segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Comentários 5.16 e 5.17 "The Incident"

Que final de temporada!!!


A cena final pode ter deixado muita gente frustrada, ficou aquele gostinho de quero ver mais, mas ao longo do episódio várias respostas tomaram forma.


Para começar Jacob existe e com ele existe também um "inimigo". Um cara sinistro que existe a tanto tempo quanto o próprio Jacob e sua missão é provar que as pessoas são capazes de atrocidades, que não vale a pena esperar nada de bom delas, ao contrário do chefe da ilha que sempre vê algo de positivo e que espera o melhor delas.

Resumindo: Uma guerra entre o bem e o mal, entre a luz e a escuridão, entre o otimismo e o pessimismo e vejo até um pouco de Deus e Diabo nessa história.

Ao que tudo indica em determinado tempo dessa convivência entre Jacob e o "inimigo", ele deve ter feito algo que tirou Jacob do sério e foi trancafiado na cabana (quando Locke e Ben visitam Jacob, é ele quem pede socorro), alguém desmanchou a armadilha de cinzas (um traidor?) e ele conseguiu escapar e assume a forma das pessoas mortas na ilha para realizar seus objetivos. Assumiu a forma de Crhistian Sheppard (lembra que quando o papito mostra a Sun e Lapidus a foto dos losties na iniciativa Dharma, Locke ficou de fora? Ele não podia estar em dois lugares ao mesmo tempo), assumiu a forma de Alex e obrigou Ben a prometer que faria tudo que Locke(fake) mandasse e finalmente assumiu a forma de Locke e deu todas as cartas para que a história chegasse até aqui.

Disse a Richard para dizer a Locke que ele precisava morrer por que ele precisava assumir a forma de Locke, alguém em quem Richard e os outros confiava e que seria mais fácil de finalmente matar seu velho inimigo.

Para isso ele usa o frágil Ben. Talvez por que ele mesmo não possa realizar a tarefa (algo como o fato de Ben não poder matar Widmore, sei lá) ou para provar a Jacob que realmente as pessoas não valem a pena.

Jacob acredita no livre arbítrio. Ele diz a Ben que ele tem uma escolha, ele pode ir e deixar que ele e Locke Fake resolvam suas pendências. Lógico que ele sabia que Ben estava ali para matá-lo, ele poderia ser o que Ben esperava dele e manipulá-lo para que ele fizesse o que estava dizendo. Mas Jacob acredita nas pessoas.

Ben, manipulado pelo Locke Fake, que soube usar do complexo de rejeição que sempre habitou Benjamin Linus a seu favor, óbvio que Ben via em Jacob o pai que nunca teve e ali mais uma vez ele vê o seu pai não confiar nele, não o achar digno de sua companhia. E mais uma vez, Ben mata seu pai.

Jacob está morto? Locke está morto? Locke sim, afinal como disse Ben: Morto é morto. Mas acredito que Jacob não. Talvez aquele corpo dele sim, vejo o espirito de Jacob tomando o corpo de Locke na sexta temporada e assumindo a ilha novamente.

Nessa guerra na ilha Jacob tem seus soldados.

Richard: Finalmente descobrimos que ele não envelhece por causa de Jacob, talvez isso tenha sido o estopim para a briga definitiva entre Jacob e o Locke Fake. Jacob em um gesto de piedade salva Richard, que muito provavelmente chegou no Black Rock, e isso desperta a fúria do outro. Só sei que Richard é o executor dos planos de Jacob, acho que este quis criar uma sociedade na ilha e o usa para "aconselhar" os líderes ao longo do tempo.

E principalmente Jacob "recruta" os losties para de alguma forma ajudarem nessa batalha.

É interessante ver Jacob em momentos que marcaram e até determinaram a personalidade dos sobreviventes do vôo 815.

Quando Jack está sendo dominado pelo medo e segue o conselho de seu pai contando até cinco, nasce o Jack determinado. E Jacob precisa dessa determinação para que Jack leve a cabo a ideia de explodir a bomba e assim - acredito eu - voltar ao tempo presente quando ele próprio está em perigo.

