quinta-feira, 13 de maio de 2010

Comentários 6x15 - Across the Sea


Parafraseando o Leco do Teorias Lost: " Across The Sea não entra em uma lista de Top 10 episódios, mas entraria em uma lista de episódios importantes e fundamentais."


Talvez o que tenha nos frustrado tanto seja o fato que o episódios apresentou respostas simples para questões que imaginávamos complexas.



Jacob e MIB são gêmeos. Os dois garotos fantasmas são pessoas diferentes. O fato deles serem gêmeos teria algum tipo de relação com o livro tantas vezes lido por Sawyer: Bad Twin ou Gêmeo Mal? Seria uma analogia ao MIB? Em seu prefácio o livro diz que aborda temas como Bem versus Mal, purgatório e redenção. Seria uma dica dada desde a primeira temporada de que no fundo Lost sempre foi isso?


Se a ilha é como a rolha de uma garrafa que mantém o mal dentro da garrafa, ela também guarda os complexos mistérios da origem da vida.

A função de Jacob é proteger a fonte da vida dos gananciosos de plantão. O porque da existência dessa fonte não terá uma explicação, será uma daquelas coisas bem aula de catequese para explicar a origem do homem, feito de barro pelas mãos de Deus. Se acreditamos, se é suficiente, isso é o de menos. Esse episódio levantou questões bem mais importantes.


Jacob leva pessoas para a ilha para serem peões em seu jogo, na eterna tentativa de superar seu irmão, uma vez que é complexado por que sua suposta mãe amava bem mais o MIB e ele necessita provar que está certo, algo com tanto sentido quanto dois meninos disputando quem tem o "brinquedo" maior (já vejo a Ka do Defenda a ilha concordando comigo).

Por que necessariamente Jacob escolheu Jack e cia para essa disputa? Que elementos foram descisivos nessa escolha? Ou simplesmente foi aleatório? Dando essa resposta, eu conseguirei dormir em paz após o fim da série.

Isso de que é assim por que é assim que tem que ser, não me convence. Sou meio MIB, meio Jack, não vou simplesmente aceitando e concordando com as coisas sem saber seu fundamento.

Aliás vi o Jack muitas vezes nos questionamentos do MIB, que a meu ver não é tão errado assim. Pelo menos não enquanto era humano.
Jacob é a típica pessoa de personalidade fraca que com o único objetivo de agradar a mãe e ter seu amor, concorda sem questionar com as coisas mais absurdas.

Talvez por isso a mãe louca preferisse o MIB, que tinha personalidade, curiosidade, ao mesmo tempo que isso a assutava, porque seria um problema quando apresentasse a sua proposta louca, também a fascinava. Eu não tenho duvidas que o preferido dela para guardião da ilha era o MIB.

E ficou claro que por amar demais o MIB, ela acabou escolhendo Jacob, pois sabia o fardo que era essa "profissão" , tanto que agradece quando o MIB a mata.

Além de Jack ser parecido com o MIB e Jacob com o Locke, por aceitar as coisas sem maiores indagações. Vimos que o MIB tem o mesmo dom de Hurley e ele consegue ver pessoas mortas. Não imagino Jack e o simpático Hurley tomando o posto do MIB. Ainda fico pensando que talvez a missão de Jack seja mesmo consertar o Locke na realidade paralela para que ele seja Jacob, não vejo ninguém mais perfeito para o cargo.

Jacob matou o MIB. Ele jogou o cara dentro da fonte da vida/resnascimento, que o mastigou e transformou sua alma no monstro de fumaça. Agora porque a fonte fez isso com o MIB? Ele não era mal, era só uma pessoa atrás de seus objetivos.

No fundo Lost está se apresentando da maneira como os produtores disseram que não iria ser: Estão todos mortos e ali é o purgatório, ainda que não seja usado essa nomenclatura para definí-la. As pessoas que ali chegam estão sendo julgadas, as que não passam no teste, são mortas. As que passam e depois apresentam alguma "falha" também são mortas e os sobreviventes jamais sairão de lá, serão condenados a serem os guardiões da ilha. Me digam, onde isso difere de purgatório?

Ponto interessante do episódio é que descobrimos a "origem" dos outros, que são descendentes dos sobreviventes do navio no qual chegou a mãe dos meninos. Não tenho duvidas que aquelas pessoas jamais sairam da ilha, talvez uma ou outra, já que construiram a roda que tirou Ben da ilha, mas a maioria ficou ali, continuou falando latim, procriou e deu origem ao povo liderado por Richard. Não acredito que todos tenham sido dizimados. Alguém sempre sobrevive, alianças sempre são feitas.

Quando a história teve início? De acordo com dicas do episódio, eles falavam latim, língua difundida pelos conquistadores romanos, seria como o inglês é hoje. Cláudia é um típico nome romano, mas o que os colocam exatamente em meados de 50 anos a 30 anos antes de Cristo é a maquiagem tipicamente egípcia que Cláudia apresenta no início do episódio. Uma mulher de nome romano, falando latim e com maquiagem egípcia deveria ter vivido depois da passagem de Cleópatra por Roma. A rainha foi amante do ditador Julio César quando tinha 20 anos em 50 antes de Cristo e se tornou ícone fashion da época, influenciando a moda romana, quando a rainha foi derrotada por Augusto César em 30 antes de Cristo, se tornou uma proscrita e tudo que remetia a ela era considerado de mau gosto.

Mas óbvio que a mãe louca dos meninos chegou ali muito tempo antes, não dá pra precisar quando isso aconteceu, uma vez que o próprio Jacob viveu mais de 2000 anos. Uma pergunta sempre leva a outra pergunta e se torna um ciclo sem fim.

A certeza de que tudo não passa de um jogo entre os irmãos, e um jogo criado por Jacob, que supostamente fez as regras, me faz torcer mais e mais para que a realidade paralela seja a realidade predominante na série. Ninguém merece ser joguete de dois moleques disputando a atenção da mamãe.
A decepção do episódio foi a revelação de Adão e Eva. Óbvio que ser a mãe e o MIB tem todo o sentido, mas meu coração jater, sempre torceu para que fossem Jack e Kate. Foi bom rever uma das mais belas cenas deles na série.

Um comentário:

KA disse...

Muito boa sua análise, Lilica!
Tem vários pontos interessantes que eu não tinha pensado...mas sabe que nesta altura, estou com uma enorme preguiça de me dedicar a entender coisas que percebi não terem mais espaço na série, acho.
Fiquei estarrecida com a falha na solução das caveiras. Como podem os corpos ainda estarem naquele estado cerca de dois mil anos depois? (como vc situou muito bem com detalhes) Revi a cena original e vi que Jack tinha calculado cerca de 40 ou 50 anos da morte de Adão e Eva...Podem até explicar que é mais uma característica da Ilha, mas nesta altura, não creio que realmente já tivessem pensado nisto quando fizeram a cena lá na primeira temporada...
E porque começam falar em latim e do nada falam em inglês?
E o Jacob dedo duro bundão filhinho da mamãe? pelo menos humanizou o cara!
Ah, vamos esperar. Tomara que eu queime a lingua, mas acho que o fim será falado eternamente..pela decepção da maioria...
Bjs