sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Intolerância


Segundo o Wikipedia é uma atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças em crenças e opiniões, a ausência de disposição para aceitar pessoas com pontos de vistas diferentes.

No mundo das séries vemos muito disso, aliás, no mundo dos ships. Nos fóruns e comunidades existem sempre pessoas dispostas a convencer um ao outro que o seu ship é melhor, e ai está declarada a tão famosa ship war. Confesso que já participei (pretérito perfeito, passado) de algumas. Hoje, sei lá, não digo que não vou entrar em alguma, mas não é algo por que eu ache que valha a pena. Cada um que torça pelo quiser.

O que me motivou a escrever sobre intolerância não foi nenhuma guerra de ships e sim um fenômeno curioso que anda acontecendo com os fãs de Grey´s Anatomy.

O fim da quarta temporada explodiu com o surgimento de um novo casal: Gizzie (George e Izzie). Amigos de longa data que descobrem que se amam.

Até ai, tudo normal. É algo que pode acontecer no dia a dia. A base de um amor verdadeiro é uma amizade verdadeira, por que não? Já vi grandes amigos se casarem e serem muito felizes. É um outro tipo de amor, sem a ansiedade dos primeiros contatos, sem o frio na barriga dos riscos de se conhecer alguém. Mas é amor ainda assim. Um amor solidificado na confiança, um amor alicerçado nos interesses comuns, nos momentos compartilhados.

O amor de George e Izzie aconteceu assim. Um estava tão acostumado com o outro do seu lado, tão acostumado a dividir sua vida um com o outro, suas vitórias, seus fracassos, suas tristezas, suas alegrias que não se deram conta que o motivo que os levavam sempre a procurar um ao outro em todos os momentos, a confiar um no outro em qualquer situação, era amor. Afinal, amar é querer dividir tudo com o outro, é querer que o outro esteja sempre presente na sua vida, é compartilhar sua vida com o outro.

Mas ao que parece os fãs da série não estavam preparados para esse tipo de amor. O que se viu foi um índice de rejeição enorme, adjetivos como “sem noção”, “casal McVomito”, “nojo” entre outros. A criadora da série foi duramente criticada por expor uma situação comum.

Se fosse uma briga de ships eu até entenderia. Uma coisa é você achar que o “seu” casal tem mais química, é mais bonito que o outro, como constantemente acontece em Lost entre os fãs de Jack/Kate/Sawyer. Cada um com suas razões, nunca chegarão ao entendimento, mas é uma coisa mais “racional”? – Pelo menos, algo de fácil compreensão. Outra coisa é você hostilizar um casal que não tem outro casal para competir.

Izzie está sozinha desde a morte de Denny, confesso que adorava o casal e torcia muito por eles, mas Denny morreu, acabou, a menos que eu deseje que Izzie morra para ficar com Denny, o mais lógico é torcer para ela ser feliz com outro alguém. George sim estava casado, mas convenhamos ele e Callie nunca foram um casal. Nunca entendi porque se juntaram.
As pessoas que tanto hostilizam Gizzie, nem torcem para a Callie. Por que para você shipar um casal, você tem que gostar de ambos. E o que acontece é que a maioria não gosta do George.

George é aquele cara comum, meio bobão, totalmente atrapalhado, fora dos padrões de beleza e estética. Izzie ao contrario é um mulherão, linda, bem resolvida, segura. Entra ai até um pouco de preconceito. Garanto que muitas vezes na nossa vida já vimos um casal fora dos padrões: Um cara baixinho e feio com uma mulher bonita e grande. O primeiro pensamento é: Esse cara deve ser rico. Ou o contrario, um cara lindo com uma mulher não tão atraente, mas no fim o pensamento é igual. O que muitas vezes não paramos para pensar é que aparência não é tudo. O feio para um é bonito para o outro (confesso que acho o George lindo). Existem coisas bem mais significativas numa relação que a aparência, se o casal fica bonito junto ou não.