Kate já era pilantrinha desde pequena. Não sei qual a sua utilidade para Jacob. Talvez o fato de ter sido ela o real motivo de Jack ter voltado para a ilha e o fato de a ter perdido o ponto determinante para ele querer explodir a bomba.

Ver que ele foi o responsável por Sawyer escrever a carta de vingança (afinal foi ele que deu a caneta) que moldou sua personalidade foi arrepiante. Ainda não consegui enxergar a real utilidade de Sawyer para Jacob, mas talvez seja o fato de que triângulos à parte, qualquer um gostaria de contar com Jack, Kate e Sawyer como aliados em uma guerra, afinal eles são leais e quase sempre fazem a coisa certa.

Hurley, apesar de que ele deve ter uma função importante nessa guerra além de dirigir a kombi que levou todos à Cisne. Acho que foi um ato de amor de Jacob ir até o pirado Hurley e dizer que o que ele tinha era especial e que ele deveria se sentir sortudo por conseguir falar com as pessoas que ama e que partiram. E vemos o livre arbítrio ai novamente, Hurley estava irredutível quanto a voltar para a ilha, mas Jacob lhe disse que ele tinha uma escolha. E Hurley não conseguiria conviver com o fato de escolher abandonar seus amigos.

Jacob também está presente na vida de Jin e Sun e abençoa o amor dos dois dizendo para sempre darem valor a isso. E eles parecem levar esse conselho a sério, pois ao longo da série vimos os dois com motivos fortes para desistirem, mas sempre conseguem superar.

Triste é a história de Sayid. Apesar de Jacob impedir sua morte, ver o amor da sua vida morrer assim na sua frente é totalmente cruel. Jacob precisava de Sayid para armar a bomba e era impressindível sua volta à ilha.

E finalmente Locke.

Alguém duvida que Locke estava morto quando caiu do prédio? Jacob faz ali a sua primeira ressussitação. Talvez por que Locke seja tão importante quanto os outros nessa guerra, mesmo que como soldado tenha sido "usado" pelo lado inimigo.

E qual a relação Jacob/Ilana? Ela não se assusta com a presença dele, muito pelo contrário, parece conhecê-lo e não hesita em aceitar sua missão: levar o corpo de Locke até a "sombra da estátua" e mostrar com o que estão lutando.

Sawyer e Jack finalmente saem no tapa. Vai dizer que alguém não esperava isso acontecer desde a primeira temporada?

Eu achei desnecessária a briga. Acho que eles funcionam muito mais lado a lado do que em lados opostos. E ao contrário de todo mundo, não vi a briga como sendo por Kate. A briga foi por acreditarem em pontos de vistas diferentes e Sawyer estava puto com todos que voltaram e estragaram sua vida e Jack queria jogar a derradeira pá de cal naquilo que Sawyer desejava.

Da mesma forma não achei torpe o motivo de Juliet voltar atrás em sua decisão e achar que Jack estava certo. O amor nunca é algo torpe e sofrer por amor faz as pessoas serem inconstantes e principalmente não querer sofrer é algo que não é para ser julgado.


Por falar em amor! Foi bonito ver Miles finalmente chamando Chang de pai e tendo um momento real com ele.

E mais uma resposta para os xiitas de plantão: Como Chang perdeu seu braço? Não foi o monstro de fumaça.

Falando de amor novamente! Impossível não comentar o lado shipper do episódio. Lost é mistério sim, mas é principalmente uma série sobre pessoas e o amor é um fator importante na vida de pessoas.

Tivemos momentos para todos os gostos e que de certa forma definiram o que será daqui para frente.

Skate


Skate foi mostrado em dois momentos: nesse acima, onde Sawyer reafirma a Kate que não se importa com ela e nem com Jack e o que quer é continuar sua vida ao lado de Juliet.

E ao encontrar Rose e Bernard e os mesmos dizerem que não se importam com nada, somente em ficar juntos para sempre, Sawyer olha saudosista para Kate, que está perdida em seus pensamentos, não há reciprocidade no olhar. Mas o lado cruel é Juliet enxergar que seu James ainda guarda um pouco de Sawyer.

Uma cena curiosa!

