sábado, 12 de setembro de 2009

Comentários 1x08 - Confidence Man


Episódio de Sawyer! Começamos a descobrir o porco que ele é. Tá bom, era.

Não considero a cena inicial Skater, uma vez que Kate deixa bem claro o quanto despresa Sawyer, mas como apreciadora da beleza, devo dizer que ele é um colírio para os olhos.

Boone mexe nas coisas de Sawyer e leva uma surra. Todos ficam contra Sawyer por causa do inalador, que ele não tem, mas usa no golpe do beijo. Não sei como alguém pode achar aquele beijo poderoso. Totalmente nojento. Sawyer faz com Kate o que sempre fez com as mulheres que passaram por sua vida. Lhe deu um golpe. A única mulher em quem ele não deu um golpe, foi em Juliet, talvez por que seja a única mulher que ele verdadeiramente amou.

Ele foi uma criança sofrida, perdeu os pais de forma trágica. Coisas ruins e trágicas acontecem todos os dias com as pessoas e nem por isso elas se tornam um arremedo de ser humano. Acho essa desculpa fraca demais para os golpes que ele aplicava, para o modo como insultava Hurley, enfim para ser como ele era. Que bom que cinco temporadas depois ele tenha mudado.

E bela surra que Jack dá nele. Não me lembrava disso. Senti-me vingada pelo Jack, por todas as vezes que Sawyer foi um bastardo com ele.

O terrível de Sawyer é que ele se acostumou tanto com as pessoas esperando o pior dele, que em algum momento ao longo da vida, ele simplesmente desistiu e acabou se tornando a pessoa que todos esperavam. Seria tão mais simples ele dizer que não tinha os inaladores. Mas ele gosta de ser o que é.

Sou contra a tortura e não concordo com o que Jack e Sayid fizeram. Jack ainda ficou incomodado, mas não se esforçou para libertá-lo e Sawyer usou aquilo que sabia que atingiria Jack: Kate. Acho que Sawyer só se interressou por Kate por que ela era o ponto fraco de Jack. Ele não conseguiria atingir Jack em qualquer outro ponto. Sempre estaria em uma escala abaixo do doutor, por que ele mesmo se via assim. Então como se vingar? Seduzindo o objeto de afeto do outro.

E Jack sempre acaba sendo superior. Salva a vida dele ao estancar o ferimento no braço dele e assim alimenta mais o ódio de Sawyer.

Mas ainda existe bondade em seu coração e ele desiste de um golpe por que se enxerga no filho de sua vítima.

Sun salva o dia e Shannon. Charlie se aproxima de Claire e a leva para as cavernas. Sayid resolve se auto banir pelo que quase fez a Sawyer. E este curte sua tristeza pela sua vida trágica.

Ps: Sayid tinha uma queda por Kate. Acho que esse seria o verdadeiro triângulo, mas o sucesso de Sawyer junto ao público fez com que os produtores mudassem de ideia.

Beijinhos

Nenhum comentário: