segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Comentários 5.15 “Follow the Leader”

Por onde começar? Esse episódio foi muito bom e várias idéias sobre o que irá acontecer estão pipocando na minha cabeça. Adoro esse frenesi de fim de temporada.

John Locke! Quem acompanha o Café com Cuca sabe que eu não sou fã do careca. Sempre achei ele um loser sem noção que pedia para ser passado para trás. Hoje tenho que admitir que Locke proporcionou umas das viradas mais loucas que Lost poderia nos proporcionar.

Locke sacou que ou Jacob não existe ou ele é prisioneiro e está sendo usado para manipular o povo. Richard, o verdadeiro manda chuva da ilha, fica sussurando no ouvido do líder tudo que deve ser feito com a desculpa de que isso é a vontade de Jacob. Ele e Ben ficaram apavorados quando John disse que iria mostrar Jacob para todo mundo. Aquele pavor é de quem está prestes a ser pego em uma mentira. Palmas para o Locke.( A única vez que Locke agiu como homem, não como criança magoada por que perdeu o pirulito, não era ele e sim o MIB. )

Ao mesmo tempo, todos terem que voltar para a ilha para salvar o restante foi uma invenção de Locke. Como assim? Quando Richard diz a Locke que ele deve trazer todos de volta e que ele precisa morrer, ele está seguindo uma instrução dele mesmo. Agora queria saber de onde ele tirou isso. Da cabeça lesada dele? A presença dos Oceanic's Six na ilha nunca foi primordial para salvar ninguém. (Um plano diabólico do MIB para matar Jacob)

1977. Eloise, a mãe megera, grávida, descobre que acabou de matar seu filho que nem nasceu. Quando eu disse no post passado que Eloise tinha mandado Daniel para o passado justamente para tentar salvá-lo, eu não estava tão errada. Era nítido o sofrimento dela.

Kate, Juliet e Sawyer estão a bordo do submarino e saindo da ilha. Será? Acredito que eles voltem. Kate está determinada a impedir Jack de tentar salvar a todos.

E Sawyer? Vira casaca dedo duro? Olha eu falando bem de um dos meus desafetos. Sawyer viu o fim do jogo e quis salvar a própria pele. Isso não é crime e nem é feio, pode não ser ético, mas... Ele viu a chance de continuar seu conto de fadas e fez o que precisava ser feito.

Hurley é um fofo. Literalmente. Impagável a cena onde ele vê seu pior medo se realizar: Ser questionado sobre quem era o presidente dos EUA em 1977. Viajar no tempo, enfrentar a purgação, os hostis - nada disso metia medo no Dude, mas as questões de historia... hehe!

Richard se lembra de Kate, Jack e Hurley por que viu todos morrer. Será mesmo? Duvido. Acredito que Jack e Sayid consiguirão explodir a bomba e isso os mandará de volta ao tempo a que pertencem. Se isso impedirá o acidente do voo 815 ou não, já são outros quinhentos. Eu torço para que sim. Seria interessante ver os personagens em outra realidade.

Momento Shipper

Jack quer explodir a bomba e com isso apagar tudo que viveram até aqui. Kate o questiona sobre o relacionamento dos dois e alega que nem tudo foi sofrimento, mas ele é enfático: Foi o suficiente.

Quem ama demais, como Jack, uma hora se cansa de ficar a mercê dos caprichos dos indecisos, como Kate, e joga a toalha. Não que deixe de amar, mas apenas deixa a pessoa se resolver sozinha, é aquela frase que aprendemos no colegial com nosso primeiro amor: Se você ama alguém deixe-o livre, se voltar é por que o conquistasse, se não é por que nunca o teve. Algo assim.

Kate fica decepcionada. Ela realmente ama Jack. Mas é aquele tipo de pessoa que quer todas as palavras, todas as ações. Ela não sacou que Jack não é o herói perfeito. Ele tem receio, é inseguro. E se fizermos um balanço até aqui do relacionamento dos dois, ele tem vários motivos para não confiar que aquela tremidinha de beiço dela significa que ela realmente o ama.

Como disse o sábio Richard Alpert: O amor pode ser complicado.

Quem descomplicou tudo foi Sawyer. Fez sua escolha. Ser marido de Juliet no mundo real, comprar ações da Microsoft, ficar rico. Viver. Quando ele diz que já está indo embora tarde daquele lugar, ele dá uma banana para a indecisão da Kate. Não adianta amar sozinho. E agora ele ama alguém real. Adorei o momento Suliet de troca de "I love you". Quem diria, Sawyer anda me fazendo suspirar ...

Beijos meus queridos e alguém duvida que dia 13 vai demorar muito para chegar???

6 comentários:

Luana disse...

Lilica falando bem de Sawyer? Noooooooossa! Mais uma prova de que LOST pode mudar todas as suas convicções, não?

