domingo, 7 de outubro de 2007

Cafezeira no Debate Lost de São Paulo!

Esta cafezeira aqui anda sumida, mas hoje eu venho com um relato de fazer babar qualquer fã de Lost! Foram organizados, em conjunto com a Livraria Saraiva, debates sobre a série em Pernambuco (em Recife), no Rio Grande do Sul (em Porto Alegre), no Rio de Janeiro (na capital fluminense) e em São Paulo, aqui na Capital. E claro que as Jaters compareceram, eu incluida.

Os mediadores, que são fãs da série como eu e você, iniciaram o debate esclarecendo que não seria um debate, e sim um bate papo, já que ali ninguém tinha ligações com a produção da série nem eram da Disney ou da ABC, eram apenas fãs. Depois das apresentações, o pessoal começou perguntando se todos tinham assistido a terceira temporada, ao que os presentes (cerca de 25 pessoas) responderam SIM!!! E aí deram uma explicação bem legal sobre o que é spoiler, e já avisaram que muitos spoilers seriam ditos durante o bate papo.



Ale, Ju e Claudinha marcando presença no bate papo sobre Lost na Saraiva

E então começaram as teorias: alguns defenderam que Lost vai realmente enveredar pelo mundo das viagens no tempo, inclusive citando as famosas dobras do tempo e física quântica, outros acreditam que o que acontece na ilha é uma mistura de misticismo e energia eletromagnética...e um assunto puxava o outro. Será que a ABC interfere no roteiro, baseada na audiência? Como vão explicar a volta de Michael (e aí muitos revelaram odiar o personagem hihihihi) e o crescimento de Walt? A ilha tem algum poder de cura/retardamento de idade? Richard Alpert voltará? Só há um submarino? Jacob é Locke? Qual a ligação do Ben com a ilha? Naomi realmente veio resgatar Desmond ou sua equipe tem ligações com a equipe Dharma original (que na ilha foi exterminada pelos hostis com a ajuda de Ben)? Desmond realmente voltou no tempo ou foi algum tipo de "ilusão"? Quem é o "he" de quem Kate tem medo? Só ela e Jack foram resgatados? Quem está no caixão? É, falamos de tudo isso e muito mais. Até a relação Kate e Jack foi citada, e não foi nehuma das Jaters que trouxe o assunto a baila não! Mostra que as relações amorosas na série tem importância não só para os shipers. Como tinha sido dito de inicio, ninguém ali sabia mais que os outros, um aspecto que tornou o encontro mais interessante. Juntando teorias lidas na internet, revelações de entrevistas dadas pelos produtores e informações das gravações que já foram liberadas, o papo esquentou e nem vimos o tempo passar ( e passou muito rápido).

Os mediadores e o pessoal presente ao bate papo (no telão foram exibidos um vídeo com cenas das três temporadas e um extra do box da terceira temporada)

E olha que coisa bacana: gente de todas as idades curte Lost, acompanha as informações e formula teorias! Crianças, adolescentes, casais com e sem filhos, homens e mulheres, Lost agrega todo tipo de espectador, o que é indicativo de que os assuntos que a série trata interessam a todos, sem distinção, e é sem dúvida um dos motivos do sucesso do show.

Para encerrar, foram distribuidos brindes a quem respondesse corretamente as perguntas formuladas pelos mediadores. E as Jaters marcaram presença: Ju ganhou um livro ao responder que o nome do marido da Kate era Kevin...e eu, modestamente, devo confessar que ganhei dois brindes, um livro, ao responder o nome do pai biológico da Kate, depois da Ju ter dito que era o Sam e eu me lembrei do incinerado Wayne, e uma camiseta promocional da segunda temporada, depois de ter dito a data completa da queda do avião, que vem a ser 22 de setembro de 2004. Asistimos também um trailer que mistura cenas das três temporadas (você confere aqui: http://br.youtube.com/watch?v=4XsqjLIxgIQ&mode=related&search=) e também o extra "O Mundo dos Outros", do box da terceira temporada. E claro, muitas fotos!



