sábado, 27 de outubro de 2007

Rita Hayworth come Cheetos e toma Coca-Cola #2


Seinfeld: a comédia sobre o nada.

Assim é conhecida a sitcom protagonizada por Jerry Seinfeld, que foi ao ar de 1989 a 1998, pela NBC nos USA, e transmitida pelo Sony aqui no Brasil. A princípio, o seriado não foi um sucesso instantâneo, porém conquistou seu espaço e uma identidade peculiar ao longo dos anos, sendo que Jerry Seinfeld entrou no Guinness Book (O Livro dos Recordes) por recusar uma proposta de 5 milhões de dólares por episódio (sim, eu falei por episódio), para uma décima temporada.

Citada pelo TV Guide, como a maior série de todos os tempos, Seinfeld trouxe novo frescor ao termo “sitcom”. Com uma premissa simples e descomplicada, seus personagens são legítimos ícones da década de 90. O programa foi criado por Jerry Seinfeld em parceria com Larry David.

Jerry interpretava a si mesmo, um humorista de “stand-up comedy”, vivendo em Manhattan/NY na companhia de amigos neuróticos, disfuncionais e problemáticos. Os quatro personagens juntos – ou até mesmo em situações individuais era riso garantido. Jerry, Elaine, George e Kramer eram abordados de forma realista, o que os deixava naturalmente interessantes e genuinamente engraçados. Não eram frases de efeito que faziam o público rir e sim o jeito trivial e realista de encarar os momentos mais inusitados possíveis que fizeram de Seinfeld a lenda que é. Quem não se recorda do episódio onde Jerry, Elaine, George e Kramer foram ao shopping e não se lembravam onde tinham estacionado o carro? Shopping lotado, carros e mais carros... Eles ficaram rodando um tempão tentando encontrar o local onde haviam estacionado o carro. George não se agüentava de vontade de ir ao banheiro enquanto Elaine segurava um peixinho dentro de um saco com água. Uma situação que pode acontecer comigo e com você. Quem nunca se desencontrou num estacionamento de shopping lotado?

Outro ponto que eu adorava na série eram uns pequenos esquetes que Jerry fazia, em suas apresentações com comentários óbvios e hilários que, visivelmente, eram produto destas situações que ele vivia com seus amigos. A idéia era mostrar de onde Jerry tirava o material que utilizava em suas apresentações nos clubes nova-iorquinos de humor. E funcionava perfeitamente.

Por mais simples que possa parecer, Seinfeld dependia em grande parte da criatividade de seu idealizador, para extrair o máximo de realismo das situações às quais eles se propunham, e que é onde reside o teor cômico destes momentos.

Seinfeld não ficou marcado nos anos 90 somente pela sua genialidade e criatividade, mas também pela enorme influência no gênero de sitcoms, claramente notado em Friends, Everybody Loves Raymond, The King Of Queens, The Nanny, entre muitos outros.

Seus personagens principais foram praticamente eternizados na TV, sendo que é quase impossível assistir Julia Louis-Dreyfus em “The New Adventures Of Old Christine”, sem lembrar de Elaine – apesar da fantástica atuação da atriz, que possui um talento nato para o humor.

A entrada de Kramer, abrindo bruscamente a porta do apartamento de Jerry é igualmente inesquecível, sendo Kramer o responsável pelas situações mais bizarras vistas no programa.




As neuras de George eram hilárias e ele sempre conseguia se meter nas situações mais constrangedoras. Ele é daqueles que falam mal de alguém e viram-se para se deparar com a tal pessoa logo atrás dele, escutando tudo! Muitas pessoas devem lembrar do ator intérprete de George, Jason Alexander, do filme “Uma Linda Mulher”. Ele era o advogado-baba-ovo do Richard Gere que leva um soco na cara ao tentar se passar com a Vivian, personagem de Julia Roberts.

Jerry Seinfeld, além de ser a mente por trás do programa, interpretava a si mesmo com verdadeira maestria, sendo seu personagem o elo de ligação entre todos os outros e suas narrativas individuais. Jerry é um comediante extremamente respeitado no meio artístico, tendo construído sua carreira apresentando-se em programas como o Tonight Show (com o lendário Johnny Carson) e o Late Show. Seu senso de humor – trivial, ácido e negro – foi o responsável pela elaboração do que é considerada a melhor sitcom de todos os tempos.

Com 180 episódios de bagagem, Seinfeld teve seu derradeiro adeus em maio de 1998, assistido por mais de 76 milhões de telespectadores.

Para quem cometeu a heresia de nunca ter dedicado meia-horinha para rir com o Jerry: a série é reprisada diariamente pelo Sony (de segunda a sexta, às 23:30hs).

Para os amantes do gênero, tem também no Sony, um especial do Saturday Night Live, com grandes momentos de Christopher Walken, na próxima semana! (Se não me engano, é dia 01/Nov, às 20:00hs).

4 comentários:

Anônimo disse...

Esse episódio do estacionamento é clássico! Lembro dele sempre que vou no shopping... esses dias tive que percorrer quatro andares para achar o carro!

Beijo

Fabi Lameirinha disse...

Há, quando eu tinha tempo, sempre assisita as reprises de Seinfeld na Tv...é tão besta que chega a ser engraçado, uma coisa meio "Chaves" da vida, entende?!
Pena que de todos, só a Julia pareça ter se livrado da "maldição de Seinfeld", sua atuação em New adventures...é hilária!

Carlinha disse...

É verdade, a Julia conseguiu se livrar da maldição... mas, quando penso nela como Elaine... o SOny tá passando uma propaganda que mostra várias cenas dela falando "get out of here" e dando aqueles empurrões clássicos em todo mundo! kkkkkk
*I miss Seinfeld*

Thanks pelos coments!
Kisses!

Mestra Veri disse...

FALANDO EM OBRA-PRIMA NO SEU OUTRO POST DO VÍDEO SKATE DAS JATERS, EIS Q TINHA Q VIR AQUI PARA CONTINUAR O DISCURSO, PQ ASSIM TB É SEINFELD - UMA VERDADEIRA OBRA-PRIMA DA TELEVISÃO!

E Q BOM É PODER REASSISTIR AOS EPIS... COMO SE FOSSE A PRIMEIRA VEZ!HEHEHEHEHEHE

PARABÉNS PELO POST VMLDUI!!