segunda-feira, 26 de março de 2007

Porque Jate is Fate!


"ELES TIVERAM QUE SOBREVIVER...JUNTOS
ELES ENFRENTARAM O INIMAGINÁVEL...JUNTOS
A SORTE OS SEPAROU
NESTA QUARTA-FEIRA, NADA NESTE MUNDO...IRÁ MANTÊ-LOS DISTANTES"

Lindo este texto do promo Jate da semana retrasada, não é mesmo? É uma alegria muito grande ter Jack e Kate como exemplos de como um verdadeiro amor é.

Não são duas pessoas que tem apenas "química" ou possuem uma atração física muito grande, vai além de algo carnal e muito mais de algo dessa existência. O destino tem várias maneiras, mas ele sempre tem uma finalidade e seja qual for ela, é inevitável em todas.

Você já parou para pensar no porque de estar neste mundo, porque veio nessa família, o que são e o que fizeram as pessoas que agora te cercam? É tão maior a força do Universo que explicar porque duas pessoas tão distintas, que até certo ponto de suas vidas ainda não haviam se cruzado, duas pessoas estranhas vêem a estar no mesmo avião e acabarem indo parar num mesmo lugar...o destino reuniu um grupo de pessoas ao acaso? O destino fez com que essas duas pessoas se encontrassem ao acaso? Claro que não, o acaso não existe, tudo acontece porque tem que acontecer.

Primeiro é mais fácil mostrar o que existe entre Sawyer e Kate: você tem de um lado um homem atormentado pelo seu passado, matou um homem enganado, aplicou golpes e mais golpes em mulheres que ele fazia juras de amor, roubou dinheiro dos maridos dessas mulheres, viu seu pai matando sua mãe e se suicidando logo após quando ainda criança. Seria certo ele passar a vida inteira justificando seus atos por isso que lhe aconteceu? O que ele fez para mudar essa condição? Nada.

O homem que ele perseguia, o homem que havia roubado dinheiro de seu pai, usado sua mãe e depois levado a uma tragédia familiar, causou seu próprio destino, James escolheu o mal e o mal é sempre uma opção, uma escolha nossa.

Os sentimentos de ódio e vingança corroem o ser humano, transformam as pessoas.

Nenhum mal justifica os meios e os fins.

Do outro lado temos a anti-heroína da estória, um espírito aventureiro...sonhador, desde pequena dizia que fugiria de sua vida para correr o mundo. Descobriu sozinha que o pai que lhe havia criada, não era seu pai biológico, o pai que tanto ela amava. Descobriu ainda que o seu verdadeiro pai era a pessoa que ela mais odiava na vida dela - a figura paterna se apresentava bêbada, imprestável e abusiva.

Uma descoberta que fez com que ela o matasse, era inaceitável para ela saber que o seu pai era aquela pessoa.

Daí em diante, Kate viveu também atormentada pelo seu passado, sua mãe nunca a perdoou, ela viveu fugindo de tudo e todos, até levou um grande amor de sua vida à morte em uma de suas fugas, destruiu corações de homens...aí você poderia me perguntar: tem certeza que Sawyer e Kate não tem nada em comum? Se fôssemos nos basear no que eu falei até agora, sim, mas a grande diferença entre os dois é a maneira como seus corações se comportam, como cada um tem um jeito de pensar diferente, como um se arrepende das coisas que fez e o outro não. Como a bondade e o sentimento de pena existem em um e no outro, são nulos.
A diferença está na vontade de mudar, de crescer, de querer deixar isso para trás e seguir em frente.

"Você está se comparando com o Jack?" - uma vez perguntou Kate para Sawyer, ela tem uma clara idéia do que é certo e bom e do que não é. O que para Sawyer passa despercebido...é esse jeito dele de se colocar em primeiro lugar e em mérito de algum coisa. Kate sabe comparar e saber perceber o que realmente importa, o que isso já lhe dá alguns anos luz de sabedoria à frente de Sawyer.

O egoísmo e o orgulho de Sawyer sempre irão ser suas grandes perdições, o homem egoísta não carrega o poder da evolução moral tendo dentro de si esses sentimentos pequenos.

Kate sempre está disposta a ajudar, a fazer o que for por qualquer um até mesmo por Sawyer, ela quer ajudá-lo também. Ele pode amar, mas ele não ama intensamente, porque sempre carrega ódio e semeou desgraças.

