terça-feira, 26 de junho de 2007

Falando de Amor em Lost

A Sci Fi News do mês de junho, em comemoração ao Dia dos Namorados, traz uma matéria sobre os vários (possíveis e impossíveis) casais de Lost. A matéria Perdidos de Paixão classifica vários casais da série da seguinte forma:♥= mais que amizade♥♥= belo romance♥♥♥= paixão avassaladora.

Temos como fonte da noticia a comunidade Lost Shipper (http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=17421591&tid=2539332865442636908&start=1) em topico postado pela Leanna com quem nos desculpamos na postagem http://cafecomcuca.blogspot.com/2007/07/falando-de-amor-em-lost-pedido-de.html

Na categoria “Mais que amizade”

Ana Lucia e Christian, Claire e Thomas, Michael e Susan, Jack e Ana-Lucia, Bem e Danielle, Juliet e Edmund.

Na categoria “Belo romance”

Sun e Jin, Jack e Kate, Charlie e Claire, Charlie e Lucy, Locke e Helen, Jack e Sarah, Sawyer e Jéssica, Kate e Tom, Jack e Gabriella, Sawyer e Cassidiy, Kate e Kevin, Picket e Collen, Jack e Achara Paulo e Nikki, Juliet e Goodwin, Ben e Anne.

Na categoria “Paixão avassaladora”

Sawyer e Kate, Rose e Bernard, Boone e Shannon, Sayd e Shannon, Hurley e Libby, Desmond e Penny, Sun e Jae Lee, Alex e Karl.

Achei os critérios usados para a classificação um tanto quanto confusos. Talvez por que a matéria tenha sido escrita por um homem e como é sabido, eles vêm de Marte e nós de Vênus, um o planeta da guerra e o outro do amor e ao longo dos séculos um tenta decifrar a linguagem do outro sem muito sucesso. Mas, deixando isso de lado.

Claire e Thomas viveram um romance, tiveram um filho e até ele pular fora do barco, eles viviam um belo romance. Não achei “justo” deixa-los na categoria “mais que amizade” só por que foi um romance de FB. Assim como Michael e Susan, pais de Walt, esse mais explorado nos FB, demonstram claramente um amor entre eles, um amor que foi destruído pela falta de dinheiro, mas como diria o poeta “que seja eterno, enquanto dure”. Também os deixaria na categoria “belo romance”.

Juliet e Edmund são o único que concordo com mais que amizade, alias deveria ter uma categoria de “Submissão tenebrosa”, pois mostra como uma mulher, por mais independente e bem sucedida profissionalmente, pode ter seu espírito quebrado por um crápula qualquer.

Jack e Ana Lucia rolou uma paquera, não foi pra frente. Mais que amizade? Não sei como classificar. Acho que menos que amizade.

Ana Lucia e Christian, Ben e Danielle são casais totalmente sem noção. Nada na relação deles mostra que poderia ter rolado algo.

Sun e Jin, Jack e Kate, Helen e Locke, Charlie e Claire, Jack e Sarah, Kate e Tom, Sawyer e Cassidy, Kate e Kevin, Picket e Collen, Paulo e Nikki, Juliet e Goodwin como “Belo romance”. Concordo romances fundamentados, com história entre os pares, que denotam amor.

Charlie e Lucy foi só um namoro, numa época conturbada na vida do roqueiro. Classificaria como “mais que amizade”. Assim como Jack e Gabriella (apesar de eu ter gostado da interação dos dois, da química) foi somente um flert, um beijo roubado num momento de aflição. Sawyer e Jéssica, não teve nada de amor ou romance envolvido, nem amizade, foi só um golpe, um trabalho, e os motivos que levaram Sawyer a desistir do golpe e poupar a “moça” foi o filhinho dela, ou seja, um motivo pessoal, pois se viu no lugar da criança, nobre, mas egoísta. E sabemos que amor e egoísmo não podem ser colocados na mesma frase. Jack e Achara, esse é risível como “belo romance”. Não teve nada de romance, foi sexo, Jack chega “quebrado” e Achara cola os cacos, uma coisa louca, fogo, colocaria como paixão avassaladora. Só mudaria os coraçõezinhos, Belo romance com três e Paixão com dois.

Sawyer e Kate, finalmente encontrei uma pessoa que definiu bem a relação skate em sua composição única e exclusivamente sexual. Nunca neguei a paixão entre eles. Paixão é fogo, arde, queima, consome, apaga e vira cinzas. No fim, fica só a lembrança de algo bom, mas que ficou pra trás. Sempre comparei a relação skater com um pote de doce de leite. Bom e gostoso, você come, come e come até se fartar. Depois enjoa e volta pra sua dieta saudável. Sun e Jae Lee, Boone e Shannon estão bem colocadas. Como disse: fogo, arde, consome e passa.

Discordo de colocarem Desmond e Penny na mesma categoria, o lance deles é amor. Ainda que eu esteja sendo parcial em relação à Skater, não há como negar que skater é uma relação em formação ainda, sem definição, pode ir tanto para um lado quanto para outro, estão envolvidos num triangulo amoroso. O oposto de Desmond e Penny que por mais que estejam separados, ninguém tem duvidas que pertencem um ao outro. Sayid e Shannon, apesar de não suportar a loirinha, tenho que reconhecer que o amor deles foi sincero, a única vez que ela deixou o egoísmo de lado e se entregou verdadeiramente. Colocaria em belo romance. Bernard e Rose, assim como Sun e Jin, são o casal mais estável da série, não entendi por que colocaram em categorias tão distintas. São aqueles casais que a gente sabe que pode aparecer um amante, qualquer coisa que não tem como mudar a história deles. Libby e Hurley, lindinho o amor deles. Verdadeiro. Não deixaria em paixão, por que como já expliquei, meu conceito de paixão difere do autor da matéria. Colocaria em romance, em amor, puro, sincero e verdadeiro.

E você? Concorda com a reportagem? Discorda? Deixe sua opinião. O que vale mais: amor ou paixão? Qual o seu conceito de paixão.

Beijinhos e boa semana!

8 comentários:

Fabi Lameirinha disse...

Preciso parar de comentar aqui e postar alguma coisa né? AFF...

Enfim, sua análise tá demais Lilica, e o rapaz que escreveu a matéria ainda vai receber uma cartinha minha .....bjs!!

Anônimo disse...

To nem ai...
Jate is Fate!!!


hehehe

Eu acho q amor vale mais!!!!!

Anônimo disse...

Oi Lilica,

Conheci o blogs de vcs há alguns dias e achei mto bacanas as reflexões que vcs postam, pois tb sou fã de Lost.

Essa questão de paixão é um pouco complicada, mas acho que concordo com o seu conceito de "arde, pega fogo e depois apaga". E isso é o que acontece mesmo com a Kate e o Sawyer, não tem como negar - aliás, adorei o skater!

Agora, eu quero ver a cara da Claire na próxima temporada. O romance dela com o Charlie é um dos que mais gosto. E também o do Sayid com a Shannon. Tb concordo com vc que ela deixou de ser egoísta pelo menos um pouco. No fim das contas, acabei com dó do Sayid pq em questões amorosas ele sempre se estrepa.

Vou parar por aqui, apesar de ainda ter mto o que comentar. =)

Lilica disse...

Fabi tbem fiquei meio "p" com o rapaz, mas... ele é só um homem, temos que levar isso em conta. hehe

Dani! Tbem acho que o que vale mais é o amor! Mania que o povo tem de confundir amor e paixão. Nunca vi uma paixão durar. Do mesmo jeito que vem vai embora. Amor não, é calmo e dura, qdo tem que acabar, acaba, mas depois de muitos baques.

Babi! Sinta-se a vontade pra continuar comentando, mesmo que fique enorme o seu texto. Esse espaço é todo de vcs. Qto a Claire, talvez a gente veja um dos shipps mais cultuados e nunca "realizado" que é o ConMamma (Sawyer e Claire), acho que ficaria legal. Mas "partido" é o que não vai faltar pra Claire na ilha quem sabe o Sayid que já sofreu tanto?

Beijos a todas!

Anônimo disse...

Adorei o seu texto Lilica.

realmente a coisa entre skate é só fogo mesmo. rsrsrs

eu vi agora no orkut q a materia na verdade naum foi trazida pela Jater Rebeca. Mas sim pela Leanna.

Achei aqui: http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=17421591&tid=2539332865442636908&start=1

Lilica disse...

Ana

Agradeço a sua obsevação. Isso nos proporcionou corrigir um erro gravíssimo que é o não reconhecimento de quem realmente se deve.

Ja fizemos as devidas correções.

Obrigada

Flávio M#1! disse...

Lilica: texto maravilhoso como sempre! Já a matéria...melhor ficar calado! Mesmo assim, o nosso obrigado para a REVISTA SCI-FI NEWS, que nos proporcionou uma discussão legal sobre o amor em LOST ;)!

ana paula disse...

Concordo com tudo que foi dito. A acrescentar só tenho que, em minha opinião, a paixão pode se transformar em amor, depois que o fogo se acalma e a realidade aparece. Eu disse que PODE acontecer, SE for um sentimento puro, que é vivenciado por ambas as partes e que querem levar adiante.
Mas este não é o caso de skate, pq aqui, o coração dela não estava livre p investir nessa paixão por Sawyer. O coração dela já estava ocupado por outro amor que estava brotando, repleto de admiração, carinho, amizade. Algo mto mais profundo e duradouro que o fogo. Ou seja, na vida e no coração dela já tinha aparecido o Jack!
Por isso que skate não pode vingar mais que uma paixão! A kate não está livre. Ela está presa ao Jack. E se com ele não teve o fogo q teve com o Sawyer, é pq AINDA não estão prontos e convenhamos, o Jack perdeu grandes oportunidades! Não sei pq fazem isso com o personagem q já podia ter ficado com a Kate em mtas ocasiões mas sempre deu p trás ou foram interrompidos.
É isso: da paixão pode vingar o amor, mas não é o caso de skate.
E com o amor verdadeiro vem a paixão embasada, estruturada por sentimentos eternos! Não é um fogo que passa, nesse caso. É um fogo que fica, que aquece e conforta e alimenta e traz felicidade! Isso é JATE!!!!!!