domingo, 6 de setembro de 2009

Notícias do Front *7

Ei, voltei! Alguém aí ainda lembra dessa coluna semanal dedicada a delírios surtados de uma vciada em Lost, séries em geral, livros e internet?! A primeira coluna, que não foi, é de Outubro de 2007, deu uma parada e voltou excepcionalmente em Agosto de 2008, edição especial da Bienal. Apenas 6 colunas em 1 ano, e uma longa ausência.



Não por falta de assunto, mas por falta de tempo! Mas, tá na hora de assumir compromissos e honrá-los. A coluna vai voltar (inclusive, vou tentar ressucitar um outro projeto, o Viajando com as Jaters, lembra?), todo domingo, sem falhar, só se acontecer alguma coisa muito grave!

Para essa reestréia, vou falar de duas situações idênticas, ocorridas em sessões especiais para fãs, de filmes voltados para o público teen: Crepúsculo e Harry Potter e o Enigma do Principe.

Há alguns anos, notícias dos filmes não davam muitos detalhes, só se sabia do filme quando chegava próximo da estréia e só via as cenas quem pagava ingresso e assistia. Hoje, com o advento da internet, tudo está mais perto, mais fácil e mais sem graça. Os boatos correm, as notícias se espalham, cenas inteiras são divulgadas na rede e quando chega ao cinema, o filme já foi tão exaustivamente analisado que nem a atmosfera mágica da sala escura dá conta de prender a atenção do público (que paga, e caro, o ingresso).

Esta situação ficou clara para mim, em Dezembro de 2008, quando me juntei a cerca de 150 pessoas, em sua maioria meninas adolescentes, todos fãs de Crepúsculo. Eu tinha evitado ver vídeos e fotos divulgados na net, e ler descrição e detalhes das cenas, queria conferir tudo pela primeira vez em tamanho "G". E quando o filme começou, foi aquela adrenalina, aquela gritaria, ai aparece a familia Cullen, ai aparece o Edward, e eu gritando junto. Então, o filme foi rolando e a gritaria passou a ficar sem sentido. Não tinha mais nada a ver com as cenas ou com os atores, só um jeito de passar o tempo até acabar a projeção. Só havia uma explicação: as cenas já tinham sido tão vistas na internet, que não tinham mais atrativo! Todo mundo já sabia o que acontecia, como acontecia e como eram os personagens. E eu fiquei lá sentada, escutando os berros e tentando aproveitar alguma coisa do filme.

Mas quem disse que eu aprendi com o erro? Em Julho deste ano, fã recente de Harry Potter, resolvi acompanhar a sessão de fãs do 6º filme. Desse então não sabia nada mesmo, não acompanhava nem procurava notícias. Fiquei impressionada pelas duas salas lotadas, pela maioria absoluta de cosplayers (fãs que se vestem como seus personagens favoritos), por ver muitos adultos. Assim que o filme começou, me arrependi. Os gritos, piadas, e comentários foram em escala ainda maior do que na sessão de Crepúsculo, o que detonou com a minha impressão do filme, até agora não tive coragem de revê-lo. Mais uma vez, só posso culpar a exposição na internet.

Claro que não se pode evitar acessar a internet, e às vezes são as notícias que te alcançam. Nem se pode proibir que as produtoras utilizem este meio para lançarem seus filmes. Eu só acho que as pessoas devem ter respeito, num espaço que é de todos. Conversar no cinema não é elegante, atrapalha os outros, berrar então, nem se fala. São estes adolescentes desrespeitosos que amanhã estarão em empresas, escolas, cargos públicos, tomando decisões, ensinando, comandando. Será que vão continuar a ter esse comportamento na "vida real"?

Para terminar, vou pensar bem antes de arriscar uma sessão de fãs de Lua Nova...

Beijos e até semana que vem!

Nenhum comentário: