sexta-feira, 25 de maio de 2007

Efeito borboleta

“o bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo.”

Efeito Borboleta é um termo que se refere às condições iniciais dentro da teoria do caos, mas esse termo se tornou popular com o filme de Eric Bress, The Butterfly Effect com o astro Ashton Kutcher no papel principal.

Confesso que depois de assistir ao surpreendente episodio de Lost (sim eu me surpreendi, apesar de ter lido todos os spoilers) o que se passa no filme me inspirou numa louca teoria que irei dividir com vocês a seguir, afinal teremos 9 meses para “viajar” e dar asas à imaginação.

Algo acontece na ilha. E isso é algo grave. Talvez Ben realmente esteja pela primeira vez na vida, falando a verdade e Jack foi responsável pela morte ou captura de seus amigos.

Isso, independente de estar ou não com Kate com certeza destruiria Jack.

Penso que de alguma forma Jack conseguiu um acordo com a ilha, Jacob ou seja lá quem for e ele e Kate, assim como em efeito borboleta, descobriram uma fissura no tempo e ele e Kate voltaram um tempo em suas vidas, um tempo onde puderam concertar as coisas que fizeram de errado.

Kate obviamente não é mais uma fugitiva. Bem vestida, maquiada, cabelo by salão de beleza, carro caro. Ou seja, numa realidade normal, ela jamais estaria livre. Para assumir essa vida “boa” ela teria poucas opções uma seria viver com uma identidade falsa ou como eu disse voltar no tempo e consertar seus erros do passado.

Jack destruido, arrasado, se tornou o homem que desprezava, se tornou uma cópia do pai. Amargurado por seus erros, afundando na bebida e nas drogas. Jack vivia sob a pressão de provar para o pai que era bom, e sempre falhava. Não acredito que ele se destruiria por uma rejeição da Kate.

Então nesse “novo” destino, Jack e Kate se lembram dos eventos, das pessoas, mas têm um acordo de nunca tocarem nesse assunto. Afinal o acidente não aconteceu, eles não se conheceram, a ilha não existiu na vida deles.

Na vida de ambos, aconteceram eventos que os levaram a ser o que eram. O crime de Kate a levou a ser uma fugitiva. A morte de Christian levou Jack a ser um heroi. Apagados esses eventos. Eles poderiam viver uma nova vida.

Então Kate não mata seu padastro e Jack consegue salvar seu pai. Fica implicito que o pai dele está vivo. Ai vão dizer, conversa de bêbado. Sim pode ser. Mas achei muito siginificativo esse fato ser abordado duas vezes no episodio. Uma na conversa com médico e outra na farmácia. Depois que Jack voltasse como o grande heroi do vôo 815, poucas pessoas não conheceriam os Sheperard e Jack não se arriscaria a usar um receituario de um medico famoso falecido.

Vivendo à sombra do pai, Jack não consegue ser quem ele tem que ser, aliado ao segredo do que aconteceu na ilha, ele se sente realmente um nada.

Kate por outro lado está bem. Com certeza se casou com alguém que lhe dê boa vida, e pelo jeito alguém que a controla.

Jack quer voltar pra ilha, quer mudar seu destino. Mas para isso precisa de Kate. Mas ela não responde suas chamadas. Então ele lê no jornal a morte de alguém que pode levar Kate a sair de seu “esconderijo”.

Agora: Quem Jack julgaria tão importante para Kate se dignar a ir ao enterro?

Afinal ninguem dos ex-losties a conhece, apesar dela conhecer todos. Quem seria importante para ela, para que ela dissesse adeus a uma pessoa que não a conhece?

Sawyer.

Sim. Se o acidente não tivesse acontecido, Sawyer “continuaria” na vida de golpes. Sem parentes, sem amigos e vários nomes falsos. Talvez Jack e Kate mantivesse uma vigilancia sobre seus “antigos” amigos.

Mas Kate não vai ao funeral de Sawyer. Afinal ele não é importante para ela. (Jack acha isso, mas não é verdade).

Então eles se encontram no aeroporto. Jack querendo voltar. Kate não. Cada um com seus motivos. E os dois só podem voltar juntos.

Sei que é bem louca essa teoria. Mas o que não é em se tratando de Lost???

A única coisa que parece não mudar, seja no passado, no presente ou no futuro é a fortissima ligação Jack e Kate. A todo momento do encontro, fica claro que eles querem se tocar, se sentir. Mas não podem. Talvez more ai o segredo,talvez eles juntos tenham o poder de mudar o tempo.

13 comentários:

Carlinha disse...

Seja bem-vinda ao blog, Lilica!
Inaugurou sua estadia com um post fantástico!
Beijos!

Anônimo disse...

Ok, Lilica. Achei o máximo sua teoria. Tem muito fundamento.

O único furo que eu encontrei até agora é a questão daquele passaporte de Ouro que o Jack possui.

Se eles mudaram o passado, a queda não teria acontecido e não faria sentido o tal passaporte.

Mas enfim. Não ficou claro se o pai de Jack está vivo ou não. Só assim saberíamos se o passado foi mudado.

De qualquer forma, AMEI o episódio. A importância Jate ficou mais clara que nunca.
Não imaginei que teria essa impressão quando li os spoilers, mas, nossa!, mesmo assim fui surpreendida.

Vibrei com mais uma atuação magnífica do nosso sempre herói, Jack. [Acaba com o Ben, é isso aí!]
E chorei com o Charlie. :~~

Beijos, jate girls.
Adoro vocês.

Rubens disse...

