quinta-feira, 4 de março de 2010

Comentários - 6x06 - Sundown

Eu não gostei muito desse episódio. Sempre fui fã de Sayid e esperava que ele tivesse salvação. Nunca o considerei mal, mas apenas um homem vitima do meio em que vive que fazia o que precisava ser feito, mas leal aos amigos e nunca usou de violência gratuita contra alguém que não merecesse.

Aparentemente o que trouxe Sayid de volta à vida não tem nada a ver com o templo, segundo as palavras de Miles, que o iraquiano ficou morto por mais de 2 horas e os habitantes do templo ficaram tão pasmos quanto os losties. Então concluo que quem trouxe Sayid do mundo dos mortos foi o MIB e se levarmos em conta que ele não precisa estar próximo a pessoa para ressuscitá-la e que Claire também está infectada, então a loira morreu naquela explosão da vila Dharma no fim da quarta temporada. Ela acordou dizendo que escutou Charlie, depois começou a conversar com o pai morto, que agora sabemos que pode ser o MIB disfarçado e depois abandonou Aaron na selva.

Se Sayid já tinha de certa forma o mal dentro de si por ser um torturador, já ter matado e etc., como explicar o mal dentro de Claire? Será que sua intenção de dar Aaron para adoção pode ser considerado monstruoso?

Jacob e MIB têm algo em comum: Sedução. Tal qual o diabo diante de Cristo nos 40 dias que o ultimo passou no deserto. Eles apresentam às suas vítimas a chance de ter aquilo que mais querem. O MIB fez isso com Sawyer ao lhe oferecer uma resposta (mas duvido se era isso que Sawyer mais queria), a Sayid ele apresenta a chance de ter Nádia, em sua utopia, ela representa a sua redenção, pois só a teria o dia em que merecesse. Mas ele parece jogar essa convicção às favas e abraça literalmente a causa do diabo. À Claire, ele oferece Aaron de volta.

Enquanto a sedução do MIB é algo mais direto, a de Jacob é mais sutil. Enquanto que o MIB oferece coisas que satisfarão a pessoa, sem levar em conta nada além, podendo ser considerada egoísta. Jacob prima pelo equilíbrio. Deu a Dogen seu filho de volta, mas puniu o pai relapso, mas esse por amor ao filho aceitou se afastar e de certa forma ficou feliz, por que nós só somos verdadeiramente felizes quando as pessoas que amamos também estão felizes.

Uma coisa é certa: Toda ação tem uma reação. Que conseqüências terão a ânsia de Sawyer por respostas sem levar em conta a segurança dos demais? Será que o melhor para Nádia é realmente ficar com Sayid? Será que Claire seria uma boa mãe?

Jacob me pareceu mais honesto que o MIB, pois apresentou as conseqüências da “troca” antes que aceitassem a oferta. Acho que para Sayid e Claire, infelizmente, não existe salvação. Sawyer é mais safo, acredito que ele sairá dessa.

Porque ninguém na ilha mata seu desafeto diretamente? A tal regra já foi dita em conversa de Ben com Widmore, MIB precisou de Ben para matar Jacob, Dogen precisava de Sayid para matar o MIB e este também precisou que Sayid matasse Dogen por ele.

Aliás, acredito que a fala do garoto/loiro/sinistro/na selva, de que o MIB conhecia as regras e sabia que não podia matá-lo, se referia a Dogen, que era o que impedia sua entrada no Templo, de alguma forma “mágica”.

Tenho lido que as pessoas acham que Sayid foi enviado por Dogen para ser morto pelo MIB. Eu já acredito nele. Quando Sayid encontra o MIB, este diz: Olá Sayid! E Dogen foi bem claro, Sayid não deveria deixar que ele falasse nada antes de enfiar a faca nele. O assassino do MIB tem que ser alguém que nunca escutou sua voz? Por quê?

E Claire? Foi visível em seu olhar que ela tentará matar Kate. Obvio que Claire será morta, mas por quem? Eu aposto que será morta por Jack.

Alias, não é só Claire que a sardenta deve temer. O MIB não gostou nada de ver ela viva. Foi bem sinistro o olhar que lançou a ela.

MIB e seu exército. Sayid e Claire, os zumbis, já estão perdidos. Jin, Kate e Sawyer não foram infectados, então acredito que andarão com o bando por enquanto, mas cairão fora logo logo, isso é, se o MIB não fizer nada com eles.

Na realidade alternativa, Sayid continua fadado a não ter Nádia. Ele entregou seu grande amor para o irmão, por acreditar que não é merecedor dela. Ele também está fadado a fazer aquilo que não quer, mas que é seu maior talento: Matar. E Keamy é sua vítima novamente.

E Jin? O que fazia trancado? Seria Keamy um capanga do pai da Sun, que sabendo que o genro tinha intenção de nunca mais voltar à Coréia, resolveu dar uma lição nele?

Ansiosa pelo próximo episódio!

Nenhum comentário: