terça-feira, 25 de maio de 2010

The End - Primeiras Impressões

6 temporadas depois, a jornada chegou ao fim. Falar que Lost é uma série inteligente, que revolucionou o modo de ver e fazer Tv, que trouxe os fãs para dentro da narrativa, que explorou todas as mídias, que vai entrar para a história do entretenimento, é chover no molhado. São todas essas expressões que nos passam pela cabeça, e que lemos por aí, quando o assunto é Lost. Para mim, Lost é tudo isso. Mas é também amizade, surtos, criatividade...por Lost eu viajei o Brasil, conheci pessoas maravilhosas, aprendi a fazer vídeos, escrevi fics, criei um blog, me esforcei no inglês, falei de Jate para uma platéia lotada (e meio hostil), briguei com skaters, chorei, ri, odiei e amei. Eu não ASSISTI Lost...eu VIVI Lost. Foi intenso, por isso me despedir é tão dificil.

Sim, faltaram explicações: porque os Outros achavam que Walt era especial? E porque ele sumiu da trama sem dizer a que veio? Qual o papel da Dharma Inititive na história? E os números, havia algo mais sobre eles? O que, realmente, era a ilha? Porque os Outros sabiam falar Latim? O que eram todas aquelas referências egipcias? E o jeitão de pirâmide maia do templo dos outros Outros? E quem fim levaram eles? E como eles chegaram ali? Quais as verdadeiras motivações de Widmore em querer voltar a controlar a ilha? E a roda congelada? E as viagens no tempo? E o eletromagnetismo? E? Porque? E se? E porque não? Talvez? Deste ponto de vista, Lost deixou a desejar e decepcionou muitos fãs.

Mas e se olharmos Lost de outro ângulo...e perceber que os mistérios, a Dharma, os números eram só a decoração da mesa e que a refeição principal eram Jack, Kate, Sawyer, Sayid, Sun, Jin, Claire, Aaron, Desmond, Hurley, Libby, Ana Lucia, Mr. Eko, Michael, Christian, Shannon, Boone, Rose, Bernard, Nadia, Locke, Helen e todos os outros, seus relacionamentos, ligações, escolhas, consequências, experiências, acertos e erros. Quem, como eu, sempre viu Lost pelo seu fator humano, não se decepcionou (quer dizer, quem era skater não deve ter gostado muito do final!). Foi emocionante...foi mágico!

Confesso que formulei minha teoria, baseada na concepção de duas realidades paralelas, numa tentativa de aproximar este final de uma lógica mais "cientifica". E lendo outros comentários, formulei uma teoria mais espiritual, meio Os Outros, meio Sexto Sentido. E as duas fazem sentido para mim. Acho que era isso que Dalrton queria nos dar: não um final pronto, uma resposta única e absoluta, uma explicação total, e sim a chance de continuarmos interagindo com a série, mesmo depois de seu final! Onde se reunirem dois fãs para conversarem, o show estará vivo. A cada episódio revisto pela décima ou centésima vez, e a cada nova camada que extrairmos destes episódios, o show estará vivo. Qual outra série, de todas que vocês já assistiu ou assisti, te deu esta chance?! Quais outros produtores arriscariam este final aberto a discussão?

A experiência de assistir em grupo este episódio foi inesquecível. Ainda estou em choque por tudo que vi, e não consegui rever com calma. Então, essas são mesmo as minhas primeiras impressões (desculpas antecipadas, com certeza vou esquecer/trocar algumas coisas):

*Jack estava em paz! Com seu papel de "new" Jacob, com sua missão. Até a fisionomia dele estava relaxada.

*Ben sempre tem um plano? Ou ele é tão esperto que vai se adaptando? E claro, sempre apanha no final!

*Jack enfrenta FLocke...onde FLocke for, Jack vai também. E vai matá-lo!

*Rose e Bernard. Não se envolvem, só querem ficar juntos. Medo de FLocke matar os dois.

*Vincent!

*Referência a cena de Jack e Locke olhando pela escotilha, quando baixam Desmond até o "poço". E Desmond tirando a "rolha", não te lembrou ele virando a chave no subsolo da Cisne?

*Kate metendo bala no FLocke, um vislumbre da velha Kate durona do inicio da série.

*FLocke e Jack são humanos de novo. Portanto, mortais. E Kate dá a FLocke a bala que guardou para ele. Morram Kate haters, ELA MATOU O MIB!

*Jack, literalmente, voando pra cima de FLocke.

*Hurley, Jack, Kate, Sawyer...os mesmos capturados no final da segunda temporada!

*Jack precisava ser guardião para enfrentar seu desafeto, Locke, e se algo desse errado, Kate ajudaria. O verdadeiro guardião era Hurley, tendo Ben como ajudante!

*Acreditei em Ben. Finalmente, vi sinceridade nele ao se associar a Hurley.

*Richard e seu primeiro cabelo branco.

*Claire vai. Claire fica. Claire atira. Claire fica. Finalmente, Claire vai. Kate cumpre sua missão.

*Lapidus MacGiver e Miles MacGiver, botaram o avião no ar.

*Jack, mesmo esfaqueado, não vai deixar ninguém para trás, e corre para ajudar Desmond, arrolhar o poço e salvar Kate, Claire e todos os outros. Seu choro misturado com sorrisos é libertador.

*Jack caminha pela floresta. Passa pelo sapato pendurado no bambu (lembram?). Vincent se junta a ele, que vê o avião partir. Ele sorri e fecha os olhos pela última vez, no mesmo lugar onde acordou, uma vida atrás. Um último sacrificio. Live together or die alone.

Na paralela:

*Jack opera Locke, que anda! E se lembra de tudo.

*Sun e Jin se lembram de tudo, por causa de Juliet. Chorei. Até de falar inglês eles lembram. A cara deles para Sawyer é tão *piadainternamodeon*

*Desmond leva o caixão de Christian para a igreja. E Kate até faz uma piada!

*Hurley tem que atirar tranquilizante em Charlie, enquanto Sayid fica no carro. Inversão de papéis.

*Sayid e Shannoon...chorei!

*Boone e Hurley!

*Kate e Claire...chorei!

*Claire, Charlie e Aaron...chorei!

*Juliet é ex-esposa de Jack e mãe de David.

*Juliet e Sawyer vão tomar seu café juntos...chorei!

*Daniel e Charlote...quase!

*Mesa 23!

*"A gente se conhece de antes do esbarrão no avião".

*"Eu senti tanto a sua falta".

*Jack relutante. Estavam todos prontos, menos ele.

*Ben é o melhor número 2...Hurley é o melhor número 1.

*Jack vê o pai. Se reconcilia com ele. Entende que está na hora de seguir em frente. E se lembra de Kate!

*Todos juntos. Todos que passaram seus melhores momentos juntos numa ilha perdida, juntos agora para sempre. Céu? Limbo? Realidade paralela? Esse lugar precisa de nome? Importa mais o lugar ou estarem todos juntos?

Jack e Kate merecem um comentário especial. O blog é shipper, eu sou shipper. Os mistérios me interessam, mas meu medo era que a situação Jack/Kate/Sawyer ficasse no ar. Imaginei muitas vezes que os produtores, tentando agradar skaters e Jaters deixariam o final aberto. Talvez matassem Kate ou a deixariam sozinha.

Felizmente, não foi o que aconteceu. Apesar do começo da temporada ter tido poucas cenas, e deles terem passado boa parte dela separados, eu estava otimista. Quando Jack virou o new Jacob, meu mundo caiu. Não imaginava como a missão de Jack poderia dar a brecha de uma reconciliação Jate, já que provavelmente Kate não ficaria na ilha. E não via como uma Kate fugitiva, na paralela, poderia encontrar com Jack. E enfim, tudo se encaixou.

Kate sempre volta para e por Jack. Eles sabem que não vão se ver mais. Quando Kate diz a Jack "me diga que nós vamos nos ver de novo", ele não responde mas seu rosto diz tudo: é o fim. O beijo que esperavamos desde a segunda temporada chegou, intenso, carinhoso, é o último. E então, ela confessa o que nós sempre soubemos "I LOVE YOU". Jack reafirma o que já tinha dito na terceira temporada: "I LOVE YOU". Na ilha, o fim foi Jate. Ele fica para que Kate salve Claire.

Mas e a paralela? Sawyer vai para o hospital, onde Juliet também está. Eles se encontram, se lembram, se beijam. Para Jack, não é tão fácil. Ele resiste em se lembrar. Kate já entendeu, se lembrou, está pronta para ter Jack de novo: "I MISS YOU SO MUCH". Eles vão até a igreja, Kate diz que ele tem que viver. É sobre o caixão do pai que Jack se deixa invadir pelas lembranças...por Kate! Agora ele está pronto. Pronto para seguir em frente. É Kate que espera por ele, que se senta ao seu lado, que entrelaça seus dedos nos dele. Eles não precisam de beijos, de palavras...eles se olham e a gente sabe, onde quer que seja este lugar, nele também o fim foi Jate. Ela esperou por ele, como nós esperamos pelos dois.

O posto ficou grande. Para alguns, vai parecer clichê, piegas, brega. Escrevo com um nó na garganta, as lágrimas queimando nos olhos. Mas tem coisas que a gente ou fala, ou fala. Foram 4 anos incriveis, de felicidades, de tristezas, de mudanças. 4 anos insistindo que Jack era O cara. 4 anos acompanhando cada erro e cada acerto de cada um dos personagens. 4 anos vendo Hurley se fortalecer. 4 anos vendo Sawyer se tornar mais humano. 4 anos torcendo para Jin e Sun se acertarem. 4 anos chorando as perdas de Sayid. 4 anos acreditando que Kate e Jack era destino (e não é que foi mesmo?). E agora podemos ficar aliviados, eles encontraram redenção, paz, felicidade...juntos.

