terça-feira, 25 de maio de 2010

Comentários - 6x17-18 - The End

Eu vi o episódio inteiro de olhos arregalados e a mão na boca, pasma. Só tirava a mão para secar as lágrimas.

Jack sempre foi o herói. Digo isso desde o meu primeiro post aqui no Café. É gratificante ver ele aclamado dessa maneira, principalmente por aqueles que não reconheciam o grande homem que ele era.


Jack aceitou ser o novo Jacob por que ele sempre quis salvar as pessoas. Toda a sua missão se resumia nisso. E ele foi tão importante para essas pessoas, que mesmo as que partiram antes dele, preferiram esperar por ele para seguir adiante.


Leio as pessoas criticando esse final e não entendo. Nada ficou sem explicação. Religião e ciência há séculos vêm explicando a mesma coisa com palavras diferentes, basta você tirar o preconceito da frente.


A ilha tinha poderes medicinais devido ao seu eletromagnetismo, que era o que fazia o MIB e Jacob serem indestrutíveis. Assim como era a mesma coisa se olharmos do ponto de vista místico, a fonte de luz era o que fazia isso.


Ninguém estava morto o tempo todo. A história da ilha termina com Jack fechando os olhos ao lado de Vincent (cena linda!), mas Hurley continua na ilha como New Jacob, Kate, Sawyer, Claire e demais saem da ilha e vivem suas vidas.


Mas como disse o pai do Jack, todo mundo morre em algum ponto. Nesse ponto a história virou para o lado "místico", mas se você pensar que a mente é que é a grande força da natureza, é lógico pensar que quando morremos essa força vá para algum lugar no espaço, tempo, sem necessariamente chamarmos isso de religião ou Deus.

Eles passaram os melhores momentos da vida deles juntos, por isso esperaram Jack se lembrar para poder ir com eles. Para mim foi o final feliz que eu tanto queria.

Eu não suportaria ver o Jack morrer e pronto. Tinha que ter a certeza que tudo de bom que ele fez seria recompensado.

E foi. Como dizia Shakespeare: O importante é quem você tem na vida. É legal imaginar que encontraremos pessoas queridas numa dimensão além dessa.


A tranqüilidade de Desmond desde que ele levou a descarga de eletromagnetismo foi bem explicada. Ele teve um flash da "realidade alternativa". Ele diz isso a Jack, que viu um lugar melhor e que estavam todos lá e ele (Jack) também estava. Volto a dizer que a frase do Desmond “See You In Another Life" sempre teve bem mais significado do que o simples "jargão".

Hurley é uma figura à parte. Aliás, o verdadeiro responsável pela minha cara inchada de pós-episódio.

Coloquem a cena jate mais linda que eu sou capaz de resistir. Mas não coloquem o Hurley chorando por que eu desmonto mesmo.


Só ele para ser capaz de perdoar Ben e fazer dele seu fiel escudeiro. Só ele para seguir em frente ao lado de um amigo mesmo quando tudo está perdido. A emoção dele ao rever Charlie. A sinceridade dele dizendo o quanto Sayid era um cara bom. Hurley sempre foi a representação mais fiel dos fãs da série dentro da série.

Locke finalmente foi libertado. A conversa dele com o Jack no hospital, dizendo que queria que alguém fizesse por Jack o que ele (Jack) tinha feito por ele, foi bem mais do que se referindo só ao despertar para essa nova vida, mas também por Jack ter sido capaz de vencer o MIB e assim deixar John Locke descansar em paz.

Aliás, muita gente pagou língua nessa cena. Os Kate Haters, os que diziam que a Kate era um zero a esquerda, que era só o par romântico de um dos heróis e por ai vai. Foi ela quem matou o MIB, o grande vilão da história. Alma lavada, continuo meu post.


Linda a cena de Locke e Ben. Perdoando-o por tê-lo matado e por todo o mal que ele lhe causou.

Por que Ben não seguiu adiante? Desmond disse que algumas pessoas não estavam preparadas. Acho que Ben estava preparado sim, mas Danielle e Alex não. E esse novo Ben não as deixaria para trás. Seu resgate com elas era bem maior.


Há muito questionamento sobre o filho de Jack, que nunca existiu. O porquê dele na série? Jack tinha uma imensa culpa por ter sido responsável pela morte de Juliet. Dar a ela um filho (algo que ela sempre lutou para dar a outras mulheres), a meu ver é uma forma de resgate.

E Aaron? Será que morreu criança? Aquele não era Aaron. Era uma mera representação do Aaron bebê, que muito possivelmente cresceu, teve sua vida e deu muito orgulho para suas duas mães.