Ju, esta cafezeira e nossos brindes

Pessoalmente, devo dizer que nunca me diverti tanto! O ambiente de respeito, as brincadeiras, as pessoas revelando suas dúvidas e teorias, seus favoritos, tudo contribuiu para uma tarde muito divertida. Aconselho a todos que um dia tiverem oportunidade de participar de um bate papo ou debate sobre a série, ou puderem se encontrar com outros fãs, o façam sem medo de arrependimentos, pois vale a pena! Quero agradecer aos mediadores, Fabio, Sheila, Ana Beatriz e Cibele, pela simpatia e por conduzirem tão bem o bate papo. Estou esperando o próximo!



As Jaters e os mediadores do bate papo: Cibele, Sheila, Ana Beatriz e Fabio

P.S.: para completar a tarde, olha quem estava numa sessão de autógrafos na livraria:



Ziraldo, o pai do Menino Maluquinho, Bichinho da Maçã e Flicts!

E um assunto de última hora: vocês lembram das pedras que Jack acha junto dos corpos de Adão e Eva, na caverna, e que ele guarda no bolso? Isso levou muita gente a especular que Adão e Eva seriam, na verdade, Jack e Kate, e que este "encontro" se daria devido aos efeitos de viagens no tempo. Pois uma das presentes no bate papo revelou que leu uma teoria especulando que Adão e Eva seriam, na verdade, Desmond e Penny! E por que? Porque as pedras estão no apartamento de Desmond visto no flashback de "Flashes Before Your Eyes", um dos episódios do brothá. Confesso que vou rever o episódio com atenção redobrada. Achando as pedras, volto aqui para dizer onde elas estão, mas se você achar antes, comente aqui e compartilhe sua opinião sobre esta teoria!

4 comentários:

Lilica disse...

Devo confessar que estou ROXA de inveja! hehehe! Sempre quis um num encontro assim, trocar ideias. Acho que ia me esbaldar nesse ai, pq minha teoria bate com a desse pessoal. Tbem acredito que a serie vai tratar dessa coisa de viagem no tempo, mas acredito que seria mais como o passado/futuro/presente acontecendo paralelamente, como uma folha de papel dobrada em três partes.

Eu tinha pensado primeiramente sobre Adão e Eva ser Pen e Desmond, mas isso antes do FF. Depois, com a série focando essas coisas de tempo, achei muito significativo Jack e Kate encontrando as pedras e os restos mortais na caverna, depois Kate dizendo que não queria ser Eva. Sei lá, mas quem lê sobre ficção de viagem no tempo, vê filmes, isso sempre acontece. Aquela ilusão do homem de quer evitar seu destino e no fim tudo acontece como deveria ter acontecido.

Pra mim Adão e Eva, são Jack e Kate, que ao tentarem voltar pra ilha, entram numa dobra diferente de tempo e acabam no passado. E confesso que como Jater, ia amar que o destino de nossos personagens favoritos fosse esse. Nada mais romantico do que ficar juntos por toda a eternidade. Mas devo dizer que acredito mais nessa teoria, pelos fatos apresentados na série.

Beijinhos Fabi linda! Parabens pelo texto, pelo encontro e por mostrar que as jaters apesar de serem um grupo unido por um assunto, conseguem debater a série além do shipp. Como diria os produtores "as jaters são um grupo muito educado".

Carlinha disse...

Fabiiiiiiiii
que saudades dos seus posts!!!
Adorei ler tudo!!! Fiquei com a maior dor de cotovelo por não poder participar rsrsrsrs
mas, acho muito bacana iniciativas como esta da Saraiva.
Minha dor de cotovelo pára por aí, pq.... tchan-tchan-tchan... FALTAM 5 dias!!! kkkkkkkkk
Beijos, Fabiiii!!!

Fabi Lameirinha disse...

huahauahauahauauauahauahau...contagem regressiva lesando o povo!!

Anônimo disse...

Inveja mata e eu vou morrer cedo.
Quero briiiindes!