And about Jate?
É, eles tinham que brigar. Ainda não é a hora de ficar tudo azul.

Pela carinha de Jack, fiquei com a impressão de que ele ficou meio perdido quando viu aquela bombinha básica. Será que ele vai explodir mesmo? Será que a Kate volta pra impedir? Será que eles ficam na ilha pra sempre e viram Adão e Eva? Será que todos voltam pra 2004 e o acidente não acontece?
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH!

Beijo!

Petterson Lima disse...

ótimo episódio hein Lilica?
Agora só nos resta esperar pelo maravilhoso season finale que vem por aí.

Não entendi o lance do Locke. Será que ele tá falando sério quando disse que quer matar o Jacob?? E o Jacob lá existe? Que diabos é aquilo? hahahaha

E a Kate poderia deixar o Sawyer e a Juliet em paz né? :) hahahaha

Beijo

Roseanna disse...

Ei Lilica!
Faz tempo que não comento mas tô toda semana aqui lendo suas reviews! Adoro!! :)
Esse episódio também me deixou com a cabeça pipocando... cara, como o Jack vai fazer isso?! Essa season finale será muitooooo boa! Tenho certeza!

Mas estou preocupadissima que o Jack consiga fazer o que ele pretende... Assim, primeira vez que eu vendo Lost gritei "Jack não!" e "Isso Locke!"... Meu Deus... Como esse produtores conseguem isso da gente né? O Jack fazer com que o avião nunca caia é horrível! Kate será presa, sawyer não vai ter sua chance de NÂO ser um babaca absoluto, Charlie continuaria um junkie(!), aaron em adoção, só péssimas coisas... Nem pro Jack seria proveitoso eu acho. Só pro Sayid mesmo, que iria reencontrar a Nadia sem os capangas do Widmore atras pra assassina-la. Por isso que pela 1ª vez eu espero que o lance do Jack não dê certo. Que os leve de volta para 2007 mas não evite a queda do avião. =/

Agora vc expressou bem, tá na cara que aquele medo do Alpert e do Ben é de mentiroso sendo pego na mentira! Isso vai ser interessante de assistir... E desde aquela época que surgiu o Jacb na história, 3ª temp., que o Locke ouviu aquele "Hepl me" que eu tinha essa impressão de que o Jacob estava preso/ sob dominio do Ben. Será que estamos certas?

Ai, e não sei se quero que essa finale chegue. Isso significa vaaaaaaaaaarios meses sem Lost... E minha crise de abstinencia, como vai ser? Quero e não quero esse dia 13 aí...
hehehe :P

Bjão!

KA disse...

Pois é, Lilica! Ms. Hawking me pareceu bastante perturbada. Será que eu a julguei precipitadamente???
Não vou estranhar se a personagem mostrar mesmo que está tentando mudar algo daquela shakeasperiana relação com o filho!!!
Mudar de perspectiva sobre os personagens é algo bastante comum em lost, né. Acahava que era minha porção bipolar falando, hehehehe, mas percebi que não acontece só comigo. Pela sua análise, percebi que acontece com você também, hehehehe.
No mais, só resta esperar pela season finale que deve ser mais emocionante que fINAL DE COPA DO MUNDO!!!!
Bjocas e bom fim de semana!

ana paula disse...

Aiaiai o quê eu faço com esse meu ship?!?! Quando eles vão parar de surtar e ficar juntos de vez?! Acho que só na S6 teremos Jack e Kate se reencontrando e podendo se resolver! Mas neste epi eles me emocionaram muuuuitíssimo! Esse é o casal que eu aprendi a amar desde o início de Lost! Tenho que confessar que não estava mais reconhecendo JATE ultimamente, mas no epi FTL eu pude respirar aliviada e sentir que esses dois finalmente estão construindo seu futuro na S6 e qdo isso acontecer, tenho certeza que será perfeito! Jate se separa agora pra se reencontrar na S6 (com direito a Jaby, se Deus quiser hehe)!

Qto ao resto do epi, sensacional! Só isso que tenho pra dizer pq a Lilica já escreveu tudo perfeitamente, como sempre!!!

Bjao

Anônimo disse...

Lilica,

Sei não...mas tó achando que o final da quinta temp. irá colocar mais um ponto de '?' (com certeza irá colocar) em nossas cabeças!...Será que o que Daniel e Jack predendiam daria certo?... vamos ver se toda equipe de Lost (produtores, diretores e etc.)não irão nos pregar uma peça...mostrando duas alternativas?!...Ou seja, Os sobreviventes do vôo 815(acho que é isso?) em duas fases(tendo em vista o plano de Jack e Dani) ...Uma quando os sobreviventes 'ainda' criança, podem mudar seu destino... ou idosos, onde continuariam a viver na Ilha sem sofrer mal algum!


Claudia Maria
Fpolis/Sc