Um caso escancarado de resgate é o de Eloise Widmore. Ela sabia de tudo desde a conversa com Desmond e o tentou impedir por medo de que Daniel despertasse e ela não pudesse ter mais o filho que matou.


Outra coisa que li por ai é que aquilo estava acontecendo somente na mente de Jack. Era o paraíso dele. Não. Se fosse assim, figuras como Nádia, irmão do Sayid, pai da Sun e tantas outras que não tinham ligação com o Jack, simplesmente não seriam materializadas. Todos estavam ali vivendo seus "resgates" pessoais e escolheram fazer a passagem juntos, por isso esperaram o Jack. Por que ele era importante para todos.


Linda a cena de Sun e Jin sendo despertados pela filha. Alguns perguntam por que a Sun estava grávida se ela estava morta. Ela não estava grávida. A gravidez foi uma representação de algo importante para os dois. A filha deles com certeza teve a vida dela e faria a "passagem" com as pessoas que foram importantes para ela.

A cena de Jin, sua emoção, vendo o grande amigo Sawyer e lhe dizendo que em breve "o veria lá" foi dessas cenas cotidianas, mas que arrepiam até a alma.



E encontro Suliet foi verdadeiramente emocionante. Ficam explicadas as frases desconexas de Juliet quando morreu: "Funcionou" "Devíamos tomar um café a qualquer hora" "Rachamos a conta".


Quando morreu, ela teve um flash desse encontro. Foi lindo ver Sawyer respondendo à ordem de Juliet para beijá-lo com um "I got you blondie".

Shannon era a verdadeira alma gêmea de Sayid. Assim como Claire era de Charlie. Juliet de Sawyer. Sun de Jin. Rose de Bernard. Penny de Desmond. Libby de Hurley. Kate de Jack.

Jack e Kate! Só quem é jate sabe a emoção que foi esse final. A Fabi já disse tudo no post de primeiras impressões dela, sobre tudo que passamos e sentimos ao longo desses seis anos.

Kate é a típica mulher que fica esperando ouvir todas as palavras. Jack é o típico orgulhoso demais para dizê-las mais de uma vez. Desde que ele assumiu o posto de Jacob que Kate apresenta certo desespero no rosto. Ela voltou para a ilha pelo Aaron, para resgatar a Claire. Mas quando viu que Jack poderia não sair com ela, a ficha caiu.

Ela começa querendo uma DR logo no início do episódio, perguntando por que ele assumiu a função, se era somente por que um estranho tinha escrito seu nome numa pedra e quando ele diz que a ilha é tudo que o restou, a única coisa que ele não arruinou (claramente se referindo ao relacionamento dos dois), ela trata logo de dizer que ele não arruinou nada, que nada é irreversível, esperando ele dizer as palavras primeiro. Mas como disse Huley, seria ótimo se eles não estivessem prestes a morrer.

Quando ela finalmente se vê no fim da linha, que não vai ver Jack novamente, ela dá vazão ao desespero e o beija. Foi lindo. Perfeito. O I love you que estávamos esperando desde o fim da terceira temporada.

Li jaters reclamando que poderia ter sido antes, no início do episódio. Não, tinha que ser naquele momento. Se Jack soubesse do amor de Kate talvez ele não conseguisse fazer o que tinha que fazer. Saber que ela o amava e que ele iria morrer foi uma razão a mais para continuar sua jornada e garantir que ela saísse da ilha.


Perguntas pela net: Se ela amava tanto o Jack, por que não ficou na ilha? Por que, como disse a Juliana do Teorias Lost, ela saiu por um amor maior, o amor de mãe. Jack ainda a lembra que ela precisa sair com a Claire.

Kate saiu da ilha, muito possivelmente ficou com Sawyer. Ela gostava dele e ele se tornou um cara legal. Mas nunca foram almas gêmeas. Ela passou todos os dias da vida dela sentindo falta do Jack. Para mim o I Missed You So Much foi mais impactante que o I Love You. Ela passou, na expressão do rosto, toda a falta que ele fez.

Quando ele coloca a mão no caixão e começa a se lembrar, a grande maioria de seus flashes são dela, dos momentos deles.

Quando ele finalmente se junta aos demais com todos aqueles abraços, destaque para o abraço do Sawyer (eu sempre disse que eles seriam melhores amigos se não fosse pela Kate) e pro abraço de urso do Hurley ( foi o abraço de todo fã da série a esse personagem incrível), é Kate quem o puxa pela mão.

É ela quem senta ao lado dele. É ao lado dela que ele finalmente aceita a paz. Jate is Fate! Tanto nessa quanto na outra vida e seria se mais vidas eles tivessem.

