domingo, 30 de agosto de 2009

Comentários 1x05 - White Rabbit

O Jack criança dá um vislumbre do que será o Jack adulto: Alguém incapaz de ficar quieto, de deixar pra lá, de não fazer nada para ajudar alguém, mesmo quando isso não tem nada a ver com ele ou que pode até o colocar em perigo.

Quando ele salva Boone de morrer afogado e não consegue salvar Joanna, ele se culpa por isso. Quando tem que escolher quem salvar, já fica claro o seu desconforto consigo mesmo. O desconforto por não ter super poderes e conseguir salvar os dois. Ele se culpa por não ter tentado o impossível. Típico de quem exige muito de si mesmo.

E o conselho do pai: Não escolha, não decida, não queira ser um heroi, não queira salvar o mundo, pois quando você fracassar, você não tem o que é preciso. O que seria isso? Jack não consegue não se envolver. Não consegue ir para casa depois de perder um paciente, como o pai, e simplesmente tocar sua vida. Ele sofre por fracassar.

No episódio, Jack sofre por não ter conseguido salvar Joanna, sofre por não conseguir resolver os problemas do acampamento. E começa a pirar. Vê o fantasma do seu pai.

Seria o fantasma do seu pai? Hoje acho que era Jacob. Pois Jack ver e seguir o seu pai foi fundamental para que ele encontrasse água e com isso garantisse a sobrevivência dos losties. E vimos que Jacob é do bem. Não imagino o Locke Fake ajudando ninguém.

E fiquei estremamente com raiva da mãe de Jack nesse episódio. O cara fez o que era certo e de repente se torna um pária? Não é por que uma pessoa é sua parente que ela é sempre certa e você é obrigado a defendê-la de tudo e todos. O pai dele errou, acabou matando uma pessoa e Jack fez certo em denunciá-lo. É muito fácil fazer o certo quando isso não nos atinge diretamente, mas quando você está diretamente envolvido, só os fortes conseguem.

O lance do roubo da água. Quando Kate e Sayid vão falar com Locke, achei muito estranho o jeito dele. Colocando lenha na fogueira, falando que quando descobrirem que não tem água a coisa ia ficar preta. Já seria ai um dos primeiros embates entre Jacob (na pele de Christian) e seu inimigo (na pele de Locke)?

O papo de Locke e Jack sobre estarem ali ter uma razão maior. Salvar Jacob?

Sera que um dia será explicado aquelas bonecas na água quando Jack encontra o caixão vazio de seu pai? Sinistras.

E um dos momentos mais emocionantes da série: Jack e seu discurso "Live together, Die alone"

E adoro a cena jater do final. Kate dando água pra ele e ele se abrindo com ela sobre o pai. Coisas bobas, mas o amor é tão bobo não é? E ao mesmo tempo é a melhor coisa do mundo!

Beijinhos

Nenhum comentário: