segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Comentarios 5.12 Dead is dead!

Morto é morto. Será mesmo? Parece que esqueceram de avisar isso a Jonh Locke. Impossível, durante a semana santa, não ver ou até mesmo deixar de fazer "comparações" com uma outra ressureição.

Segundo a história, Cristo ressuscitou para salvar a humanidade. Neste episódio, deixaram-nos todas as dicas de que Locke é o escolhido para ser o Messias da ilha. Quem ele irá salvar já são outros quinhentos, se é a ilha ou se são os losties ou ainda seu novo povo, os outros, isso veremos nos próximos episódios. (Locke não ressucitou, continua mortinho da silva. O MIB pegou sua forma emprestada para "tacar" terror na ilha).

Para quem reclama que Lost nunca soluciona os mistérios que apresenta... mais um foi solucionado: Porque os Outros têm fixação em Crianças? O que fizeram com os amiguinhos de Ana-Lucia na segunda temporada? Eles roubam crianças porque eles mesmos não podem se reproduzir? - Apesar de ter ficado bem claro que eles se apoderaram da tecnologia da Dharma e sempre a usaram, então as grávidas, tal qual as da Dharma, poderiam sempre ir até o continente, usando o submarino, para dar a luz a seus rebentos.

Os Outros raptaram as crianças para protegê-las, única e exclusivamente por que isso é uma regra de seu líder, imposta a si mesmo. Começou com Alex, onde ele desistiu de matar Danielle por que ouviu e principalmente sentiu a fragilidade de seu bebê. Ele poderia cumprir sua missão, tarefa nada difícil para um sociopata, mas ainda restava um resquicio de bondade em seu coração. Talvez por ele mesmo ter sido uma criança abandonada pelo afeto do pai, sabendo o que as crianças sofrem em consequência das decisões dos adultos, resolveu intituir essa "lei": Tragam as crianças para a Creche do Tio Ben.

Alex, depois Ethan (alguém duvida que Ben salvou o menino da purgação e ouso diser que várias outras crianças da Dharma também?), depois os amiguinhos de Ana-Lucia, Walt, Aaron, quando Claire ainda estava grávida. Não resta duvidas, não foi pela mediunidade de Walt ou por outro mistério escuso, Ben salva crianças por que elas são sua bondade, seu ponto fraco. Ele simplesmente deixa de matar Pen pela simples presença do pequeno Charlie, por que ele mesmo sabe o que é perder a mãe.

Ninguém é totalmente mal afinal de contas.

Charles Widmore não foi banido da ilha por uma armação de Ben como eu suspeitava. Foi banido por desafiar as regras de seu povo, as regras da ilha e por isso a mesma nunca o permitiu voltar. Diferente de Ben que fez uma escolha ao girar a roda. As coisas começam a se encaixar e principalmente a fazer sentido.

Caesar pelo visto era um mero camisa vermelha, uma cortina de fumaça para disfarçar a importancia de uma outra pessoa: Ilana. Alguém ainda acha que ela estava mesmo a serviço da família do carinha que Saiyd matou? Ilana trabalha para Widmore. Pelo menos eu acho. Se a pergunta sobre a sombra da estátua é uma senha ou algo em que ela precisa ir atrás para de alguma forma trazer seu chefe de volta, veremos mais para frente. Mas me pareceu ser essa a missão dela. (Ela trabalha na verdade para Jacob e muito provavelmente tem uma ligação muito mais forte com a ilha).

E agora? Ben será capaz de passar por cima dos seus instintos e deixar de "matar" Locke? Seguirá o novo líder? Eu acho que não, afinal Locke está longe de ser uma criancinha, e virá muita confusão por ai. (Ben sempre será ressentido com Locke e MIB usará isso para acabar com Jacob).

Beijinhos meus amigos!

Feliz Páscoa a todos!

3 comentários:

Petterson Lima disse...

Lilicaaaaaaa.
Achei esse episódio malinha, apesar de eu me amarrar no Ben. Parece que a kriptonita do Ben são as crianças mesmo, bastou ele ver o Charlie pra amarelar na hora.
Melhor cena do episódio foi o 'julgamento' do Ben, sensacional.

Tô sentindo que Lost tá me casando, a temporada começou cheia de gás e agora tá indo devagar quase parando =P heheheh

Beijo Lilica, boa páscoa pra você também.

Anônimo disse...

Lilica

Sempre venho aqui ler os seus comentários.Gosto muito do jeito que vc escreve e interpreta cada episódio, me ajuda muito a entendê-los melhor.

Estou louca que venha um episódio sobre o Jack, quero saber o que está acontecendo com o Doc e como será o desenrolar da sua história, pois por enquanto ele anda muito quietinho.

Parabéns pelo trabalho e pelo blog.

Beijos
Ida

KA disse...

Creche do tio Ben!!!! Muito bom, Lilica!
Realmente o fraco do vilão são crianças...e o fazem até parecer ter um coração!! Que personagem fascinante, né...Michael Emerson merecia não um Emmy, mas um Oscar, hehehehe.
Ótima correlação você fez com a Semana Santa. Vc tem muita sensibilidade para sacar as sutiliezas dos roteiristas.
Adorei o episódio!
Bjocas e boa Páscoa atrasada!!!