Gizzie é um exemplo disso. Izzie sempre atraiu os caras por sua beleza, nenhum deles (talvez Denny um pouco) se interessou pela Izzie pessoa, pela Izzie que gosta de cozinhar, pela Izzie que teve que abandonar uma filha. George conhece essa Izzie e ama essa Izzie, a ama como ela verdadeiramente é. Se ela acordar descabelada, com mau hálito e cheia de remela no olho, George ainda assim vai amá-la. E Izzie sabe quem é George. Ela ama cada um dos seus defeitos, das suas trapalhadas. Eu não entendo como um amor assim não pode dar certo. Como um amor assim não atrai as pessoas. Não entendo essa intolerância a pessoas tão lindas (por dentro e por fora) que foram feitas uma para a outra. Juro que não entendo.

Beijinho e bom fim de semana!

10 comentários:

cibele disse...

ahhhh, adorei o texto. me sinto até aliviada de ver tanta sobriedade. ultimamente a gente tem muito contato com gente intolerante, gente reclamona.

meu, os dois se amam, você não gosta? basta seguir com sua vida. as pessoas ficam falando disso o dia todo, é uma chatice sem fim.

mas enfim, adorei <3

Fabi disse...

Também não entendo porque o pessoal não gosta do casal. Nojo? Nojo do quê? Hellooooo! Acorda pra vida, gente!
Eu adoro Gizzie e torço muito para o casal dar certo. ;-)

Anônimo disse...

Lilica

Amei o texto! Penso como você: amigos podem sim formar um belo casal! E eles sempre se amaram, a coisa apenas se tornou carnal agora.
Defendo o casal lá no meu blog e o pessoal sempre detona. Falaste tudo: é puro preconceito! Preferiam que ela ficasse com o Alex, que já provou que é bem maldoso?

Abraço!

Anônimo disse...

Eu sou uma das que não gosta muito de Gizzie, mas com certeza não é porque eu não gosto do George. Eu AMO o George, se bobear ele é meu personagem favorito. O meu problema é que eu gosava de vê-lo como um tipo de "irmão" das garotas sabe? Ainda mais da Izzie! EU gostava muito da relação de amaizade deles, por isso fiquei chateada quando essa coisa de romance começou.

Anônimo disse...

adorei o texto Lilica!
Eu sou uma das que gostam de Gizzie. Confesso que quando eu tava vendo a terceira temp, ja tinha lido na internet que Gizzie iria rolar, e achei que nao fosse gostar...que ia parecer forçado. As vezes eu nao simpatizo muito com casais q eram melhores amigos e viram amor, pq fico com a sensação de praticamente 2 irmãos se beijando (sentia isso quando via Dawson e Joey juntos). Mas a maneira como a Shonda escreveu e desenvolveu as cenas Gizzie, me fez apaixonar pelo casal! Poxa, a cena do flashback do George lembrando qdo eles transaram, foi a cena mais HOT de Grey's anatomy...os dois sorrindo um pro outro, felizes...foi a coisa mais linda!
Eu era apaixonada por Izzie/Denny, e eles continuam sendo pra mim, o casal mais lindo que GA ja teve. Mas como vc disse, infelizmente o Denny ja era, e a Izzie tem q seguir em frente...e ninguem melhor pra isso que o George.
Eu só discordo um pouquinho qdo vc diz q nao tem outro casal competindo...por incrivel q pareca, a maioria anti-Gizzie, queria ver Alex e Izzie juntos. Sim, a historia deles ja deu o que tinha q dar, SIM, ficou bem claro que a Izzie ja nao tinha mais sentimentos pelo Alex, e mesmo assim eles insistem.
Eu ADORO tb o casal Alex/Ava pq ele fica mil vezes melhor qdo ta com ela. Ele fica uma pessoa mais humana, e eu gosto de ver esse lado dele...foi a coisa mais linda ele cheirando a blusa dela no 4x05.
Pra mim, a Izzie tinha q ficar com o George, o Alex com a Ava, e a Callie com o George (ela precisa de um HOMEM gostoso daqueles pra deixar de ser tao mau humorada e chata)

Beijos!

Nani

Anônimo disse...

ops, errei ali em cima, eu quis dizer a Callie com o McSteamy ;)

Lilica disse...

