sábado, 5 de junho de 2010

Falando de Amor em Lost - Parte I - Shipper


Lost terminou dando enfase ao amor. Uma questão que ficou relegada a segundo plano por muito dos fãs da série e que acabou se mostrando a chave de tudo. O amor que existe entre pessoas que ficaram perdidas num lugar desconhecido, enfrentaram perigos mortais, amaram, odiaram, choraram, sorriram... emoções que as fizeram construir um lugar além vida para se encontrarem, por que esses foram os melhores momentos da vida de cada um.

Do ponto de vista Shipper, Lost foi um caldeirão de guloseimas. Teve para todos os gostos.

Mas primeiro vamos explicar o diabos é Shipper e Friendshipper

Shipper = Termo utilizado entre fãs de filmes, livros, histórias em quadrinhos e séries de tv para nominar pessoas que têm um maior interesse pelos aspectos psicológicos ou românticos das histórias, que admiram e discutem os relacionamentos, principalmente românticos, entre personagens fictícios ou celebridades.

Existem duas categorias de shipper: os que apóiam um romance são simplesmente shippers e os que apóiam uma amizade são os friendshippers.

Por serem em sua grande maioria mulheres, as shippers costumam ser confundidas com fangirls, porém existe uma grande diferença entre as duas coisas. Fangirls são apenas tietes de um determinado ator ou personagem; Shippers são pessoas que se interessam por todo o conteúdo, desde a mitologia da história em questão até aspectos psicológicos dos personagens.

Acredita-se que a palavra "shipper" tenha surgido entre os fãs da série Arquivo X, que já usavam esse termo em 1996 para determinar aqueles que viam uma ligação romântica entre os agentes Fox Mulder e Dana Scully indo contra outra parcela dos fãs que se auto-denominavam NoRomos (No Romance) e insistiam que a série não precisava de romance.

Baseados na palavra relationship (relacionamento, na língua inglesa), surgiram os termos:

Ship: um determinado casal (ex: esse é meu ship predileto de Harry Potter)

Shipper: pessoa que torce por um casal (ex: sou shipper do Han Solo&Princesa Leia)

Shippar: a pratica de torcer por um casal (ex: eu shippo Ross&Rachel)

Classificações

Canon Ship ou Conventional Couple= Canon Ship é um casal que de alguma forma foi pré-estabelecido na história original. Se o autor deixou claro que esses dois personagens estão, irão ou poderão ficar juntos, eles são Canon.

Cult Ship ou Unconventional Couple= Cult Ship é um casal que não foi estabelecido no seriado. É o oposto de Canon Ship pois não existem evidencias românticas entre eles. Também são chamados de Fanon Ship

Slash= São os casais homossexuais, sendo slash a versão masculina e femslash a versão feminina. O termo surgiu nos anos 70 com fanfics sobre Spock e Capitão Kirk de Jornada nas Estrelas, pois os autores das fanfics utilizavam uma barra (/) que em inglês chama-se "slash" para escrever os nomes dos personagens na descrição das histórias.

Ships famosos
Alguns dos grupos de shippers mais conhecidos mundialmente são os das séries Arquivo X, notório por ser de onde surgiu o termo e a cultura shipper; Lost que tornou publica a inimizade existente entre grupos envolvidos nos famosos triangulos amorosos, com os shippers de Kate&Sawyer e Jack&Kate; os livros e filmes de Harry Potter que levaram a pratica de shippar aos jovens fãs de literatura e Piratas do Caribe que popularizou os cult ships pois a maioria dos fãs preferiam ver a personagem Elizabeth Swan com o pirata Jack Sparrow ao invés do seu par oficial, Will Turner.

Outros ships
Outros casos não tão conhecidos como o de Arquivo X são os shippers de séries como CSI, House, Cold Case, Law&Order: Special Victims Unit, Stargate SG-1 e várias outras. E existem também as pessoas que torcem por casais de celebridades da vida real, como Angelina Jolie e Brad Pitt que são chamados de Brangelina ou Tom Cruise e Katie Holmes que atendem por TomKat.

Ship Wars
A “Guerra dos ships” ocorre quando existem dois grupos diferentes disputando um mesmo personagem. Geralmente são dois grupos, cada um torcendo para uma vertente de um triângulo amoroso, mas também podem ocorrer casos de brigas entre shippers Canon e Cult. Na maioria dos casos as pessoas acaba apoiando também outros casais que indiretamente possam atrapalhar o casal oposto ao seu. As ship wars são caracterizadas por ferozes discussões, ataques indiretos e troca de ofensas em fóruns, grupos de discussão ou blogs. Os dois casos de ship wars mais conhecidos estão nos livros de Harry Potter e na série de tv LOST.

Aqui o problema é causado pela sardenta fugitiva Kate Austen que é disputada entre os fãs do médico Jack Sheppard e os fãs do malandro James ‘Sawyer’ Ford.

A peculiaridade no caso de Lost é que, assim como outros aspectos da série, a discussão chega a níveis mais profundos com os grupos analisando e dissertando sobre características psicológicas dos personagens a fim de tentar compreendê-los melhor.

A disputa entre Jaters (Jack&Kate) e Skaters (Sawyer&Kate) ultrapassou os fóoruns da internet e chegou a se espalhar pela midia norte-americana, onde alguns jornalistas dizem abertamente torcer por Skate ou Jate, como é o caso da colunista do site E!Online, Kristin dos Santos, que é conhecida entre os fãs de Lost por ser assumidamente Skater, e Michael Ausielo assumidamente Jater.

Essa rivalidade chegou ao conhecimento dos criadores e produtores da série, Damon Lindelof e Carlton Cuse e foi citada por Cuse no DVD da 3ª temporada de Lost:

“É interessante, pois existe uma divisão clara entre os fãs, entre os ‘Skaters’ e os ‘Jaters.’ ”

Mas a dupla Lindelof e Cuse, carinhosamente chamada e shippada pelos fãs como Darlton, foi ainda mais longe entrando também na brincadeira e deixando isso claro quando no podcast de 21 de Setembro de 2007 Damon declarou:

“Um de nós é Jater e o outro é Skater, mas não diremos quem é o quê”

Damon assumiu ser Jater um pouco antes do fim da série, quando questionado sobre o triângulo ele disse: "O que posso dizer? Eu sou Jater!"

Nomenclaturas

A forma mais utilizada é embaralhar os nomes dos dois personagens formando uma só palavra (ex: Jun – Jin&Sun de Lost), porém alguns grupos preferem utilizar apenas as iniciais dos nomes (ex: FAB – Felicity And Ben de Felicity) e outros ainda preferem escolher uma palavra ou termo que remeta ao casal (ex: Guardian Angel – Sydney&Vaughn de Alias).

O Café Com Cuca abordará todos os ships presente em Lost e no imaginário dos fãs da série. Iremos separá-los nas categorias:

Canon Ship = que subdividiremos em True Love, Mistakes, Fire e Friends

Cult Ship = que subdividiremos em Imaginary e Supposed;

Slash = o chamado ship gay.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Shipper

Nenhum comentário: