segunda-feira, 16 de abril de 2007

LOST in transition: EW de abril.

* Tradução da matéria originalmente publicada na edição de 20 de abril de 2007 da revista Entertainment Weekly.

Finalmente, algumas respostas! Os produtores falam sobre a inconstante audiência, o fracasso de Paulo e Nikki e sobre o começo do fim da Ilha.

by Jeff Jensen

Jack está de volta na praia! Os Outros não conseguem fazer bebês! E ding-dong... Paulo e Nikki estão mortos! Sim, a turbulenta e nebulosa terceira temporada de LOST está finalmente ficando mais clara, caso você não tenha notado - e analisando pelos índices de audiência, você não deve ter notado mesmo. Desde que o drama dos sobreviventes retornou na ABC no novo horário ( 22:00hrs, às quartas-feiras) em 07 de fevereiro, a audiência caiu cerca de 20% para 11.7 milhões de espectadores, e a série está 12% abaixo dos mais altos índices alcançados na primeira temporada. O produtor executivo Damon Lindelof é conformado com a queda da audiência: "É um saco."

Para ser justo, os números somente não contam tudo o que há para saber sobre a saúde do programa. Apesar do declínio, LOST ainda é o campeão entre os telespectadores na faixa de 18-49 anos e é um dos programas mais assistidos fora do seu horário normal, graças aos downloads da internet e DVRs. "Devido ao fato de termos mudado o horário para às 22:00hrs, parece que as pessoas estão utilizando mais os DVRs. É difícil para as pessoas ficarem acordados até este horário.", diz Larry Hyams, chefe de pesquisa da ABC. "Os números devem crescer a medida que vamos chegando ao season finale". Enquanto a ABC renovou LOST para mais uma temporada, os produtores admitem que esta empreitada não tem sido mais aquela tarefa de cada semana, como era antes, especialmente durante esta estranha programação dos episódios feita na terceira temporada. "Nós sempre sentimos que LOST era, no fundo, um programa cult. O que estamos vendo agora é uma remarcação do mercado.", diz o produtor executivo Carlton Cuse. "As pesquisas apontam que a maior parte da audiência, que começou conosco, ainda está nos assistindo, porém o faz de formas diferentes."

Os produtores têm trabalhado duro para manter os fãs, que ainda assistem, satisfeitos. E foi por isso que eles (literalmente) enterraram os impopulares novos personagens de Kiele Sanchez e Rodrigo Santoro, Nikki e Paulo. Originalmente, a história dos ladrões de diamante teria um gancho que levaria a um arco de tramas; começaria com um episódio dedicado ao programa Exposé, do qual Nikki participava, que teria uma reviravolta no final. Mas, frente à rejeição dos personagens abruptamente introduzidos no programa por parte dos fãs e somando isso à frustração dos espectadores pela maneira enigmática de desenvolvimento da história, os produtores decidiram em dezembro que iriam contar toda a trama dos dois em apenas 1 episódio. "Quando tínhamos mais confiança do público, poderíamos ter feito algo assim e sair ilesos. Mas, da maneira que estamos, tivemos que limpar a bagunça que fizemos", diz Lindelof. "Agora, somos julgados por cada episódio individualmente, o que não deixa muita margem para erros".

As notícias encorajadoras: um sneak peek do que vem nos próximos episódios mostra que LOST vai nos oferecer muita coisa boa ainda. O episódio de 18 de abril [ amanhã, "Catch-22"] irá mostrar mais dos flashes que Desmond tem, suas visões do futuro, além de introduzir uma nova personagem à trama. O episódio de 25 de abril - vem acrescentar à recente descoberta de que as mulheres que engravidam na Ilha estão condenadas à morte - traz a revelação sobre a paternidade do bebê de Sun e terá um final que deixará os adeptos de várias teorias reconsiderando o cenário geral. E em 02 de maio, os fãs saberão a resposta para um dos maiores mistérios de LOST, "algo que surgiu na primeira temporada", diz Lindelof. Consegue ser mais específico? "De jeito nenhum."

Os três últimos episódios da temporada estão envoltos em puro mistério. Será que o episódio do dia 09 de maio, entitulado "The Man Behind The Courtain", finalmente irá mostrar a verdade sobre a mitologia da Iniciativa Dharma? "Sem comentários", provoca Cuse. "Mas, seria interessante se conhecêssemos alguém que realmente fez parte da Iniciativa". Sobre o season finale de duas horas em 23 de maio, rumores de morte e guerra correm soltos. (Seria o ponto final para Charlie e para Ben?) Lindelof diz que eles escreveram o final da temporada com a idéia de que provavelmente os telespectadores não verão LOST até janeiro de 2008, quando iniciaria a quarta temporada, com episódios inéditos, sem reprises, seqüencialmente e possivelmente, o começo do fim do próprio programa. Os produtores sempre lidaram com LOST como sendo uma trama com um ponto final e definitivo e têm negociado com a ABC a determinação e anúncio de uma data para o fim da série. Uma atitude como esta é certamente inédita na TV americana - e colocaria em LOST um novo sentido de urgência. Mas, por enquanto, nenhuma das partes comenta as negociações. "A discussão continua", é tudo o que Cuse diz.

Da forma como terminar a terceira temporada, Lindelof espera que LOST fique em bons termos com o fiel - e um tanto frustrado - público. "Nós fizemos uma promessa no episódio Piloto", ele diz. "Nós acreditamos que ao final da temporada, nós teremos acertado nisso. E não comecem a nos pentelhar para saber que promessa. Confiem em nós. Vocês saberão."

Nenhum comentário: