segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Comentários 5x14 “The Variable”

O que aconteceu... aconteceu!

Ao que tudo indica não é bem assim. As variáveis (pessoas) podem mudar o resultado da equação.

Resta saber se as variáveis, com seu livre arbitrio e tudo mais, não são apenas joguetes do destino e estejam fazendo o que deveriam fazer para tudo acontecer como aconteceu.

Se Jack e cia conseguir mudar o futuro o que aconteceria com os losties? Locke continuaria paraplégico, Michael e Walt continuariam juntos, Charlie, Boone e Shannon estariam vivos, Claire teria seu bebê e o daria para a adoção, Kate iria presa. (Essa resposta só teremos na 6ª temporada).

Não acredito que se o futuro for mudado, que as coisas aconteceriam exatamente dessa maneira. Livre arbitrio é a palavra chave. Vimos até aqui que a ilha, a dharma de uma maneira ou de outra sempre esteve ligada à vida dos losties, se os losties não se tornarem importantes para a ilha a vida deles pode ter um rumo diferente.

Acho que a explicação para esse acompanhamento da vida deles se deve justamente o que aconteceu no episódio de hoje. Óbvio que Eloise procurará saber mais sobre Daniel e os eventos que o levaram ate ali e quando sair da ilha monitorará a vida dos sobreviventes do vôo 815 da Oceanic e de Desmond para saber exatamente quando deverá intervir para garantir que eles vão à ilha.

Agora qual o interesse dela? Garantir que tudo aconteça como aconteceu (meio chocante isso, ela saber que mataria seu filho e mesmo assim agir para tudo aconteça assim) ou mudar o futuro?

Algo que me deixou encucada foi o que Daniel diz a Jack: Minha mãe estava errada Jack, você não pertence a esse lugar. (Será que Eloise sabe que Jack é o Adão encontrado na primeira temporada e Daniel acha que isso pode ser mudado?).

Já ouvimos algo parecido de outras pessoas sobre Jack - ele caminha entre nós, mas não é um de nós - E não devemos esquecer que Jack teve que brigar muito para embarcar e que ele não consta na lista de Jacob. A essa altura não me surpreenderia se Crhistian tiver sido morto com o único objetivo de fazer Jack cair na ilha, sair da ilha e voltar para a ilha em 1970 e mudar o futuro.

Seria interessante ver no final da série o vôo 815 da Oceanic pousando em Los Angeles e todos os nossos queridos personagens felizes.

Ai vocês perguntam: Mas e jate? Bom amigos, se Jate tiver que acontecer, acontecerá. Seria muito bom ver eles se conhecendo de outra maneira.

Voltando ao episódio, queria entender o papel de Desmond nisso tudo. Ele é a constante de Daniel e segundo o mesmo, uma pessoa a quem as regras não se aplicam. Seria ele a chave para a mudança do futuro? E por que Eloise disse que Daniel era o responsável pelo que tinha acontecido com Desmond? Será que numa outra "vez" quem atirou nele foi Daniel?

Widmore como pai do Daniel, financiando suas pesquisas que no futuro seriam de seu interesse para conseguir a ilha. Ou ele estava apenas garantindo que tudo acontecesse como aconteceu?

Por que Daniel chora ao ver a cena do Võo 815? Teria ele viajado na conciência assim como Desmond em "The Constant"? Se sim, será que ele viu que de uma maneira ou de outra ele foi o responsável por aquilo?

Linda a cena entre Daniel e Charlotte. Imagino o quanto não foi duro para ele ver a pessoa que ama, e que ele sabe que terá um destino trágico, e talvez não poder fazer nada por ela. Talvez ser até o responsável por tudo acontecer, já que a obsessão de Charlotte com a ilha se deve em muito a lembrança que ela guardava de um louco dizendo para ela nunca voltar ali.

Sawyer guarda uma grande mágoa dos que voltaram. Ficou claro que ele culpa Jack, Kate, e Hurley pelo seu castelo ter caído. Não o culpo, ele tinha a vida perfeita, a mulher perfeita, o trabalho perfeito. Era uma pessoa que nunca teve oportunidade de ser e de repente ver o "lugar a que pertence" lhe ser tirado assim é bem traumático.

Juliet pode até compartilhar da mesma conclusão que Sawyer, mas é uma mulher prática. Sabendo que seu conto de fadas acabou, tratou logo de mandar a bruxa má (Kate) em uma missão perigosa e aposto que ela está acendendo velinhas para todos os santos para que Kate não retorne mais. Nunca subestimem a inteligencia de uma mulher que tem uma rival a cercando.

Suliet se mostra cada vez mais forte. Sawyer dizendo que pertence à aquele lugar (consequentemente pertence a Juliet), revoltado por sua vida mudar de foco, Juliet ainda o apoiando mesmo estando ameaçada pela presença de Kate. Sawyer e Juliet conseguiram algo real, o amor deles convence, é forte, é companheiro, é um romance bonito de se ver e seria muita falta de senso dos produtores terminar com algo tão real para dar enfoque a Skate, um romance que não convence.

Beijinhos e ótimo feriado a todos!

5 comentários:

Petterson Lima disse...

Eaí Lilica, tudo bom?!

Também curti bastante o episódio. O final dessa temporada promete quebrar tudo, meu deus, aja coração.

E cara....to virando fã de Suliet, preciso confessar =P

hahahahaa, beijão Lilica, bom feriado.

Anônimo disse...

Sei não?! Tó achando que "Jate" no final morrerá...
Pelo que entendi, em relação aos personagens Jack e Kate irão morrer...eis aí "o, um e os",(sacrificos que a ILHA pede).

Obs. Mesmo que tenham detonado Kate, mesmo que tenham tentando derrubar o casal, em minha opinião, não existe casal + lindo!

Claudia Maria
Fpolis/SC

KA disse...

Lilica,
Sabe o que me passou pela cabeça agora lendo seu post: que Des não deveria ter sido baleado exatamente porque Faraday não teria entrado em contato com ele na Ilha fazendo ele procurar a mãemorte (Eloise). Aquele ato já pode ter desencadeado eventos variáveis. Só resta saber a cosequência.
Mas putz..eu to confusa deveras...Meu post ficou confuso. Preciso rever o episódio mais umas 50 vezes, hehehehe.
Quanto a possibiliade do vôo não cair na Ilha, acho que não gosto disto. Acho que me sentiria traída, hehehehe.

Os shipers: perfeita sua colocação!
E detalhe: mais uma vez Kate segue Jack. Ela sempre seguiu Jack, o que indica que no fundo ela sempre dará preferência a ele. Do jeito torto dela, ela já fez a escolha!

Bjs e bom feriado!

Mari disse...

Ok, os losties são as variáveis. Mas, acho que eles não vão querer que o avião pouse em LA pelos motivos que vc bem disse.

Adorei o que vc falou sobre Suliet assino embaixo!!

BJo

ana paula disse...

Jack e Kate morrendo no final?!?!? Só se for pra eles serem o Adao e Eva!!!

Perfeito comentário Lilica! Tenho que confessar que essa temporada foi mto estranha pra mim, não me entusiasmou tanto como as 4 anteriores! Principalmente pela pouquíssima presença do Jack e do team Jate e por causa da ênfase na mitologia! Eu sou uma ávida fã dos personagens e suas histórias, mto mais do que da ilha e da mitologia! Então, que venha a S6!!!!!

JIF! lol