Mas o coração de Kate é tão grande, que ela não consegue se afastar dele.

Ao contrário de Sawyer, Kate é uma pessoa de fé, até ao contrário de Jack também, que se diz uma pessoa descrente (ou talvez, ainda não tenha encontrado ou presenciado algo que lhe fizesse mudar de idéia, mas ao meu ver, Jack é sim uma pessoa de fé, ele talvez não saiba disso).

Depois do episódio "I Do", o que se pode ter certeza sobre Kate é que ela é uma pessoa caridosa, é um dom sublime, e ela possui, lutar para que Sawyer não fosse morto...aquilo é caridade, amor, é outra coisa, tanto que bem sabemos que ela fez sexo com ele por pena, por pensar que aquela noite seria a última noite dele.

Jack, o médico, aquele que o pai julgava ser fraco, nunca iria ser um líder. Foi traído pela mulher por passar horas e horas trabalhando. Um pouco neurótico e muito teimoso disposto a ajudar a todas as pessoas, sem julgar se são merecedoras ou não, detesta que lhe escondam a verdade, protetor ao extremo, carinhoso...essas são algumas características marcantes de Jack.

E foi assim, que a fugitiva e o médico se encontraram, embarcaram no mesmo avião, e caíram na mesma Ilha, ali, juntos, desde do primeiro momento que se viram, que conversaram...eles sobreviveram juntos.

Não é a química que Sawyer e Kate tem, a atração que ambos sentem pelo o outro, porque isso é passageiro no momento que isso se consome, some, termina. Não perdura e não é sustento para algo muito maior chamado amor.

Porque a relação dos dois não traz nada de bom para eles, nenhum cresce...é uma troca de nada que em nada se resulta.

Jack e Kate têm conflitos, o que faz um enxergar o que são verdadeiramente por dentro, o que cada um leva na sua bagagem chamada vida, é o lado humano de querer buscar o melhor...mesmo que tudo pareça perdido. O homem que amou por medo de errar e a mulher que errou por medo de amar, a colisão de dois mundos tão opostos e igualitários em suas essências. "O amor é o grande igualitário do Universo, o que encurta todas as distâncias." - li uma vez, o que nos faz voltar a falar sobre o destino mais uma vez, se foi preciso que duas pessoas assim se encontrassem nessas condições, nessa Ilha, passando por coisas terríveis - mortes, decepções, sofrimentos, dores, separações...tantos vôos, tanto tempo, tantas vidas e tantas pessoas...aqui eles estão.

Em seus olhos não há como negar, isso não é amor de uma vida só, é um amor eterno, amor antigo...é uma cumplicidade inquestionável, é a saudade da presença, é o querer com todo o coração.

Jack e Kate salvaram um ao outro, e nesse último episódio podemos ver que nada do que aconteceu, sexo Skate, o tempo que ficaram distantes, o orgulho ferido de Jack e promessas não puderam interferir no outro encontro fatal - aonde machucados, inseguros, o silêncio das palavras, o carinho sufocante e a urgência do toque mostrou o que Skate nunca foi e nunca poderá ser: VERDADEIRO.

Se é verdadeiro, nunca foi falso no que transmitia, nunca enganou, nunca usou.

Skate e Jacket são migalhas. E o amor não vive de migalhas. Entendam que poderá se passar mais algum tempo para que Jack e Kate finalmente estejam seguros do que sentem e assim possam dizer um ao outro, mas o destino assim os guiou até ali, os uniu, os separou e o destino assim mais uma vez os unirá de uma vez por todas.


Veri.

8 comentários:

Carlinha disse...

Esse Chá das Cinco que sai às 7 tá bom demais da conta!
Olha, Veri, all I can do is... te parabenizar pelas palavras lindas e inteligentes que você escreveu. Poucas vezes pude ler alguém expor seus pensamentos com tanta clareza e controle das palavras. É evidente que você sabe do que está falando. Claro que por ser JATER, concordo com as suas colocações e não tenho absolutamente nada a dizer no momento que poderia enriquecer seu texto. Por isso, apenas gostaria de te dar um beijo por esse post e dizer que mesmo que alguém leia isto e não concorde com suas palavras, irão concordar em uma coisa: você defende seu ponto de vista com maestria!
*reverências*
GREAT GREAT MASTER OF THE BRAZILIAN JATERGIRLS!
*reverências*
Kisses!
Love you "veri"-much! ;)

Flávio M#1! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Flávio M#1! disse...