Cibele

Que bom que vc comentou! Afinal vc foi minha mestra nesse lance Gizzie, lembra qdo eu dizia que era incesto? kkkk. Nunca estive tão errada!

Fabi

Tbem não entendo isso. Mas esse ultimo episodio a Shonda já andou dando uns tapas nos "detestadores" de Gizzie. Percebeu a ironia da fala da Izzie para a Cristina, qdo ela diz que a Mer tbem dormiu com um homem casado?? Ou seja, nem por isso o povo detesta ela. Então que moralidade é essa que condena um e absolve outro pelos mesmos pecados?

Gisele!

Eu tbem acho isso. O amor deles sempre esteve presente, agora só consumaram isso e foi algo tão lindo, pq foi verdadeiro. Ainda não fui no seu blog, mas vou correndo agora, e sempre que for falar de Gizzie pode contar com meus comentarios.

Julia

Entendo esse lado do pessoal que não gosta de Gizzie por gostar da amizade assexuada entre homem e mulher. Mas isso é complicado, por mais amigos que homens e mulheres sejam, sempre rola um desejozinho de uma das partes, não quer dizer que vai ser concretizada, muitas vezes é de um só lado. Eu falo por experiencia propria, sempre me decepciono com os meus amigos que eu considero só "amigos", uma hora ou outra um sempre tenta tirar uma "casquinha". Então eu sou daquela ala que acredita que entre homem e mulher "raramente" existe só uma amizade.

Nanda

Sua historia com Gizzie é praticamente a mesma que a minha. Sempre falava pra Cibele, Gizzie é incesto e tal. Qdo vi a cena deles a primeira vez, odiei. Depois revi com mais calma e menos preconceito. E tai. Não tem como não se apaixonar por eles.

Alex e Izzie não rola mais. O que tinha de ser ja foi. O Alex que teve um caso com a Izzie é um Alex egocentrico e nada a ver com ela. Estão mudando um pouco o personagem, isso só sera possivel atraves da Ava.

Agora se vc falar que quer que o MEU McSteamy fique com a chata da Callie, vou ficar de mal! hehehe

Beijos Meninas e obrigada por comentarem

Anônimo disse...

O problema do casal não tem nada a ver com politicamente correto, intolerância, etc..O que rola, é que acho o PERSONAGEM George um babaca, um chato, um mala. Não gosto do personagem e pronto. Não tem nada a ver com intolerância pelo ator ser gay, beleza interior, preconceito,bla, bla, bla..É simplesmente uma antipatia com o personagem..o que é compartilhado por grande parte do público. Afinla, não somos obrigados a gostar de todos os personagens, não...

Lilica disse...

Holly

Que bom que vc não gosta de Gizzie pq não gosta do George e não por preconceito.

Respeito sua opinião de não gostar por isso, mas discordo qdo vc diz que a rejeição ao casal não tem a ver com o politicamente correto.

Va frequenta a comunidade de Grey's no orkut? Lá é comum expressões como: Nunca que o George ia pegar uma mulher como a Izzie na vida real. E não são comentarios isolados.

Concordo com vc tbem qdo diz que não é obrigada a gostar do personagem, assim como ninguem é obrigado a gostar. Mas ninguem é obrigado a NÃO GOSTAR tbem, e o que rola entre os fãs de Grey´s que não gostam de Gizzie é uma intolerancia ao fato de que existem pessoas que gostam do casal. Não digo vc, pq é a primeira vez que conversamos sobre isso, mas o que precisam entender que esse lance de TER O DIREITO é uma via de mão dupla.

Bjnhos

Mestra Veri disse...

TÁ AQUI EU... Q AO PRIMEIRO VER NÃO CAPTEI A MSG DE GIZZIE... INDAGUEI-ME: SERÁ????????

E AGORA AMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

O Q DIZER MAIS DO Q VC JÁ DISSE TÃO LINDAMENTE CARA LILICA OU ATÉ MAIS DO Q OS COMENTS ACIMA? ACHO Q... QUEM SE AMA MERECE SER FELIZ! E GIZZIE É SIMPLESMENTE CANON!!!

BJSSSSSSSS.