Juliet coloca a mão na barriga e é indagada por Bernard se está passando bem. Pode ser delírio de minha parte, mas neste momento eu achei que ela estivesse grávida. Talvez seja um argumento que foi descartado pelos produtores, mas isso também explicaria o fato de Juliet mudar de idéia e não querer ter um filho de Sawyer, fato que o prenderia a ela mesmo que ele não a amasse.

Jate


Essa cena é um marco para jate. Finalmente ver como se desenrolou a história de contar até cinco, algo que virou um símbolo entre Jack e Kate foi muito legal.


Tivemos Kate "nurse" preocupada com os ferimentos de Jack, se ele estava sentindo dor ou não. É inegável o carinho que rola entre eles e o saudosismo de épocas melhores tal qual a lembrança de como eles se encontraram.


Jack perguntando por que ela o proibiu de perguntar de Aaron e ela admitindo que estava zangada por ele querer que ela voltasse e finalmente Kate se rendendo a determinação de Jack e concordando com ele. Pode dar voltas, mas Kate sempre acaba concordando com Jack, se não pelos motivos que ele argumenta, mas principalmente por amor.

Novamente o carinho entre os dois quando Jack ruma para a Cisne. Ele olha para ela em busca de aprovação ou simplesmente querendo gravar o rosto dela e levar essa imagem para outra vida.

E dessa vez, quando a bomba está prestes a explodir, Kate retribui um olhar. Um olhar da pessoa que ela queria que fosse a ultima coisa a ver antes de morrer. E quem era essa pessoa? Jack, óbvio.

Suliet

É inegável que esse épisódio foi de Suliet. Eles reinaram do ínicio ao fim e eu finalmente dou a mão a palmatório e elogio uma atuação de Josh Holloway. Talvez a Mitchel como ponto de apoio tenha feito dele um ator melhor, mas o fato é que ele arrasou.

A troca de olhares na eminencia da explosão da bomba mostra que Juliet não amou sozinha.

E não tem como não chorar com essa cena. Juliet desesperada por estar caindo e Sawyer a incentivando e quando ele vê que ela está prestes a desistit, dizendo "Eu te amo muito James" ele pede para ela não o abandonar e o desprendimento de Juliet que sabia que Sawyer jamais a soltaria e acabaria caindo junto com ela. James que nunca foi amado por ninguém, vê a única pessoa que verdadeiramente o amou pelo que ele é, indo embora para sempre.

Juro que achei que ele ia pular no buraco. Palmas para o Josh que conseguiu passar toda o desespero de James nessa cena.

Mas será que acabou mesmo? Será que Juliet está morta? Se usarmos de lógica, são grandes as chances deles ficarem juntos na próxima temporada.

Juliet não morreu na queda. Estava ferida, mas para uma ilha onde se cura câncer, paraplégicos andam, curar uma possível hemorragia interna é fichinha. Se ela morrer pela bomba, todos terão morrido e como não acredito nessa hipótese, espero ver Juliet, Sawyer, Jack, Kate, Hurley, Miles, Sayid e Jin acordando aos pés da estátua de 4 dedos e ajudando Jacob a vencer essa guerra.

Beijos meus amigos!

5 comentários:

Petterson Lima disse...

Lilicaaaaaaa, trate de se viciar em outra série e comentar aqui. Não quero que o blog acabe com o fim de Lost, será muitas perdas para um ano só hahahaha =P

Falando do episódio em si foi muito bom mesmo, supreeendente, tudo de bom. A melhor cena para mim foi aquele começo onde mostra a estátua. Juro que achei que ia pirar, foi demais.

Só quero saber uma coisa: Se o Locke não é o Locke, então quem tá no corpo do Locke?! Só 20100, poxa num guento =(

E cara, como eu adoro Suliet. Ok, larguei Skate de mão. Kate pode ficar com Jack vai...

hahahah

Beijoo lilica!!

Mestra Veri disse...

LILICAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA,

COMO SEMPRE, ARRASANDO NOS COMENTÁRIOS!!

NESSE HIATUS... VAMOS UNIR FORÇAS, EU NÃO VOU TE ABANDONAR, ESTE BLOG HÁ DE SE MANTER ATUALIZADO... VAMOS ARRUMAR OUTRAS SÉRIES PRA VER!!HAHAHAHA

QUANDO EU VER O EPI, VOLTO PRA COMENTAR APROPRIADAMENTE.