Tem mais um problema: Sawyer nao era de Nova York, como o recorte de jornal com a noticia da morte conta. Alem disso, o caixao era pequeno, como se fosse de um adolescente ou de uma mulher pequena (com o detalhe que a gente sabe que quem morreu foi um homem). Sawyer nao caberia dentro daquele caixao (e ele morreu inteiro, ja que morreu enforcado).

NOTA: Na internet existem capturas do pedaço de jornal que Jack recorta, com a notícia da morte da pessoa a qual ele vai no funeral...

Lilica disse...

Rubens!

Estou acompanhando essa especulação sobre os tamanhos do caixão e posso te dizer que eles não são fabricados "exclusivamente" para uma pessoa. São feitos de forma padrão. Um caixão de adulto cabe tranquilamente uma pessoa baixinha ou de até 1,99 de altura. Somente se essa pessoa fosse mais alta que isso ou extremamente gorda, seria necessário um caixão especial.

O que faz o caixão parecer menor é que ele é obviamente um caixão de indigente e não tem entales e adornos.

Como sei sobre isso? Trabalho em funerária. E apesar das urnas americanas serem diferentes das brasileiras, essa diferença é só na largura. O resto é padrão.

Qto a ele ser de Nova York. Não sei. Esse ser pode querer dizer estar vindo de Nova York. Não acho que isso indique o local de seu nascimento.

Mas depois que escrevi essa teoria já mudei tanto de ideia, ja voltei pra mesma ideia. Então... Tudo está valendo.

Obrigada por comentar.

Bjnho

Anônimo disse...

Lilica, mto bom sua teoria!!!
Tomara q seja assim mesmo!!!

Anônimo disse...

Lilicaaaaa
ótima teoria! Inclusive, casa com a idéia passada no episodio do Desmond, Flashes before your eyes.
Parabéns pelo blod!!

ana paula disse...

Adorei Lilica! Faz mto sentido essa teoria.
Se Jack e Kate voltaram, pode ser q tenham tido ajuda de alguém e esse alguém seja ligado ao acidente e a Ocean. Daí teria explicação o passaporte de ouro de Jack. E talvez o medo de Kate.
Eles podem ter feito um acordo c essa pessoa e terem suas vidas alteradas como talves eles "achassem ser o que queriam": Jakc c o pai vivo e Kate não mais fugitiva e casada c alguém importante.
Mas parece q isso só serviu p liquidar a vida deles, ou do Jack pelo menos. E a forma de resolver seria... voltar à ilha, onde as coisas "são" "reais"?
Só sei que gostei e tomara que seja assim pq aí estaria mais uma prova, se é q precisa, de que Jack e Kate são inegavelmente os pontos chave dessa história!

Anônimo disse...

achei interessante mas...

a questão do passaporte de ouro que o jack e a kate receberam???

para mim o pai do jack esta vivo no futuro sim !!!
pois as duas citações para mim é bem clara ou não?? vai saber !!!heheh
mas o pai dele pode estar vivo na ilha e ter sido resgado com o jack e a kate e os outros .

mas muito criativa sua versão parabens!!

Anônimo disse...

ha
não sei como vc consegue gostar do jack ,eu odeio o cara ,esta um mala , um "locke",eheheh

Anônimo disse...

Aff... Sawyer-fans...afff

Lilica disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lilica disse...

Antônio!

Essa história do passaporte realmente é dificil de ser encaixado nessa minha teoria. Talvez eles tenham ganhado isso como uma forma de compensação pela pessoa com a qual fizeram o acordo e que teria que ter uma forte ligação com a Oceanic, o que não é dificil, pq se o vôo foi "fretado", a Oceanic faz parte do esquema.

Mas ressalto que acho isso muito simplicista, então provavelmente estou errada, ou não... vai saber!

Qto a gostar do Jack! hehe! Colocando de lado a antipatia que ele causa em quem não gosta dele, até mesmo vcs hão de convir que ele é o mais próximo de heroi que existe ali. Descente, autruista, prestativo, além de lindo e fofo! (mas essas últimas eu não espero que vc concorde hehe!)

Beijos e obrigada por comentar.

ana paula disse...

Lilica, no meu ver, são essas qualidades do Jack q fazem as pessoas ficarem tão revoltadas contra ele pq o personagem é o mais perto que temos das pessoas normais. É ele que está a frente, sujeito a pedradas ou a flores.
Vc pode encontrar um cara decente, forte, que tem nas mãos a necessidade de fazer algo pelos outros. Vc encontra o marido traído, q de tanto trabalhar e se dedicar acaba negligenciando a esposa. Vc encontra o filho de um cara proeminente que exige dele mas não dá em troca o que ele mais busca. Vc encontra um garoto cuja mãe não está presente ao lado dele. Vc encontra o homem que de tão brilhante, desde pequeno, ouve as pessoas elogiando o pai e comparando as atitudes de ambos e ele traz essa sua grande habilidade p se sobressair de alguma forma. Vc tem um homem mtas vezes tímido, por pensar nos outros e fazer da autocrítica sua companhia constante.
Isso é bem mais "mundo real" e as pessoas, ao assistirem ao show na tv, se incomodam ao se deparar c essas características mtas vezes presentes em suas vidas.
Diferente de ver uma fugitiva da polícia como sua vizinha ou conhecer ou ser de uma família destruída por um golpista. Ou conhecer algum filho (a) de mafioso.
Vejo pq das críticas ao Jack, pq "ele é real"! "Ele é o seu vizinho, amigo, parente ou vc mesmo, e c isso as pessoas não gostam de se confrontar!
Análise de Psicóloga! Não pude evitar!