Meu Deus! O que foi esse texto, Mestra? Magnífico! Só isso que eu tenho a dizer! Quem não concordar tem que no mínimo dar o braço a torcer pela beleza das suas palavras no intento de defender as suas idéias. *-*

Sou um pouco "Man Of Science" com relação ao assunto destino, muito teimoso, e qualquer tipo de determinismo me cutuca. Mas qualquer um deve adimitir que ninguém está naquela ilha por acaso, seja por obra do destino ou de pessoas como Alpert ou Malkin =P. E no caso de Jack e Kate, Jack e Claire, Jack e Desmond, etc...acredito também.

Qualquer pessoa que tenha um bom discernimento enxerga tudo o que você disse, Mestra. Eu acho que o Sawyer melhorou, aliás, nunca o achei tão malvado, ele está mais para uma pessoa sofrida, que acha que a vida passou a perna nele. O modo de se vingar é sendo do jeito que ele é, agir como egoísta e palhaço esconde a carência e a tristeza. Apesar de ter melhorado, não acho que ele esteja em busca de ser uma pessoa melhor, vamos ver se Left Behind muda esta situação. o que eu quero dizer é o que o relacionamento de Kate e Sawyer não acrescenta em nada para ambos os personagens, e não tem significado. Parece que foi colocado pelos atores para satisfazer a tal química entre os dois, mas agora que tivemos sexo na jaula, por um pouco de pena e uma tensão grande, cadê o amor? Acho que o Sawyer já percebeu que a relação dele com a Kate nunca vai ter o amor e a carga de sentimentos e cumplicidade de Jate. Vide a cena do walkie-talkie de Not In Portland, e a mais recente que todo mundo sabe qual é. Por isso tudo, acho que no final, vai ser só entre Jack e Kate, sem Sawyer, sem Juliet. Eles vão se resolver sozinhos.

Kate é uma pessoa que claramente está cansada de fugir, quer ser uma pessoa melhor e mais acomodada. Ela vê no Jack todas essas possibilidades ficarem mais claras, mas ainda não se sente segura o bastante para assumir isso, o que em breve deve acontecer. Quando ela e o Jack se sentirem seguros, nothing in the world will keep them apart. Teremos ciúmes de Juliet pra dar um empurrão hauhauahau. Tá aí, a Juliet poderia dar um empurrão no Sawyer também. Como você falou, Veri: Skate e Jacket são segundas opçoes. O amor de Jack e Kate é mais claro que as águas do Hawai, só não enxerga quem não quer. Depois de tanto sofrimento, obstáculos, desentendimentos e tensões, eles merecem ficar juntos. É um sentimento maior do que a tensão sexual Skate e as ceninhas fofuxas. Sejamos sinceros, cenas quentes não seguram um romance. O amor verdadeiro vence no final das contas! Jate encanta pela ternura, pelo amor, pela verdade dos sentimentos, pela cumplicidade, pelo desejo de ser melhor. JATE IS FATE!

Mestra, parabéns, que texto maravilhoso, estou muito orgulhoso de você! I love you verI much!
=*

Anônimo disse...

Amada Mestra! rsss

Que texto espetacular! Antes de serem lindas suas palavras, temos que dizer que são sinceras! Alguem pode não concordar com elas, mas não há como se negar a verdade contida nelas.

Essa promo, feita por quem quer que seja (diga-se de passagem uma pessoa de muito bom gosto e alta sensibilidade) é perfeita. Não digo isso por ser Jate de carteirinha, mas pq a beleza dela está na verdade. Verdade, pq desde que Kate cruzou o caminho de Jack munida de linha e agulha, eles estão lá. Conectados. Um contando com o outro. Um protegendo o outro. Um tentando salvar o outro. Um sobrevivendo pq o outro se esforça.

Foi assim no encontro inicial, foi assim qdo Kate "moveu" pedras para tirar Jack da caverna, foi assim Jack carregou uma mochila de dinamites por ela, qdo Jack se colocou nas mãos dos Outros durante a cirurgia de Ben para libertar Kate, foi assim qdo Kate voltou pra buscá-lo, foi assim qdo ele estava executando um plano para libertá-la. Eles têm uma conexão impar.

Sawyer é um cara "legal", mas que precisa se descobrir, se aceitar, resolver suas neuras, um cara marcado por sua amargura, o tipo de cara que toda garota gostaria de mudar.