ILY 4EVER!!! BJSSSSSSSSSSSS.

KA disse...

"O amor nunca é algo torpe e sofrer por amor faz as pessoas serem inconstantes e principalmente não querer sofrer é algo que não é para ser julgado" - adorei isto!!!!!!!!
Chocada ainda, estou aqui pensando que sua interpretação sobre Juliet e James é muito consoladora para mim, hehehehehe.
Eu, talvez como o nêmesis de Jacob, tendo a ver o pior...e por isto interpretei diferente - vi James traindo mentalmente Juliet e sofrendo mais por remorso do que por amor. Mas sua visão é muito mais bonita e me deixa com esperança de que o casal tenha futuro e que Juliet não esteja morta.
Mesmo porque ver o triângulo de novo, com Kate pulando como bola de pingue pong de um lado para outro seria muito frustrante.
Sobre Jacob e seu inimigo, eu gostaria que o embate ficasse mais no âmbito filosófico, que não se configurasse em algo Bem X Mal, mas mantivesse a certa dualidade e complexidade que foi tão explorada nos personagens até então.
É muita coisa para pensar. Muita informação para organizar na cachola e muito tempo para esperar...
Maravilhosa análise!
Ps - posso "roubar" as montagens da troca de olhares que você fez? Achei muito significativas!
Bjs

ana paula disse...

O que dizer depois do post da Lilica? Só que concordo com tudo que vc disse, exceto talvez, que mesmo querendo muuuuito que a Juliet esteja viva e possa viver feliz com o James na próxima temporada, eu fiquei pensando num detalhe que me desestimulou: todos que ficaram vivos depois do acidente do 815 foram visitados e tocados pelo Jacob - Jack, Kate, Sawyer, Sayid, Hurley. Mas ele não visitou a Juliet (ou pelo menos isso não apareceu no FB dela). Se for Jacob o responsável por manter as pessoas vivas e ele não visitou a Juliet ... bem, vamos torcer para que seja apenas que nós ainda não tenhamos visto ele fazer isso e ano que vem,a Juliet volte!

Quanto a Jate, não tem mais o que discutir - ENDGAME baby!!! Depois do final, daquela troca de olhares segundos antes deles serem atingidos pela descarga de uma bomba H! que para mim significa vc olhar pra pessoa que mais importa pra vc momentos antes de vc saber que vai morrer ... isso foi o mesmo que Darlton dizer ... Jack e Kate se amam e vão finalmente ficar juntos depois que tudo isso terminar. Digo o mesmo com Suliet e os olhares trocados entre eles!

Só tem mais uma coisa que não foi comentado no teu post. Qdo o Jack estava pra levar a bomba até a Cisne, ele foi até a Kate e nesse momento, eu jurava que eles iam se beijar ... mas ainda não era o momento e tb pq o Jack acredita mesmo que a perdeu (I lost her) e que ela não ia aceitar um bjo dele (hehehe mal sabe ele ...). Ele sai e vemos a Kate se segurando pra não chamá-lo pra dizer alguma coisa. O quê seria? Aposto num ILY!!! O quê mais poderia ser??? Talvez ... "be careful" ou algo assim? Mas isso já foi cena deles anteriormente e mesmo que se repetisse, podemos traduzir como um ILY nessa altura!

Não sei como vamos esperar até 2010 pra saber o que vai ser dessa história, só sei que onde quer que eu vá nesses foruns e blogs de Lost, é quase unânime que a final da S5 definiu esse quadrangulo, com JATE e SULIET como endgames! É só esperar pra ver! JIF agora mais certo que nunca!!!

*Sa* disse...

Lilica, perfeito o seu comentário!

Perfeito também a forma como vc viu o Jacob e o "inimigo". Deus e Diabo assim como filosofia e religião, estiveram sempre presentes em Lost, não poderiam faltar.

Foi perfeito...

SULIET e JATE foram emocionantes!! Cenas que a gente revê e chora muito!! rsrs Atuações impecáveis...