quinta-feira, 6 de maio de 2010

Coméntários 6x14 - The Candidate

Que episódio foi esse? Essa é a pergunta que #todofadelost se fez na terça a noite.

Em menos de 10 minutos, Darlton matou 3 (três) personagens queridos e populares.

Não sejamos hipócritas, Sun e Jin não faziam muita diferença na história é verdade, mas nos acostumamos com eles e aprendemos a amá-los e torcer para que finalmente se encontrassem e depois que conseguissem criar sua filhinha. Não teve como não chorar diante da cena a la Titanic onde os dois finalmente tiveram o que sempre buscaram: a certeza que seu amor é mais forte que tudo.

Sayid! Como imaginar Lost sem Sayid? O cara sensato, inteligente, que não tinha medo de fazer o que era preciso? E mais uma vez ele fez o que era preciso. Revelou que Jack precisa de Desmond e se sacrificou por seus amigos. Ele não tinha mais nada no mundo. Perdeu Nádia, perdeu a si mesmo com o MIB, mas mostrou que é guerreiro e voltou do lado negro da força. Depois de Jack, Sayid é meu personagem favorito e eu senti bem mais a morte dele do que a do casal coreano.

Qual o sentido da frase dita por Sayid a Jack? "Será você Jack" " Você vai precisar do Desmond".

Seria Jack o novo Jacob e Desmond o novo Richard? Ou o contrário? Ou seria Desmond o novo Jacob e Jack precisa salvá-lo para salvar a todos? Incrível que como a 3 (três) episódios do fim, Lost consegue nos trazer mais perguntas.

Quem não se arrepiou quando, na realidade paralela, Jack disse a Locke que ele é um Candidato? Ali, era para uma nova cirurgia, mas vejamos nas entrelinhas. Seria Locke o verdadeiro Novo Jacob e como ele foi "abduzido" pelo MIB, a ilha "criou" essa realidade paralela para ter John de volta? Por isso todos os personagens, principalmente Jack, começa a se ligar de que encontrar tanta gente que estava no mesmo vôo tem um significado maior que coincidência? Seria essa a missão de Jack para com a ilha: Levar John Locke de volta?

No encontro de Bernard com Jack, eu tive a impressão que ele (Bernard) sabia sobre a ilha e essa missão. Ele parececia estar ali como uma lanterna indicando o caminho para Jack.

Widmore não precisa de Kate. Seu nome está riscado, ela pode morrer. Além do óbvio de que agora temos apenas 3 (três) candidatos (Jack, Sawyer e Hurley) ou seriam 4 (quatro) e Desmond poderia ser acrescentado ai. Fica a pergunta: Como Widmore sabe tanto? E por que simplesmente não se abrir com os candidatos e unirem forças contra o MIB? Tem horas que os personagens de Lost são muito burros. Ou Widmore está escondendo mais, como talvez querer matar o MIB para assumir seu posto.

Justiça poética: Antony Cooper é um vegetal. E encontra-se nesse estado por "culpa" do filho. Que sobreviveu a uma queda de avião. Coincidência? Nada em Lost é coincidência.

Novamente um espelho marca presença na série. Claire e Jack, em um momento onde muitos se perguntaram qual é a da caixinha de música, sendo refletidos, ao que me parece somente para evidenciar que existe uma realidade paralela.

A música da caixinha tem história em Lost, como foi lembrado pela Fabi, é "Catch a Falling Star", música que Claire pede que os pais adotivos cantem para Aaron e que depois a própria Kate canta para o menino. E legal ver os irmãos tentando uma relação.


MIB definitivamente é um filhadaputadocarai. Sua intenção foi sempre matar os candidatos, somente assim, ele pode sair da ilha. Atribuiu a Widmore a ideia que ele sempre teve: Confinar os losties em um espaço fechado e dar cabo de todos eles. Ele sempre soube que seria "traído", principalmente por Sawyer, o grande golpista que mais uma vez, levou um golpe.

Os candidatos não podem ser mortos pelo MIB e nem se matarem, como ficou claro na conversa entre Richard e Jack em Ab Aeterno. Jack entende a armação quando vê a bomba.

Sawyer foi burro, ok! Mas não tiro a razão dele. Ele se viu na mesma situação da final da 5ª temporada. Uma bomba, Jack pedindo que confiassem nele e Sawyer perdeu aquilo que mais amava: Juliet. Acho que o MIB sempre contou com Sawyer para conseguir o que queria. Sabia que de todos, era o único capaz de "desafiar" a fé de Jack. Assim como o próprio Jack, um dia desafiou o confiante John Locke.

Há muito questionamento net afora sobre essa questão da bomba. Eu não sou "especialista", mas o que entendi é que ao mexer na bomba, Sawyer a armou e como ele não pode se matar, ele seria o único sobrevivente, mas mataria o resto.

Whatever happened, happened! E por mais que eu fique me coçando para zuar o Sawyer e seus fãs por tudo que já falaram do Jack, é assim que a história tem que ser contada.

E qual a relação de MIB com Claire? Teria ele um complexo de Édipo e vê em Claire a sua mãe "louca" e por isso tem essa necessidade de protegê-la?



O meu lado shipper jater resume esse episódio em uma frase: "Jack, I Couldn't find you!" Dito por Kate ao ver Jack chegar a praia. Detalhes adicionais da cena: Sawyer desacordado, estirado na areia, tossindo engasgado. Abraço forte em Jack. Nenhum olhar para o moribundo. Depois dessa, como disse a enquete do DarkUfo: After The Candidate, do you think Kate's true feelings for Jack were revealed? Yes-she obviously loves him very much 78%.

Para complementar a expressão de esperança quando ao sairem das jaulas, ela o pergunta se agora ele irá sair com eles e sua expressão de frustração quando ele diz que não.

Pode até que eles não fiquem juntos, por que tenho a impressão que ninguém vai sobreviver no final, pelo menos na ilha, mas que é amor, não resta dúvidas.


Certeza que todos os fãs choraram junto com esses três. Impossível não sentir a dor deles. Sofremos juntos.

E continuo minha novena para todos os santos de que a realidade paralela seja uma espécie de compensação/segunda chance/prêmio, dado por Jacob ao nossos amados losties e que eles tenham um final feliz.

Um comentário:

Ida disse...

Lilica,
Concordo com tudo que vc escreveu, tb senti mais a morte do Sayd do q dos coreanos.Depois do Jack ,Sayd era o meu personagem favorito tb, ele e Jack estiveram quase sempre juntos, existia muita confiança entre eles.

como assim não vai zuar os fãs de Sawyer, isso é o melhor, chegou a nossa vez e como nè? Sawyer só está fazendo plano furado, sendo manipulado pelo MIB e pelo widmore,o grande golpista,
tenho q admitir estou adorando ver as cagadas do Sawyer, pena que afetou outros losties,mas antes ele tomar as decisões erradas do q Jack.Cansei de ver o pessoal espinafrar o Jack, estou achando òtimo entrar em blogs e ler os comentários do povo, esculachando com o Sawyer e elogiando o Jack...
AHH! Lilica, acho que sou mazinha,mas estou sendo sincera!

E th acho que todos vão morrer, ou talvez sobre o guardião da ilha e prevalece a outra realidade.

Espero que no fim todos fiquem bem na realidade paralela, até o Sawyer e principalmente o Jack.

Bjs