domingo, 14 de fevereiro de 2010

Comentário 6.03 - What Kate Does

Só agora consegui tempo para assistir com calma e legendado este episódio. E ao contrário da maioria, eu gosto dos episódios da Kate. Podem não trazer revelações bombásticas, mas sempre fazem a história avançar ou introduzem alguns elementos que serão importantes mais a frente.

Este não foi exceção, já que serviu para (re)introduzir na série a famosa "doença", citada por Rousseau lá na 1ª temporada. Na 5ª temporada, o que deu a entender era que a "doença" seria causada pelo Lostzilla ou Monstro de Fumaça Negra. Mas Sayid não teve contato direto com o Lostzilla (não que eu me lembre) e, pelos testes, ele está tomado pela escuridão! Ele foi infectado porque mergulhou na água escura? E o fato da água estar escura tem relação direta com a morte de Jacob/liberdade do Inimigo de Jacob? Já me perdi de novo! E tem mais: será que Claire, que apareceu numa vibe Rousseau, foi tratada no templo? E Dogen sabe que ela é irmã de Jack!
Aproveitando o Rousseau style da Claire, em veio uma ideia...seria Rousseau a verdadeira infectada e não seus companheiros de viagem? Lembrem-se que Rousseau se escondia pela ilha, espalhando suas armadilhas, exatamente como Claire está fazendo. Kate e Justin fazem alusão ao fato, e talvez saberíamos mais se o paspalho do Aldo ficasse de boca fechada! Ô cara chato...

Dogen é o cara enigmático da vez, fala muito e não diz nada. Jack não conseguiu muitas respostas, e nós também não. Diz que ele que foi, como todos os outros, trazido até a ilha. Resta saber desde quando ele está na ilha e se ele pode ser um Richard Alpert oriental. Simplesmente não me sai da cabeça a sensação de temos duas facções de Hostis/Outros na ilha, e que o Inimigo de Jacob vem manipulando uma destas facções há muuuito tempo, visando concretizar sua vingança contar Jacob. Há, e na verdade não sabemos ainda quem é do mal e quem é do bem...nem sabemos se há lados nesta disputa! Duas coisas ele falou, e que eu acredito que calaram fundo em Jack, primeiro que dar a pilula a Sayid era sua chance de se redimir por todas as pessoas mortas e feridas que tentaram ajudá-lo, e segundo, um líder deve estar afastado dos seus "comandados", para que eles aceitem melhor decisões desagradáveis que ele venha a tomar. Sabemos que a coisa de consertar tudo e todos é a mola mestra na vida de Jack, e ele não deixaria passar esse tipo de apelo, e sabemos que Jack teve que tomar muitas decisões dificeis e se "atrapalhou" por estar tão próximo dos losties. Rolou um conselho básico, de líder para líder.

Sayid voltou para ser morto novamente. Então porque Jacob insistiu para que ele fosse salvo?! E porque o teste incluia tortura com choques (lembram quando Rousseau fez a mesma coisa com Sayid?), e ferro em brasa na ferida? Fora a cinza jogada antes de Dogen "brincar" um pouquinho com Sayid...mais perguntas! E quem acreditou que Jack daria a pilula a Sayid sem insistir em saber o que ela continha, substimou o doutor. Depois de uma temporada sendo carregado, Jack está voltando a velha forma de carregar os problemas dos outros.

Miles fazendo brincadeiras e Hurley perguntando se Sayid era um zumbi, merecido alivio cômico. E a preocupação do Hurley com Sayid é verdadeira, nem lembra o desconfiado diálogo que eles travaram quando se conheceram. Mais uma coisa legal da série, a construção de relacionamentos entre os personagens.

Fora da ilha, Kate coloca toda sua macheza para trabalhar, dirigindo um carro em alta velocidade, algemada e de arma na mão, com os cachos impecáveis! E ainda joga um charme para conseguir se livrar das algemas. Mas, Kate tem um coração bom. Ela realmente acredita que fez o melhor pela mãe ao explodir o padrasto e, no seu ponto de vista, é inocente sim. E quando ela descobre que a mala de Claire só tem coisinhas de bebê (a baleia de pelúcia! Arrepiei...), se arrepende. E está ao lado de Claire quando ela se dá conta que não tem mais casal para adotar o bebê! Se arriscando a ser presa, leva Claire ao hospital, intima o doutor Goodspeed a ajudar e segura em sua mão. Medo do Ethan, não tem como dissociar a imagem dele daquelas agulhas enoooormes que ele colocava em Claire na ilha!

Análise shipper agora. Foi só Kate se ver entre quatro paredes pra bater a "febre da fuga". Ela então se aproveita que Sawyer vazou e se manda também. Claro que eu não gostei quando ela rapidamente se propôs a ir atrás do James e ainda diz que pode ser bem convincente (imagens angustiantes de uma jaula me veem a mente) quando quer. Mas eu pensei que ela realmente queria trazê-lo de volta. Mas assim como Kate pode ser boa, ela também sabe ser egoísta, e ela foi. Simplesmente largou Jin sozinho na mata pra correr atrás do Sawyer, agora usando a desculpa de achar Claire. Tipo, o cara tá devastado pela morte da mulher que ele amou por 3 anos e ela acha que ele vai sair por aí correndo atrás de uma moça perdida há anos? Essa não colou.

