiar nele?! Só na mente de vcs sabem quem! Kate ter voltado pelo Sawyer?! Ha, me engana que eu gosto! Se fosse verdade, porquê ela teria ido até o apê do Jack na noite anterior, dito pra ele NÃO FALAR NADA SOBRE O AARON, e logo depois, pular nele como alguém sedento diante de um copão de água gelada?! Ah, quanto amor pelo Soia heim dona Kate! Quem sabe ela procurou o Jack pra relembrar os momentos na ilha e envocar a imagem do Sawyer pq ela estava querendo voltar por causa DELE! Desculpem o sarcasmo, não pude evitar!!!

E quando ela soube de Suliet, a primeira reação dela e a mais significativa foi olhar direto nos olhos do Jack pra saber se ele já sabia das news. Encarou o Hurley praticamente mandando ele sair e encarou o Jack! A meu ver, Kate estava muito mais encucada com a reação do Jack por saber que a Juju estava de casinho com o Soia e sobre o motivo do doc não ter falado nada pra ela do que estar enciumada com Suliet! Isso não podia ter ficado mais claro!!!

Kate está em outra nessa temporada, muito mais mãe e se preocupando com sua própria 'agenda' do que com romances. Apesar disso, as insinuações JATES são mto mais fortes e concretas do que as skates! "I'm always have been with you" é só um dos exemplos!!

Lilica,5 stars, como sempre!!!

Beijão e JIF!!!

Roseanna disse...

Oieee Lilica!
Desculpa ter demorado tanto a voltar!
Semana passada e essa estão sendo semanas muito corridas pra mim!
mas li seu comentário e adorei viu!
Concordo com vc de que dessa vez o Sawyer pagou a lingua dele feio sobre como ele é o real "líder nato" da galera e o jack é apenas o "mandão despreparado"... As coisas não são tão faceis assim pro Sawyer né... bom, só ele mesmo pra achar que seriam!

altas expectativas pro whatever happened happened né? pois é... volto pro próximo comentário... provavelmente sem unhas!
hauhauhau
bjão!