segunda-feira, 28 de maio de 2007

Jack Haters e o Efeito Halo

Mais do que o desabafo de uma jackete inconformada com as criticas infundadas a um dos meus personagens favoritos na série, quero que esse texto abra uma discussão sobre o porquê de tantas criticas a um homem que se mostra o herói da série.

Li recentemente uma crítica do blog Dark Ufo em que é feita uma “condenação” sem julgamento da decisão de Jack de retirar os losties da ilha.

Para entender a atitude de Jack, convido os Jack haters a lerem um pouco sobre tomada de decisão, sobre administração de negócios, vocês encontrarão isso em qualquer publicação de renome sobre o mundo corporativo.

Jack é o líder do grupo. Se isso foi por imposição dele ou não, não vem ao caso. Ele é o líder escolhido e legitimado por seus liderados. Ou alguém dos losties “contestou” essa liderança. Não vale aqui as atitudes de Sawyer, Locke ou até mesmo Sayid. Que diversas vezes discordaram de Jack, mas não se impuseram em uma “briga” pela liderança do grupo.

Partindo desse fato, de que Jack é o líder do grupo, analisemos sua decisão do ultimo episódio.

Jack diante das informações que tinha, tomou a melhor decisão para o grupo. Ressalto ai o “diante das informações que tinha”. Por que um bom líder toma suas decisões baseado em fatos e informações, não em suposições.

Ele tem a informação de Ben de que não deve tirar as pessoas da ilha, pois todos irão morrer. Mas alguém, diante do passado de Ben, acreditaria nele? Uma pessoa que mente e manipula o tempo todo. E isso Jack tendo presenciado um pouco da rotina dos outros durante sua prisão. Se você acreditaria, desculpa, mas eu jamais contraria você para trabalhar na minha empresa, pois seu julgamento é tudo, menos livre de preconceitos, o que é chamado de efeito halo em administração. Beneficia quem você gosta e não quem merece.

Novamente Jack tem a informação partida de Locke de que ele não deve tirar os losties da ilha. Jack pergunta: Por quê? E qual a resposta de Locke??? Por que sim! (Como diria um antigo programa de televisão: Por que sim, não é resposta.). Agora pergunto novamente aos críticos de Jack: Vocês diante das atitudes de “louco” de Locke, uma pessoa que aparentemente se voltou contra os seus em prol dos Outros, que mata uma pessoa que está dando a única chance de obter aquilo que todos almejam isso tudo sem uma justificativa coerente, acreditariam em Locke?

Diante dessas questões, que espero que sirva para a reflexão, deixemos o “efeito halo” de lado e julguemos Jack com justiça. Se diante disso, vocês conseguirem argumentar e provar que Jack fez a escolha errada, ai sim aceitarei esse fenômeno que se tornou os “Jack Haters”.

6 comentários:

Carlinha disse...

Maravilhosa a estréia de "Café com Pão de Queijo" rsrsrs
Muito pertinente seu questionamento, Lilica. As pessoas reprovaram muito as atitudes do Jack neste season finale. Mas, o que eles fariam no lugar do Jack? É fácil ser a pedra, mas o telhado de vidro... e outra, por mais que vc não goste de um personagem, há que se saber diferenciar as coisas e avaliar de forma neutra os caminhos de cada um.

Trícia disse...

Olha Lilica...concordo com tudo que você disse...de cima em baixo!
Eu só não sabia que inventaram esse grupo anti-jack!
O que acontece com esse povo? Perderam o discernimento? Torcem pra quem não tem princípios e massacram quem é correto...

Vai entender...só sei que eu amo o Jack!

Anônimo disse...

faz tempo q eu tô de saco xeio desse povo falando mal do Jack!
quem faz tudo por todos ali nakela droga de ilha é só ele.... confesso q gostaria de entender o por q de tanta critica contra ele!
mas tô axando q quem tá contra o Jack saum os fãs "amebas" do Sawyer... Locko e Sayid! só pode ser!
mas a grande verdade é que: Jack é sim o GRANDE herói de Lost...e a Kate ama ele... isso num tem nem q ser questionado mais! se na grand finale ela ficar com o Sawyer é só por covardia dos produtores! rssssss
desculpa qualquer coisa... mas tem hora q a gente tem q falar mesmo o q pensa, naum?
bjus á todas!

cibele disse...

Eu acho engraçado as pessoas aqui do lado da tela julgarem que está do outro lado. Nós aqui vimos quem é Ben, vimos o FB do Locke e todos os outros, temos muito mais informação que o Jack. Ai essas pessoas, julgam o Jack a partir de milhares de informações que o Jack não teria. Se não tivessemos visto o Charlie descobrir que a Naomi não é da equipe da Penny, nem saberiamos de nada. Ai o povo deve achar que o Jack é vidente né?
Sinceramente, viu?!
Aquele traidor do John Locke que venderia até a mãe pra entrar no grupinho e ser considerado especial é que é o de carater duvidoso e todo mundo fica desconfiando do Jack. Afe!

Mas enfim, adorei o texto! Raciona bem em cima de tudo isso e não só usa argumentos baseados em gosto e opinião (como tantos por ai na net).

ana paula disse...

Lilica, vc argumentou muito bem mas acho que a preferência ou não por Jack começou com a grande adoração que se acometeu pelo personagem do Josh Holloway, o queridinho de lá. E quem é o grande e direto antagonista dele? Jack!
Falo isso pq presenciei na minha própria casa quem ficou fanática por ele e critica tudo do Jack, desde apareência até as atitudes.
Tenho q tomar cuidado p não ficar igual mas defendendo o outro lado, prefiro deixar o tempo passar e que a própria série se encarregue de mudar essa mentalidade pequena que se abateu sobre os admiradores obsessivos do Sawyer!
Tb li no Darkufo falando sobre o Jack ser do tipo que toma todo tipo de decisão por ele mesmo, colocando EU em todas as frases: EU QUERO, EU FAÇO, EU... e que os verdadeiros heróis tinham sido Charlie e Hurley. Muito fácil falar isso agora, no final, depois de passar por toda temporada enfrentando todos os problemas nas costas do Jack e Locke dando uma de louco e o Charlie fazendo o quê mesmo? nem sei ou lembro o que ele fez mas foi "endeusado" agora. Não dá pra entender mesmo! Pra quê serve um líder se não pra tomar as decisões? qtas vezes não foram até o Jack perguntando o quê fazer? e qdo ele toma atitudes criticam?!
Compartilho contigo dessa revolta pela situação mas nós jaters sabemos quem Jack é e sempre vamos defendê-lo e mostrar suas qualidades e combater palavra por palavra ou voto por voto que vier pela frente!
Palavra de JATE! Isso eu garanto!!!!!!

Anônimo disse...

Que ótima estréia!!!
Aliás, qual é o seu sabor de cuca favorito?

(nossa, essa foi paia)

Bom, concordo com tudo o que a Lilica disse e ainda posto embaixo! Como não tem jeito de assinar...