Quando Sawyer pega a caixa escondida, achei que ele poderia saber que Juliet estava grávida e fosse pegar alguma coisa do bebê que ele tivesse escondido, ou que ele soubesse que Juliet escondia uma caixa e acharia coisas de bebê que ela teria guardado e aí descobriria que seria pai (sim, eu compartilho da tese que Juliet estava grávida). E foi bem emocionante ver que era um anel de noivado. E também foi emocionante ver que ele AMAVA a Juju, de verdade. O saldo final da cena, pra mim: despedida skate. Sawyer deixa claro que não tá nem aí pra ajudar a Kate, e que realmente, ele nasceu para ficar sozinho. Se ele não pode ter mais a Juliet, ele não quer ninguém. E eu acho que Kate também entendeu o recado. Ela foi atrás dele para ver "o que poderia rolar sem Juliet por perto", e teve que engolir uma declaração de amor para outra mulher. Acredito que ela se deu conta do que perdeu ao sair atrás do James, e pode estar preocupada com a recepção que terá de Jack. E depois que James passa por ela sem nem olhá-la, e ela parte (para onde? De volta ao templo ou procurar Claire?), não vejo mais onde skate pode acontecer. A conversa no pier pôs os pingos nos is...cada um para um lado, sem se falarem, foi um eloquente adeus. Duas cenas marcantes, que na minha opinião, fecharam o arco Kate/Sawyer com emoção, respeito aos shippers e aos personagens. Sem este adeus, a história deles ficaria eternamente mal resolvida, e daria margem para muitas especulações.

SURTEI com a pegada Jate! Jate tem várias cenas icônicas, entre elas cenas de despedidas! Sempre tem uma pegadinha, um olhar, palavras de carinho. O coro de "beija!beija!beija" ecoou na minha cabeça. Eu senti que o Jack sabia muito bem os motivos da Kate, resta saber o que ele vai fazer quando e se ela voltar. Kate vai andar pela mata, pensar na vida e acho que o reencontro pode ser bom para nós. E não acho que ela vai escolher o Jack porque era a segunda opção. Ela tinha que testar seus sentimentos com o Sawyer e se resolver com ele de vez, pegar ou largar. Na minha opinião largou. E pode assumir que ama o Jack sim, sempre amou e "sempre esteve com ele".

A esta altura, muita gente espera respostas e pronto! Episódios mais calmos como este frustram os fãs mais ávidos, mas são indispensáveis na construção da narrativa. Não está na galeria dos episódios memoráveis, mas também não pode ser classificado como ruim. Deve ser visto como ele realmente é, um episódio de transição e que trouxe alguns pontos e um gancho ótimo para o próximo. Visto assim, What Kate Does cumpriu seu papel com destaque.

Um comentário:

ana paula disse...

Concordo plenamente com vc Fabi! Acho que esse episódio, como todos os da Kate, deixam cenas meio dúbias e foi o que aconteceu com a cena Jate e a Skate. Skater e jaters interpretaram essas duas cenas de formas completamente diferentes e pra resolver isso, só esperando os próximos capítulos.

A meu ver a cena das docas foi mto mais sulieter do que skater. Acho que a Kate queria mesmo ajudar o Sawyer naquele momento por se sentir culpada, como ela mesma disse! E tb por ter sentimentos por ele, lógico. Qdo ele disse que ia pedir Juju em casamento, focaram bem o rosto dela e ficou claro que ali ela desmoronou! Nós achamos que foi por culpa, por lembrar do seu próprio anel e de como ambos (Kate e Sawyer) tiveram tudo aquilo e perderam. Consequência disso foi aquele choro que ela não segurou mais.

A visão skater é que ele disse que pediu pra Juju ficar pq se sentia sozinho e agora, a culpa batia! Qdo falou pra Kate sobre ficar sozinho e perguntar pra ela se ela entendia, foi o que as skaters entendem como ele dizendo que ficou sozinho qdo ela partiu e que só ficou com a Juju e ia pedir ela em casamento pq estava sozinho, pq a Kate partiu ... daí o 'vc entende, certo?" e agora só a culpa os separam!

Eu, como jater que sou, não vi nenhuma vibração romantica entre eles nessa cena, vi sim duas pessoas que têm uma conexão tentando ajudar uma a outra e resolvendo suas pendências. Sawyer queria por um tempo gritar pq a Kate o deixou sozinho mas aí o tempo passou e o amor entre ele e a Juju cresceu e esse sentimento de abandono da Kate desapareceu. Agora com a morte da Juju, tudo voltou. É como perder o amor 2 vezes e então ... estou destinado a viver sozinho!

Resta saber quem está certo! Se foi uma declaração pra Juju ou se foi uma constatação pra Kate!

Aposto na primeira pq a cena jate deixou claro que Jack&Kate ainda terão um futuro romântico na série. Terão que cuidar dos seus assuntos 'particulares'a princípio, mas que terão sua resolução isso terão! E não sei se skate não vai ter uma volta, talvez em um momento de perigo e então, a Kate vai ter que deixar bem claro quem ela ama de verdade!