domingo, 27 de setembro de 2009

Comentários 1x20 - Do No Harm


Episódio de Jack.

O episódio é marcado pela morte de Boone e pelo nascimento de Aaron. Morte e vida. Tristeza e alegria.

Aaron traz um sopro de felicidade ao acampamento, tão acostumado com desgraças. É nítido que todos têm suas esperanças renovadas com a nova vida que se inicia.

No FB, vemos o casamento de Jack e a sua dúvida se deve ou não levar esse compromisso em frente. Fica nítido que ele confundiu amor com obrigação. Sarah era um bichinho ferido que ele consertou e precisava cuidar para sempre. Não era amor. Tanto que nos próximos FB dele, veremos a relação se degradando com a necessidade de Jack estar sempre colocando sua carreira em primeiro lugar. É o caso clássico de usar o trabalho pra fugir de uma relação.

Jack tem sempre a necessidade de cuidar e proteger. Acho que por isso ele se apaixonou por Kate. Porque ela não precisa ser protegida. E por mais que ele tente e as vezes consiga protegê-la, isso volta na mesma moeda, com ela sempre se colocando em risco para protegê-lo também.

Na ilha Jack é obsessivo em salvar Boone, colocando em risco sua própria vida. Depois que salvou Sarah, Jack meio que se acha um Deus. Faz promessas que estão além da sua capacidade. Achei nobre de Boone o livrar da promessa de curá-lo. E bom para Jack se situar que não pode salvar todo mundo sempre.

O nascimento de Aaron. Seu parto feito por Kate, a mulher que será sua mãe no futuro. Eu quero ver como isso ficará nessa sexta temporada. Não vejo Kate abrindo mão da relação mais intensa e verdadeira que teve com um homem. A menos que ela tenha um filho dela.

E foi interessante ver a cena do parto, sabendo que Sawyer estava observando de longe. O que teria acontecido se ele corresse e contasse tudo a Kate. O que teria mudado? Tanto sofrimento poderia ter sido evitado. Mas...

Um comentário:

ana paula disse...

Um dos melhores epis da S1! Nada mais a dizer! Nascimentoxmorte! Dualidade! Jack lutando pela vida, Kate ajudando a trazer uma nova vida a esse mundo. E essa nova vida é mais um Shephard, como mais tarde foi comprovado!

Então, um epi que envolve tão signitivamente meus dois personagens preferidos só pode ser um dos melhores pra mim! E tb achei mto bem editado, escrito, dirigido e atuado!