Meu ultimo post comentando episódios de Lost! E que episódio! Que série! Que história! Talvez ao longo desse tempo todo, eu tenha escrito muita bobagem por aqui, mas tenham certeza que escreveria novamente, sempre escrevi o que verdadeiramente sentia em cada episódio, por isso as vezes mudava tanto de um para o outro. A gente muda, estamos em constante transformação. E em relação a Lost, nossas opiniões se transformam mais rapidamente.

Uma coisa sempre foi constante: Minha admiração por Jack e meu amor por Jate. Valeu a pena!

8 comentários:

Lulu disse...

Assino em baixo tupo que você escreveu.Depois de assistir muitas séries,nunca vi um episodio tão lindo quanto esse.
Jack mais do que nunca vai ser um personagem eterno pra mim,e SIM eu adprei MUITO que a KATE tenha atirado no MIB,nunca consegui entender como algumas pessoas diziam que ela não fazia na da na série,sem querer ser chata,mais se a Kate não fazia nada,o que fez Sun??oO
Enfim,Jater foi mais lindo que eu imaginei,achava que eles iamd eixar no ar,no nosso imaginario,mais não,mostram tudo,vimos e OUVIMOS tudo..o I missed you so much tb me tocou muito mais do que o I love you.
A ultima cena ainda vai me tocar,a morte do Jack,pra mim,bateu a da Juliet e do Charlie!!

gabrielle matos disse...

Ah!Lilica so vc pra me fazer chorar dois dias depois do epic day.....Sensacional agora baixou o saudosismo ...Perdi mais uma coisa com o fim de lOst suas deliciosas resenhas....vou ali chorar e ja volto...

Flavis1 disse...

Que lindo, Lilica! Adorei! Assino em baixo em tudo! Ah que saudades de Lost!
Deste último episódio destaco as cenas Jate (claro!), a morte de Jack e os diálogos entre Jack e (F)Locke como inesquecíveis. Elas fizeram cada minuto assistindo essa emocionante história valer muito a pena!

Unknown disse...

Ok! E aqui estou eu com lagrimas nos olhos novamente. Não contesto uma só palavra do que vc disse. Sua interpretação é tbem a minha.
Compartilhamos diversas emoções por Lost e principalemnte por Jate nesses anos todos e posso dizer que esse possivelmente sempre será o melhor final de serie ja visto, pelo menos pra mim, pra nós.
Não só por Jate, pelo ILY, pelo Senti tanto sua falta... mas por tudo em geral... todos os reencontros... todo o desenrolar... a morte heroica do JAck na ilha... enfim... tudo...
Não tenho nada do q reclamar, o q questionar... foi mto... mto melhor do que eu podia imaginar!
Estou sentindo um misto de alegria, realização, alivio e trsiteza... mta tristeza por saber que agora não teremos mais episodios de Lost... não teremos mais as cenas jaters tão lindas... nunca mais! Mas os produtores foram tão generosos que na minha opinião, não deixaram margem pra q se fosse necessário mais nada mesmo!
Bom... agora... vamos seguir em frente... como todos os losties... e com todas as pessoas q se tornaram importantes na nossa vida real e que só apareceram por causa dessa séria mais do que maravilhosa!
Jate is fate forever!

KA disse...

Lindo e perfeito seu post despedida da série.
Eu me degladiei com esta temporada. Ainda não engoli algumas faltas de explicação. Mas faz parte. Não da para esquecer e desmerecer tudo o que Lost significou.
Também me degladiei com muitos personagens ao longo da série. Ás vezes gostava, outras detestava (confesso que muitas vezes odiei a Kate, outras impliquei com Jack hehehe). E com certeza isto aconteceu porque eles foram muito bem construídos e eram tão humanos, que pareciam ter quase vida própria.

Emocionalmente foi um fim arrasador. Ainda não caiu a ficha que não teremos Lost ano que vem.

Espero que mantenham o blog de alguma forma!

Bjs!

Petterson Lima disse...

Lilica, quanto tempo! Adorei seu comentário no blog, também amei o final da série e assim como você sentirei muita falta de todos esses personagens tão bem escritos.

E você tinha razão no fim deu JATER mesmo, mais sabe que não ligo? Sou muito mais SULIET do quê qualquer outra coisa. hahaha

Ah foram muito bacanas todos esses anos de série e de nossos comentários, sentirei falta mesmo. Mas vem cá, o ''café'' vai encerrar as atividades ou não?

Não né? hahah beijo.

*Sa* disse...

Assino embaixo em completamente tudo o que você falou! Foi emocionante, foi completo, foi impactante!!!

Só pra variar foi muito bem escrito!!! Parabéns!!!!

Fabricio Dolci disse...

Olha umas fotos do Dharma Day :-D

http://fabriciodolci.com.br/dharmaday_3/