quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Notícias do Front - Edição Especial

Eu sei que minha coluna teria que sair só aos domingos, mas ficou meio impossível escrever logo depois de voltar da Bienal. E vou contar porque.

Eu amo livros...não somente o ato de ler, mas o livro em si: aquele cheiro de novo quando você acaba de comprá-lo, as páginas macias que não foram tocadas ainda, a lombada gasta daquele preferido que você lê sempre que dá vontade, aquele amarelado das páginas velhas, as manchas que denunciam onde você chorou ou o que você estava comendo naquela hora, as anotações ao lado das suas passagens preferidas. Mais do que Lost ou Twilight (assunto de um post muito em breve), eu amo livros.

Nada melhor para uma amante de livros, então, do que fazer um belo passeio pela 20ª Bienal Internacional do Livro, que acontece até dia 24/08 aqui em São Paulo. É nessas horas que eu agradeço por morar nesta cidade e esqueço de trânsito, metrô lotado, poluição e gente mal educada. Fui sozinha, mas não estava solitária...estava cercada por 2 milhões de amigos de todos os formatos e cores.

Além de todo o burburinho em torno dos livros, a Bienal é ótima para conhecer os autores, mas paciência: só para pegar um autógrafo com o Ziraldo, fiquei 3 horas na fila! Tinha muita gente e ele é super atencioso com todo mundo. No meio tempo, dei uma fugida e fui garantir um autógrafo do Laurentino Gomes, autor do hypado (pelo menos entre os leitores mais antenados) 1808. E o engraçado é que eu fico muda em filas, evitando ao máximo que puxem assunto comigo, mas nesta Bienal foi bem diferente, conheci muita gente legal na fila. Acho que era o clima de excitação por estarmos cercados por um mar de livros. Todos felizes como pinto no lixo.

Fiquei realmente muito feliz por ver tantas pessoas passeando numa grande feira de livros. Familias inteiras, jovens, casais, senhores e senhoras de cabelo branco, todos lá e todos encontrando algo adequado, já que não tem só livros, tem palestras, bate-papos, oficinas, contação de histórias...é tanta coisa que não dá pra fazer tudo num só dia.

Pra encerrar, algumas dicas: separe uma roupa folgada e um tênis bem confortável, porque anda-se muito na Bienal, o lugar é enorme. A fila para pegar aquele autógrafo tá grande? Sente no chão, lendo um livro ou conversando com os companheiros de fila. Tome um bom café da manhã ou almoce antes de sair, e leve uma ou duas garrafas d'água (é muito quente lá dentro) e um lanche (frutas e barrinhas de cereais caem muito bem), porque os preços são proibitivos! Um simples picolé de fruta ou uma água custam R$3,00!!! Não marque nada, o gostoso é andar pela feira sem hora pra sair. Não tem ninguém para te acompanhar, vá sozinho! Melhor do que arrastar atrás de você uma pessoa dizendo "que graça tem ficar aqui vendo um monte de livro?!" Só leve alguém que goste tanto de livros e de andar quanto você. Se alguém te chamar e te oferecer uma revista de brinde, não pare. Se for impossível, diga que não tem cartão de crédito: o que eles querem é te empurrar assinatura de revista! Pegue um mapa da feira e marque onde estão os estandes que mais te interessam, e depois de visitá-los, ande pela feira sem destino, você pode encontrar muita coisa boa escondida pelos corredores. Há, quer ofertas? Vá no último dia, quando as editoras estão loucas para queimar os estoques que levaram para a feira.


2 comentários:

Carlinha disse...

PERFEITA!
COLUNA PERFEITA... PALAVRAS INSPIRADORAS... FABI LINDAAAAAAA!
GRANDE RETORNO!
BEIJOS DA VMLDUI!

*Sa* disse...

Eu aaaaaaaaamooooo bienal do livro!!

Meu namorado foi comigo da última vez e ficou me zoando que eu parecia q tinha chegado num paraíso! Cercada de livros por todos os lados!

E fiquei até tarde andando de um lado pra outro decidindo q livro comprar sem me trumbicar no fim do mês... (por mim comprava a bienal toda... rsrsrs)

Fabi ótima coluna! Para os aficcionados por livros como eu me dá uam inveja de vc! kkkkkk