A jornada chegou, realmente, ao fim?! See you in another life, brothá!

7 comentários:

Unknown disse...

Porra,Fabi já to com a cara td inchada d ver o epi ai vc me vem com esse post??!Amei.Vc resumiu os meus sentimentos por LOST nas suas frases.

"Eu não ASSISTI Lost...eu VIVI Lost"[perfect]

Ah e claro!JATE!!!Final mais q perfeito pro nosso amado ship.

Beijaaaçoo
I Love You vindo da kate (finalmente!)
Mão entrelaçadas
E juntos até após a morte.

Agente já sabiaaaa desde o Pilot!!!
"Eles não precisam de beijos, de palavras...eles se olham e a gente sabe..."

Lindo lindo lindo!

gabrielle matos disse...

Lindo e pra variar chorei de novo.....

Lilly disse...

Tô chorando aqui ^^ Chorei muito assistindo e ao contrário de mta gente amei o episódio.
Eu sempre me interessei mais pelos relacionamentos em Lost então estou super satisfeita c/ o final.
Acho q Jate é o único casal q eu torço q fica junto no fim.
Jack & Kate <3

Unknown disse...

Eu tinha feito um post mto legal... mas ao publicar...pluft... sumiu... mas vamos lá:

Como não se emocionar com esse post? Como não se emocionar com o final shipper mais perfeito? Com o ILY da Kate... com as mãos entrelaçadas e com a certeza agora ainda mais absoluta q Jate is Fate até mesmo depois da morte?
Como não sentir falta desses personagens q nos acompanharam a tanto tempo... sofremos com eles, choramos com eles, nos alegamos com eles... enfim... fã q é fã sentiu o q eles sentiam...
Lost me deu mto mais do q uma otima serie pra assisir... Lost me de Jate e Jate me deu amigos de verdades, alegrias, tristezas, capacidade de sentir tudo a flor da pele, confiança, esperança, raiva sim em mtas vezes, fé, capacidade de acreditar.
Hoje é terça e apesar de toda a minha euforia pós Happy Jate, sinto meu coração apertadao e um pontinha de depressão pós Lost, afinal, hoje não teremos um novo episodio, nem hoje e nem nunca mais!!!

Claudinhaaa disse...

Chorei de novo!!! Amei o post, foi tudo isso mesmo.....que final épico teve nosso doutor. Criticado inúmeras vezes, por ser chorão, por querer acertar, por tentar consertar! Ahhhhhhhh como eu amo esse personagem!!!
E jate então?? Perfeito, lindo, emocionante!!
Não consigo mais escrever, minhas lágrimas caem novamente. Quantos anos esperando esse I love you?? Quantos anos esperando a Kate tomar a iniciativa?? Nem acreditei nos que meus olhos viam! Foi mágico, e agradeço por ter feito parte desse grupo intitulado "jaters" com MUITO ORGULHO.
E pra não perder o foco: JATE IS FATE!!!!!
bjusss

Anônimo disse...

Parabéns Fabi!! Post lindo!!
Adorei o final de Lost , adorei essa temporada, teve muito Jack e sinceramente esse personagem é o que mais eu gosto em Lost! Foi por ele que eu não desisti de lost e continuei assistindo, mesmo qdo a série deu seus escorregões!!

Agora se Lost é sobre AMOR , sentimentos verdadeiros, não poderia ser diferente, tinha que dar JATE!!
Pelo menos nessa hora os produtores não podiam falhar!!

E que linda a trajetória do nosso Jack!!
E parabéns para o Matthew Fox que soube interpretá-lo maravilhosamente!!

E parabéns para vocês, pelo belo trabalho nesse blog!!

Ida

Naandinha disse...

Pra mim, LOST sempre foi uma serie sobre redenção!
Por isso acho que o final foi DIGNO!

Amei sim o final, em todos os sentidos!
Nao esperava escutar respostas! Porque a melhor coisa de Lost são as perguntas,
as duvidas, o prazer de formular sua propria teoria! porque com as respostas na mao, a gente nao teria essa oportunidade!
O final nao poderia ter sido melhor, e nao acho que os produtores fizeram a gente se emocionar com o final para esquecermos das perguntas nao respondidas, com tem gente afirmando!
Lost sempre mostrou a vida angustiada dos personagens, o quando eles sofriam, e o quanto eles mereciam a felicidade!
E uma felicidade maior do que eles tiveram, eu nao sei dizer!
Indo para algum lugar, ao lado da pessoa que você mais ama, sabendo que ela te ama na mesma intensidade, rodeado pelas pessoas que são importantes pra você!

Eles deixaram claro que o que importava na serie, nao era a Ilha, os numeros, a estatua, a dharma e porque os outros falavam Latim...
O que realmente importava, era as pessoas, seus sentimentos! Jack, Kate, Hurley, Sawyer, Juliet, Locke...! Porque eles finalmente encontraram a verdadeira falicidade!
E assim, veio o maravilhoso final de LOST!