terça-feira, 23 de outubro de 2007

Viajando na Jatenese

Você já parou pra pensar o que seriam dos filmes sem trilha sonora? Lógico que sim! Música é absolutamente uma “atriz coadjuvante”, às vezes “principal”, em qualquer momento, situação, lá está ela – nos fazendo chorar, rir, sonhar, enfim, um elemento indispensável.


Pois se isso se aplica a um filme, numa série não seria diferente, aliás, às vezes a música é quase tudo numa série... exemplo? Grey’s Anatomy.


Eu realmente não sei o que seria de Grey’s sem canções, mas espera aí, não é qualquer cançãozinha não, são canções indie na sua maioria, aquelas que nós mal conhecemos as bandas/cantores/as... é um antro de boa música que não tem como não se identificar com nenhuma. Você se vê desesperado querendo achar a bendita canção que tocou naquela cena em que tal personagem fazia não sei o quê! Estou falando alguma inverdade? Ah, mas é tão bom isso!!! Vamos a algumas dicas (poucas mesmo, mas procure as trilhas de todas as temporadas, garanto que você não irá se arrepender): Unckle Bob – “Swans”, Snow Patrol – “Chasing Cars" e “Make This Go On Forever”, Maria Taylor – “Clean Getaway”, Anna Nalick – “Just Breathe”, Aqualung – “The Lake” e Brenda Lee – “The Story”.
Outra série que sempre tem canções de qualidade é Smallville, nunca deixa a desejar, o episódio em que a Lana se casa com o Lex (Sexta Temporada) teve escolhas nota 10: Patty Griffin – “Heavenly Day” e Snow Patrol – “You Could Be Happy”.


Tem aquelas séries que já chegaram ao fim, porém, nunca perderam seu brilho quando o assunto é música...


The O.C.
Preciso dizer muita coisa? Além de uma série cultuada, mesmo perdendo o tom depois da morte da Marisa, The O.C. trazia sempre músicas que grudavam na nossa mente e até que nós baixássemos, não desgrudava de maneira nenhuma. Lembro-me até hoje de “Hallelujah”, uma das canções mais tocadas na série e simplesmente linda.


ALIAS / Felicity
Quando se trata de séries de J.J. Abrams você pode ter três certezas... ou melhor, quatro: ótimo script, ótima direção, ótima trilha sonora e... bem, triângulo amoroso! \o/
Felicity sempre trazia canções belíssimas, assim como ALIAS que entre socos e pontapés, espionagens e mistérios, sempre nos brindava com o prazer da música. Existem vários episódios da série que vale a pena ressaltar, mas eu fico mesmo com o episódio Piloto, absoluto nas escolhas da trilha, tais como: “Give You Back” – Vertical Horizon, “Goin’ Our Way” – Gus, “Here Comes The Flood” – Robert Fripp & Peter Gabriel.


E para encerrar esse post musical, não poderia deixar de citar LOST. Em meio às canções instrumentais na série, existem também as cantadas e geralmente de gosto muito refinadas, na maior parte são bem antigas... Patsy Cline – “Leavin' On Your Mind”, Willie Nelson – “Are You Sure”, The Mama & The Papa – “Make Your Own Kind Of Music” (essa canção é uma “coisa” mesmo, é ouvir uma vez pra já sair cantarolando-a pela casa!), Drifters – “Up On The Roof”, The Blind Boys Of Alabama – “I Shall Not Walk Alone”, passando por algumas mais atuais: Damien Rice – “Delicate” e Joe Purdy – “Wash Away”.


Eu sei... existem outras séries que arrasam na trilha sonora também, mas quem disse que esse é o único post que eu vou vir a dedicar a essa arte tão divina? ;)


Vou ficando por aqui... ouvindo muita música e me inspirando para o próximo post da minha Coluna, até semana que vêm!

MAY THE FORCE BE WITH YOU.

5 comentários:

Fabi disse...

Você tem razão. Seriados são verdadeiras fontes de ótima música. Felicity foi o primeiro seriado em que me viciei e nele conheci Sarah McLachlan, uma das minhas cantoras internacionais favoritas até hoje.
Beijos! ;-)

Flávio M#1! disse...

Mestra, adorei a sua coluna! E como não poderia? Falar de trilhas sonoros é prender a minha atenção! Seu gosto é bastante parecido com o meu. Nossa teria que fazer uma lista enorme com as músicas de The O.C, Grey's Anatomy, ALIAS, Kyle XY, One Tree Hill e outras séries que eu assisto. Ah, ainda tem a trilha sonora instrumental de Lost, que é magnífica! As séries realmente são as minhas fontes de música!

Carlinha disse...

Mestra e boa música numa coluna não poderia dar coisa melhor!! rsrsrs
É tão bom relembrar essas músicas que ajudam ainda mais grandes momentos destas grandes séries ficarem eternizados nas nossas memórias... estou nostálgica hoje, mas, vamos ser sinceros: quem não lembra da cena em que toca "Wash Away", do Joe Purdy em LOST com a cena clássica do Sayid jogando uma maçã para o Sawyer como sinal de "trégua" entre os dois? ALiás... se bem me lembro escrevi sobre o significado maior dessa cena em algum tópico da Lost Shippers no Orkut...
Anyway... Adorei o post, MESTRA!
Kisses!
Ah, just one thing: a música da Patsy Cline que vc citou eu conheço como "Leavin' on your mind" ;)

Lilica disse...

Otimo assunto Mestra!

Musica é sempre bom. Tô viciada em trilha sonora de seriados. Já fiz meu cdzinho de Grey's onde indico a musica clean getaway de Maria Taylor, que marca o casal mais fofo de Grey´s: Gizzie.

Jericho é outra perfeita nessa categoria, indico All These Things That I've Done" by The Killers e a antiga "Nothing Compares 2 U" by Sinead O'Connor.

Roswell é outra perfeita. A musica de abertura da Dido – Here With Me fica impregnada na cabeça.

Supernatural faz mais o estilo de quem gosta de blues e rock pesado. Heroes por incrivel que pareça foi a unica serie de musica boa que eu não fiz um cdzinho. preciso providenciar isso.

Adoro as musicas de Lost. Já canto junto com o Charlie "You All Everybody".

Tem Colde Case que é otima também. Mas a insuperavel é Fryday Night Ligths, com musicas que se encaixam em todos os momentos.

Beijos

Anônimo disse...

Veri, que tuuudo!!!

Eu sou viciada em música, eu ouço até no trabalho e estudando... Total "seqüela" - hehehe...

Mas você tem toda razão, a trilha, tanto dos filmes como das séries, em meu ver, corresponde a 30% do trabalho... Nuss...
Algumas vezes marcam tanto quanto algumas cenas, por ex.: quem não lembra daquele instrumental que remete ao "Condado", em Senhor dos Anéis?! Ou mesmo, quem não se emociona ao ouvir aquela "musiquinha" que toca nos momentos tristes de Lost? Putz... Mas Greys, bah, essa aí tem muuuito som bom!!!
Parabéns pelo post, Mestra (sempre fazendo jus à qualificação!)
Kisses...