Mas veja bem, toda GAROTA, uma MULHER precisa de um homem de atitude, uma MULHER não aguentaria ficar com um cara como Sawyer mais do que 5 minutos antes e 5 minutos depois de transar com ele. Uma MULHER sabe que um relacionamento é mais que sexo, é confiar, compartilhar, saber que pode colocar a sua vida na mão da outra pessoa, Uma MULHER precisa de um HOMEM, não de um menino, que perdido entre o que lhe fizeram e o que fez ao mundo, esqueceu de crescer.

Jack é um HOMEM em toda a essência da palavra. Um HOMEM forte, determinado, verdadeiro, de valor, um HOMEM que enxerga o que acontece ao seu redor, um HOMEM sem egoismo, capaz de se colocar na linha de frente pelas pessoas que ama e quer proteger.

Talvez um dia eu acredite em Skater, talvez no dia em que Sawyer seja capaz de olhar para algo além do seu umbigo. Até lá... Ele continua sendo o "sazon" dessa historia, Nada além disso.

Anônimo disse...

Nossa!!!

Lagrimas nos olhos e sem palavras na garganta|!!!

Esse texto é perfeitamente perfeito...
Mestra sempre admirei a maneira como vc consegue colocar seu ponto de vista no papel...
Tudo o q vc escreveu aqui, é exatamente tudo o que eu tento explicar pras pessoas qdo elas me perguntam "Porque JAte?"
Pronto, agora já sei o que mostrar a elas... Mto obrigada por isso!!!
Obrigada por encher nossos corações de fé e obriagada por ser tao perfeita em defender essa ideia q é de todos nós!!!

Sim... Kate e Sawyer sao iguais e diferentes, ele errou, ela errou, mas ele continua insistindo em seu erro cada vez errando mais e por escolha propria, ela vem tentando corrigir aquilo q julgou ser certo naquele momento, vem tentando de alguma forma diminuir o seu passado errante sendo uma pessoa melhor e lutando por todos!!! Sem egoismo ou ironia... E Jack é o cara q podia ter jogado todo mundo pro espaço, e mesmo qdo teve a oportunidade de fazer isso, em nenhum momento teve capacidade de ter um pensamento sozinho nele mesmo... Jack é o homem pra Kate, o homem q a ama como ela é, mas q a incentiva a ser uma pessoa cada vez melhor...
Kate confia em Jack e tem nele um exemplo de viva, de ser humano...
Eles simplesmente se completam, dando um ao outro o que falta...
E se esse amor nao for destino, coisa ecrita e há mto tempo escrita, eu tbem já nao sei de mais nada!!!
JATE IS FATE!!! FOREVER!!!
Beijos Mestra Veri e mais uma vez tiro o meu chapeu pra vc!!!

Flávio M#1! disse...

Lilica, o Sazon foi ótimo kkkkkk! As palavras em caps e o contraste entre elas disseram tudo! Não vejo argumentos pra Skate, mas, whaterver, quero saber é de Jate! Adorei o seu comment =*!

Mestra Veri disse...

GENTE, FICO REALMENTE EMOTIVADA, DE CORAÇÃO!!!! TENHO Q SER SINCERA Q ESSE TEXTO Q EU ESCREVI, ACHO Q FOI O MELHOR Q JÁ ESCREVI ATÉ AGORA, NÃO CANSO DE RELÊ-LO!!HAHAHAHAHAHAHA

LILICA, EU FALEI Q EU ESTAVA INSPIRADA ONTEM!!

ALIÁS, SUAS PALAVRAS TB ESTÃO SEMPRE BEM COLOCADAS! ACHO Q UM DIA EU DISSE, SAWYER É SAWZON!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

MUSOOOOOOOO, BRIGADA, VC TB DISSE PALAVRAS LINDAS, LOVE YOU VERI-MUCH TOO.

PRI, OBRIGADA PELOS ELOGIOS...SEMPRE ÀS ORDENS JATER GIRL!! ;)

OBRIGADA À TODOS VCS, BJSSSSSSSS, MESTRA FICA MUITO FELIZ COM ISSO!

Ana Cláudia disse...

Nuss.. Mestra nunca li coisa tão linda e profunda sobre Jate...
Parabéns!!
Me emocionei aki.. Passei a ser mais Jate do que nunca agora !!
Beijos!!