quinta-feira, 20 de maio de 2010

Comentários - 6x16 - What They Died

A pergunta mais importante para mim foi respondida nesse episódio: Por que eles foram escolhidos?

Isso sempre me intrigou. Por que, de tantas pessoas no mundo, exatamente aquelas foram "arrancadas" de suas vidas para servirem de peças no tabuleiro do jogo entre Jacob e seu irmão. O que essas pessoas, tão diferentes, de diferentes países, diferentes realidades, tinham em comum? Estavam todas "Lost", totalmente solitárias, sem perspectiva, alguns não davam nem mais importância para suas vidas. Na opinião de Jacob, já que elas tinham desistido delas mesmas, por que não usá-las para algo mais útil?

O que me leva a questionar é se elas já estavam perdidas antes da interferência de Jacob ou se ele as fez assim. Afinal, ele visitou Sawyer e Kate ainda crianças. Sempre vigiou Jack. Então fica a dúvida. Mas... Chega de perguntas. A solidão como resposta me basta.

Jack é o substituto. E ele não foi escolhido, ele escolheu. Assumiu para si a responsabilidade, como fez tantas outras vezes na série. Sawyer, Kate e Hurley não foram capazes de deixar o "eu" de lado e assumir o "nós". Eu não os culpo não se aprende a ser um líder, se nasce um líder. Ainda que agora ele esteja motivado pela fé, ele fez a mesma coisa que fez quando chegou à praia em meio ao caos do acidente: Assumiu o controle e se pôs a cuidar de seu rebanho.

Eu ainda acho que Jacob é um grandessíssimo filho da mãe, mas tive pena dele quando ele conta tudo aos sobreviventes. Ele sabe que tudo é por culpa dele e do que fez ao irmão. O MIB ruim ou não, Jacob não só o matou, mas também o transformou no monstro de fumaça. Pode até ter sido involuntário, mas cedo ou tarde, somos cobrados pelas nossas ações. Ele sabe que todos que morreram, morreram por sua culpa. A ilha pode não ser o purgatório ou o inferno, mas com certeza Jacob jamais vai chegar ao céu.

O acerto de contas de Ben com Widmore. Estou do lado do Ben. Está certíssimo. Widmore indiretamente matou Alex e antes o Ben se vingar nele do que em Penny.

Uma aliança entre o Diabo e o Capeta? Não acredito que Ben será fiel ao MIB. Repetindo o velho clichê que Ben Linus sempre tem um plano, acho que dessa vez Ben está do lado certo e na hora certa vai ajudar os Losties.

See you in another life brotha!

Começo a teorizar se essa frase de Desmond sempre foi algo para se levar ao pé da letra e nunca percebemos.

A realidade alternativa cada vez mais me parece ser algo que acontece depois dos eventos da ilha. Depois que Jack finalmente matar o MIB. E Desmond tem a missão de lembrá-los de tudo que aconteceu, de como eram suas vidas, para que eles não se percam novamente. Todos têm direito a uma segunda chance, talvez seja essa a dos losties.


Não vejo como qualquer um deles queira voltar para a realidade da ilha. Não existe nada para o que voltar. Principalmente Hurley ajudando Desmond em sua missão. Por que ele voltaria para um tempo onde Libby não existe?

E um casal inusitado. Quem diria que um dia veríamos Danielle dando em cima de Ben e ele ficando encabulado com isso? Achei fofo!

E óbvio que tenho que falar do momento Jater. Uma inversão de papeis da primeira e talvez mais épica cena de Jack e Kate juntos. Dessa vez é ele quem costura um ferimento de Kate. As imagens falaram por si.


Domingo está ai e com ele o final dessa grande aventura que foi Lost. Uma série nos permitiu fazer parte disso, que aproximou pessoas e que vai deixar muita saudade. Valeu à pena


Um comentário:

Ricardo disse...

Esse episódio foi perfeito. Já nós passou a sensação que o ciclo se concluirá!

Sempre me prendi ao motivo deles estarem ali por causa do destino, tanto que adorava os cruzamentos entre eles antes do acidente. A realidade paralela, de fato, criou o maior clima para a Series Finale, de tamanha importância quanto os acontecimentos finais da ilha.

LOST sempre foi sobre pessoas e elas são a alma do seriado e que mais vão nos deixar com saudades do mesmo!

"Não se aprende a ser um líder, se nasce um líder" (BOA!)